Pois agora reivindique Componente Lngua Portuguesa Prof a

  • Slides: 21
Download presentation

Pois agora, reivindique! Componente: Língua Portuguesa Prof. a Ma. Andréa Paulon Prof. a Danielly

Pois agora, reivindique! Componente: Língua Portuguesa Prof. a Ma. Andréa Paulon Prof. a Danielly de Souza Duarte Prof. a Mônica Cardoso Pereira Equipe Curricular de Língua Portuguesa COPED/SEDUC-SP

Apresentação da aula Tema da aula: Reivindicação nas campanhas publicitárias. Etapa de Ensino: 9º

Apresentação da aula Tema da aula: Reivindicação nas campanhas publicitárias. Etapa de Ensino: 9º ano. Habilidade do Currículo Paulista: (EF 69 LP 07 B) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.

Objetivos da aula • Analisar a reivindicação e a proposição através de campanhas publicitárias.

Objetivos da aula • Analisar a reivindicação e a proposição através de campanhas publicitárias. • Revisar aspectos do texto publicitário e suas particularidades no tocante à argumentação. • Produzir campanha publicitária que estabeleça reivindicação e proposição.

Acolhida A campanha publicitária abaixo o fez reivindicar sobre algo. . . O quê?

Acolhida A campanha publicitária abaixo o fez reivindicar sobre algo. . . O quê? Envie sua participação no chat do CMSP. Fonte: Fundo de População da ONU e SESC unem-se para enfrentar violência de gênero no Brasil. Disponível em: https: //nacoesunidas. org/fundo-de-populacao-da-onu-e-sesc-unem-se-para-enfrentar-violencia-de-genero-no-brasil/. Acesso em: 24 ago. 2020.

Sondagem Quando lemos essa campanha, falamos sobre a violência contra a mulher. Por que

Sondagem Quando lemos essa campanha, falamos sobre a violência contra a mulher. Por que devemos lutar contra isso? Argumente, defenda sua ideia. Envie sua participação no chat do CMSP. Fonte: Fundo de População da ONU e SESC unem-se para enfrentar violência de gênero no Brasil. Disponível em: https: //nacoesunidas. org/fundo-de-populacao-da-onu-e-sesc-unem-se-para-enfrentar-violencia-de-genero-no-brasil/. Acesso em: 24 ago. 2020.

O que são ARGUMENTOS? Argumento, do latim argumentum, que significa “colocar em prova ou

O que são ARGUMENTOS? Argumento, do latim argumentum, que significa “colocar em prova ou lógica”, representa a maneira como validamos um discurso, uma fala ou, até mesmo, um depoimento por meio de raciocínios que denotem a veracidade dos fatos aos quais estamos nos referindo. As finalidades do argumento são: • Convencer o outro indivíduo de que a forma como o apresentamos é coerente. • Comprovar uma proposição apresentada anteriormente.

Sondagem • Apresente argumentos para as situações abaixo que possam convencer os interessados: 1.

Sondagem • Apresente argumentos para as situações abaixo que possam convencer os interessados: 1. Você acordou atrasado para a escola. 2. Você não entregou o trabalho de Ciências. © Pixabay Envie sua participação no chat do CMSP.

Contextualizando Os textos propositivos reivindicatórios, como seu próprio nome indica, são conhecidos por apresentar

Contextualizando Os textos propositivos reivindicatórios, como seu próprio nome indica, são conhecidos por apresentar uma situação-problema de forma a propor melhorias para o problema abordado, seja ele uma questão social, como um problema comum a todos, seja ele reivindicações pessoais. São Paulo faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 9º ano, v. 3, p. 41.

Contextualizando Os gêneros mais conhecidos como textos propositivos reivindicatórios são: carta aberta, carta de

Contextualizando Os gêneros mais conhecidos como textos propositivos reivindicatórios são: carta aberta, carta de reclamação, manifesto e abaixo-assinado. Também podem ser produzidos com a utilização de recursos gráficos visuais, linguagem verbal e não verbal, como vemos em textos publicitários, por exemplo. Disponível em: https: //www. sacaso. com. br/v/o-que-e-um-texto-reivindicatorio/. Acesso em: 30 jul. 20. São Paulo faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 9º ano, v. 3, p. 41.

Leitura de texto Leia atentamente o texto a seguir, como exemplo de texto propositivo

Leitura de texto Leia atentamente o texto a seguir, como exemplo de texto propositivo reivindicatório, antes da primeira produção de campanha publicitária que você e seus colegas vão realizar. São Paulo faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 9º ano, v. 3, p. 41.

Analise os aspectos verbais e não verbais Elaborado especialmente para esse material por Rosemeire

Analise os aspectos verbais e não verbais Elaborado especialmente para esse material por Rosemeire França de A. R. Pereira. São Paulo faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 9º ano, v. 3, p. 41.

Análise textual 1. Assinale a alternativa em que aparecem argumentos contidos no texto: a.

Análise textual 1. Assinale a alternativa em que aparecem argumentos contidos no texto: a. ( ) Não deixe o vírus contaminar sua inteligência. b. ( ) Leia durante a quarentena/Incita o senso crítico. c. ( ) Solicite o funcionamento da sala de leitura. d. ( X ) Estimula a criatividade. /Desenvolve a empatia. 2. Assinale a alternativa que apresenta uma reivindicação. a. ( ) Leia durante a quarentena. b. ( ) A leitura melhora o funcionamento do cérebro. c. ( X ) Solicite o funcionamento da sala de leitura da E. E. São Francisco de Assis. d. ( ) Não deixe o vírus contaminar sua inteligência. Envie sua participação no chat do CMSP. São Paulo faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 9º ano, v. 3, p. 41.

Análise textual 3. Assinale a alternativa que apresenta uma advertência: a. ( ) Incita

Análise textual 3. Assinale a alternativa que apresenta uma advertência: a. ( ) Incita o senso crítico. b. ( X ) Não deixe o vírus contaminar sua inteligência. c. ( ) Leia durante a quarentena. d. ( ) A leitura melhora o funcionamento do cérebro. 4. Existe uma proposta para solucionar o problema do não funcionamento da sala de leitura? a. ( ) Não deixe o vírus contaminar sua inteligência. b. ( ) A leitura desenvolve a empatia. c. ( ) Leia durante a quarentena. d. ( X) Solicite o funcionamento a distância da sala de leitura da E. E. São Francisco de Assis. Envie sua participação no chat do CMSP. São Paulo faz escola, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 9º ano, v. 3, p. 41.

PROPOSTA DE ATIVIDADE • Crie um texto para a campanha publicitária que aborde as

PROPOSTA DE ATIVIDADE • Crie um texto para a campanha publicitária que aborde as consequências provocadas pelo problema que teremos caso ocorra a tributação sobre livros e solicite a revogação dessa medida. Não se esqueça de que um texto reivindicatório precisa ter os seguintes critérios: Tema Advertência Conselho Argumentos Proposta As consequências provocadas pela situação abordada. Alerta aos leitores sobre as consequências. Tangenciamento das ações paliativas para minimizar o problema. Reforço do pensamento apresentado no tema. Sugestão de ação definitiva para solução do problema.

A questão do imposto sobre o livro Está tramitando no Congresso um projeto de

A questão do imposto sobre o livro Está tramitando no Congresso um projeto de reforma tributária que visa extinguir o fim da isenção de impostos sobre os livros. Atualmente, a taxação é mínima, mas, com a ideia de revisar a tributação, o aumento será de quase 500%. A defesa apresentada por Paulo Guedes, atual Ministro da Economia, foi que os mais pobres, “num primeiro momento, quando fizeram o auxílio emergencial, estavam mais preocupados em sobreviver do que em frequentar as livrarias que nós frequentamos”. • Isso foi um argumento ou uma opinião? Responda no chat.

Último exercício: vamos treinar! A partir da criação da aluna Emily Mayumi Okuno do

Último exercício: vamos treinar! A partir da criação da aluna Emily Mayumi Okuno do Amaral, da E. E. José Pires Alvim, aluna do professor Luciano Silva Prates.

Criando campanha publicitária Analise as partes escritas que foram pensadas para representar cada parte

Criando campanha publicitária Analise as partes escritas que foram pensadas para representar cada parte desse texto reivindicatório: TEMA: um balão de diálogo na personagem para demonstrar sua insatisfação. ADVERTÊNCIA: “Diga NÃO ao imposto sobre o livro”. CONSELHO: aparecerá no slogan para tentar convencer o público-alvo. ARGUMENTO: o gráfico disposto em forma de livro, determinando o aumento da taxação. PROPOSTA: uma orientação de como devem proceder para que os governantes revejam essa situação.

Vamos criar juntos 1. Qual seria um bom slogan para aquela imagem que originará

Vamos criar juntos 1. Qual seria um bom slogan para aquela imagem que originará a nossa campanha publicitária? Envie sua participação no chat do CMSP.

Como ficaria o meu texto #Defenda. OLivro Quem me dera essa pilha de livros

Como ficaria o meu texto #Defenda. OLivro Quem me dera essa pilha de livros representasse o que eu posso comprar. . . 2, 28% 450% Crescimento da taxa Taxação atual Diga NÃO ao novo imposto! Assine a petição pública e pressione as autoridades!

O que aprendemos na aula de hoje? • Argumentos devem ser bem construídos para

O que aprendemos na aula de hoje? • Argumentos devem ser bem construídos para que cumpram sua função. • Aprendemos que as campanhas publicitárias argumentam sobre questões atuais relevantes. • O uso da linguagem não verbal, dentro de um texto publicitário, auxilia na persuasão e na construção do argumento.