Paz na Diferena 2010 A Cultura de Paz

  • Slides: 13
Download presentation
Paz na Diferença 2010

Paz na Diferença 2010

A Cultura de Paz pressupõe a resolução pacífica dos conflitos tendo em vista o

A Cultura de Paz pressupõe a resolução pacífica dos conflitos tendo em vista o desenvolvimento humano e não apenas ausência de guerra ou uma resignada passividade frente às oposições ou conflitos.

Os eventos artísticos simbólicos como o “Paz na Diferença”, suportados por uma ação singela

Os eventos artísticos simbólicos como o “Paz na Diferença”, suportados por uma ação singela carregada de simbolismo, como a dobradura de 1000 tsurus, trazem a novidade de uma ação resultante da soma de muitos com um desejo comum.

Por que os tsurus Segundo uma crença popular japonesa, o tsuru é um pássaro

Por que os tsurus Segundo uma crença popular japonesa, o tsuru é um pássaro sagrado que vive mil anos e tem o poder de conceder a realização de um desejo a quem dobrar mil deles com esse mesmo desejo no coração. Sadako Sasaki, vítima da radiação emanada da bomba de Hiroshima, iniciou a tarefa de dobrar mil tsurus para se recuperar do câncer. Ao perceber que a doença só piorava, Sadako deixou de desejar saúde somente para si, e passou a desejá-la para todas as crianças que sofreram em razão da bomba. Até hoje a história de Sadako é relembrada no mundo todo como símbolo de paz e muitos visitam os monumentos construídos em sua memória para depositar tsurus.

2006 O Paz na Diferença do ano de 2006 foi realizado nas dependências da

2006 O Paz na Diferença do ano de 2006 foi realizado nas dependências da sede do Projetos Terapêuticos. Pacientes, familiares e terapeutas se uniram com a intenção de dobrar mil tsurus em nome da paz. Tivemos a apresentação de uma flautista e contação de histórias.

Tsurus e histórias Os mil tsurus dobrados no Paz na Diferença de 2006 foram

Tsurus e histórias Os mil tsurus dobrados no Paz na Diferença de 2006 foram dispostos numa longa espiral que compõe um quadro.

2007 O Paz na Diferença 2007 foi realizado na escola Alves cruz que fica

2007 O Paz na Diferença 2007 foi realizado na escola Alves cruz que fica em frente à sede do Projetos Terapêuticos. Nesta edição chamamos pessoas de nossa rede para enriquecer o evento com outras ações: contação de histórias, oficina de grafite, oficinas de pintura com as crianças e dança circular. Ao término do evento os tsurus foram soltos em balões de gás, de modo que ao final tínhamos “entre o céu e a terra mensagens de paz que cobriam a cidade”.

Fotos dos balões subindo aos céus Depois da dança circular, os tsurus que foram

Fotos dos balões subindo aos céus Depois da dança circular, os tsurus que foram amarrados a balões de gás foram soltos para que levassem aos céus mensagens de paz.

2008 No evento de 2008 decidimos ir de encontro às pessoas de nosso território

2008 No evento de 2008 decidimos ir de encontro às pessoas de nosso território ocupando um espaço junto à rua, no estacionamento da loja onde se realizou o Bazar Diversificado. Além da venda de objetos criados e garimpados pelos pacientes tivemos apresentações musicais.

Paz na Vila Madalena Em 2008, a oficina de origamis do Paz na Diferença

Paz na Vila Madalena Em 2008, a oficina de origamis do Paz na Diferença foi acompanhada por apresentações de canto e violão.

2009 O Paz na Diferença desse ano foi o primeiro organizado em rede. Contando

2009 O Paz na Diferença desse ano foi o primeiro organizado em rede. Contando com a participação de mais de 18 instituições, o evento foi realizado na sede do Instituto Mais Diferenças e teve contação de histórias com o Instituo Fazendo História e apresentações musicais, entre elas o Projeto Guri. Neste ano inauguramos a ampla utilização de plataformas de redes sociais como Twitter e Ning e ampliamos, assim, a comunicação de nossas ações e garantimos a coesão dos parceiros envolvidos.

Músicas e histórias A roda para ouvir as histórias e uma das apresentações musicais

Músicas e histórias A roda para ouvir as histórias e uma das apresentações musicais do Paz na Diferença 2009.

Cultura de Paz é um tema central para a compreensão da vida, chave para

Cultura de Paz é um tema central para a compreensão da vida, chave para novas formas e realizações sociais e culturais, para a criação de políticas públicas e da vida cotidiana, abrindo as portas de um futuro possível para os homens nesta terra. Temos a esperança de que nossa contribuição a esse esforço fará diferença.