PRODUO DE TEXTO A DISSERTAO Prof Cludia Dissertao

  • Slides: 15
Download presentation
PRODUÇÃO DE TEXTO A DISSERTAÇÃO Prof. ª Cláudia

PRODUÇÃO DE TEXTO A DISSERTAÇÃO Prof. ª Cláudia

Dissertação

Dissertação

Procediment os básicos para criar um projeto de texto:

Procediment os básicos para criar um projeto de texto:

1) INTRODUÇÃO

1) INTRODUÇÃO

Tipos de introdução 1. DEFINIÇÃO Explicita os termos que compõe o expõe consequências advindas

Tipos de introdução 1. DEFINIÇÃO Explicita os termos que compõe o expõe consequências advindas do conhecimento científico. Menor: o mais pequeno, de segundo plano, inferior, aquele que não atingiu a maioridade. O uso da palavra “menor” para se referir às crianças no Brasil já demostra como são tratadas: em segundo plano.

Tipos de introdução 2. DECLARAÇÃO INICIAL Assume um ponto de vista. Expõe um conhecimento.

Tipos de introdução 2. DECLARAÇÃO INICIAL Assume um ponto de vista. Expõe um conhecimento. O problema da fome e da desnutrição somente pode ser resolvido se forem atacadas suas causas fundamentais, ou seja, se forem melhoradas as condições sociais e econômicas das classes mais pobres da população.

Tipos de introdução 3. CITAÇÃO Apresenta opinião de alguém de destaque sobre o tema

Tipos de introdução 3. CITAÇÃO Apresenta opinião de alguém de destaque sobre o tema do texto. Segundo Aristóteles, a sociedade ocidental é empurrada para a “situação de ter” pelo que se chama de mentalidade de consumo. A felicidade e o bem-estar se realizariam através de posse ou obtenção de desejos e apelos materiais. Mas como a plenitude não é alcançada, as exigências de possuir – de “ter” – são intermináveis.

Tipos de introdução 4. ALUSÃO HISTÓRICA Um fato passado se relaciona de algum modo

Tipos de introdução 4. ALUSÃO HISTÓRICA Um fato passado se relaciona de algum modo a um fato presente. Serve de ponto de reflexão pela semelhança ou diferença dos fatos. Às crianças nunca foi dada a importância devida. Em Canudos e em Palmares não foram poupadas. Na Candelária ou na praça da Sé continuam não sendo.

Tipos de introdução 5. DIVISÃO Supõe a presença de dois ou mais termos. A

Tipos de introdução 5. DIVISÃO Supõe a presença de dois ou mais termos. A análise progressiva e comparativa dos elementos pode ser feita em conjunto ou separadamente. Quando se analisa o processo educacional e se questionam seus principais objetivos, não podemos deixar de observar a existência de dois planos diferenciados: o aspecto individual, relacionado ao comportamento do aluno; e o profissional, voltado para o despertar de suas potencialidades.

Tipos de introdução 6. SUSPENSE A informação é negada, o que provoca curiosidade do

Tipos de introdução 6. SUSPENSE A informação é negada, o que provoca curiosidade do leitor diante do que vai ser exposto. Seu objetivo é superar a apatia do leitor. Imaginemos que na constituição brasileira houvesse um artigo obrigando os reitores das universidades públicas a fazer o vestibular antes que ele fosse aplicado aos candidatos às vagas em suas instituições.

Tipos de introdução 7. CONSTENTAÇÃO Contesta uma ideia ou uma citação conhecida. O Brasil

Tipos de introdução 7. CONSTENTAÇÃO Contesta uma ideia ou uma citação conhecida. O Brasil é o país do futuro. A criança é o futuro do país. Ora, se a criança no Brasil passa fome, é submetida às mais diversas formas de violência física, não tem escola, nem saúde, como pode ser esse o pais do futuro? Ou será que a criança não é o futuro do país?

Tipos de introdução 8. ESTATÍSTICA Consiste em se apresentar dados estatísticos relativos à questão

Tipos de introdução 8. ESTATÍSTICA Consiste em se apresentar dados estatísticos relativos à questão a ser tratada. Quarenta mil crianças morreram hoje no mundo, vítimas de doenças comuns combinadas com a desnutrição. Para cada criança que morreu hoje, muitas outras vivem com a saúde debilitada. Entre os sobreviventes, metade nunca colocará os pés em uma sala de aula. Isso não é uma catástrofe futura. Isso aconteceu ontem, está acontecendo hoje. E irá acontecer amanhã, exceto se o mundo decidir proteger suas crianças.

Tipos de introdução 9. COMPARAÇÃO – POR SEMELHANÇA OU OPOSIÇÃO Procura-se neste tipo de

Tipos de introdução 9. COMPARAÇÃO – POR SEMELHANÇA OU OPOSIÇÃO Procura-se neste tipo de introdução mostrar como o tema, ou aspectos dele, se assemelham - ou se opõem - a outros. É comum encontrar crianças de dez anos de idade vendendo balas nas esquinas brasileiras. Na França, nos EUA ou na Inglaterra países desenvolvidos - nessa idade as crianças estão na escola e não submetidas a violência das ruas.

Tipos de introdução 10. PERGUNTAS Esta introdução constitui-se de uma série de perguntas sobre

Tipos de introdução 10. PERGUNTAS Esta introdução constitui-se de uma série de perguntas sobre o tema. É possível imaginar o Brasil como um país desenvolvido e com justiça social enquanto existir tanta violência contra o menor?

Trabalho avaliativo Elaborar as 10 introduções escolhendo UM tema abaixo. Trabalho deverá ter capa

Trabalho avaliativo Elaborar as 10 introduções escolhendo UM tema abaixo. Trabalho deverá ter capa com toda a identificação. Data de entrega: 05/04/2019 (sexta) Valor: 3, 0 A) Pedofilia A atração de adultos por crianças é um debate muito atual. Esse transtorno sexual pode envolver o uso da internet para divulgação de imagens, vídeos ou mesmo para encontros entre as partes. B) Reciclagem Importante saber a história e importância da reciclagem num mundo marcado pelo consumismo. O excesso de lixo produzido pelas populações pode ser reaproveitado se for feita a coleta seletiva. C) Violência Contra a Mulher Violência doméstica e a disseminação de práticas machistas são assuntos que estão relacionados com as práticas de violência contra a mulher. Note que ela pode ser física, verbal, moral ou psicológica.