Pesquisa no currculo do Ensino Fundamental percursos pedaggicos

  • Slides: 28
Download presentation
Pesquisa no currículo do Ensino Fundamental: percursos pedagógicos e a construção da cidadania Catiana

Pesquisa no currículo do Ensino Fundamental: percursos pedagógicos e a construção da cidadania Catiana Quadros da Silva Pessi José Luis Machado Rejane Tesch Barreto Noal 2013

“O professor criativo não é, pois, somente aquele que busca novas tarefas ou pretende

“O professor criativo não é, pois, somente aquele que busca novas tarefas ou pretende realizá-las de forma pessoal numa área curricular determinada, mas é quem, além de enriquecer seu conhecimento de recursos, possui os fundamentos das tarefas que realiza. ”( SACRISTÁN) “A prática nas condições dominantes, mais que ser o fruto do plano prévio, explicitamente meditado, da ação que os professores realizam, é uma demanda institucional que tem modelos de desenvolvimento anteriormente marcados. Daí que os professores adquirem sua profissionalização mais por osmose e por socialização profissional do que por dedução a partir de sua formação ou de pressupostos teóricos, enquanto a realidade lhes exige a urgência da atuação. ” (SACRISTÁN)

“O conhecimento é, pois, uma aventura incerta que comporta em si mesma, permanentemente, o

“O conhecimento é, pois, uma aventura incerta que comporta em si mesma, permanentemente, o risco de ilusão e de erro. “ ( MORIN) “O conhecimento não é uno, é global, é complexo. Deve-se perceber a multiplicidade, distingui-la e não separá-la. ” ( MORIN)

Objeto de Estudo Relato, descrição e análise crítica da experiência pedagógica de construção curricular

Objeto de Estudo Relato, descrição e análise crítica da experiência pedagógica de construção curricular envolvendo pesquisa com os educandos do Ensino Fundamental do 3º ciclo.

Espaço de Investigação E. M. E. F. Ver. Martim Aranha, localizada no bairro Santa

Espaço de Investigação E. M. E. F. Ver. Martim Aranha, localizada no bairro Santa Tereza, POA; 2013 - com alunos de C 20 (oitavo ano) e C 30(nono ano) do Ensino Fundamental.

HISTÓRICO 2005 – Pesquisa de Campo – EJA – T 6 2006 – TCs

HISTÓRICO 2005 – Pesquisa de Campo – EJA – T 6 2006 – TCs – EJA – T 6 2007 – Pesquisa de Campo – T 5 e TCs – T 6 2013/1 – Pesquisa de Campo – C 23 2013/2 – Pesquisa de Campo – C 21 e C 22 2013 – TCs – C 31, C 32 e C 33

OBJETIVOS -Resgatar a capacidade que o aluno tem de explorar o novo, agregando, com

OBJETIVOS -Resgatar a capacidade que o aluno tem de explorar o novo, agregando, com isso, os saberes formais; -Utilizar ferramentas de pesquisa tais como a informática e a biblioteca para o acesso a fontes primárias e secundárias; - Consolidar um trabalho docente mais articulado, no intuito de responder às indagações levantadas pelo aluno; - Construir um capital cultural a partir de registro dos materiais coletados e reelaborados, fazendo parte do acervo da escola. -

Relato da Prática – C 20: Pesquisa de Campo -Escolha do tema; - Escolha

Relato da Prática – C 20: Pesquisa de Campo -Escolha do tema; - Escolha dos sub-temas; - Pesquisa dos sub-temas; - Apresentação da pesquisa; - Organização do questionário; -Aplicação do questionário; - Tabulação; - Análise; - Apresentação dos resultados

MODELO DE QUESTIONÁRIO 1. Qual o nível de escolaridade do entrevistado? 1 A (

MODELO DE QUESTIONÁRIO 1. Qual o nível de escolaridade do entrevistado? 1 A ( ) - Até 4 a Série 1 B ( ) - Da 5 a a 8 a Série 1 C ( ) - 1 o. grau completo 1 D ( ) - 2 o. grau completo e superior 2. Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino 3. Idade: ______ 4. Idade do seu primeiro relacionamento: ______ 5. Quais os métodos contraceptivos que você ( ou companheira ) utiliza ? 5 A ( ) - Camisinha 5 B ( ) - Pílula 5 C ( ) - DIU 5 D ( ) – Métodos naturais ( tabelinha, muco, . . . ) 5 E ( ) - Nenhum 5 F ( ) - Outro. Qual ? ______________________ 6. Sobre o emprego: 6 A ( ) – Tem dificuldade de conseguir 6 B ( ) – Trabalha com carteira assinada 6 C ( ) – Trabalha por conta própria por não conseguir outro 6 D ( ) - Trabalha por conta própria por opção 6 E ( ) – Nunca procurou 7. Sobre sua vida familiar: 7 A ( ) – Com filho(s) morando com marido ( esposa ) 7 B ( ) – Com filho(s) morando com os pais 7 C ( ) – Com relação estável mas sem filho 7 D ( ) – Com filho(s) mas morando separados 7 E ( ) – Sem filhos 8. Suas atividades (múltiplas atividades ): 8 A ( ) – Pratica esportes 8 B ( ) – Usuário de drogas 8 C ( ) – Estudante formal 8 D ( ) – Fumante 8 E ( ) – Usuário de álcool 8 F ( ) – Prostituição 9. Por que aconteceu seu primeiro relacionamento ? 9 A ( ) – Foi por prazer 9 B ( ) – Devido ao convívio dos amigos 9 C ( ) – Estupro 9 D ( ) – Prostituição 9 E ( ) – Outro motivo. Qual ? ___________________ 10. Como é ser adolescente hoje e quais as transformações que você passou ? 11. Como você analisa o seu convívio social ( família, amigos, trabalho, escola. . . )

Pesquisa de Campo – C 20 Desafios Enfrentados Dificuldade em elaborar questões; Pouca familiaridade

Pesquisa de Campo – C 20 Desafios Enfrentados Dificuldade em elaborar questões; Pouca familiaridade com as ferramentas e conceitos de estatísticas (planilhas eletrônicas e cruzamentos de informações); Nenhuma experiência em pesquisa de campo e suas particularidades; Dificuldade em análise de dados e formulação de hipóteses.

Pesquisa de Campo – C 20 Habilidades desenvolvidas Experimentação em um novo processo: a

Pesquisa de Campo – C 20 Habilidades desenvolvidas Experimentação em um novo processo: a pesquisa de campo; Estímulo ao processo investigativo apresentando um foco com objetivos e questões bem definidas; Possibilidade de uso de ferramentas de informática tais como a internet, o editor de texto e a planilha eletrônica; Desenvolvimento da capacidade de análise e da oralidade.

Relato da Prática – C 30: Trabalho de Conclusão - Escolha do tema; -

Relato da Prática – C 30: Trabalho de Conclusão - Escolha do tema; - Pesquisa e elaboração do trabalho de conclusão; - Escolha e apresentação de vídeo; - Indicação do orientador; - Discussão e fechamento com o orientador; - Ensaio para a apresentação; - Apresentação Oral para familiares e alunos da Escola.

Trabalho de Conclusão – C 30 Desafios Enfrentados Processo investigativo pouco desenvolvido; Figura do

Trabalho de Conclusão – C 30 Desafios Enfrentados Processo investigativo pouco desenvolvido; Figura do professor centralizador ainda muito presente; Elaboração textual pouco desenvolvida; Exercício de oralidade não incentivado; Exemplo de aula padrão, com seus conteúdos e sua estrutura tradicional, difícil de ser ressignificada.

Trabalho de Conclusão – C 30 Habilidades desenvolvidas como oralidade, leitura, investigação, questionamento, autonomia

Trabalho de Conclusão – C 30 Habilidades desenvolvidas como oralidade, leitura, investigação, questionamento, autonomia e iniciativa; Autoconfiança restabelecida ao ver que consegue ultrapassar algumas barreiras, tais como apresentação em público e construção de textos mais elaborados; Conhecimento de várias formas de pesquisa bem como diversas linguagens de expressão; Domínio das ferramentas dos softwares Word e Power. Point para realização do trabalho.

Desafios / Problemas / Questões -Uma nova concepção de construção de conhecimento: o processo

Desafios / Problemas / Questões -Uma nova concepção de construção de conhecimento: o processo é muito mais revelador que o conteúdo; - Um novo dinamismo em sala de aula, onde a troca de informações é fundamental; -Uma nova visão sobre o aluno, respeitando o seu ritmo, os seus interesses e a sua opinião; -Uma nova relação com as disciplinas, com o currículo, com a estrutura escolar, pois a incerteza, o questionamento, a dúvida são os pilares para um processo investigativo; -Um novo fazer pedagógico, onde a ação-reflexão é fundamental, pois as incertezas dos alunos serão nossas incertezas e serão as incertezas de toda equipe de docentes.

Aprendizagens das práticas - A importância do registro de nossas experiências como uma ferramenta

Aprendizagens das práticas - A importância do registro de nossas experiências como uma ferramenta fundamental no processo ação-reflexão; - O reconhecimento de que a nossa sala de aula é um laboratório em que as nossas práticas são permanentemente reatualizadas e a investigação deve estar presente; - O entendimento de que, nesse processo de investigação permanente, o ‘erro’ seja um aprendizado e não uma frustração; - A compartimentação (das disciplinas, da pesquisa x ensino, do professor x aluno, do diurno x noturno) permite um melhor planejamento administrativo mas, ao criar uma cultura institucional, inibe ou restringe possibilidades pedagógicas inovadoras; - A interdisciplinaridade deve ser uma meta, mas ela pressupõe, sobretudo, uma relação visceral com o trabalho proposto.

“Pesquisar-ensinar-artistar: viver, em uma palavra. Arriscar-se, assumir o risco da morte, que é estar

“Pesquisar-ensinar-artistar: viver, em uma palavra. Arriscar-se, assumir o risco da morte, que é estar vivo/a, sem se considerar um produto acabado. Viver, para nos fazer mais artistas da própria profissão e existência. Para realizar a sina e a situação de estar no mundo, vivos/as. E, em conseqüência, para tornar nossa vida e a dos/as outros/as mais dignas de serem vividas. ” (SANDRA CORAZZA)

“Se é possível obter água cavando o chão, se é possível enfeitar a casa,

“Se é possível obter água cavando o chão, se é possível enfeitar a casa, se é possível crer desta ou daquela forma, se é possível nos defender do frio ou do calor, se é possível desviar leitos de rios, fazer barragens, se é possível mudar o mundo que não fizemos, o da natureza, por que não mudar o mundo que fazemos, o da cultura, o da história, o da política? “ (PAULO FREIRE)

Professores Catiana Quadros da Silva Pessi - professora desde 1994, graduação em Pedagogia e

Professores Catiana Quadros da Silva Pessi - professora desde 1994, graduação em Pedagogia e especialização em Supervisão Escolar, atualmente professora das séries iniciais e professora Generalista do III Ciclo (no projeto da Docência Compartilhada). José Luis Machado – professor de Sócio-Histórica desde 2000, formação em Ciências Sociais e especialização em Administração Universitária e PROEJA. Atua no Laboratório de Informática com projetos. Rejane Tesch Barreto Noal – professora Generalista com formação em Pedagogia Séries Iniciais e especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos. Atua desde 2008 no Projeto da Docência Compartilhada do 3º Ciclo.

Bibliografia CORAZZA, Sandra Mara. Pesquisa-ensino: o ‘hífen’ da ligação necessária na formação docente. In:

Bibliografia CORAZZA, Sandra Mara. Pesquisa-ensino: o ‘hífen’ da ligação necessária na formação docente. In: STEBAN, Maria Teresa; ZACCUR, Edwiges (Org. ). Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 53 -66 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997. 165 p. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000. 118 p. PERES, Dario Belbute; MACHADO, José Luis. A pesquisa demográfica como fonte de conhecimento e investigação sobre o aluno da EJA. In: SOUZA, Dóris (Org. ). Conexões educativas: ensinar e aprender para além do que se vê. Porto Alegre: SMED, 2006. (Escola faz, v. 1) GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Art. Med, 2000. 352 p.

Alunos Participantes Turmas C 21, C 22, C 23 C 31, C 32, C

Alunos Participantes Turmas C 21, C 22, C 23 C 31, C 32, C 33

Alunos Participantes C 21 AMANDA PADILHA DA CRUZ ANA GRAZIELA EUCLIDES CRISTIAN SILVA DOS

Alunos Participantes C 21 AMANDA PADILHA DA CRUZ ANA GRAZIELA EUCLIDES CRISTIAN SILVA DOS SANTOS ELYSON MATHEUS ANTUNES DE SOUZA ESMAEL DA ROCHA ILHA GABIELLE OLIVEIRA MOREIRA GABRIELI MARILIZI BERTASSI VIEIRA JAIDERSON DIEMES CUSTODIO MARTINS JHONATAN OLIVEIRA DE LIMA JOSIANE MORAIS DOS SANTOS JOSIAS ALVES LUIZ KETHREIN KATIELE TRINDADE FREITAS KETLIN FERNANDA LOPES OLIVEIRA LISANDRA DIAS DA SILVA LUANA TAINARA MENDES DO CANTO MAQUIELE SANTOS DA SILVA PAOLA ALEXANDRA VIEIRA DE OLIVEIRA PATRICK PESTES JUNQUEIRA PAULO RODRIGO MARTINS FERNANDES RAISA DA SILVA COSTA STEFANE MARTIN DA SILVA TAINÃ SPEZIA DOS SANTOS VITÓRIA ALESSANDRA DA SILVA LOPES C 23 C 22 ALISSON DUTRA AMANDA RODRIGUES CORGO DE SOUZA ANELISE LUCAS MALLMANN BRENDA SOUZA DE SILVA BRUNO GAVIÃO MARTINS CLEDEONIR FERREIRA EDER EMILIANO PRADO ALVES EDUARDO DE OLIVEIRA GABRIEL ECHEVARRIA SILVA DOS SANTOS JAYSON DIEGO MARTINS KAUAN DA ROSA FRANCO KEROLYN CRISTINA CASEMIRO VIEIRA LEANDERSON LOPES PEREIRA LEONARDO DE OLIVEIRA DOS SANTOS MAIARA COELHO MOREIRA PAOLA NEVES MONTEIRO RAFAELA JULIANA FREITAS LEAL SHAIANE BICCA MARTINS TACIELLEN FERREIRA LUZ WESLLEY SILVA DE SOUZA

Pesquisa de Campo da C 20 - 2013 C 21 – Tema: Bullying. Questionário

Pesquisa de Campo da C 20 - 2013 C 21 – Tema: Bullying. Questionário aplicado em 12 turmas (B 31; B 32; B 33; C 11; C 12; C 13; C 21; C 22; C 23; C 31; C 32; C 33) em um total de 250 alunos. C 22 – Tema: Preconceito. Questionário aplicado com os professores e com a comunidade em um total de 86 entrevistados. C 23 – Tema: Gravidez na Adolescência. Questionário aplicado em 8 turmas (C 21; C 22; C 23; C 31; C 32; C 33; T 51; T 61) em um total de 140 alunos

Alunos Participantes C 31 C 32 C 33 ANDRIO MATHIEL MARTINS ALEXIA MELANY ANDRADES

Alunos Participantes C 31 C 32 C 33 ANDRIO MATHIEL MARTINS ALEXIA MELANY ANDRADES DE SILVA BRUNA DOS SANTOS MULLER BRENDA CONCEIÇÃO FERNANDES BARBARA CRISTINI SANGUINET SCHWARTZHAUI CHRISTIANE DOS SANTOS BICCA BRENDA LISANDRA SANTOS LOPES BRUNO DE FREITAS BRAGA CARLOS EDUCARDO ALVES DE CAMPOS CAROLINA LOPES PIRES CRISTIAN VIEIRA HUNTER DIENIFFER DA SILVA PEDROSO DIONATA GRATTI DA SILVA EDNA DA SILVA RIBEIRO EDUARDO SILVEIRA MACIEL ELLYSSON FERREIRA ACOSTA EMERSON GUSTAVO FIGUEIRA QUERUBIM ESTEFANIE PÉRES CARVALHO ESTER DOS SANTOS XALMES GABRIELA AVILA BANDEIRA INDIANARA ROSANGELA LOPES VARGAS JESSICA TRINDADE DE MOTTA BRENDA DOS SANTOS CÓRGO BRUNO SILVA DZINGELESKI BRUNO SILVEIRA ZAMPIER CHRISTYAN PEREIRA DA ROSA DANIEL GUTERRES EHRHARDT DANIELA MELLO FAGUNDES DIÉSSE LIANDRA QUEIROZ BORBA FELIPE GUTERRES INAJARA CHARÃO DE OLIVEIRA JULIANA CHAVARE BALDEZ LARESSA DA SILVA FERNANDES LEONARDO DA ROSA FRONE DANIELLE LEMES ACOSTA LEONEL LARA DOS SANTOS JUNIOR ESTER MOTTA MOREIRA LUIS FELIPE ALVES XAVIER FRANSUELI REGINA RODRIGUES PASSOS LUIZ RENATO BICCA DE OLIVEIRA GABRIEL MESSA DOS PASSOS MARIANE DA SILVA CABRAL GABRIEL PÁRIS DE MOURA OLIVEIRA MATHEUS MOREIRA DE ANDRADE GREICE FERREIRA DA SILVA JEAN PONTI JESSICA TAINARA DOS SANTOS TEIXEIRA LAURA MACHADO CACILDO MILENA GRAZIELE EUCLIDES BARBOSA MYLENA SOARES DA ROSA NATIELE FERNANDA PIRES FELISBERTO PAULO VINICIUS MUNHOZ SOUZA NATHIELE VITÓRIA BORGES CARDOSO RAFAEL DOS SANTOS DE SOUZA JULIO DANIEL MORAES DE OLIVEIRA RÚBIA GAVIÃO MARTINS RENATA TEIXEIRA DE BRUM KEROLIN ROSA SOARES THAINARA FAGUNDES LOPES RYCHARD DA ROSA FERREIRA KETHRYN MARTINS ALVES THAMIRES SILVA DE ROSA THALIA JOSIELE MOREIRA FRUCK VIVIANE DOS SANTOS BICCA VITOR LUCAS MALLMANN WILLIAN ROSA PELTZ VITOR RENI BARBOSA DOMINGUES WAGNER SAMUEL DA ROSA CARVALHO WESLEY TAUAN DA SILVA JOELMA DA ROZA SOARES

Trabalhos de Conclusão – C 31 - 2013 ASSUNTO ALUNOS PROFESSOR NAZISMO BRENDA L.

Trabalhos de Conclusão – C 31 - 2013 ASSUNTO ALUNOS PROFESSOR NAZISMO BRENDA L. E JÉSSICA PROFª ANGELICA FACEBOOK BRUNO E LEONARDO P PROF DAVI GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA CAROLINA E KEROLIN PROFª SANDRA LENZ CARANDIRU DIONATA E CARLOS DROGAS EDNA E ESTEFANE FUTEBOL ELLYSON E CRISTIAN PROF FRED UFC ANDRIO, EDUARDO E EMERSON Profª Rejane SLENDER GABRIEL M. E JULIO PROF RICARDO ATLETISMO IGOR PROSTITUIÇÃO INFANTIL INDIANARA E KETHRYN PROFª MARGARETE MÚSICA JOELMA E BRENDA FERNANDES PROF FRED MODA GABRIELA E VIVIANE PROFª REJANE DROGAS WILLIAM E JÚLIO PROFª SANDRA LENZ Prof Zé Luis PROFª MAERLI PROF GUTO

Trabalhos de Conclusão – C 32 - 2013 ASSUNTO ALUNOS PROFESSOR GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Trabalhos de Conclusão – C 32 - 2013 ASSUNTO ALUNOS PROFESSOR GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA ADRIELE E WAGNER PROF REJANE MITOLOGIA GREGA ALEXIA PROF RICARDO MITOLOGIA GREGA LAURA PROF RICARDO CIGARRO AMANDA E BRENDA PROFª MAERLI JENNIFER LOPES E JUSTIN BIEBER BÁRBARA E NATHIELE PROF REJANE FUTEBOL BRUNO SILVA E VITOR PROF GUTO REGGAE, FUNK BRUNO Z, DANIEL E GABRIEL PROF GUTO A VIDA DE JESUS CRISTIAN PROF GUTO RAINHA ESTER PROFª MAERLI VIOLÊNCIA DOMÉSTICA FERNANDA E DANIELLE PROFª MARGARETE RACISMO FRANSUELI PROFª ANGELICA SONO GREICE E JESSICA PROFª SANDRA RANGEL RACISMO JEAN PROFª ANGELICA CHORÃO RUBIA E DANIELA Profª Rejane

Trabalhos de Conclusão – C 33 - 2013 ASSUNTO ALUNOS PROFESSOR DROGAS DIESSI E

Trabalhos de Conclusão – C 33 - 2013 ASSUNTO ALUNOS PROFESSOR DROGAS DIESSI E CHRISTIANE SUSTENTABILIDADE FELIPE G. TITANIC JULIANA E NATIELI MÚSICAS ATUAIS LARESSA E MARIANE PROF GUTO TRÁFICO DE PESSOAS INAJARA E LEONARDO PROF DAVI LIXO ELETRÔNICO LEONEL RED HOT CHILLI PEPPERS LUIZ RENATO E RENATA ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS MILENA, THALIA E BRUNA CHORÃO MYLENA E LUIS FELIPE PROFª REJANE CHE GUEVARA RYCHARD , WESLEY E MATHEUS PROFª ANGELICA HUGO CHAVEZ PAULO E RAFAEL DESCOBRIMENTO DO BRASIL VITOR PROFª SANDRA RANGEL PROF DAVI PROF REJANE Prof Zé Luis PROFª MARGARETE PROF RICARDO Prof Zé Luis

FIM

FIM