PLANO DE LOGSTICA SUSTENTVEL UFSC Comisso Permanente de

  • Slides: 44
Download presentation
PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL UFSC Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFSC

PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL UFSC Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFSC

PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL UFSC Comissão Permanente de Sustentabilidade

PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL UFSC Comissão Permanente de Sustentabilidade

CONTEXTO DE SURGIMENTO DO PLS Desenvolvimento Sustentável “Agenda 21” Compromisso Internacional Programas Governamentais/ Normativas

CONTEXTO DE SURGIMENTO DO PLS Desenvolvimento Sustentável “Agenda 21” Compromisso Internacional Programas Governamentais/ Normativas

A ORIGEM DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS) Instrução Normativa Nº 10/2010 instituída pelo

A ORIGEM DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS) Instrução Normativa Nº 10/2010 instituída pelo MPOG, estabelece • • Instrução Normativa Nº 10/2012 instituída pelo MPOG, estabelece as as regras para elaboração dos Planos de Logística Sustentável. regras para elaboração dos planos (PLS). • Decreto nº 7. 746/2012, estabelece regras para a promoção do • Decreto nº 7. 746/2012, estabelece regras a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e criapara a Comissão desenvolvimento nacional sustentável e cria a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – de Sustentabilidade na representantes Administração Pública – CISAP (formada por: do MPOG; Casa Civil; Min. representantes do MPOG; Casa Civil; Min. Meio Ambiente; Minas e Energia; Min. Ciência Tecnologia e Energia; Min. Tecnologia e Inovação; Min. Fazenda; Inovação; Min. Ciência Fazenda; Min. Desenvolvimento, Indústria e Min. Desenvolvimento, Indústria e Comércio; e Controladoria-Geral da União).

PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS) O que é o PLS? O PLS é uma

PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS) O que é o PLS? O PLS é uma ferramenta de planejamento que permite estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos. O que é um PLS? O PLS é uma ferramenta de planejamento que permite estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos Quem deve fazer? É obrigatório a realização do PLS por todas as Instituições Públicas Federais.

PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS) Qual o conteúdo mínimo necessário no plano, pela IN?

PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS) Qual o conteúdo mínimo necessário no plano, pela IN? 1. Diagnóstico 2. Boas Práticas 3. Metas, Ações, Prazos, Responsáveis e Indicadores, nos seguintes eixos: Água e Esgoto Qualidade de Vida Material de Consumo Coleta Seletiva Energia Elétrica Deslocamento Compras e Contratações 4. Ações de Divulgação, Conscientização e Capacitação.

CICLO PDCA (PLAN, DO, CHECK, ACT) NO PLS PLANEJAR A IN 10/2012 exige que

CICLO PDCA (PLAN, DO, CHECK, ACT) NO PLS PLANEJAR A IN 10/2012 exige que o PLS depois de elaborado, seja: • MONITORADO: a cada 6 meses • REVISADO: a cada ano REVISAR FAZER MONITORAR É necessário após cada ciclo enviar o documento para o Ministério do Planejamento e Orçamento e disponibilizá-lo em página da Instituição.

PAPEL DA UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE ENSINO: formação de profissionais com o olhar

PAPEL DA UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE ENSINO: formação de profissionais com o olhar da sustentabilidade. GESTÃO: Inclusão do tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômica em todos os eixos do PLS UNIVERSIDADES EXTENSÃO: Modelo, Educação da Sociedade, Cultura PESQUISA: Soluções, Novos Paradigmas e Consciência Crítica relacionadas a sustentabilidade.

PANORAMA DA SUSTENTABILIDADE NAS IFES Universidades e Institutos Federais Elaborado pela CGA/2017

PANORAMA DA SUSTENTABILIDADE NAS IFES Universidades e Institutos Federais Elaborado pela CGA/2017

PANORAMA DA SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS Elaborado pela CGA/2017 Universidades Federais

PANORAMA DA SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS Elaborado pela CGA/2017 Universidades Federais

IMPORT NCIA DO PLS Por que a UFSC deve buscar ser mais sustentável? O

IMPORT NCIA DO PLS Por que a UFSC deve buscar ser mais sustentável? O que ganhamos com isso? Economia de Recursos: água, energia, materiais, equipamentos = menos gastos para a Instituição. Proteção ao Meio Ambiente = reforça o compromisso da UFSC com o meio ambiente = garante o futuro no planeta. Preocupar-se com as pessoas tanto no âmbito interno como no externo = profissionais mais satisfeitos e saudáveis produzem mais e com mais qualidade. = a universidade cumpre o seu papel social perante a sociedade.

1º PLS - UFSC • Formação da Comissão (4 TAEs e 3 Professores –

1º PLS - UFSC • Formação da Comissão (4 TAEs e 3 Professores – 1 de cada eixo + Pres. Anna Petrassi - planejamento) Pesquisa de Boas práticas Passo 4 Aprendizagem e apresentação dos temas abordados pelos membros da comissão Passo 3 Acordo de mediação do trabalho e definição dos princípios gerais do Plano Passo 2 Passo 1 • Metodologia GATS (acordo coletivo/economia de experiência/comunidade de aprendizagem/estratégia de governança) Proposição das Metas/ações • Publicado em 15 de maio de 2013 (120 dias depois do início dos trabalhos)

1º PLS - UFSC EXEMPLO: EIXO COMPRAS - METAS E AÇÕES PROPOSTAS

1º PLS - UFSC EXEMPLO: EIXO COMPRAS - METAS E AÇÕES PROPOSTAS

DIFERENCIAIS 1º PLS - UFSC O POSITIVO DO PROCESSO 1. Transparência (publicação das atas

DIFERENCIAIS 1º PLS - UFSC O POSITIVO DO PROCESSO 1. Transparência (publicação das atas das reuniões na internet -> www. pls. ufsc. br). 2. Aplicação do modelo GATS (economia de experiência e comunidade de aprendizado). 3. Comprometimento dos participantes. 4. Objetividade: A UFSC foi a 1ª universidade a publicar seu PLS em maio de 2013, dentro do prazo estabelecido pela IN.

DIFICULDADES 1º PLS - UFSC O NEGATIVO DO PROCESSO 1. Tempo muito curto (120

DIFICULDADES 1º PLS - UFSC O NEGATIVO DO PROCESSO 1. Tempo muito curto (120 dias). 2. Poucos membros na comissão (7 pessoas), falta de participação da “ponta”. 3. Fragilidade dos inventários e diagnósticos da UFSC 4. Falta de liderança no processo de implantação, o PLS foi engavetado. 5. Desconhecimento do PLS por parte dos responsáveis pelas ações e da comunidade em geral após sua conclusão.

2º PLS - UFSC • Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA): foi criada em 2015,

2º PLS - UFSC • Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA): foi criada em 2015, formada atualmente por cinco servidores mais um coordenador. Impulsionou a formação da Comissão Permanente de Sustentabilidade, a qual é facilitadora. • Comissão Permanente de Sustentabilidade vinculada (CPS): foi criada em 2015. É vinculada ao gabinete e foi criada com o objetivo de monitorar e revisar o PLS, além de fomentar a sustentabilidade na Universidade. - A tualmente éf ormada por 20 membros, entre técnicos das áreas correlatas, professores e representante dos alunos, além de colaboradores. - Na revisão do PLS participaram da comissão 89 pessoas, totalizando 37 reuniões.

2º PLS - UFSC Metodologia: maior participação e engajamento Passo 1: Nivelamento e conscientização

2º PLS - UFSC Metodologia: maior participação e engajamento Passo 1: Nivelamento e conscientização da comissão; Passo 2: Diagnóstico PLS 2013 e eixos: poucas metas/ações alcançadas; Passo 3: Revisão das metas e ações do PLS 2013 – Criado um documento com metas e ações a partir da sugestão dos setores, benchmarking, especialistas, legislação=> enviado aos setores para detalhamento/validação => comissão analisa as alterações => volta aos setores para validação => priorização das ações Passo 4: Consulta Pública (1 mês - 420 contribuições) “PLANEJA QUEM FAZ”

2º PLS - UFSC EXEMPLO: EIXO CONSUMO - METAS E AÇÕES PROPOSTAS

2º PLS - UFSC EXEMPLO: EIXO CONSUMO - METAS E AÇÕES PROPOSTAS

DIFERENCIAIS 2º PLS - UFSC O POSITIVO DO PROCESSO 1. Construção PARTICIPATIVA E COLABORATIVA,

DIFERENCIAIS 2º PLS - UFSC O POSITIVO DO PROCESSO 1. Construção PARTICIPATIVA E COLABORATIVA, envolvendo mais setores e servidores das “pontas” e consulta pública. 2. Pesquisa ao PLSs de outras instituições (referências). 3. Interdisciplinaridade, os temas foram tratados e priorizados visando a transversalidade. 4. Abordou todas as esferas, criação do eixo geral: relacionado à pesquisa, extensão e ensino. 5. Transparência (publicação das atas das reuniões na internet; favorecendo o controle social – www. comissaodesustentabilidade. ufsc. br). 6. Engajamento dos membros da comissão favoreceu a execução das ações antes do término do plano.

DIFICULDADES 2º PLS - UFSC O NEGATIVO DO PROCESSO 1. Os trabalhos se prolongaram

DIFICULDADES 2º PLS - UFSC O NEGATIVO DO PROCESSO 1. Os trabalhos se prolongaram por muito tempo ( 2 anos), assim as situações e necessidades modificaram-se, gerando mudanças no plano. 2. A equipe administrativa que apoia o processo tinha poucas pessoas e não tinha dedicação exclusiva para isso. 3. A troca de gestão em 2016 atrasou o processo de finalização do plano. Visto que todas as ações tiveram que ser convalidadas pela nova gestão.

PLS 2017 O PLS 2017 foi finalizado em 04 de agosto de 2017, totalizando

PLS 2017 O PLS 2017 foi finalizado em 04 de agosto de 2017, totalizando 57 metas e 435 ações, com diversos setores responsáveis. O documento está dividido em: 1. Monitoramento e Diagnóstico do PLS 2013: dados e situação atual, boas práticas até 2016 e andamento das ações do PLS 2013. 2. Revisão PLS UFSC 2017: Traz as novas metas e ações elaboradas pela comissão em oito eixos: (1) Compras, contratações e construções sustentáveis, (2) Energia, (3) Água e esgoto, (4) Deslocamento, (5) Qualidade de Vida, (6)Consumo, (7) Resíduos, (8) Geral 3. Permeabilidade e divulgação: Apresenta das ações que serão realizadas para divulgar o Plano.

1. MONITORAMENTO E DIAGNÓSTICO • De 2013 a 2015 apenas 8, 6% das ações

1. MONITORAMENTO E DIAGNÓSTICO • De 2013 a 2015 apenas 8, 6% das ações foram cumpridas integralmente. • Motivos apontados: inexequibilidade das ações, falta de conhecimento do Plano e falta de recursos (materiais e humanos). Eixo Compras e Contratações Sustentáveis Eixo Deslocamento Não Atingida 11% (1) Não atingida; 25% Parcialmen te atingida; 75% Sem resposta 56% (5) Parcialment e Atingida 33% (3)

1. MONITORAMENTO E DIAGNÓSTICO Eixo Água e Esgoto Não realizada ; 39% Realizada; 28%

1. MONITORAMENTO E DIAGNÓSTICO Eixo Água e Esgoto Não realizada ; 39% Realizada; 28% Parcialment e realizada; 33% Eixo Qualidade de Vida Não atingida; 29% Atingida; 17. 6% Parcialm ente atingida; 52. 9% Eixo Resíduos Não Atingida 33% Parciament e Atingida 50% Atingida 17% Eixo Energia Não realizada ; 35% Realizada; 17% Parcialment e realizada; 48%

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 A revisão do PLS está organizada: EIXOS, METAS e

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 A revisão do PLS está organizada: EIXOS, METAS e AÇÕES. Exemplo de meta do eixo água e esgoto.

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS - EIXO COMPRAS, CONTRATAÇÕES E OBRAS SUSTENTÁVEIS Metas

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS - EIXO COMPRAS, CONTRATAÇÕES E OBRAS SUSTENTÁVEIS Metas previstas para o período: Meta 1 - Realizar 80% das licitações de compras de materiais permanentes e de consumo com critérios de sustentabilidade. Meta 2 - Realizar 40% das licitações de Contratações de Serviços com critérios de sustentabilidade. Meta 3 - Realizar 100% das licitações de obras de acordo com critérios aplicáveis da IN Nº 1 de 19/01/2010 do MPOG.

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS - EIXO CONSUMO Metas previstas para o período

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS - EIXO CONSUMO Metas previstas para o período Meta 1 - Diminuir em 30% o consumo do papel utilizado para impressão Meta 2 - Diminuir em 10% os gastos com impressão. Meta 3 - Diminuir em 20% a utilização de folhas de papel toalha. Meta 4 - Diminuir em 50% a utilização de copos plásticos descartáveis. Meta 5 - Aumentar em 100% a doação interna de materiais permanentes ociosos. Meta 6 - Adquirir 100% de papel reciclado e/ou Elemental Chlorine Free (ECF). Meta 7 - Diminuir em 10% o consumo de material de expediente. Meta 8 - Diminuir em 10% os gastos com telefone da UFSC.

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS – EIXO ENERGIA Meta prevista para o período:

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS – EIXO ENERGIA Meta prevista para o período: Meta 1 - Diminuir em 5% o consumo de energia por m² de área construída. Meta 2 - Implementar e monitorar o sistema de controle em 50% dos transformadores. Meta 3 - Revisar 100% dos contratos de energia elétrica de alta tensão. Meta 4 - Atender 100% dos itens de segurança constantes na NR 10 do MTE (proteção dos colaboradores). Meta 5 - Realizar a manutenção de 30% da rede elétrica e dos equipamentos. Meta 6 - Aumentar a segurança das redes de energia elétrica.

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS – EIXO RESÍDUOS Metas previstas para o próximo

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS – EIXO RESÍDUOS Metas previstas para o próximo período Meta 1 - Realizar a destinação ambientalmente adequada de 70% dos resíduos recicláveis e orgânicos, e 100% dos rejeitos, conforme estabelecido nas metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Meta 2 - Realizar a destinação ambientalmente adequada de 100% dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) (químicos e infectantes). Meta 3 - Realizar manejo ambientalmente adequado de 100% dos resíduos de logística reversa (RLR) gerados na UFSC (lâmpadas, pilhas/baterias, REEs, embalagens de óleos, embalagens e resíduos de agrotóxicos, pneus). Meta 4 - Destinar adequadamente 100% dos resíduos provindos serviços de limpeza dos Campi. Meta 5 - Destinar adequadamente 70% dos Resíduos de Construção Civil (RCC) e volumosos coletados na UFSC. Meta 6 - Eliminar 100% da deposição irregular e dos passivos ambientais ligados a resíduos na UFSC.

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS - EIXO QUALIDADE DE VIDA Metas previstas para

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS - EIXO QUALIDADE DE VIDA Metas previstas para o período: Meta 1 - Diminuir em 10% o número de servidores afastados por motivo de saúde. Meta 2 - Diminuir em 20% o número de acidentes de trabalho. Meta 3 - Reduzir em 10% o número de ocorrências relacionadas à segurança dentro dos Campi. Meta 4 - Garantir que 100% da água para consumo esteja em conformidade com as resoluções da ANVISA (Portaria 518/2014). Meta 5 - Melhorar em 80% a qualidade do ar dos ambientes internos de acordo com os parâmetros da RE ANVISA nº 9, de 16/01/2003. Meta 6 - Melhorar em 5% a qualidade do ar exterior nos pontos críticos da UFSC. Meta 7 - Revitalizar 10% das Áreas Verdes dos Campi. Meta 8 - Recuperar 30% das Áreas de Preservação Permanente (APPs) dos Campi. Meta 9 - Aumentar em 10% a satisfação dos servidores com o trabalho. Meta 10 - Implementar 100% das ações que tem por objetivo eliminar o assédio moral na UFSC. Meta 11 - Melhorar em 5% a satisfação do servidor aposentado em relação à UFSC. Meta 12 - Melhorar em 3% a qualidade do trabalho dos funcionários terceirizados. Meta 13 - Melhorar em 10% a adaptação dos novos servidores ao ambiente de trabalho. Meta 14 - Melhorar as condições sanitárias dos Campi. Meta 15 - Melhorar em 5% a qualidade de vida dos alunos. Meta 16 - Melhorar em 100% a acessibilidade dos servidores e estudantes que apresentam algum tipo de deficiência. Meta 17 - Adequar em 100% as instalações/edificações da UFSC para garantir adequada segurança da comunidade universitária no que diz respeito as situações de emergência.

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS – ÁGUA E ESGOTO Metas previstas para o

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS – ÁGUA E ESGOTO Metas previstas para o período Meta 1 - Diminuir em 10% o consumo de água por área construída e por pessoa Meta 2 - Implementar monitoramento em 50% da área abastecida por água da UFSC. Meta 3 - Realizar a manutenção preventiva em 10% do sistema de abastecimento de água e esgoto da UFSC. Meta 4 - Realizar a manutenção corretiva em 100% do sistema de abastecimento de água e esgoto da UFSC. Meta 5 - Destinar adequadamente 100% do esgoto da UFSC. Meta 6 - Adequar o sistema de drenagem em 10 % das áreas urbanizadas da UFSC.

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS – DESLOCAMENTO Metas previstas para o período Meta

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS – DESLOCAMENTO Metas previstas para o período Meta 1 - Aumentar em 5% a utilização de bicicletas pela comunidade da UFSC de forma segura e responsável. Meta 2 - Diminuir em 5% a utilização de veículos automotores individuais por pessoa na UFSC. Meta 3 - Diminuir em 2% a emissão de CO 2 com deslocamentos da frota da UFSC. Meta 4 - Aumentar em 5% a percepção da segurança viária e da qualidade dos deslocamentos dos pedestres da UFSC.

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS – EIXO GERAL Metas previstas para o período

2. REVISÃO PLS UFSC 2017 METAS – EIXO GERAL Metas previstas para o período Meta 1 - Incentivar que 10% dos projetos de pesquisa e extensão sejam relacionados à sustentabilidade na UFSC. Meta 2 - Aumentar em 10% a inserção da sustentabilidade nas atividades acadêmicas. Meta 3 - Aumentar em 10% o número de servidores capacitados com conhecimentos sobre sustentabilidade na UFSC. Meta 4 - Aumentar em 10% a sensibilização da comunidade acadêmica através da educação ambiental. Meta 5 - Melhorar em 30 % a gestão interna para a sustentabilidade na UFSC. Meta 6 - Estabelecer ao menos duas parcerias com entidades externas da UFSC para promover a sustentabilidade no entorno da Universidade. Meta 7 - Implementar 100% do sistema de georrefereciamento na UFSC.

IMPACTO DO PLS 2017 - EXEMPLOS HOJE META PLS 2017 ECONOMIA ENERGIA A UFSC

IMPACTO DO PLS 2017 - EXEMPLOS HOJE META PLS 2017 ECONOMIA ENERGIA A UFSC consome o equivalente a Redução de 10% no R$1, 8 milhões 14 mil residências = 18 milhões consumo por ano (1, 2 anuais = aprox. 10% orçamento meses) custeio. ÁGUA R$7 milhões anuais= consumo de Redução de 10% no R$700 mil por 21, 9 residências = aprox. 4% do consumo ano (1, 68) orçamento de custeio. IMPRESSÕES 1) 10. 532. 608 impressões em A 4 1) Redução de 10% PAPEL A 4 por ano = R$ 263. 485, 72 por ano 2) 13492 resmas por ano Aprox. 200 mil reais MATERIAIS OCIOSOS R$ 86. 348, 572 por ano 2) Redução de 30% Na UFSC há 3. 882 materiais ociosos Aumentar em 100% R$2 milhões por a doação de ano material permanente interno.

IMPACTO DO PLS 2017 - EXEMPLOS HOJE META PLS 2017 BENEFÍCIOS ENSINO/PES QUISA E

IMPACTO DO PLS 2017 - EXEMPLOS HOJE META PLS 2017 BENEFÍCIOS ENSINO/PES QUISA E EXTENSÃO A UFSC não tem uma política de fomentar a sustentabilidade no Ensino, Pesquisa e Extensão. Aumentar em 10% a inserção da sustentabilidade nas atividades acadêmicas, pesquisa e extensão. Força de Trabalho com mentalidade da sustentabilidade. Pesquisas desenvolvidas com o olhar da sustentabilidade. RESÍDUOS 140 toneladas mensais de resíduos convencionais na UFSC, (27% é composta por rejeitos, 33% são orgânicos e 40% recicláveis) = 67% recicláveis. Realizar a destinação correta de 100% do resíduo orgânico e reciclável Cumprimento da legislação (Lei 12. 305/2012) risco de multas, ambiente Focar em conformidade com a lei, impacto social. Afastamentos: 219 transtorno mental e 337 doença do sistema osteomuscular. Diminuir em 10% o número de servidores afastados por motivo de saúde. Servidores com maior qualidade de vida no trabalho = maior produtividade e menos afastamentos SAÚDE DOS SERVIDORES

IMPACTO DO PLS 2017 - EXEMPLOS COMPRAS E CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS HOJE META PLS 2017

IMPACTO DO PLS 2017 - EXEMPLOS COMPRAS E CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS HOJE META PLS 2017 VANTAGEM Em 2015 84, 5% das compras tem critérios de sustentabilidade 100% das compras realizadas com critérios de sustentabilidade - Produtos com maior qualidade; - Responsabilidade socioambiental na aquisição: fomenta o mercado a produzir de forma mais sustentável, - Conformidade legal: IN 10/2010 no MPOG O PLS também será importante para adquirir informações por meio de pesquisa. Entre as pesquisas que serão desenvolvidas estão: ü Satisfação do Aluno e do Servidor Ativo ou Aposentado; ü Emissão de CO² da UFSC; ü Percepção da Segurança Viária.

3. ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E PERMEABILIDADE PARA O PLS REALMENTE SER IMPLANTADO É NECESSÁRIO

3. ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E PERMEABILIDADE PARA O PLS REALMENTE SER IMPLANTADO É NECESSÁRIO ENGAJAMENTO: • DA ALTA ADMINISTRAÇÃO; • DOS PROFESSORES; • DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS; • DOS ALUNOS; • DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA. ü Controle Social ü Execução e Realização ü Fomento através do Ensino, Pesquisa e Extensão ü Atitudes Sustentáveis

3. ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E PERMEABILIDADE CRIAÇÃO DE UM NOVO CAPÍTULO NO PLANO COMUNICAÇÃO

3. ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E PERMEABILIDADE CRIAÇÃO DE UM NOVO CAPÍTULO NO PLANO COMUNICAÇÃO E PERMEABILIDADE 1. Comissões setoriais de sustentabilidade (por Centro): demandas próprias. 2. Apresentação do PLS nas reuniões de departamento/Direção de Centro/Cun/Gabinete. 3. Uso de mídias da UFSC e externa. 4. Participação Direta da Adm. Central e Diretores dos Centros nas campanhas.

3. ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E PERMEABILIDADE 5. Fiscais da Sustentabilidade; 6. Cursos de Capacitação;

3. ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E PERMEABILIDADE 5. Fiscais da Sustentabilidade; 6. Cursos de Capacitação; 7. Envio de Memorando Circular; 8. Informativos trimestrais/Divulga UFSC 9. Página para a divulgação dos Projetos que permitem a colaboração da comunidade acadêmica

3. ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E PERMEABILIDADE O GABINETE PODE ATUAR ATRAVÉS DO EXEMPLO: 1.

3. ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E PERMEABILIDADE O GABINETE PODE ATUAR ATRAVÉS DO EXEMPLO: 1. Utilização da Webconferência; 2. Utilização de recipientes reutilizáveis; 3. Configuração das impressoras em modo frente e verso padrão; 4. Separação dos Resíduos conforme novo sistema de coleta seletiva solidária; 5. Reavaliação da necessidade de processos físicos internos do setor; 6. Envelope vai-e-vem; 7. Ligar o ar-condicionado somente quando necessário; 8. Lembrar os setores da execução do PLS e da realização de atitudes sustentáveis. 9. Fomentar a Sustentabilidade na Universidade.

UFSC SUSTENTÁVEL O Programa “UFSC SUSTENTÁVEL” visa promover uma universidade saudável e sustentável em

UFSC SUSTENTÁVEL O Programa “UFSC SUSTENTÁVEL” visa promover uma universidade saudável e sustentável em seus diversos âmbitos e atuações: PLATAFORMA PARA • Esfera administrativa REUNIR E • Ensino FORTALECER AS INICIATIVAS DE • Pesquisa SUSTENTABILIDADE • Extensão DA UFSC O objetivo é incorporar a sustentabilidade nas práticas cotidianas da Universidade, através de uma mudança de cultura organizacional.

UFSC SUSTENTÁVEL Site: www. ufscsustentavel. ufsc. br Facebook: UFSC Sustentável

UFSC SUSTENTÁVEL Site: www. ufscsustentavel. ufsc. br Facebook: UFSC Sustentável

UFSC SUSTENTÁVEL Algumas ações com a marca UFSC Sustentável:

UFSC SUSTENTÁVEL Algumas ações com a marca UFSC Sustentável:

Contato: Comissão Permanente de Sustentabilidade E-mail: ufscsustentavel@contato. ufsc. br Telefone: (48) 3721 -4202 -

Contato: Comissão Permanente de Sustentabilidade E-mail: ufscsustentavel@contato. ufsc. br Telefone: (48) 3721 -4202 - ufscsustentavel. ufsc. br