PASTORAL VOCACIONAL PAROQUIAL PRIMEIRAS IDIAS RECORDANDO O QUE

  • Slides: 28
Download presentation

PASTORAL VOCACIONAL PAROQUIAL PRIMEIRAS IDÉIAS

PASTORAL VOCACIONAL PAROQUIAL PRIMEIRAS IDÉIAS

RECORDANDO: O QUE É VOCAÇÃO? A palavra VOCAÇÃO deriva do verbo latino vocare, que

RECORDANDO: O QUE É VOCAÇÃO? A palavra VOCAÇÃO deriva do verbo latino vocare, que significa chamado. É o mistério do chamado divino e resposta de cada pessoa para exercer uma missão no mundo, sentindo-se feliz na vocação assumida. A Igreja Católica cultiva as vocações, isto é, cria as condições para que cada pessoa possa dar a sua resposta livre e responsável a Deus. Cada pessoa batizada é responsável pelo cultivo das vocações. Cada qual, vivendo com autenticidade a sua própria vocação, torna-se testemunho para outros. “O testemunho suscita vocações”

ITINERÁRIO VOCACIONAL 1) CHAMADO – É Deus quem chama. O chamado à Vida é

ITINERÁRIO VOCACIONAL 1) CHAMADO – É Deus quem chama. O chamado à Vida é nossa primeira vocação. Os exemplos bíblicos de chamado vocacional no Antigo Testamento são por iniciativa de Deus e para uma determinada missão. No Novo Testamento é Jesus quem por primeiro chama seguidores e dentre eles escolhe os Doze Apóstolos (Lucas 6, 13) O chamado à Santidade é para todos (Vat II). 2) ESCOLHA - Jesus primeiro chama e depois escolhe (os Doze) para o seguimento mais de perto. Na proposta das vocações específicas a escolha é resposta ao chamado divino. 3) ACOMPANHAMENTO nos remete ao Envio dos Discípulos (Mt. 28, 19 -20 e a Emaús (Lc. 24, 13 -35). Há necessidade do acompanhamento para adolescentes e jovens. Daí a necessidade estabelecer processos de Itinerário Vocacional a fim de fortalecer com clareza o significado do chamado, da escolha e do acompanhamento.

DIMENSÕES DA VOCAÇÃO: • Vocação Humana • Vocação Cristã • VOCAÇÃO ESPECÍFICA

DIMENSÕES DA VOCAÇÃO: • Vocação Humana • Vocação Cristã • VOCAÇÃO ESPECÍFICA

VOCAÇÃO ESPECÍFICA: • A consagração para os ministérios ordenados: vocação assumida pelos diáconos, padres

VOCAÇÃO ESPECÍFICA: • A consagração para os ministérios ordenados: vocação assumida pelos diáconos, padres e bispos. • Vida Consagrada, a consagração nos diversos Institutos, Ordens e Congregações de Religiosos e Religiosas; a consagração nas Sociedades de Vida Apostólica; a consagração nos Institutos Seculares • Vocação Cristã Leiga, a consagração no Matrimônio, vocação da Família, assumida pela maioria das pessoas.

COMO ORGANIZAR A PASTORAL VOCACIONAL EM NOSSA REALIDADE PAROQUIAL? A pastoral vocacional está presente

COMO ORGANIZAR A PASTORAL VOCACIONAL EM NOSSA REALIDADE PAROQUIAL? A pastoral vocacional está presente na paróquia, como um ministério em favor de todas as vocações: leigas, religiosas e presbiterais. É, portanto, um serviço que visa despertar, discernir, cultivar e acompanhar o chamado divino, que se fundamenta no Batismo, fonte de todas as vocações.

QUEM ASSUME ESTA TAREFA? O trabalho vocacional é assumido por uma equipe vocacional, com

QUEM ASSUME ESTA TAREFA? O trabalho vocacional é assumido por uma equipe vocacional, com a participação dos animadores que atuam na paróquia. Ela se constitui na consciência da vocação específica: promover, cultivar, proteger e acompanhar vocacionados e vocacionáveis. Cabem aos agentes vocacionais da paróquia um cuidado todo particular e especial, em relação às vocações, despertando vocações, em qualquer lugar e ambiente, mas de modo especial, nos diversos seguimentos paroquiais.

RESUMINDO: A PASTORAL VOCACIONAL mobiliza toda a comunidade em favor das vocações, não apenas

RESUMINDO: A PASTORAL VOCACIONAL mobiliza toda a comunidade em favor das vocações, não apenas como responsabilidade de uma equipe vocacional. Diz respeito à essência da Igreja, à dimensão evangelizadora da Igreja como comunidade dos chamados. É o empenho de toda a Igreja em favor das vocações.

PASTORAL VOCACIONAL OBJETIVOS

PASTORAL VOCACIONAL OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL • Suscitar uma cultura vocacional (cultura do chamado) em nossas paróquias verbitas,

OBJETIVO GERAL • Suscitar uma cultura vocacional (cultura do chamado) em nossas paróquias verbitas, despertando para as mais variadas vocações, sobretudo as sacerdotais e religiosas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1º) “Vocacionalizar” nossas pastorais e movimentos, de tal modo que as vocações

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1º) “Vocacionalizar” nossas pastorais e movimentos, de tal modo que as vocações sejam preocupação de toda a paróquia e das comunidades ;

2º) Conscientizar da importância da “ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES”. Conduzir nossas comunidades, pastorais e movimentos

2º) Conscientizar da importância da “ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES”. Conduzir nossas comunidades, pastorais e movimentos à diversas atividades, a saber:

üOração pelas vocações nas missas e cultos das comunidades; üMissa vocacional; üHora santa vocacional;

üOração pelas vocações nas missas e cultos das comunidades; üMissa vocacional; üHora santa vocacional; üTríduo vocacional; üSemana vocacional; üVia sacra vocacional; üPrimeiro domingo do mês assumido como domingo vocacional; üDia 2 de fevereiro, dia mundial da Vida Consagrada; üAtenção especial ao Dia mundial de Oração pelas Vocações (4. º Domingo da Páscoa); üCelebração do Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes (Sagrado Coração de Jesus); üMês Vocacional (agosto) e iniciativas vocacionais do Mês Missionário (outubro); üEncontros vocacionais paroquiais para jovens, para ajudá-los a descobrir sua vocação; üReflexão vocacional nos encontros de preparação para o Batismo, a Crisma e o Matrimônio; üGincana e festival vocacional; üDivulgação de folhetos, livros e cartazes vocacionais; üTríduo vocacional; üMotivação da comunidade para rezar e participar das ordenações diaconais e sacerdotais; üTerço Vocacional (ou ao menos uma dezena do Terço); üCantos Vocacionais; üPublicar nos meios de comunicação: testemunhos, músicas, filmes vocacionais. . . üEstar unidos enquanto Igreja para REZAR, FALAR BEM E CONVIDAR.

3º) Fortalecer a identidade e a credibilidade do Promotor Vocacional e dos seminários verbitas.

3º) Fortalecer a identidade e a credibilidade do Promotor Vocacional e dos seminários verbitas.

PASTORAL VOCACIONAL VERBITA RESPONSABILIDADES

PASTORAL VOCACIONAL VERBITA RESPONSABILIDADES

RESPONSÁVEIS PELO PROJETO 4. Os membros da Pastoral Vocacional ficam responsáveis pela animação e

RESPONSÁVEIS PELO PROJETO 4. Os membros da Pastoral Vocacional ficam responsáveis pela animação e motivação do projeto.

Nossas três paróquias são convidadas a viver uma experiência revigorante em vista de proporcionar

Nossas três paróquias são convidadas a viver uma experiência revigorante em vista de proporcionar o fortalecimento da cultura vocacional em todas as suas comunidades, tendo sempre o empenho de todos como grande aliado.

VOCACÕES EXISTEM! ELAS PRECISAM SER DESPERTADAS!!!!!

VOCACÕES EXISTEM! ELAS PRECISAM SER DESPERTADAS!!!!!

 ”VOCAÇÕES EXISTEM. ELAS PRECISAM SER DESPERTADAS” (Dom José Roberto)

”VOCAÇÕES EXISTEM. ELAS PRECISAM SER DESPERTADAS” (Dom José Roberto)

OBRAS CONSULTADAS BRANDES, Dom Orlando. Laicato: Vocação e missão. São Paulo, Paulus, 2017. CENCINI,

OBRAS CONSULTADAS BRANDES, Dom Orlando. Laicato: Vocação e missão. São Paulo, Paulus, 2017. CENCINI, Amadeo. Construir cultura vocacional. São Paulo: Paulinas, 2013. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, A Pastoral Vocacional – realidade, reflexões e pistas – estudos da CNBB n 5. Paulinas, 1974. Guia de Orientações para o Simpósio Vocacional. São Paulo: IPV, 2013.