Plgio O que formas de praticar porque se

  • Slides: 10
Download presentation
Plágio O que é, formas de praticar, porque se deve evitar e como é

Plágio O que é, formas de praticar, porque se deve evitar e como é punível.

O que é o plágio? O plágio é o ato de assinar ou apresentar

O que é o plágio? O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

Conceitos Plágio: cópia servil do trabalho de outrem. Plagiador: quem plagia. Plagiar: subscrever ou

Conceitos Plágio: cópia servil do trabalho de outrem. Plagiador: quem plagia. Plagiar: subscrever ou apresentar como seu, por inteiro ou modificandoo parcialmente, um trabalho artístico ou literário de outrem. Plagiário: autor que apresenta como seu um trabalho científico ou literário que pertence a outra pessoa, quer tenha sido copiado na totalidade ou alterado aqui e além.

Que tipos de plágio existem? Direto ou Integral: consiste em copiar uma fonte palavra

Que tipos de plágio existem? Direto ou Integral: consiste em copiar uma fonte palavra por palavra sem indicar que é uma citação e sem fazer referência ao autor. Parcial: o plágio parcial é a "‘colagem’ resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras. Conceitual: utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original. Plágio Mosaico: é o tipo de plágio mais comum. Este plágio acontece quando o "plagiador" não faz uma cópia da fonte diretamente, mudando apenas algumas palavras. Autoplágio: consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores.

Formas de praticar plágio Pedir a alguém que faça um trabalho por ti; Utilizar

Formas de praticar plágio Pedir a alguém que faça um trabalho por ti; Utilizar o trabalho de outra pessoa como se fosse teu; Apresentar o mesmo trabalho em várias disciplinas; Descarregar um trabalho da Web e apresentá- lo como sendo teu.

Como podemos evitar o plágio? Começar por investigar sobre o assunto fazendo várias leituras

Como podemos evitar o plágio? Começar por investigar sobre o assunto fazendo várias leituras para sustentar o trabalho. Á medida que vamos lendo, ir apontando a fonte de onde se retirou a informação que se considera pertinente (o autor do texto, o título, a data, endereço eletrónico). Ir resumindo a informação que nos parece pertinente para o assunto que estamos a tratar. Não fazer uma coleção de ideias de outras pessoas (referências bibliográficas). Para cada referência que fizermos a um autor, devemos apresentar a nossa própria análise, interpretação ou crítica.

Softwares que detetam plágio Zotero Writecheck End. Note Doc cop Mendeley Ephorus Essay verification

Softwares que detetam plágio Zotero Writecheck End. Note Doc cop Mendeley Ephorus Essay verification engine Etc.

Como é punível o plágio? Plágio é o ato de tirar de alguém palavras

Como é punível o plágio? Plágio é o ato de tirar de alguém palavras e/ou ideias sem dar crédito. Na academia, a lei e o local de trabalho, plágio é considerado uma ofensa grave. Escrever um bem escrito, bem pesquisado livro requer dedicação, tempo e trabalho duro. Assim, usar palavras de outra pessoa sem confirmação é equivalente a roubar seu trabalho, e existem muitas punições para ele.

Como é punível o plágio? Punição académica Punição no local de trabalho Punição legal

Como é punível o plágio? Punição académica Punição no local de trabalho Punição legal Castigo pessoal

FIM! Trabalho realizado por: Moisés Costa – nº 19 – 8ºB Paulo Coelho –

FIM! Trabalho realizado por: Moisés Costa – nº 19 – 8ºB Paulo Coelho – nº 20 – 8ªB