Por que fao o que fao Por que

  • Slides: 23
Download presentation
Por que faço o que faço? Por que sou um Ministro do Evangelho?

Por que faço o que faço? Por que sou um Ministro do Evangelho?

Ser pastor, não é uma profissão, nem uma vocação. Sou pastor porque Deus me

Ser pastor, não é uma profissão, nem uma vocação. Sou pastor porque Deus me escolheu: Ele disse: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; . . . ” - João 15: 16

Precisamos ter um conceito claro. . . Como pastores necessitamos ter um conceito claro

Precisamos ter um conceito claro. . . Como pastores necessitamos ter um conceito claro de nosso ministério, porque o trabalho que realizamos não é um trabalho comum. Devemos dedicar cada fibra de nosso ser para cumprir a Missão que Cristo deixou para sua Igreja.

Nosso ministério pode ficar desgastado com o tempo. Mas ao considerar o conselho do

Nosso ministério pode ficar desgastado com o tempo. Mas ao considerar o conselho do Apóstolo Paulo que nos diz: “Por isso não desanimamos: pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia” 2 Cor. 4: 16.

 Qual é o Trabalho do Pastor? O trabalho do pastor se resume em

Qual é o Trabalho do Pastor? O trabalho do pastor se resume em sete áreas bem definidas

1. TAREFA KERIGMÁTICA (2 Cor. 5: 20) O Kerigma, era o mensageiro que levava

1. TAREFA KERIGMÁTICA (2 Cor. 5: 20) O Kerigma, era o mensageiro que levava a mensagem de paz até às terras do inimigo.

Nossa mensagem, é uma mensagem de reconciliação, é uma mensagem de paz e a

Nossa mensagem, é uma mensagem de reconciliação, é uma mensagem de paz e a fazemos com súplica.

 2. TAREFA LITÚRGICA Liturgos = celebração. n n n O pastor é o

2. TAREFA LITÚRGICA Liturgos = celebração. n n n O pastor é o diretor do culto, o oficiante dos serviços de adoração. O pastor é o orientador dos ritos na igreja. Portanto, devemos não só conhecê-lo, mas ensinar à igreja a realização correta dos mesmos.

 3. TAREFA CATEQUISTA “O pastor é “DIDÁSCALO”. n n É o professor, é

3. TAREFA CATEQUISTA “O pastor é “DIDÁSCALO”. n n É o professor, é o que comunica, o que informa a verdade. É o instrutor e de acordo com as palavras de Paulo a Timóteo: u Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino” ITim. 4: 13.

 4. TAREFA APOLOGÉTICA. n O pastor é o defensor da verdade. u Portanto,

4. TAREFA APOLOGÉTICA. n O pastor é o defensor da verdade. u Portanto, deve estar preparado para sair em defesa da verdade, não só fora da igreja, mas dentro dela também. u 2 Tim. 2: 15; u I Pedro 3: 15).

 5. TAREFA JALÉUTICA n O pastor é um pescador de almas. u u

5. TAREFA JALÉUTICA n O pastor é um pescador de almas. u u Somos proselitistas, buscamos membros para nossa igreja. As palavras de Jesus a seus primeiros discípulos foram: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” - (Mat. 4: 19).

 6. TAREFA ADMINISTRATIVA n O pastor é o organizador da igreja para levá-la

6. TAREFA ADMINISTRATIVA n O pastor é o organizador da igreja para levá-la a ação. u u Esta é uma tarefa importante para o pastor, pois deve ter uma visão clara da missão da igreja. Deve ter um programa claro, adequado e definido para todas as igrejas e grupos de seu distrito.

TAREFA ADMINISTRATIVA. . . n Nesta tarefa, temos que olhar o pastor como o

TAREFA ADMINISTRATIVA. . . n Nesta tarefa, temos que olhar o pastor como o líder que está à frente da Igreja para: INSPIRAR. . . CAPACITAR. . . DESAFIAR. . . EQUIPAR. . . AVALIAR. . .

 7. TAREFA POMÉNICA. n “Poimenós” = Pastor u É o pastor que guia,

7. TAREFA POMÉNICA. n “Poimenós” = Pastor u É o pastor que guia, cuida, protege, cura, resgata, salva, alimenta, conduz e ama o seu rebanho.

As palavras de Jesus a Pedro: n n n n “. . . Jesús

As palavras de Jesus a Pedro: n n n n “. . . Jesús dijo a Simón Pedro: u Simón, hijo de Jonás, me amas más que estos? Le respondió: u Sí Señor; tú sabes que te amo. El le dijo: u Apacienta mis corderos. Volvió a decirle la segunda vez: u Simón, hijo de Jonás, me amas? Pedro le respondió: u Si, Señor tu sabes que te amo. Le dijo pastorea mis ovejas. Le dijo la tercera vez: u Simón. . . me amas? Pedro se entristeció. . . y le respondió: u Señor tú sabes todo, tu sabes que te amo, Jesús le dijo: Apacienta mis ovejas” (S. Juan 21: 15 -17)

Temos descuidado da tarefa Pastoral Com toda sinceridade, temos descuidado da tarefa “poménica”, causando

Temos descuidado da tarefa Pastoral Com toda sinceridade, temos descuidado da tarefa “poménica”, causando dano ao rebanho que o Senhor deixou sob os nossos cuidados? Em alguns casos temos depreciado o nosso trabalho de pastor?

 As palavras do Apóstolo Pedro: “Pastoreai o rebanho de Deus que há entre

As palavras do Apóstolo Pedro: “Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangidos, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho” - I Ped. 5: 2, 3.

Os Resultados serão extraordinários n O chamado que recebemos é para ser um pastor

Os Resultados serão extraordinários n O chamado que recebemos é para ser um pastor do rebanho do Senhor. n Se cumprirmos nossa tarefa, se formos em busca das ovelhas perdidas e as pastoreamos. . . u Nosso ministério será um ministério de regozijo.

 Os resultados serão: As ovelhas nos darão lã; n Nos darão um bom

Os resultados serão: As ovelhas nos darão lã; n Nos darão um bom leite; n n Nos darão outras ovelhinhas.

Se cumprirá a declaração da pena inspirada: “A obra de Deus na terra nunca

Se cumprirá a declaração da pena inspirada: “A obra de Deus na terra nunca poderá ser finalizada enquanto os homens e mulheres que compõem nossa igreja não cerrem fileiras, e juntem seus esforços aos dos ministros e oficiais de igreja”. SC, 87

 UM ERRO FATAL. . . “É erro fatal supor que a obra de

UM ERRO FATAL. . . “É erro fatal supor que a obra de salvação de almas dependa só do ministério” S. C. , pág. 68.

Nossa Responsabilidade Como Líderes da Igreja n Portanto, como líderes, precisamos reorientar o trabalho

Nossa Responsabilidade Como Líderes da Igreja n Portanto, como líderes, precisamos reorientar o trabalho ministerial em todos os níveis da igreja, a fim de cumprir com a Missão que o Senhor deixou para a Sua Igreja.

DEVEMOS FAZÊ-LO COM FIDELIDADE. “Deus pede homens como Elias, Natã e João Batista -

DEVEMOS FAZÊ-LO COM FIDELIDADE. “Deus pede homens como Elias, Natã e João Batista - homens que apresentem fielmente Sua mensagem, a despeito das conseqüências; homens que falem corajosamente a verdade, ainda que isso importe no sacrifício de tudo quanto têm” – S. C. , pág. 245.