PERFORMANCE DE POUSO REQUERIMENTOS DE POUSO REQUISITOS EXIGIDOS

  • Slides: 6
Download presentation
PERFORMANCE DE POUSO

PERFORMANCE DE POUSO

REQUERIMENTOS DE POUSO REQUISITOS EXIGIDOS PARA A PERFORMANCE DE UM POUSO FATORES QUE LIMITAM

REQUERIMENTOS DE POUSO REQUISITOS EXIGIDOS PARA A PERFORMANCE DE UM POUSO FATORES QUE LIMITAM UM POUSO Ø O peso máximo de pouso de uma aeronave é limitado pelos seguintes fatores: Pista; Arremetida (Approach/ Landing Climb); PCN da Pista; Estrutural de Pouso.

PERFORMANCE DE POUSO FATORES QUE LIMITAM O POUSO: PARA EFEITO DE DESPACHO, A PISTA

PERFORMANCE DE POUSO FATORES QUE LIMITAM O POUSO: PARA EFEITO DE DESPACHO, A PISTA DEVERÁ SER FATORADA. Ø CÁLCULO DA DIST NCIA REAL DE PARADA: 50 PÉS VREF ü APLICAÇÃO DE “MÁXIMO MANUAL BRAKES”; ü CONSIDERA-SE O USO DO SPEEDBRAKES; ü NÃO É CONSIDERADO O USO DOS REVERSORES. 1. 000 PÉS Distancia Real de Parada + 67 % MOLHADA DIST NCIA REQUERIDA PARA DESPACHO EM PISTA SECA+ 15 % DIST NCIA REQUERIDA PARA DESPACHO EM PISTA MOLHADA SEMPRE OBSERVAR: Índices de Fatoração: DRY DRP x 1, 67 WET DRP x 1, 92 SE AS TABELAS DE DIST NCIAS DO “AFM” E DO “QRH” SÃO OU NÃO FATORADAS !

PERFORMANCE DE POUSO q REQUERIMENTOS DA PERFORMANCE DE POUSO: Ø Os pesos de pousos

PERFORMANCE DE POUSO q REQUERIMENTOS DA PERFORMANCE DE POUSO: Ø Os pesos de pousos são limitados pelo comprimento de pista e o gradiente de subida (climb), por motivos de arremetida. O limitante será o menor valor entre eles. FATORES QUE LIMITAM O POUSO: APPROACH CLIMB (Aeronaves Bimotoras): v ü ü ü GRADIENTE 2, 1% (NO “CLIMB” DA ARREMETIDA); Um motor Inoperante – Potência de decolagem (Go Around); Flaps de Aproximação; Trens Recolhidos. LANDING CLIMB (Aeronaves Bimotoras): v ü ü ü GRADIENTE 3, 2% (NO “CLIMB”); Todos os Motores; Flaps de Pouso; Trens Distendidos.

PERFORMANCE DE POUSO FATORES QUE LIMITAM A DECOLAGEM OU O POUSO DE UMA AERONAVE

PERFORMANCE DE POUSO FATORES QUE LIMITAM A DECOLAGEM OU O POUSO DE UMA AERONAVE q LIMITAÇÕES DE PAVIMENTO Ø Para determinar facilmente se uma aeronave sofrerá limitação devido à Resistência do pavimento, utiliza-se método ACN - PCN. ACN (Aircraft Classification Number): É o número que indica o efeito relativo da aeronave sobre o pavimento de determinado grau de resistência. Depende tanto do peso quanto da disposição dos trens de pouso. Este número é fornecido pelo fabricante da aeronave. v PCN (Pavement Classification Number): v É o Número que indica a resistência de um pavimento para operações sem restrições. Quanto maior este número, maior será a resistência do pavimento. O PCN é um número fornecido no ROTAER para cada aeroporto do país. Ø As autoridades aeroportuárias podem autorizar operações com o ACN maior do que PCN, desde que o pavimento permaneça seguro para utilização. Em geral, é permitido uma diferença de 10% entre o ACN e PCN para pavimentos flexíveis, e 5% para pavimentos rígidos, desde que estas operações com sobrecarga sejam espalhadas ao longo do ano e que não excedam a 5% do número total de decolagens/ ano.

PERFORMANCE DE POUSO ANÁLISE DE POUSO PCN 29 permitido = VALOR DO PCN> PCN,

PERFORMANCE DE POUSO ANÁLISE DE POUSO PCN 29 permitido = VALOR DO PCN> PCN, desde É ACN R = TIPO DE PISO não excedam que as diferenças 5% decolagens anuais, para B = das CATEGORIA DO SUB-LEITO diferenças: W = CATEGORIA DE PRESSÃO PNEUS IDENTIFICAÇÃO NO ROTAER T = TIPO DE AVALIAÇÃO DO PISO - 10 % em Pavimentos Flexíveis; 29 /R B /Rígidos. W T/ W R/B - 529 % em Pavimentos RESISTÊNCIA DO SUBLEITO: T VALOR DO PCN AVALIAÇÃO DOAlta; PISO: A = Resistência CATEGORIA DE PRESSÃO MÁXIMA F = Piso Flexível (Asfalto); ADMISSÍVEL NOS PNEUS: W = Alta (sem limite de pressão); R ==Piso Rígidomelhor (Concreto). B Resistência Média; Quanto Maior, !. . . X == Média (pressão máxima de 217 psi); T Avaliação Técnica; C =Baixa Resistência Baixa; de 145 psi); Y == (pressão. Prática. máxima U Avaliação Z Baixa (pressão D==Muito Resistência Ultramáxima Baixa. =73 psi). O PCN (PAVEMENT CLASSIFICATION NUMBER) É O NÚMERO EXISTENTE NO ROTAER QUE INDICA A RESISTÊNCIA DE UMA PISTA PARA OPERAÇÕES SEM RESTRIÇÕES. QUANTO MAIOR O PCN, MAIOR A RESISTÊNCIA DO PAVIMENTO.