Plano Diocesano de Pastoral ano 2018 2019 DIOCESE

  • Slides: 40
Download presentation
Plano Diocesano de Pastoral ano 2018 -2019 DIOCESE DE SÃO CARLOS

Plano Diocesano de Pastoral ano 2018 -2019 DIOCESE DE SÃO CARLOS

Igreja, Casa da Palavra e da Formação do Discípulo Missionário

Igreja, Casa da Palavra e da Formação do Discípulo Missionário

Nosso Plano de Pastoral se centra em duas realidades fundamentais para vida da Igreja:

Nosso Plano de Pastoral se centra em duas realidades fundamentais para vida da Igreja: PALAVRA E MISSÃO.

“IGREJA, casa da Palavra e da formação do discípulo missionário”.

“IGREJA, casa da Palavra e da formação do discípulo missionário”.

Estas duas realidades nos envolvem no âmbito pessoal e comunitário.

Estas duas realidades nos envolvem no âmbito pessoal e comunitário.

Pessoal Como está o meu relacionamento com a palavra de Deus e onde me

Pessoal Como está o meu relacionamento com a palavra de Deus e onde me encontro no caminho da missão? Comunitário A Palavra e a Missão realidades que perpassam toda vida de minha Igreja Paroquial?

Uma igreja que vive da Palavra é uma Igreja Missionária, uma Igreja em saída.

Uma igreja que vive da Palavra é uma Igreja Missionária, uma Igreja em saída. Porque a Palavra de Deus forma homens e mulheres livres e operantes e Ela ouvida e acolhida forma amigos e amigas de Deus. É uma Igreja Discípula Missionária (DAp).

“Conhecer a Jesus Cristo pela fé é uma alegria; segui-lo é uma graça e

“Conhecer a Jesus Cristo pela fé é uma alegria; segui-lo é uma graça e transmitir esse tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher” (DAp 18).

Propostas duas dimensões Serão apresentadas na ordem de votação da XXV Assembleia Diocesana seguindo

Propostas duas dimensões Serão apresentadas na ordem de votação da XXV Assembleia Diocesana seguindo uma pedagogia de trabalho que será assim organizada: • ONDE - lugar de desenvolvimento; • QUEM – responsabilidade; • QUANDO – tempo para desenvolvimento da proposta; • COMO – material usado.

Propostas Dimensão da Palavra

Propostas Dimensão da Palavra

Proposta 1: Criar Escolas da Palavra que ensinem a manusear a Bíblia propiciando o

Proposta 1: Criar Escolas da Palavra que ensinem a manusear a Bíblia propiciando o conhecimento da Sagrada Escritura e a Lectio Divina, podendo ser em nível Diocesano, Vicarial e Paroquial. (172 votos – Prioridade Diocesana)

Onde Nas paróquias Quem Padre Quando Encontros periódicos a serem definidos pelas comunidades Como

Onde Nas paróquias Quem Padre Quando Encontros periódicos a serem definidos pelas comunidades Como Aprofundar um Livro Bíblico ou noções gerais da Sagrada Escritura

Proposta 2: Fortalecer o processo de iniciação cristã, estabelecendo comunhão de métodos e princípios

Proposta 2: Fortalecer o processo de iniciação cristã, estabelecendo comunhão de métodos e princípios na formação inicial, em nível Diocesano, Vicarial e Paroquial, estimulando um processo permanente de formação querigmática e mistagógica. (167 votos)

Onde Diocese e Vicariatos Quem Coordenação Diocesana e Vicarial da Pastoral Catequética Quando Processo

Onde Diocese e Vicariatos Quem Coordenação Diocesana e Vicarial da Pastoral Catequética Quando Processo Permanente Como Estabelecer unidade de métodos e princípios segundo Documento 107 da CNBB Onde Paróquia Quem Padre e catequistas Quando Processo Permanente Como Formação de catequistas e adequação às normas diocesanas, segundo Documento 107 da CNBB.

Proposta 3: Fortalecer ou criar grupos de reflexão da Palavra de Deus nos setores,

Proposta 3: Fortalecer ou criar grupos de reflexão da Palavra de Deus nos setores, comunidades de quarteirão ou grupos de afinidade; que favoreçam o encontro fraterno, vivência da Palavra e formação do discípulo missionário. (96 votos)

Onde Paróquias Quem Padres, leigos e leigas Quando Novena de Natal, Campanha da Fraternidade,

Onde Paróquias Quem Padres, leigos e leigas Quando Novena de Natal, Campanha da Fraternidade, mês vocacional, mês missionário, mês da Bíblia e outros momentos Como Com material indicado pela Coordenação Diocesana de Pastoral

Proposta 4: Aprofundar o anúncio do querigma como essência do processo de formação do

Proposta 4: Aprofundar o anúncio do querigma como essência do processo de formação do discípulo missionário em todas as pastorais, movimentos e serviços diocesanos. (56 votos)

Onde Diocese Quem Equipe de coordenação diocesana de pastoral Quando Primeira semana de outubro

Onde Diocese Quem Equipe de coordenação diocesana de pastoral Quando Primeira semana de outubro Como Semana querigmática para evangelizadores paroquiais

Proposta 5: Estimular a prática de Leitura Orante da Palavra de Deus em todos

Proposta 5: Estimular a prática de Leitura Orante da Palavra de Deus em todos os ambientes da vida Diocesana: comunidades, pastorais, movimentos, seminários. (37 votos)

Onde Nas paróquias; pastorais, movimentos, serviços; novas comunidades; seminários; Quem Padres, coordenadores e formadores

Onde Nas paróquias; pastorais, movimentos, serviços; novas comunidades; seminários; Quem Padres, coordenadores e formadores Quando Processo Permanente Como Evangelho dominical ou outros textos à escolha, seguindo o método da Lectio Divina

Proposta 6: Criar um subsídio mensal de leitura orante para todos os grupos de

Proposta 6: Criar um subsídio mensal de leitura orante para todos os grupos de jovens, sob responsabilidade do setor juventude, com o objetivo de aprofundar a comunhão e formação permanente. (20 votos)

Onde Diocese Quem Coordenação diocesana do setor juventude Quando Processo Permanente Como Subsídio mensal

Onde Diocese Quem Coordenação diocesana do setor juventude Quando Processo Permanente Como Subsídio mensal Onde Paróquias Quem Padres e coordenadores de grupos de jovens Quando Processo Permanente Como Realização de encontro a partir do subsidio diocesano

Proposta 7: Intensificar o uso dos meios de comunicação social no anúncio da Palavra

Proposta 7: Intensificar o uso dos meios de comunicação social no anúncio da Palavra de Deus, de modo mais específico, a formação bíblica no sistema à distância. (10 votos)

Onde Diocese, Vicariatos e Paróquias Quem Padres, leigos e leigas Quando Processo Permanente Como

Onde Diocese, Vicariatos e Paróquias Quem Padres, leigos e leigas Quando Processo Permanente Como Utilizando os meios de comunicação social disponíveis e m cada realidade (site da Diocese e paróquias, redes sociais, revistas, informativos paroquiais, programas de rádio)

Propostas Dimensão da Missão

Propostas Dimensão da Missão

Proposta 1: Aprimorar a presença evangelizadora da Igreja nos diferentes ambientes sociais e existenciais,

Proposta 1: Aprimorar a presença evangelizadora da Igreja nos diferentes ambientes sociais e existenciais, tais como: família, escolas, Universidades, mundo do trabalho, política, meios de comunicação social, hospitais, presídios, etc. (131 votos – Prioridade Diocesana)

Onde Diocese, Vicariato e Paróquia Quem Padres, coordenadores de pastorais, leigos e leigas Quando

Onde Diocese, Vicariato e Paróquia Quem Padres, coordenadores de pastorais, leigos e leigas Quando Processo Permanente Como Identificar as situações mais vulneráveis em cada realidade (Paroquial e Vicarial) e enfatizar ações pastorais que respondam às necessidades

Proposta 2: Promover atitudes de acolhida e integração nos mais diversos setores da vida

Proposta 2: Promover atitudes de acolhida e integração nos mais diversos setores da vida diocesana, paroquial e comunitária. (88 votos)

Onde Paróquias Quem Padres, coordenadores de pastoral, leigos e leigas Quando Processo Permanente Como

Onde Paróquias Quem Padres, coordenadores de pastoral, leigos e leigas Quando Processo Permanente Como Promover atitudes de acolhimento a novos membros na comunidade e nas pastorais. Estimular a pastoral da acolhida não apenas no acolhimento físico nas celebrações mas também a pessoas queiram participar da vida comunitária

Proposta 3: Criar Grupo de Visitação Missionária nos Vicariatos para a realização de missões

Proposta 3: Criar Grupo de Visitação Missionária nos Vicariatos para a realização de missões populares nas paróquias e comunidades (87 votos)

Onde Vicariatos Quem Vigários Episcopais e Coordenação Diocesana das Missões Quando 2º sem de

Onde Vicariatos Quem Vigários Episcopais e Coordenação Diocesana das Missões Quando 2º sem de 2018 Como A partir da semana querigmática organizar um grupo de leigos e leigas para realizar missões populares nas paróquias

Proposta 4: Ser uma Igreja em saída, aprimorando a consciência missionária em todas as

Proposta 4: Ser uma Igreja em saída, aprimorando a consciência missionária em todas as realidades pastorais, movimentos e serviços diocesanos. (75 votos)

Onde Diocese, Vicariatos e Paróquias Quem Padres, coordenadores, formadores, leigos e leigas Quando Processo

Onde Diocese, Vicariatos e Paróquias Quem Padres, coordenadores, formadores, leigos e leigas Quando Processo Permanente Como Incluir o discernimento e a espiritualidade missionária em todas as ações pastorais, para que seja plenamente assumida a vocação missionária recebida no batismo, não reduzindo a missionariedade da Igreja às visitas missionárias

Proposta 5: Estimular as pastorais sociais diocesanas como forma de alcançar as periferias geográficas,

Proposta 5: Estimular as pastorais sociais diocesanas como forma de alcançar as periferias geográficas, sociais e existenciais, criando o Setor Social e fortalecendo a Caritas Diocesana, tendo como protagonistas os Diáconos permanentes. (74 votos)

Onde Diocese, Vicariatos e Paróquias Quem Diáconos Permanentes, Padres e coordenadores Quando Processo Permanente

Onde Diocese, Vicariatos e Paróquias Quem Diáconos Permanentes, Padres e coordenadores Quando Processo Permanente Como Criar as pastorais sociais de acordo com as necessidades de cada realidade e acompanhar e estimular as já existentes

Proposta 6: Criar a Escola da Fé e Política para formar pessoas de boa

Proposta 6: Criar a Escola da Fé e Política para formar pessoas de boa vontade, que assumam o diálogo social e contribuam na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, à Luz da Doutrina Social da Igreja. 46 votos)

Onde Diocese Quem Coordenadoria Diocesana Quand 2019 o Como

Onde Diocese Quem Coordenadoria Diocesana Quand 2019 o Como

Proposta 7: Incentivar o protagonismo do leigo como sujeito eclesial, retomando o conselho diocesano

Proposta 7: Incentivar o protagonismo do leigo como sujeito eclesial, retomando o conselho diocesano de leigos e estimulando a atuação dos mesmos em nível diocesano e paroquial. (46 votos)

Onde Diocese e Paróquias. Quem Coordenação Diocesana de Pastoral, Padres, Leigos e leigas. Quando

Onde Diocese e Paróquias. Quem Coordenação Diocesana de Pastoral, Padres, Leigos e leigas. Quando Processo Permanente Como Retomada do conselho de leigos, e criação, e ou, fortalecimento dos CPPs e CAEPs.

Conclusão Confiamos nosso Plano Diocesano de Pastoral e nosso caminho à Virgem Maria, Mãe

Conclusão Confiamos nosso Plano Diocesano de Pastoral e nosso caminho à Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, a intercessão de São Carlos Borromeu. Neste ano do Laicato pedimos o compromisso e a consciência de todos os leigos e leigas de nossa diocese para que sejam Sujeito Eclesiais responsáveis a fim de que esse plano de letras se revista de carne em cada igreja paroquial. Pedimos que o Espírito de Deus ilumine os sacerdotes e diáconos, junto às suas comunidades, para que possam ser instrumentos de construção de uma Igreja da Palavra e Missionária, sobretudo nos lugares de maiores desafios evangelizador.