Porque faz vento PORQUE FAZ VENTO O AR

  • Slides: 12
Download presentation
Porque faz vento?

Porque faz vento?

PORQUE FAZ VENTO? O AR DESLOCA-SE COM A TERRA ENQUANTO GIRA. AFINAL O VENTO

PORQUE FAZ VENTO? O AR DESLOCA-SE COM A TERRA ENQUANTO GIRA. AFINAL O VENTO É AR QUE TALVEZ PAREÇA MOVER-SE QUANDO NA REALEDADE ESTÁ IMÓVEL. A TERRA GIRA DE OESTE PARA LESTE. MOTIVO PELO QUAL TODOS OS OBJETOS NO CÉU PARECEM

MOVER-SE. SE O AR FICASSE SEMPRE QUIETO ENQUANTO A TERRA GIRA TERIAMOS UM VENTO

MOVER-SE. SE O AR FICASSE SEMPRE QUIETO ENQUANTO A TERRA GIRA TERIAMOS UM VENTO CONSTANTE SOPRANDO DE LESTE PARA OESTE. EM TODOS OS OUTROS LUGARES, A VELOCIDADE SERIA MENOR. NÃO SE VÊ NADA DISSO, DE MODO QUE O VENTO PODE TER COMO CAUSA PRIMÁRIA A ROTAÇÃO

DA TERRA. COLOMBO, AO ATRAVESSAR O ATL NTICO EM 1492, DESCOBRIU QUE ERA EMPURRADO

DA TERRA. COLOMBO, AO ATRAVESSAR O ATL NTICO EM 1492, DESCOBRIU QUE ERA EMPURRADO POR VENTOS CONSTANTES SOPRANDO DO LESTE. NA VOLTA SEGUIU O RUMO NORTE ATÉ ENCONTRAR VENTOS CONSTANTES QUE SOPRAVAM PARA OESTE (OS VENTOS WESTERLIES, OU “DE OESTE”) QUE O LEVARAM PARA CASA.

Era uma vez, o senhor Vento que era muito resmungão, que tinha um filho

Era uma vez, o senhor Vento que era muito resmungão, que tinha um filho muito brincalhão e trapalhão. O seu filho não sabia porque é que toda a sua família soprava com muita força. Certo dia, o filho ventinho perguntou ao seu pai : -Ó papá porque é que nós sopramos? E ele respondeu : -Eu não sei. Vai perguntar à tua mamá.

Ele foi para a cozinha, onde estava a mãe a cozinhar. -Mamá! Porque é

Ele foi para a cozinha, onde estava a mãe a cozinhar. -Mamá! Porque é que toda a nossa família sopra? -Eu agora não posso estou a cozinhar!!! depois da mãe dizer aquilo ventinho foi chorar para a rua. -Se eles não me dizem vou viver uma aventura para descobrir porque é que nós sopramos!

Ele foi para casa fazer as malas. O Ventinho quando acabou de fazer as

Ele foi para casa fazer as malas. O Ventinho quando acabou de fazer as malas , foi viver a sua aventura. Foi andando , andando até que encontrou uma família que era como ele. - Olá como te chamas? - Eu chamo-me Margarida. E tu, como te chamas? - Eu chamo-me Ventinho. Posso-te fazer uma pergunta? - Claro que sim , diz lá. - Porque é que nós sopramos?

-Eu não sei! Mas a minha mãe deve saber , porque ela é professora.

-Eu não sei! Mas a minha mãe deve saber , porque ela é professora. Vai lá perguntar !!! -Olá minha senhora eu sou amiga da sua filha. Posso fazer-lhe um pergunta? -Claro que sim. Diz lá rapaz. -Porque é que nós sopramos? -Nós ventos desempenhamos um papel muito importante na vida dos seres vivos, pois são eles que levam para longe o ar viciado que nós respiramos e trazem até nós o ar, puro, com bastante oxigénio, tão importante para o nosso organismo. Os ventos podem ser constantes, ou regulares, periódicos, variáveis ou irregulares e locais.

- Obrigada ! - Não tens de agradecer! -Adeus!

- Obrigada ! - Não tens de agradecer! -Adeus!

Fim Ana Cristina, Tatiana, Vasco e Sofia. Elaborado por:

Fim Ana Cristina, Tatiana, Vasco e Sofia. Elaborado por: