Parte III a d i v a d

  • Slides: 22
Download presentation
Parte III

Parte III

a d i v a d s a s i o C A maravilha

a d i v a d s a s i o C A maravilha da vida é tudo nela ter justificação. De contrário, era faltar na terra esta admirável plurivalência, que faz de uma tarde de sol, de trigo e de cigarras o mais assombroso espetáculo que se pode ver. O medir depois a distância que vai da formiga ao leão, da urtiga ao castanheiro, de Nero a S. Francisco de Assis, é uma casuística que não tem nada que ver com a torrente de seiva que inunda o mundo de polo a polo. Miguel Torga

n o s l Ne a l e d n a M Consiste em

n o s l Ne a l e d n a M Consiste em 50 placas de aço com 10 metros de altura, cortadas a laser e inseridas na paisagem, um monumento representando o 50. º aniversário da captura e prisão de Nelson Mandela, em 6 de agosto de 1962, no próprio local onde tal sucedeu e que lhe custaria 27 longos anos de cárcere. Num ângulo específico de observação, a visão em perspetiva das colunas surpreende ao assumir a imagem de Nelson Mandela, figura que exerceu depois a Presidência da África do Sul. O escultor é Marco Cianfanelli, de Joanesburgo, que estudou belas-artes em Wits.

s a l g Dou t r a b l Enge Se, atualmente, podemos

s a l g Dou t r a b l Enge Se, atualmente, podemos fazer chamadas por videoconferência, enviar ‘cartas’ por correio eletrónico e navegar pela Internet à distância de um clique, tal deve-se a Douglas Engelbart, engenheiro e pioneiro da informática, inventor do rato, falecido recentemente aos 88 anos. Ao longo da sua carreira, destacou-se na área de informática, tendo-se formado em Engenharia Eletrónica na Universidade de Oregon. Em 1967, altura em que os computadores eram raros, apresentou em S. Francisco um protótipo do que viria a ser o computador do futuro. Em colaboração com a sua equipa de investidores, inventou a Arpanet, a precursora da Internet.

o h n i Carm Filha da fadista Teresa Siqueira, Carminho nasceu em Lisboa

o h n i Carm Filha da fadista Teresa Siqueira, Carminho nasceu em Lisboa e estreou-se em público aos 12 anos. Tinha por hábito ouvir discos de Amália Rodrigues e Lucília do Carmo. Concluído o curso universitário, percebeu que boa parte da sua vida passava pelo fado. Viajou pelo mundo e, de regresso a Lisboa, começou a cantar num restaurante típico recebendo logo solicitações para os grandes palcos nacionais e internacionais. Destacou-se no galardoado filme Fados, de Carlos Saura, editando em 2009 o seu primeiro álbum. Em 2011, a convite da União Europeia, tornou-se embaixadora da canção nacional. Com Pablo Alborán, cantou Perdóname, atingindo o número 1 do Top espanhol.

O o ã h n e g n E O Estádio Olímpico João Havelange,

O o ã h n e g n E O Estádio Olímpico João Havelange, também chamado, popularmente de Engenhão, foi construído no Rio de Janeiro para sediar provas de atletismo e de futebol dos Jogos Pan-americanos de 2007. Construído de raiz, moderno e bem equipado, foi orçamentado em 22 milhões de euros e acabou por custar 140 milhões. A inauguração prevista para 2006, foi adiada quatro vezes, só acontecendo um ano depois. Em março último, o Engenhão foi interdito porque a cobertura corre o risco de abater, tornando-se um paradigma do estádio atrasado, caro e sem uso. O seu nome oficial deve ser alterado porque Havelange foi envolvido num caso de corrupção.

d r a h c i R n o s e h t Ma

d r a h c i R n o s e h t Ma O escritor e argumentista americano Richard Matheson, desaparecido recentemente com 87 anos, foi o autor de vários títulos clássicos do fantástico e da ficção científica, um deles I Am Legend, adaptado três vezes ao cinema. Matheson tem o seu nome ligado a The Twilight Zone, uma das séries nucleares na história da tv, que a associação dos argumentistas americanos estabeleceu como a melhor de então. Adaptou o seu conto Duel, num telefilme dirigido por Steven Spielberg, o primeiro trabalho do realizador de Os Salteadores da Arca Perdida.

a m o n e G o n a hum A década de 90

a m o n e G o n a hum A década de 90 será recordada como a era da engenharia genética. A informação armazenada nos organismos vivos foi lida, manipulada, modificada, duplicada e patenteada. Em 2000 deu-se a grande proeza – o conhecimento dos nossos próprios genes humanos. As assinaturas genéticas têm sido usadas para identificar indivíduos a partir de minúsculas amostras do corpo, inclusive a partir de um cabelo ou de uma gota de saliva. Em 1997, a ovelha Dolly fez notícia como o primeiro clone feito a partir de uma célula de outro animal adulto.

l e n o Li i s s e M A procuradoria dos delitos

l e n o Li i s s e M A procuradoria dos delitos económicos de Barcelona acusou o jogador argentino Lionel Messi e seu pai de três atos de fraude fiscal. A acusação refere-se a verbas não declaradas entre 2007 e 2009. Messi, considerado o melhor jogador do Mundo, negou qualquer desvio ou ter cometido alguma infração. Segundo o processo citado pela Imprensa espanhola, a estratégia consistia em simular ceder os direitos de imagem do jogador a sociedades radicadas em paraísos fiscais. Paralelamente, Messi assinava contratos com outras empresas com sede em países como o Reino Unido e Suíça.

e d a d i l a e R l a u virt As

e d a d i l a e R l a u virt As complexas ideias de Einstein sobre o espaço, tempo e relatividade; os conceitos ainda mais incríveis relativamente a universos infinitos, viagens no tempo, vida num espaço cibernético e a natureza da própria realidade, tudo está contido na chamada realidade virtual, que faz de um objeto ou de um cenário algo real aos nossos olhos, ouvidos, tato e outros sentidos. Mas não é real. É irreal ou virtual. O objeto ou situação não existe como algo físico, existe apenas na nossa mente enquanto simulação. O cérebro cria uma imagem da realidade a partir da informação adquirida que “enganam” os nossos sentidos.

n w o r B s o h n i l Car CARLINHOS BROWN

n w o r B s o h n i l Car CARLINHOS BROWN O músico baiano Carlinhos Brown parecia um chefe de Estado ao ser recebido no Palácio do Planalto, Brasília, em abril de 2013. Perante a Presidente Dilma Rousseff, apresentou a caxirola, instrumento musical que criou a partir de outros instrumentos nativos, e que visava suceder à vuvuzela, o barulhento instrumento do Mundial de futebol da África do Sul. Em maio, durante o jogo da inauguração do estádio Arena Fonte Nova, em Salvador, entre os rivais Bahia e Vitória, foram distribuídas 30 mil caxirolas. Os fãs do Bahia, revoltados com a arbitragem, lançaram uma chuva de caxirolas para o relvado. A organização brasileira proibiu então a entrada de adeptos nos estádios com instrumentos musicais, incluindo caxirolas.

a s u o S e d s Aristide Mendes Olivia Mattis nunca esquecerá

a s u o S e d s Aristide Mendes Olivia Mattis nunca esquecerá a história que ouvia sua avó contar: «A 10 de maio de 1940, dormia com o marido, em Bruxelas, quando ouviu uma explosão. Já era manhã e mísseis rasgavam o céu azul. A Alemanha acabara de invadir a Bélgica, Holanda e o Luxemburgo. Embora ninguém desconfiasse da perseguição que os nazis haviam de fazer aos judeus, em poucas horas o casal fez as malas, chamou alguns familiares e apanhou um comboio para Paris. Dias depois, o seu bairro foi bombardeado. O clã Mattis continuou a fuga para sul e chegou, a Bordéus. Ali, um rabi falou-lhes num diplomata português que ajudou centenas de pessoas. A família logo entregou os passaportes no consulado. Em poucas horas foram carimbados. Escaparam para Portugal, embarcando no cargueiro Santarém, com destino ao Rio de Janeiro e, meses depois, começaram uma nova vida em Nova Iorque» . O diplomata que salvou grande número de pessoas chamava-se Aristides de Sousa Mendes.

d n i l a s o R n i l k n a

d n i l a s o R n i l k n a r F Pioneira da biologia molecular, empregando a técnica da difração dos raios-X, concluiu que o DNA tinha forma helicoidal (1949). Trabalhando em Paris, no Laboratoire des Services Chimiques de L’Etat, usou aquela técnica para análise de materiais cristalinos. Em Inglaterra, juntou-se à equipa de biofísicos do King’s College Medical, no laboratório do britânico Maurice Wilkins, e iniciou a aplicação de estudos para determinação da estrutura da molécula do DNA. Este trabalho permitiu ao bioquímico norte-americano James Dewey Watson e aos britânicos Maurice Wilkins e Francis Crick confirmar a dupla estrutura helicoidal da molécula do DNA, dando-lhes o Nobel de Fisiologia/Medicina (1962), tendo nela a grande injustiçada já que o Nobel não pode ser atribuído postumamente. Morreu em Londres, aos 37 anos, de cancro no ovário.

y b o R o ã t i p Ca A vida de Jorge

y b o R o ã t i p Ca A vida de Jorge Veríssimo Monteiro foi tão intensa que deu uma série televisiva. Este D. Juan português, protagonista de várias aventuras amorosas e judiciais, nasceu nos Açores, em 1943. Na década de 60 foi acusado pela primeira vez de burla. É detido e coloca anúncios nos jornais em busca de mulheres carentes. Logo que sai em liberdade vai ao encontro dessas mulheres para extorquir dinheiro. Apresentava-se como adido da Embaixada de Portugal em Estocolmo. Sempre com bons carros, pernoitou vezes sem conta em hotéis que não pagava. Com o título de “capitão” prometeu casamento a 70 mulheres. Envolveu-se em fraudes e foi condenado mas muitas das suas vítimas nunca deixaram de estar do seu lado.

s a d a i z i t Le s a i r ú

s a d a i z i t Le s a i r ú Ast A princesa Letizia, esposa de Felipe de Bourbon, príncipe de Espanha, continua a ver a sua popularidade aumentar para nívens surpreendentes, conseguindo mesmo ultrapassar o rei de todos os espanhóis. A princesa Letizia é elogiada por 52% do povo de Espanha, mas o grande destaque vai para a rainha Sofia, com 63%, seguida do filho, o príncipe herdeiro Felipe, com 62, 3%. Segundo o “El Mundo”, o rei Juan Carlos de Espanha não vive os seus melhores dias, percebendo já que o reinado está a chegar ao fim, admitindo que seu filho “está muito bem preparado” para o substituir.

Bíblia de u g r e b n e t Gu e Da Bíblia

Bíblia de u g r e b n e t Gu e Da Bíblia de Gutenberg, parece ter-se feito apenas uma tiragem de 100 exemplares: 70 em papel e 30 em pergaminho. O número total de exemplares, de que se conhece a existência, é de 41, sendo 10 em pergaminho. Destes, dois encontram-se na Biblioteca de Londres e quatro distribuídos pelas cidades de Berlim, Leipzig, Paris e Roma. A Biblioteca Nacional de Lisboa, ufana-se de possuir um exemplar em papel, adquirido em 1805 aos livreiros lisboetas Borel & C. ª, que tinha sido comprado em Paris após a extinção das ordens religiosas.

John n o n n Le Líder intelectual dos Beatles, John Lennon tinha-se retirado

John n o n n Le Líder intelectual dos Beatles, John Lennon tinha-se retirado da música cinco anos antes, e vivia com a mulher, Yoko Ono, e com o filho, Sean. No dia 5 de Dezembro de 1980 concedeu uma entrevista à Rolling Stone para apresentar o seu álbum Double Fantasy, em colaboração com sua mulher. Três dias depois, um admirador psicopata, Mark David Chapman, acabou-lhe com a vida à porta de casa, em Nova Iorque.

Estátua e d a d r e b i L a d Após obras

Estátua e d a d r e b i L a d Após obras de restauro que demoraram três anos e custaram 70 milhões de dólares, a Estátua da Liberdade, conhecida por Lady of Liberdade, foi alvo de um luxuoso centenário. Oferecido aos EUA pela França, o colosso do porto de Nova Iorque foi inaugurado pelo Presidente Cleveland em 1886. Em 3 de Julho de 1986, o Presidente Reagan deu início aos festejos do aniversário acendendo a tocha do monumento.

Viagem Marte a Marte, o planeta mais próximo de nós, foi visitado pela primeira

Viagem Marte a Marte, o planeta mais próximo de nós, foi visitado pela primeira vez em 1993, por uma sonda norte-americana, a Mars Observer. A sonda “calou-se”, perdendo-se o contacto por rádio durante a aproximação ao planeta, um incidente que originou um prejuízo de 9 milhões de dólares. Um ano depois, em 1997, veio o êxito absoluto. A sonda Mars Pathfinder aterrou corretamente e enviou imagens fantásticas, enquanto o seu módulo de aterragem Sojourner, rolava entre o pó vermelho. Infelizmente, no anterior, os EUA tinham anunciado que a sua missão tripulada a Marte seria adiada, talvez até 2020.

r e g g a J k c Mi Dos nomes ‘incontornáveis’ na cultura

r e g g a J k c Mi Dos nomes ‘incontornáveis’ na cultura popular, muito poucos têm o peso tutelar e a influência de Sir Mick Jagger, a carismática figura dos Rolling Stones. Com 70 anos, o peso da idade não é para si um entrave, mantendo-se ativo com a sua banda, que terminou recentemente a digressão que assinala os 50 anos. Em 2007, num espetáculo no Estádio de Alvalade, em Portugal, a fadista Ana Moura cantou com os Rolling Stones, conservando desde então uma amizade com Mick, o que a leva a endereçar-lhe todos os anos, por altura do seu aniversário, uma garrafa de vinho português de que ele é um verdadeiro apreciador.

Julho / 2013 ~ Textos coligidos de diversas fontes ~ Fotos e gif extraídos

Julho / 2013 ~ Textos coligidos de diversas fontes ~ Fotos e gif extraídos da Net ~ Música: Sinfonia, de Mozart ~ Formatação de JBVieira

FIM

FIM