Perodo Joanino Prof merson A Vecchietti Vinda da

  • Slides: 6
Download presentation
Período Joanino Prof. Émerson A. Vecchietti

Período Joanino Prof. Émerson A. Vecchietti

Vinda da Corte portuguesa Em 1806, Napoleão decretou o Bloqueio Continental da Inglaterra. Seu

Vinda da Corte portuguesa Em 1806, Napoleão decretou o Bloqueio Continental da Inglaterra. Seu objetivo era prejudicar a economia inglesa, a mais industrializada da Europa. Segundo o decreto, todo país que comerciasse com a Inglaterra ficaria sujeito a ser invadido por tropas francesas. Até então, o governo português mantivera uma política de neutralidade, pois não tinha interesse em se indispor com nenhum dos lados. Com o ultimato francês, Portugal ficou em uma situação difícil: se aderisse ao Bloqueio, a Inglaterra bombardearia a capital Lisboa, e poderia atacar suas colônias se não aderisse o território português seria invadido por tropas francesas.

Como havia no governo de Portugal pessoas ligadas à Inglaterra que defendiam, como saída

Como havia no governo de Portugal pessoas ligadas à Inglaterra que defendiam, como saída para essa situação, a mudança da corte para o Rio de Janeiro. Essa posição era apoiada pelos ingleses que pressionavam o príncipe regente, Dom João a fazer a mudança. Em 1807, o governo português aprovou a medida. Abertura dos portos às nações amigas Durante a viagem D. João decidiu fazer uma escala em Salvador, antiga capital da colônia. Sua intenção era assegurar a fidelidade da população local e do restante do Nordeste ao governo.

Na Bahia D. João assinou um documento no qual, entre outras medidas, abria os

Na Bahia D. João assinou um documento no qual, entre outras medidas, abria os portos do Brasil às nações amigas. Assim, a colônia poderia estabelecer relações comerciais com muitos países principalmente com a Inglaterra. Até então, os portos brasileiros só poderiam receber mercadorias vindas de Portugal. Em 1810, entrariam em vigor alguns outros tratados de amizade e comércio estabelecidos com ingleses, cujos produtos chegavam ao Brasil com impostos reduzidos. A partir de então, o Brasil passou a receber quantidades cada vez maiores de artigos importados da Inglaterra. Tecidos de algodão, cordas, pregos, ferramentas, utensílios para casa e até produtos que aqui não tinham utilidade.

Para acomodar as pessoas que acabavam de chegar, o governo passou a requisitar casas

Para acomodar as pessoas que acabavam de chegar, o governo passou a requisitar casas particulares e entregá-las aos recém chegados. Era pintado na porta PR (Príncipe Regente), nas casas que iriam ser confiscadas, para o povo passou a significar "Ponha-se a Rua ou Propriedade Privada". Em 1808, foi criado por Dom João: - O Banco do Brasil; - Foi autorizado a criação de indústrias manufatureiras no Brasil; - Foi fundado duas escolas de medicina, uma na Bahia e outra no RJ; - Imprensa Régia; - Biblioteca Real; - Jardim Botânico;

Em 1810, foi criada a Academia Real Militar, destinada a formar profissionais como engenheiros

Em 1810, foi criada a Academia Real Militar, destinada a formar profissionais como engenheiros e geógrafos. Em 1815, o Brasil deixou de ser colônia e passou a integrar o Reino Unido de Portugal e Algarves (devido ao Congresso de Viena). Dom João foi coroado Rei de Portuga em 1818, dois anos após a morte de D. Maria I.