PDE Senac So Paulo Programa de Desenvolvimento Educacional

  • Slides: 12
Download presentation
PDE Senac São Paulo Programa de Desenvolvimento Educacional Gerência de Pessoal 2019

PDE Senac São Paulo Programa de Desenvolvimento Educacional Gerência de Pessoal 2019

Objetivo O Programa de Desenvolvimento Educacional o objetivo de favorecer a consolidação da Proposta

Objetivo O Programa de Desenvolvimento Educacional o objetivo de favorecer a consolidação da Proposta Pedagógica, atendendo às necessidades de formação educacional dos profissionais que atuam na Instituição, com ênfase na prática pedagógica voltada ao desenvolvimento da aprendizagem com autonomia. Além disso, articula-se às demandas presentes nas unidades e gerências corporativas, aos projetos institucionais voltados à educação e relação com aluno e à proposta de trabalho do NEC – Núcleo de Educação Corporativa.

Histórico As iniciativas de desenvolvimento educacional foram iniciadas em meados de 1980, por meio

Histórico As iniciativas de desenvolvimento educacional foram iniciadas em meados de 1980, por meio do Programa de Desenvolvimento Docente. Ao longo dos anos, o programa foi aprimorado e deu origem ao Programa de Desenvolvimento Educacional no início dos anos 2000, com itinerário formativo composto por ações educacionais com foco no desenvolvimento de competências voltadas à prática pedagógica. Abaixo os principais títulos do portfólio atual: § Integração Educacional: Jeito Senac de Educar - Modelo Pedagógico Senac (12 horas) § Construindo competências por meio de projetos (8 horas) § Avaliação do processo de desenvolvimento de competências (8 horas) § Oficina de planejamento da prática pedagógica (8 horas) § Oficina de estratégias participativas de ensino-aprendizagem (8 horas) § Construindo Competências por meio de Projetos (8 horas) § Piloto Elaboração de Projetos (18 horas) Novo!

Operação A capacitação desenvolvida nos cursos que compõem o PDE acontece, fundamentalmente, por meio

Operação A capacitação desenvolvida nos cursos que compõem o PDE acontece, fundamentalmente, por meio da atuação de uma equipe de 104 Multiplicadores, dos quais 56 são MEPs, 28 são Técnicos Educacionais e 20 Técnicos de Desenvolvimento Profissional. Esses profissionais recebem uma formação específica para atuar em suas localidades, levando o Jeito Senac de Educar às diversas unidades do estado de São Paulo.

Resultados Evolução do número de docentes atendidos por meio dos cursos do portfólio do

Resultados Evolução do número de docentes atendidos por meio dos cursos do portfólio do PDE Ano Número total de docentes atendidos 2014 606 2015 2524 2016 3274 2017 2868 2018 2518 2019 (até Novembro) 4058

Movimento Ponte. S Além do PDE, desde 2012 ocorre no âmbito da Educação Corporativa

Movimento Ponte. S Além do PDE, desde 2012 ocorre no âmbito da Educação Corporativa o Movimento Ponte. S que tem o objetivo de mobilizar e incentivar todas as instâncias das unidades do Senac São Paulo a dialogarem sobre educação, inspiradas por referenciais de metodologias ativas e aprendizagem significativa, visando efetivar a Proposta Pedagógica institucional no cotidiano. Além disso, é reconhecido institucionalmente como um processo de formação em serviço de amplo alcance na Rede de Unidades do Senac São Paulo. Desde 2014, são abordados no Ponte. S diversos aspectos referentes ao MPS, principalmente no que diz respeito ao trabalho com projetos e à prática pedagógica necessária à essa abordagem.

Movimento Ponte. S – Premissas 1. O Movimento Ponte. S não é uma metodologia.

Movimento Ponte. S – Premissas 1. O Movimento Ponte. S não é uma metodologia. É um movimento que promove a reflexão sobre práticas educacionais voltadas à concretização da Proposta Pedagógica. 2. Os projetos serão propostos pelos alunos e orientados pelos docentes, de modo a promover a experimentação sobre algo real, e alinhados às necessidades pedagógicas da formação. 3. Valoraremos a criatividade e a investigação no ambiente educacional. 4. As decisões serão compartilhadas entre área técnica, docentes, alunos, gerentes, área administrativa e demais áreas envolvidas na ação. 5. Haverá compartilhamento de informações e cultivo de um ambiente de incentivo ao Movimento Ponte. S em todas as instâncias da unidade. 6. Haverá planejamento coletivo de trabalho. 7. Trabalharemos, em sala de aula, com autoavaliação, avaliação individual e em grupo. **Essas premissas foram criadas com base na Proposta Pedagógica do Senac São Paulo, nas diretrizes educacionais estruturadas pelo Geduc – Posicionamento Educacional e Representação Política e nas orientações das gerências de Operações.

Programa de Formação Educacional - Professores, Tutores e Monitores de Educação Profissional Iniciado no

Programa de Formação Educacional - Professores, Tutores e Monitores de Educação Profissional Iniciado no início de 2018, o projeto contou com a contribuição de um grupo formado por Monitores, Técnicos de Área, Técnicos Educacionais, Gerentes de Unidade e representantes de áreas corporativa responsáveis pelas diretrizes educacionais no regional. Objetivos • Construir colaborativamente propostas de formação educacional para Professores, Tutores e Monitores de Educação Profissional, a partir da identificação de demandas institucionais e das competências a serem mapeadas para cada função, considerando a necessidade de articular as ações formativas com outros processos e ações da GEP, bem como com os processos e orientações de outros setores da Instituição. • Reconhecer, no contexto da construção das propostas de formação educacional, demandas e necessidades inerentes à gestão dos Professores, Tutores e MEPs, e encaminhá-las aos responsáveis.

Formação Educacional - Professores e Tutores / Monitores de Educação Profissional Prototipagem PDI -

Formação Educacional - Professores e Tutores / Monitores de Educação Profissional Prototipagem PDI - Plano de Desenvolvimento Individual Competências necessárias à função docente essenciais específicas técnicas específicas educacionais Menu de ações formativas: § Aprendizagem no local de trabalho § Aprendizagem social § Ações educacionais estruturadas protótipo

Proposta Formativa do Senac São Paulo Do ponto de vista da Educação Corporativa, a

Proposta Formativa do Senac São Paulo Do ponto de vista da Educação Corporativa, a formação educacional desses atores é abordada: ü Por meio do PDE, conforme descrito nos itens anteriores. Vale destacar que esse programa inclui no seu público, além dos docentes, os Supervisores Educacionais e as equipes pedagógicas das Unidades Escolares. ü Por meio de cursos específicos da Educação Corporativa (capacitações técnicas de diversas naturezas, presenciais e a distância) destinados aos Supervisores Educacionais e a Técnicos de Área das Unidades Escolares. ü Por meio do Movimento Ponte. S, que envolve os funcionários das Unidades Escolares de forma geral, inclusive os Diretores. ü Ações locais de desenvolvimento local.

Perspectivas 1. Continuidade dos cursos quem compõem o PDE e abordam, de forma direta

Perspectivas 1. Continuidade dos cursos quem compõem o PDE e abordam, de forma direta e explícita, orientações e parâmetros inerentes ao MPS e sua concretização na prática docente. 2. Continuidade das ações de formação em serviço desenvolvidas no contexto do Movimento Ponte. S. Nesse contexto, a expectativa é consolidar o movimento nas 60 Unidades Escolares que compõem a rede do Senac São Paulo, envolvendo todos os Monitores de Educação Profissional do quadro. 3. Implantar o projeto de formação educacional para Monitores de Educação Profissional, a partir do mapeamento, ideação, sistematização e disponibilização de ações formativas voltadas para a aprendizagem no local e trabalho, a aprendizagem social e a aprendizagem formal (ações estruturadas). O projeto está em fase de desenvolvimento e prevê a entrega de um menu de ações formativas que será disponibilizado numa plataforma virtual.

Obrigado! Mário Augusto Costa Valle mario. acvalle@sp. senac. br

Obrigado! Mário Augusto Costa Valle mario. acvalle@sp. senac. br