Princpios de Redes de Computadores Prof Dr Jos

  • Slides: 24
Download presentation
Princípios de Redes de Computadores Prof. Dr. José Luís Zem Faculdade de Tecnologia de

Princípios de Redes de Computadores Prof. Dr. José Luís Zem Faculdade de Tecnologia de Americana Centro Paula Souza

Agenda o Introdução o Definições o Características o Requisitos o Benefícios o Tipos o

Agenda o Introdução o Definições o Características o Requisitos o Benefícios o Tipos o Client/server x Peer-to-peer

Introdução o A tempos atrás, o ser humano, quando produzia informações, tinha apenas o

Introdução o A tempos atrás, o ser humano, quando produzia informações, tinha apenas o papel para registrá-las. o Havia dificuldades em repassar essas informações de forma rápida e segura entre locais geograficamente distantes. o As mudanças iniciaram com o advento do telégrafo em 1838. o A informação tornou-se atual e confiável. o Com os computadores chegamos a informação plena, que via Internet, chega, praticamente, a qualquer ponto acessível do planeta; seja por satélite, micro-ondas, rádio ou telefonia.

Introdução o Atualmente, a facilidade de se criar e transmitir informações é muito grande.

Introdução o Atualmente, a facilidade de se criar e transmitir informações é muito grande. o Isto ocorre pelo fato das ferramentas disponíveis garantirem velocidade em editá-las e torná-las públicas. o Por outro lado, existe um mercado consumidor ávido por informações e as consomem na mesma velocidade. o Comenta-se muito sobre a qualidade dessas informações bem como os meios utilizados para propagá-las. Debate-se os efeitos colaterais do excesso e da má qualidade das informações disponíveis para consulta.

Introdução o As pessoas que manipulam a informação tem uma grande responsabilidade sobre os

Introdução o As pessoas que manipulam a informação tem uma grande responsabilidade sobre os efeitos destas. o Rede não é um sistema, mas uma ferramenta que permite o melhor compartilhamento de recursos computacionais, quer sejam de hardware ou de software. o Rede é muito mais do que sistema, é uma filosofia. o Redes de computadores não solucionam problemas de fluxo de informação dentro de empresas desorganizadas. o Cada empresa tem sua personalidade. o O melhor caminho: ORGANIZAR!!!

Definições o Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores

Definições o Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores (MPs) capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sub-sistema de comunicação. o O sub-sistema de comunicação vai se constituir de um arranjo topológico interligando os vários módulos processadores através de enlaces físicos (meios de transmissão) e de um conjunto de regras com a finalidade de organizar a comunicação (protocolos).

Definições

Definições

Características o As redes locais surgiram para viabilizar a troca e o compartilhamento de

Características o As redes locais surgiram para viabilizar a troca e o compartilhamento de informações e dispositivos periféricos (recursos de hardware e software), preservando a independência das várias estações de processamento e permitindo a integração em ambientes de trabalho cooperativo. o As redes de computadores e sistemas distribuídos não são a mesma coisa, sendo a principal diferença entre eles a que em sistemas distribuídos a existência de diversos computadores autônomos é transparente. o Para executar um programa, o usuário poderá digitar normalmente o comando. Caberá ao sistema operacional selecionar o melhor processador, localizar e transportar todas as informações necessárias para o local apropriado e recuperar o resultado final.

Transmissão por Difusão o Têm apenas um canal de comunicação, compartilhado por todas as

Transmissão por Difusão o Têm apenas um canal de comunicação, compartilhado por todas as máquinas. o As mensagens enviadas por uma máquina são recebidas por todas as outras.

Transmissão Ponto-a-Ponto o Consistem em muitas conexões máquinas. entre pares individuais de

Transmissão Ponto-a-Ponto o Consistem em muitas conexões máquinas. entre pares individuais de

Requisitos o Custo o Velocidade/desempenho o Confiabilidade o Modularidade o Transparência o Segurança o

Requisitos o Custo o Velocidade/desempenho o Confiabilidade o Modularidade o Transparência o Segurança o Portabilidade o Disponibilidade

Benefícios o Compartilhar dispositivos periféricos e informações. o Interligar pessoas o Auxiliar a remodelar

Benefícios o Compartilhar dispositivos periféricos e informações. o Interligar pessoas o Auxiliar a remodelar a forma pela qual a empresa conduz suas atividades. o Disponibilizar outras formas de distribuição de informações. o Aumentar a eficácia da comunicação e a produtividade. o Compartilhar resultados. o Manter e proteger software e dados. o Proteção de dados críticos por meio de backups diários. o Diversão.

Tipos o SAN - Storage Area Network o PAN – Personal Area Network o

Tipos o SAN - Storage Area Network o PAN – Personal Area Network o LAN - Local Area Network o CAN – Campus Area Network o MAN - Metropolitan Area Network o WAN - Wide Area Network o GAN - Global Area Network

Tipos o LAN - Local Area Network n Altas taxas de transmissão n Baixas

Tipos o LAN - Local Area Network n Altas taxas de transmissão n Baixas taxas de erros n Propriedade privada n Geograficamente limitadas o MAN - Metropolitan Area Network n Restrita a uma área metropolitana n Meios de transmissão geralmente usados: cabos óticos, coaxiais, rádio n Taxas de transmissão: entre 2 Mbps a 100 Mbps

Tipos o WAN - Wide Area Network n Conecta redes locais e/ou metropolitanas geograficamente

Tipos o WAN - Wide Area Network n Conecta redes locais e/ou metropolitanas geograficamente distantes n Meios de transmissão: satélites, linhas telefônicas, microondas n Custo elevado n Baixas taxas de transmissão n Geralmente são redes públicas o GAN - Global Area Network n Interliga redes espalhadas pelo planeta n Exemplos: Internet, MSN, America On. Line, Compuserve n Podem ser públicas ou particulares n Desempenho depende dos meios de comunicação envolvidos

Tipos o A escolha de um tipo particular de rede para suporte à aplicações

Tipos o A escolha de um tipo particular de rede para suporte à aplicações é uma tarefa difícil. o É necessário analisar atributos como o custo, confiabilidade, tempo de resposta, disponibilidade, facilidade de manutenção e ampliação, velocidade entre outros pontos.

Client/Server o É uma coleção de computadores que mantêm recursos compartilháveis e computadores que

Client/Server o É uma coleção de computadores que mantêm recursos compartilháveis e computadores que acessam esses recursos. Esse tipo de rede usa uma estrutura rígida para gerenciar e manter os recursos. o Alguns computadores são preparados para armazenar e distribuir dados e recursos - essas máquinas são chamadas servidores. o Outros computadores, geralmente mais numerosos, são preparados para acessar e usar os dados e recursos gerenciados pelos servidores - essas máquinas são chamadas clientes.

Client/Server o Esse tipo de rede é projetada em torno da convenção de que

Client/Server o Esse tipo de rede é projetada em torno da convenção de que aplicativos e dados são armazenados em um ou mais servidores que os usuários podem acessar a partir de qualquer um ds clientes, sendo que cada cliente possui um nível específico de acesso, que lhe permite utilizar, ver e manipular dados no servidor.

Client/Server o Características n Controle e armazenamento de dados central, possibilitando assim a segurança

Client/Server o Características n Controle e armazenamento de dados central, possibilitando assim a segurança e os backups. n Maior facilidade de conexão entre plataformas e sistemas operacionais diferentes. n Permite uma grande quantidade de usuários. n Controle de versão consistente e gerenciável para aplicativos e dados.

Peer-to-Peer o É basicamente uma rede de pares. o Toda máquina conectada a rede

Peer-to-Peer o É basicamente uma rede de pares. o Toda máquina conectada a rede peer-to-peer possui os mesmos direitos de acesso de qualquer outra máquina da rede. o Não existe um local centralizado para os aplicativos. o Uma rede peer-to-peer é também uma coleção de computadores que compartilham informações da mesma forma e onde nenhuma máquina é o centro da rede.

Peer-to-Peer

Peer-to-Peer

Peer-to-Peer o Características n Não é uma rede cara. n É fácil de instalar

Peer-to-Peer o Características n Não é uma rede cara. n É fácil de instalar e manter. n Permite o compartilhamento de dados e recursos. n Capacidade limitada. n Suporta poucos usuários simultâneos.

Peer-to-Peer o Características n Não existe um controle central, de modo que a administração

Peer-to-Peer o Características n Não existe um controle central, de modo que a administração deve ser realizada em cada máquina. n Não existe muitos níveis de segurança. n Dificuldade de conexão operacionais variados. n Dificuldade em realizar backups eficazes. com plataformas e sistemas

Princípios de Redes de Computadores Prof. Dr. José Luís Zem Faculdade de Tecnologia de

Princípios de Redes de Computadores Prof. Dr. José Luís Zem Faculdade de Tecnologia de Americana Centro Paula Souza