Produzindo significados nas diferentes linguagens Linguagens e cdigos

  • Slides: 27
Download presentation

Produzindo significados nas diferentes linguagens Linguagens e códigos – Aula 2 1º termo do

Produzindo significados nas diferentes linguagens Linguagens e códigos – Aula 2 1º termo do Ensino Médio – EJA 1º bimestre Elaboração: Márcia Janini, Mauro Marcel e João Franco Jr. Revisores: Eduardo Kebbe, Emerson Thiago K. Ono, Evania Escudeiro, Luiz Tozetto e Mary Jacomine

Habilidade Relacionar linguagem verbal com linguagem não verbal presente em textos literários.

Habilidade Relacionar linguagem verbal com linguagem não verbal presente em textos literários.

Objetos de conhecimento Conteúdos, conceitos e processos de criação Naipes dos instrumentos na música

Objetos de conhecimento Conteúdos, conceitos e processos de criação Naipes dos instrumentos na música erudita/popular. A produção de significados nas diferentes linguagens. Understanding the text – visual language.

Momento da revisão Na aula anterior, você aprendeu sobre: • • • Linguagens da

Momento da revisão Na aula anterior, você aprendeu sobre: • • • Linguagens da Arte – Artes visuais, Dança, Música e Teatro. Gênero textual – texto descritivo e suas características. Tempos verbais – present continuous (presente contínuo).

Hora da interação pelo chat 1. Quais instrumentos musicais você conhece? Sabe tocar algum?

Hora da interação pelo chat 1. Quais instrumentos musicais você conhece? Sabe tocar algum? 2. Você sabe o que é naipe? Em qual naipe seu instrumento musical favorito se enquadra?

Conhecendo os conceitos: Arte – Música Instrumentos musicais © Pixabay Os instrumentos musicais são

Conhecendo os conceitos: Arte – Música Instrumentos musicais © Pixabay Os instrumentos musicais são organizados em naipes, ou famílias instrumentais, de acordo com suas características físicas e sonoras. Dessa forma, os instrumentos dividem-se em quatro naipes:

Conhecendo os conceitos: Arte – Música Imagens © Pixabay 1. Cordas – friccionadas com

Conhecendo os conceitos: Arte – Música Imagens © Pixabay 1. Cordas – friccionadas com arco (na música erudita), percutidas (piano), plectradas/pinçadas (cravo) ou dedilhadas (na música popular). Pertencem a esse naipe, na música erudita, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos; na música popular, violão, guitarra, cavaquinho, banjo, bandolim, baixo elétrico e rabeca.

Conhecendo os conceitos: Arte – Música © Pixabay 2. Madeiras – instrumentos sinfônicos ou

Conhecendo os conceitos: Arte – Música © Pixabay 2. Madeiras – instrumentos sinfônicos ou populares, originalmente confeccionados em madeira, entretanto, por mais que alguns hoje em dia sejam fabricados em metal, mantêm a característica amadeirada no timbre. São eles: flauta (doce, transversa ou piccolo), oboé, clarinete, fagote, corne inglês na categoria sinfônica e pífano (categoria popular).

Conhecendo os conceitos: Arte – Música 3. Metais – confeccionados desde sua origem em

Conhecendo os conceitos: Arte – Música 3. Metais – confeccionados desde sua origem em metal, possuem tonalidade metálica no timbre. São eles: trompa, trompete, trombone, tuba, bombardino na categoria sinfônica e saxofones (soprano, tenor, barítono, baixo) na categoria popular. Imagens © Pixabay

Conhecendo os conceitos: Arte – Música Percussão – instrumentos que são batidos (com ou

Conhecendo os conceitos: Arte – Música Percussão – instrumentos que são batidos (com ou sem baquetas), raspados ou vibrados (chacoalhados) na extração do som. São eles: tímpano, tam-tam, caixa clara, bloco de madeira, triângulo, xilofone, metalofone, carrilhão, Glockenspiel (na categoria sinfônica); reco-reco, tamborim, atabaque, bongô, cuíca, xequeré, ganzá, surdo, pandeiro, rebolo, agogô (na categoria popular). Imagens © Pixabay

Desafio 1. Apreciação – escuta atenta Para essa atividade, escolha duas músicas de sua

Desafio 1. Apreciação – escuta atenta Para essa atividade, escolha duas músicas de sua preferência, uma erudita e outra popular. Escute-as com atenção e procure identificar os instrumentos musicais utilizados na execução da melodia. Em momento posterior, faça uma análise das canções escolhidas em seu caderno, colocando título, compositor, ano de lançamento, intérprete, tema, contexto histórico e, finalmente, suas opiniões subjetivas sobre a canção.

Conhecendo os conceitos: Língua Portuguesa A produção de significados nas diferentes linguagens primórdios da

Conhecendo os conceitos: Língua Portuguesa A produção de significados nas diferentes linguagens primórdios da humanidade com a finalidade de promover a comunicação entre os seres humanos. Com o passar dos anos, essas linguagens ou formas de expressão sofreram modificações e se desdobraram em outros campos, de forma que hoje podemos dizer que são múltiplas as possibilidades de expressão humana. Assim, linguagem verbal, escrita, visual, corporal, artística, musical, teatral e outras são termos comuns encontrados em nosso cotidiano. Percebemos, portanto, que a língua se modifica de acordo com o uso que se faz dela e, assim, diferentes termos (palavras) podem ter significados muito diversos de uma região a outra. Observe o texto a seguir:

Conhecendo os conceitos: Língua Portuguesa Se não se toca. . . Não toca! O

Conhecendo os conceitos: Língua Portuguesa Se não se toca. . . Não toca! O baile ia começar. . . Os casais, apeouchados, aguardavam o início da primeira parte da noite. José, recém-chegado de Pernambuco, havia sido visto tocando em uma praça e fora convidado a fazer parte do corpo de músicos, em substituição a um rapaz que tinha necessitado viajar às pressas. O mestre de cerimônias deu a deixa: “Que comecem os festejos! Toquem, gaiteiros!”. Todos os músicos então começaram a sacar de seus instrumentos e a música encheu o salão. . . Enquanto José, ficou ali quieto, só olhando. . . O colega que o convidou, sem entender, acercou-se dele e disse: “Bah, mas como é que é? Capaz que tu não vais tocar? Quedê-lhe de tua gaita? ”. José, ainda sem entender, meneou a cabeça e disse: “Pra lhe ser franco, companheiro, gaita num toco não, nem num sei o que é. . . Eu só toco sanfona!”. (Texto criado pelo autor especialmente para esta aula).

Hora da interação pelo chat 1. Você conhece algum termo ou expressão que possua

Hora da interação pelo chat 1. Você conhece algum termo ou expressão que possua diferentes significados de acordo com a região?

Conhecendo os conceitos: Língua Portuguesa Linguagem verbal, não verbal e regionalismos Após a leitura

Conhecendo os conceitos: Língua Portuguesa Linguagem verbal, não verbal e regionalismos Após a leitura do texto, percebemos que o instrumento musical tocado pelos protagonistas recebe diferentes denominações de acordo com a região em que se encontra, dessa forma, na região Sul, o termo que o designa é gaita, já em outras localidades é chamado sanfona ou concertina (região Nordeste). Observamos também o uso da linguagem verbal e a linguagem que fica subentendida (“não verbal”) no texto, que nada mais é que a expressão do entrelace de ideias de um enredo, considerando fatores como tema, contexto histórico, cultural e social, objetivo e das relações pessoais e afetivas entre as personagens.

Desafio 2. Análise e compreensão de texto De acordo com o texto lido, responda

Desafio 2. Análise e compreensão de texto De acordo com o texto lido, responda em seu caderno: 1. Em sua opinião, por que José não havia entendido que deveria começar a tocar seu instrumento junto com os demais músicos? 2. Lembra-se de alguma situação vivenciada em que seu interlocutor não captou o sentido do que você estava dizendo? Por que você acha que isso ocorreu? 3. Escreva um texto curto relatando um caso de confusão ou um mal-entendido provocado pelo regionalismo (palavras com diferentes significados dependendo da região geográfica e da cultura).

Hora da interação pelo chat 1. Write in english the name of a musical

Hora da interação pelo chat 1. Write in english the name of a musical instrument. (Escreva em inglês o nome de um instrumento musical. )

Conhecendo os conceitos: LEM – Inglês Understanding the text – Visual language Look at

Conhecendo os conceitos: LEM – Inglês Understanding the text – Visual language Look at the image: Imagens © Pixabay

Conhecendo os conceitos: LEM – Inglês Understanding the text – Visual language (Compreendendo o

Conhecendo os conceitos: LEM – Inglês Understanding the text – Visual language (Compreendendo o texto – Linguagem visual) 1. What does the image you saw mean? (O que significa a imagem que você viu? ) 2. Which musical instruments appear in the image? Write their names in English. (Quais instrumentos musicais aparecem na imagem? Escreva seus nomes em inglês). 3. Why are the musical instruments arranged that way? (Por que os instrumentos musicais são dispostos dessa maneira? )

Desafio 3. Ação expressiva Releia o texto “Se não se toca. . . Não

Desafio 3. Ação expressiva Releia o texto “Se não se toca. . . Não toca!” e, com o auxílio de um dicionário (impresso ou virtual), realize em seu caderno a tradução desse texto para a língua inglesa.

Desafio 4. O que eu aprendi? Realize em seu caderno uma reflexão sobre os

Desafio 4. O que eu aprendi? Realize em seu caderno uma reflexão sobre os temas abordados nesta aula, e sobre os diversos usos da língua. Como foi para você a experiência de utilizar a língua em vários contextos e procurar, por meio dela, se comunicar?

Hora da interação pelo chat Com base em tudo o que foi abordado na

Hora da interação pelo chat Com base em tudo o que foi abordado na aula de hoje, para que utilizamos a linguagem?

Momento da revisão Nesta aula, você aprendeu sobre: • • Naipes dos instrumentos na

Momento da revisão Nesta aula, você aprendeu sobre: • • Naipes dos instrumentos na música erudita/popular. A produção de significado nas diferentes linguagens. Linguagem verbal, não verbal e regionalismos. Compreensão de textos visuais utilizando a língua inglesa.

Finalizando os quatro desafios propostos, organize seu portfólio (acervo de pesquisas e registros) e

Finalizando os quatro desafios propostos, organize seu portfólio (acervo de pesquisas e registros) e entregue para o seu professor no retorno às aulas. Suas produções podem ser utilizadas no processo de avaliação da aprendizagem. Esse portfólio pode ser realizado de forma impressa (por meio de seus cadernos, desenhos, coleta de imagens em recortes de jornais e/ou revistas) ou de forma virtual, em pastas contendo documentos em diversos formatos (Word, Power. Point etc. ).

Agradecemos por sua presença e participação! Bons estudos e até o nosso próximoencontro!

Agradecemos por sua presença e participação! Bons estudos e até o nosso próximoencontro!

Fontes de pesquisa: • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC,

Fontes de pesquisa: • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http: //basenacionalcomum. mec. gov. br/. Acesso em: 31 maio 2020. • CEGALLA, D. Novíssima gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1986. • HENTSCHKE, L. et al. A orquestra tim-tim por tim-tim. São Paulo: Moderna, 2005. • MARQUES, A. Basic English: graded texts and exercises. São Paulo: Ática, 1991.