PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORAMENTRIO Prof Sidnei Silva CRASP

  • Slides: 33
Download presentation
PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125. 622 ADMINSTRAÇÃO Prof. Sidnei Silva

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125. 622 ADMINSTRAÇÃO Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125622 Aula 03 1

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO.

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DÚVIDAS SOBRE A AULA PASSADA? E-mail: sidnei. silva@oi. com. br

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DÚVIDAS SOBRE A AULA PASSADA? E-mail: sidnei. silva@oi. com. br Site: www. profsidneisilva. com

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO. CENÁRIOS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO. CENÁRIOS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO TÓPICOS DE CENÁRIOS ORGANIZACIONAIS Grandes Turbulências: Mudanças fortes no governo,

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO TÓPICOS DE CENÁRIOS ORGANIZACIONAIS Grandes Turbulências: Mudanças fortes no governo, quedas de ministros, guerras, reformas e novas leis. Grandes Incertezas: Inflação, deflação, maior desemprego, queda ou aumento do consumo, aumento ou queda dos juros, greves, taxa do dólar. Grandes Ambiguidades: Desemprego alto e maior consumo devido a baixos juros na poupança ou estocagem por receio de inflação.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO Dados Estatísticos Ótimos: São considerados ótimos devido à seriedade da

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO Dados Estatísticos Ótimos: São considerados ótimos devido à seriedade da fonte de informações. Dados Estatísticos Questionáveis: Não utilizar para decisões no planejamento estratégico devido à baixa credibilidade da fonte. Grave Elevação dos Custos: Taxas de importação ou exportação, escassez por elevada demanda, difícil mão-de-obra. Grave Escassez de Matéria Prima: Entressafra, falta por razões ecológicas ou de produção, importação restrita por lei.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO Fortes Intervenções do Estado: Novas regras fiscais ou tributárias, proibições

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO Fortes Intervenções do Estado: Novas regras fiscais ou tributárias, proibições de venda ou produção. Fortes Intervenções Sociais: Greves, pressões de grupos éticos, religiosos, sindicatos, de proteção ao meio ambiente. Graves Deficiências Tecnológicas: Tecnologia ainda desconhecida, muito cara, ausente no Brasil, necessidade de contratar estrangeiros. Fortes Modificações no Nível de Consumo: Devido ao modismo o consumo cairá ou aumentará, o consumo os será indispensável ou quase inexistente.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØUm ponto fundamental que não pode ser deixado de lado

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØUm ponto fundamental que não pode ser deixado de lado na construção de cenários para planejamento estratégico é o que vamos ver hoje:

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØImagine que você trabalha em uma companhia aérea e essa

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØImagine que você trabalha em uma companhia aérea e essa empresa precisa fazer o planejamento do número de aeronaves e de colaboradores necessários para atender à demanda do próximo ano. Nesse caso, uma série de perguntas devem ser feitas, por exemplo: I. Quais os destinos que vamos oferecer? II. Quantos passageiros serão atendidos para cada destino? III. Quais os dias da semana e os meses em que há maior ou menor procura?

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØVamos acrescentar mais algumas informações. . . a) Se a

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØVamos acrescentar mais algumas informações. . . a) Se a economia do país crescer 4, 5% ao ano. Qual impacto a empresa terá nos seus resultados? b) Mas e se o crescimento for apenas de 2, 5%? E se se, ainda por uma conjunção de fatores, a economia entrar em recessão, ou seja, recuar? O que fazer?

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØPercebeu que nem sempre se consegue obter todas as respostas?

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØPercebeu que nem sempre se consegue obter todas as respostas? ØVocê percebe o trabalho que muitos gestores possuem para obter respostas precisas? ØAgora, somado a isso, existe outro ponto que precisa ser levantado: e se as projeções estiverem erradas? ØE se acontecer um (ou alguns) fato(s) relevante(s), por exemplo, na economia do país ou na regulação do setor, que alterem drasticamente as previsões?

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØCenários são estudos ambientes externos, onde são consideradas todas as

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØCenários são estudos ambientes externos, onde são consideradas todas as variáveis qualitativas ou quantitativas que predominem nas situações presentes ou que venham a predominar nas situações futuras neste ambiente. ØA análise dos cenários compreende a identificação e entendimento das mudanças que possam surgir no ambiente para contribuir com as melhorias das atividades estratégicas com a chegada aos objetivos inicialmente planejados.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØSão vários os motivos que justificam a análise dos cenários,

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØSão vários os motivos que justificam a análise dos cenários, uma vez que a turbulência do mundo dos negócios não é mais a mesma do que no passado. ØAtualmente, as empresas vêm passando por constantes mudanças, aliadas à variação da demanda, as exigências cada vez maior dos consumidores, influências econômicas e governamentais, entre outras, esses motivos justificariam uma ampla e detalhada análise de todos os fatores que possam influenciar com que a empresa possa atingir seus objetivos.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØCada tipo de negócio empresarial tem uma variável e cada

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØCada tipo de negócio empresarial tem uma variável e cada uma delas precisará ser medida com relação ao nível de impacto para o sucesso empresarial. ØPara cada variável deve haver uma análise detalhada: o grau de ameaça que a variável representa para a empresa, o nível de oportunidade para a continuidade ou expansão dos negócios, o impacto que essa variável representa para a consecução dos objetivos e qual é a capacidade da empresa para enfrentar a mesma, como sendo uma ameaça ou oportunidade.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØA principal função da Projeção de Cenários é analisar o

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØA principal função da Projeção de Cenários é analisar o contexto (interno e externo) no qual a empresa está inserida e identificar fatores futuros que são passíveis de ocorrer. ØIsto possibilita a empresa uma visão mais clara do cenário atual e permite a tomada de decisão mais fundamentada e precisa. ØA Projeção de Cenários não tenta prever o futuro, mas sim identificar fatores (variáveis) que podem se tornar reais em longo prazo. Desta forma a empresa pode se preparar, criando planos de ações prévios para os cenários mais prováveis.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØPodemos realizar a Projeção de Cenários para as mais variadas

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØPodemos realizar a Projeção de Cenários para as mais variadas óticas da organização, dependendo do que se quer analisar. Entre as diversas possibilidades, podemos destacar os: Cenários Estratégicos: simulações comparando os diversos caminhos que a organização poderia tomar; Cenários Orçamentários: projeções considerando varias alternativas para o uso dos recursos financeiros da empresa;

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO Cenários Econômicos: análise das alterações nas variáveis que impactam os

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO Cenários Econômicos: análise das alterações nas variáveis que impactam os resultados econômicos da empresa (DRE); Cenários Financeiros: simulando alterações nas variáveis que impactam as disponibilidades financeiras da organização (Fluxo de Caixa); Cenários Operacionais: projeções e simulações considerando as mais diversas alternativas de uso da capacidade produtiva da companhia.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO TIPOS DE SIMULAÇÕES DE CENÁRIOS ORÇAMENTÁRIOS ØBasicamente, podemos trabalhar com

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO TIPOS DE SIMULAÇÕES DE CENÁRIOS ORÇAMENTÁRIOS ØBasicamente, podemos trabalhar com três formas de simular de Cenários Orçamentários: 1. Cenário Base Zero: neste tipo de simulação, é realizada a cópia de toda a estrutura do orçamento (grupos de produtos, canais de distribuição, plano de contas, centros de custos, etc. ), porém zerando todos os valores na nova simulação. É comum o uso deste tipo de simulação para a geração de um Orçamento Base Zero, repensando criticamente a importância de cada receita, custo e despesa na empresa.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO 2. Cenário Cópia ou Incremental: aqui é realizada a cópia

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO 2. Cenário Cópia ou Incremental: aqui é realizada a cópia de toda a estrutura do orçamento, bem como os valores da simulação base da cópia. Geralmente utilizamos esta opção para uma Revisão Orçamentária ou um Cenário Comparativo (exemplo Visão Otimista x Visão Pessimista).

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO 3. Cenário Ajustado: Também conhecido como Rolling Forecast (inglês), nesta

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO 3. Cenário Ajustado: Também conhecido como Rolling Forecast (inglês), nesta opção é realizada a cópia de toda a estrutura do orçamento e os valores realizados da simulação base são carregados sobrepondo os valores planejados da nova simulação. Esse tipo de simulação é muito útil para realizar uma visão impactada do orçamento. Ou seja, depois que o exercício já está iniciado, onde se refaz o planejamento para os meses restantes, considerando os efeitos valores dos meses que já passaram.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØAtravés da análise detalhada de cada variável e seu impacto

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØAtravés da análise detalhada de cada variável e seu impacto para os negócios será possível estabelecer cenários, sendo que cada variável deverá ser amplamente debatida e analisada, estabelecendo as variações que possam surgir a partir dessas análises. ØMas quais são os tipos de Cenários devemos levar em consideração para o próximo ano ? É o que veremos a seguir:

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO CENÁRIO OTIMISTA ØÉ prever um ambiente extremamente favorável para a

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO CENÁRIO OTIMISTA ØÉ prever um ambiente extremamente favorável para a organização, em que todas as metas de Faturamento sejam batidas, o menor Custo de Produção seja alcançado, as Despesas Operacionais fiquem abaixo dos limites estabelecidos e assim por diante.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO CENÁRIO PESSIMISTA ØÉ prever as piores situações de Receita, Custos,

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO CENÁRIO PESSIMISTA ØÉ prever as piores situações de Receita, Custos, Despesas e Investimentos para a companhia. ØSão consideradas as diminuições nas receitas e/ou o aumento nos gastos em comparação ao cenário neutro. ØA demanda pelos produtos ou serviços que a empresa oferece pode cair por diversos motivos, sendo que em alguns casos a empresa não consegue reverter esse quadro.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO CENÁRIO REALISTA OU NEUTRO ØSão os pés no chão. Um

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO CENÁRIO REALISTA OU NEUTRO ØSão os pés no chão. Um cuidado a ser tomado é não confundir o Cenário Realista com um “meio termo” ou “ficar em cima do muro”. ØBusca identificar eventos com maior probabilidade de ocorrência, podemos dizer que as estimativas das receitas e dos gastos de um período futuro, por exemplo, um ano, ainda que desafiadoras, seriam alcançáveis e estariam de acordo com as expectativas da equipe de gestão dessa organização

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØNa prática, Simular Cenários é muito simples e consiste basicamente

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØNa prática, Simular Cenários é muito simples e consiste basicamente em partir de um planejamento base já existente e criar diversos modelos derivados deste, onde são alteradas variáveis chave para o modelo de negócios da empresa e então avaliado os impactos no Resultado e Fluxo Caixa. ØNeste sentido, mais importante do que as respostas, é saber quais as perguntas certas a se fazer. ØPara ficar mais claro do que estamos vejamos algumas perguntas que você pode se fazer antes de tomar uma decisão. .

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØO que acontece se o dólar subir? ØE se o

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØO que acontece se o dólar subir? ØE se o dólar baixar? ØQual nossa posição quanto a taxa de juros? ØContinuaremos a expandir? ØQual o preço mínimo para comprarmos nossa matéria-prima base? ØE o que acontece se o preço da matéria-prima não baixar e nosso estoque esvaziar? ØCompraremos ao preço de mercado ou paramos a produção?

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØO objeto de preocupação do Administrador, conseguir responder a esses

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ØO objeto de preocupação do Administrador, conseguir responder a esses dúvidas que o mercado esta impondo, dai a necessidade implantar o planejamento financeiro na organização, e para tanto necessitará auxilio para alcançar o seu objetivo, que será de exatamente desenvolver todo processo, com base nos conteúdos, presentes e a projeção para o futuro, para viabilizar a vida longa empresa.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO Considerando que a margem líquida se refere ao lucro líquido

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO Considerando que a margem líquida se refere ao lucro líquido sobre a receita líquida, temos que:

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ATIVIDADES MEDIADAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO ATIVIDADES MEDIADAS

Dúvidas? Então por hoje é só, obrigado. Site: www. profsidneisilva. com 33

Dúvidas? Então por hoje é só, obrigado. Site: www. profsidneisilva. com 33