PREPARAR A CATEQUESE COMO PREPARAR A CATEQUESE OS

  • Slides: 19
Download presentation
PREPARAR A CATEQUESE

PREPARAR A CATEQUESE

COMO PREPARAR A CATEQUESE?

COMO PREPARAR A CATEQUESE?

OS 3 MOMENTOS DA PREPARAÇÃO n n n 1º momento: ANTES - PROGRAMAÇÃO 2º

OS 3 MOMENTOS DA PREPARAÇÃO n n n 1º momento: ANTES - PROGRAMAÇÃO 2º momento: DURANTE – REALIZAÇÃO 3º momento: DEPOIS - AVALIAÇÃO

PONTO DE PARTIDA. . . TER EM CONTA O QUE É A CATEQUESE: Momento

PONTO DE PARTIDA. . . TER EM CONTA O QUE É A CATEQUESE: Momento da acção evangelizadora da Igreja: n Visa “formar” (ou fazer nascer) o cristão

O GRANDE OBJECTIVO: Finalidade da catequese: n Visa promover a comunhão com Jesus Cristo

O GRANDE OBJECTIVO: Finalidade da catequese: n Visa promover a comunhão com Jesus Cristo � (DGC nº 30) n n «A finalidade última da catequese é pôr as pessoas não apenas em contacto, mas em comunhão, em intimidade, com Jesus Cristo» . Toda a acção evangelizadora tem como objectivo favorecer a comunhão com Jesus Cristo. A partir da conversão «inicial» de uma pessoa ao Senhor, suscitada pelo Espírito Santo, mediante o primeiro anúncio, a catequese propõe-se dar um fundamento e fazer amadurecer esta primeira adesão. (DGC nº 80)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: n n n 1 Desenvolver a fé da

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: n n n 1 Desenvolver a fé da Igreja Transmiti-vos o que eu mesmo havia recebido (1 Cor 15, 1) Confiança e conhecimento (cf DGC 85, 92)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: n n n 2 A educação litúrgica A

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: n n n 2 A educação litúrgica A comunhão com Jesus Cristo leva a celebrar a Sua presença Liturgia e sentido comunitário (cf DGC 85)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: n n n 3 A educação moral Jesus

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: n n n 3 A educação moral Jesus retoma o decálogo com o espírito das bem-aventuranças Testemunho e Palavra vivida (cf DGC 85)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: n n n 4 Ensinar a Rezar (Oração)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: n n n 4 Ensinar a Rezar (Oração) O Pai-nosso é o modelo. . . A catequese deve ser envolvida num clima de oração. . . Louvor, Súplica, Contemplação. . . (cf DGC 85)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: n n n 5 Educação para a Vida

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: n n n 5 Educação para a Vida comunitária Cultivar o amor fraterno, a humildade, o perdão, a unidade Unidade e ecumenismo (cf DGC 86)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: n n n 6 Iniciação para a Missão

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: n n n 6 Iniciação para a Missão Prepara os discípulo de Jesus para uma presença cristã no mundo e suscita vocações missionárias Anúncio e diálogo inter-religioso (cf DGC 86)

QUAL O CAMINHO ? n PARTIR DA EXPERIÊNCIA VITAL: l l A fé enraiza-se

QUAL O CAMINHO ? n PARTIR DA EXPERIÊNCIA VITAL: l l A fé enraiza-se na experiência (DGC 87); Tem em conta a psicologia do destinatário (cf DGC 133); Como Jesus, partir da realidade para o mistério (cf DGC 252); Experiências humanas profundas (cf DGC 279).

QUAL O CAMINHO ? n n n O MOMENTO (CENTRAL) da PALAVRA: A fonte

QUAL O CAMINHO ? n n n O MOMENTO (CENTRAL) da PALAVRA: A fonte donde brota a mensagem da catequese é a Palavra de Deus: A catequese há-de beber sempre o seu conteúdo na fonte viva da Palavra de Deus, transmitida na Tradição e na Sagrada Escritura. . . (Cf DGC 94). Introduzida (dar o contexto); Proclamada (de preferência pela Bíblia); Interiorizada (em ordem à conversão); Interpretada com a fé da Igreja (Catecismo Ig. Católica)!

QUAL O CAMINHO ? n n EXPRESSÃO DE FÉ: Celebração: ORAÇÃO como resposta à

QUAL O CAMINHO ? n n EXPRESSÃO DE FÉ: Celebração: ORAÇÃO como resposta à Palavra (Cf DGC 145); n GUARDAR NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO (Síntese) (Cf DGC 154); n COMPROMISSO (VIVER A PALAVRA) - Slogan! (Cf DGC 362).

PREPARAÇÃO PRÓXIMA: n LEITURA PRÉVIA: - Tema, obejectivos, ideia principal n IDENTIFICAR OS MOMENTOS:

PREPARAÇÃO PRÓXIMA: n LEITURA PRÉVIA: - Tema, obejectivos, ideia principal n IDENTIFICAR OS MOMENTOS: - Experiência, Palavra, Expressão n VER ESTRATÉGIAS E MATERIAIS: - Músicas, canetas, dinâmicas n LEITURA FINAL SISTEMATIZADA: - Atenção à interiorização da Palavra

AVALIAÇÃO n Avaliar: l l l o desenvolvimento da catequese, os avanços do grupo

AVALIAÇÃO n Avaliar: l l l o desenvolvimento da catequese, os avanços do grupo e cada uma das pessoas, as minhas atitudes de EDUCADOR O ambiente geral que se viveu!

CRITÉRIOS PRÁTICOS? ü PREPARAR. . . O CATEQUISTA TEM QUE PREPARAR: ü O tema

CRITÉRIOS PRÁTICOS? ü PREPARAR. . . O CATEQUISTA TEM QUE PREPARAR: ü O tema que vai trabalhar, com todo o seu desenvolvimento e as partes que o compõem; ü Os elementos (materiais) que vai utilizar durante o desenvolvimento para conseguir os objectivos; ü O lugar onde vai fazer a catequese (acolhimento ambiental); ü Preparar-se a si mesmo (espiritual e pedagogicamente). . . Estudo, oração e partilha!

NÃO ESQUECER! PREPARAR REALIZAR AVALIAR

NÃO ESQUECER! PREPARAR REALIZAR AVALIAR

PREPARAR A CATEQUESE

PREPARAR A CATEQUESE