PODER POLTICA E ESTADO Prof Cezar Augusto Sociologia

  • Slides: 11
Download presentation
PODER, POLÍTICA E ESTADO Prof. Cezar Augusto (Sociologia) – Conexões de saberes/UFAL

PODER, POLÍTICA E ESTADO Prof. Cezar Augusto (Sociologia) – Conexões de saberes/UFAL

DEBATE: O QUE SERIA MELHOR PARA O BRASIL? MENOS ESTADO: MAIS ESTADO: economia regulada

DEBATE: O QUE SERIA MELHOR PARA O BRASIL? MENOS ESTADO: MAIS ESTADO: economia regulada pelo mercado; direitos individuais (segurança, propriedade e liberdade); Centralização da estrutura do governo; Intervenção na economia; liberdade regulada; Estado como provedor de bens e serviços (saúde, educação, moradia, etc. ) entre outros

PODER • Impor a própria vontade; nem sempre é explicito; está presente em todas

PODER • Impor a própria vontade; nem sempre é explicito; está presente em todas as relações sociais (família, amigos, Estado. . . )

Poder na esfera pública: É claro nas relações de classe, no controle social, exercício

Poder na esfera pública: É claro nas relações de classe, no controle social, exercício da autoridade, indústria cultural, etc. Poder econômico: consiste na utilização de bens materiais como forma de exercer influência sobre a conduta dos outros; Poder ideológico: a capacidade de influenciar a formação das ideias e práticas sociais para construir padrões de comportamento; Poder político: o uso da força, como último recurso, para a imposição de alguma vontade sobre a coletividade. Ela também se baseia na produção de consenso para impor vontades.

POLÍTICA Politikós: questões relativas a cidade; é a ferramenta de intervenção e mudança social;

POLÍTICA Politikós: questões relativas a cidade; é a ferramenta de intervenção e mudança social; uma prática essencial ao Estado, para exercer liderança e controlar a distribuição dessa força.

DOMINAÇÃO Para Max Weber, o poder tem como possibilidade de influência exercer uma dominação

DOMINAÇÃO Para Max Weber, o poder tem como possibilidade de influência exercer uma dominação sobre os outros. Essa dominação é legítima, ou seja, quando o grupo/coletividade consente.

Dominação tradicional: Obedece por costume; consiste na crença em instituições e regras tradicionais que

Dominação tradicional: Obedece por costume; consiste na crença em instituições e regras tradicionais que exerce controle sobre os outros. Ex. coronelismo, patricarcalismo. Delmiro Gouveia (1863 -1917)

Dominação carismática: estabelecida a partir das crenças por parte dos dominados na existência de

Dominação carismática: estabelecida a partir das crenças por parte dos dominados na existência de qualidades excepcionais em um determinado individuo, tornando ele superior aos outros, exercendo um poder de liderança. Ex. líderes religiosos e políticos.

Dominação racionallegal: fundamentada em normas e regras necessárias para todos. Ex. a burocracia moderna,

Dominação racionallegal: fundamentada em normas e regras necessárias para todos. Ex. a burocracia moderna, as leis, etc.

DICAS: Doador de memórias (2014) Coronel Delmiro Gouveia (1978)

DICAS: Doador de memórias (2014) Coronel Delmiro Gouveia (1978)

REFERÊNCIAS: SILVA, Afrânio et al. Poder, política e estado. In: Sociologia em movimento. São

REFERÊNCIAS: SILVA, Afrânio et al. Poder, política e estado. In: Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2013. SELL, Carlos Eduardo. Sociologia clássica: Durkheim, Weber e Marx. Itajaí, 2001. STOODI. Sociologia – o poder da política. Disponível em: https: //www. youtube. com/watch? v=4 i 8 Fkh 9 d 4 CE