POESIA TROVADORESCA Contextualizao histricoliterria 1 Qual a contextualizao

  • Slides: 7
Download presentation
POESIA TROVADORESCA Contextualização histórico-literária

POESIA TROVADORESCA Contextualização histórico-literária

1. Qual é a contextualização histórica da poesia trovadoresca? A poesia trovadoresca foi cultivada

1. Qual é a contextualização histórica da poesia trovadoresca? A poesia trovadoresca foi cultivada por trovadores na zona norte da Península Ibérica, nos reinos de Portugal, Galiza, Castela, Leão e Aragão, entre os séculos XII a XIV.

2. Qual era a estrutura socioeconómica dominante dos reinos medievais? A vida económica medieval

2. Qual era a estrutura socioeconómica dominante dos reinos medievais? A vida económica medieval baseava-se na agricultura, a estrutura social resultava das formas feudais de senhor e vassalo e a sociedade encontrava-se estratificada em três ordens: clero, nobreza e povo.

3. Quem eram os trovadores medievais? A designação trovador é de origem provençal (região

3. Quem eram os trovadores medievais? A designação trovador é de origem provençal (região do sul de França) e designa os autores e intérpretes que introduziram nas cortes composições poéticas de índole amorosa acompanhadas de música.

4. Qual é a língua utilizada pelos trovadores peninsulares nas suas composições? O idioma

4. Qual é a língua utilizada pelos trovadores peninsulares nas suas composições? O idioma por excelência do lirismo peninsular é o galego-português.

5. A que outra arte surge associada a poesia medieval? A poesia medieval surge

5. A que outra arte surge associada a poesia medieval? A poesia medieval surge associada à música e ao canto e animava os serões da corte.

6. Onde se encontram compiladas as composições da poesia trovadoresca peninsular? A poesia galego-portuguesa

6. Onde se encontram compiladas as composições da poesia trovadoresca peninsular? A poesia galego-portuguesa está compilada em vários cancioneiros: Cancioneiro da Vaticana, Cancioneiro da Biblioteca Nacional, Cancioneiro da Ajuda, Cantigas de Santa Maria.