PALAVRAS CHAVE PARA O FUTURO O CIO CRIATIVO

  • Slides: 13
Download presentation
PALAVRAS CHAVE PARA O FUTURO “O ÓCIO CRIATIVO” – DOMENICO DE MASI – Lançado

PALAVRAS CHAVE PARA O FUTURO “O ÓCIO CRIATIVO” – DOMENICO DE MASI – Lançado no Brasil em 2000 “CONTINUAMOS A DESPERDIÇAR TANTO TEMPO E ENERGIA COMO OS QUE ERAM NECESSÁRIOS ANTES DA INVENÇÃO DAS MÁQUINAS; NISTO FOMOS IDIOTAS, MAS NÃO HÁ MOTIVO PARA QUE CONTINUEMOS A SER”. BERTRAND RUSSELL (1872 – 1970)

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: - EXPECTATIVA DE VIDA: É PROVÁVEL QUE: TENHAMOS VENCIDO

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: - EXPECTATIVA DE VIDA: É PROVÁVEL QUE: TENHAMOS VENCIDO A AIDS; MUITOS TIPOS DE C NCER NÃO SERÃO MAIS MORTAIS; A FECUNDAÇÃO ARTIFICIAL ESTARÁ NA ORDEM DO DIA; EXISTIRÁ MODO DE O MONÓXIDO DE CARBONO SER INÓCUO; OS TRANSPLANTES DE ORGÃOS NATURAIS E ARTIFICIAIS SERÃO MUITO MAIS FÁCEIS E DIFUNDIDOS; O ANALFABETISMO INFORMÁTICO TERÁ DESAPARECIDO NOS PAÍSES AVANÇADOS; O SER HUMANO VIVERÁ MAIS: DE 700 MIL HORAS ATUAIS PARA 850 OU 900 MIL HORAS, EM FUNCÃO DE INFORMAÇÕES E MELHOR INSTRUÇÃO; AUMENTO DO TEMPO LIVRE NA TERCEIRA IDADE E COM BOA SAÚDE E DISPOSIÇÃO; VELHICE SERÁ ENTENDIDA COMO A FASE TERMINAL DO INDIVÍDUO.

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: TECNOLOGIA: É PROVÁVEL QUE: A DURAÇÃO DOS BENS DE

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: TECNOLOGIA: É PROVÁVEL QUE: A DURAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO SEJA QUATRO VEZES MAIOR QUE A ATUAL; A POTÊNCIA DOS CHIPS DE COMPUTADOR DUPLICAM A CADA 18 MESES; FACE A ESTA TECNOLOGIA, FAZER COM QUE PESSOAS REALIZEM TRABALHOS MANUAIS SERÁ ALGO CADA VEZ MAIS ANTI-ECONÔMICO OU CADA VEZ MAIS CRITÉRIO DE SOFISTICAÇÃO.

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: TRABALHO: A PALAVRA TRABALHO SERÁ SINÔNIMO DE PARAISO OU

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: TRABALHO: A PALAVRA TRABALHO SERÁ SINÔNIMO DE PARAISO OU DE APOCALIPSE. SERÁ UM APOCALIPSE CASO SE CONTINUE, TEIMOSAMENTE, A DISTRIBUIR O TRABALHO E A RIQUEZA COMO SE ESTIVESSÉMOS AINDA NA SOCIEDADE INDUSTRIAL. EXEMPLO DE COMO O TRABALHO DEVERÁ SER TRATADO: SE NÓS COMESSEMOS SÓ BANANAS E PARA PRODUZI-LAS FOSSE PRECISO MUITO TRABALHO, PODERIAMOS DECIDIR DAR BANANAS SÓ A QUEM TRABALHA. PORÉM, SE UM DIA DESCOBRISSEMOS UM MODO DE PRODUZIR BANANAS MECANICAMENTE, SEM A NECESSIDADE DE QUALQUER ESFORÇO HUMANO, TODOS NÓS PODERIAMOS COMER QUANTAS BANANAS QUISESSEMOS. MAS, SE INSISTISSEMOS EM DIZER QUE SÓ COMERÁ BANANAS QUEM TRABALHA, DEVERÍAMOS INVENTAR TRABALHOS FALSOS OU ARTIFICIAIS, PARA PODER ASSIM RETRIBUIR COM BANANAS A QUEM OS EFETUASSE. SE ISSO OCORRER SERÁ O APOCALIPSE. SE, AO CONTRÁRIO, A SOLUÇÃO SEJA REMUNERAR O INDIVÍDUO PARA, POR EXEMPLO, ESTUDAR ISSO SERÁ O PARAÍSO.

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: HORÁRIO DE TRABALHO: NA MAIORIA DOS EMPREGOS SERIA NECESSÁRIA

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: HORÁRIO DE TRABALHO: NA MAIORIA DOS EMPREGOS SERIA NECESSÁRIA UMA REDUÇÃO DO EXPEDIENTE EM PROPORÇÃO DIRETA AO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE. EIS UM EXEMPLO CONCRETO: NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS AS GRANDES EMPRESAS ITALIANAS PRODUZIRAM 18% A MAIS, COM 22% A MENOS DE TRABALHO HUMANO, AS SOLUÇÕES PODIAM SER DUAS: OU SE DEMITEM 22% DOS TRABALHADORES, AUMENTANDO O DESEMPREGO E OS PROBLEMAS SOCIOECONÔMICOS DELE DECORRENTES, OU SE REDUZ 22% DA CARGA ANUAL DE HORAS DE TRABALHO, INCREMENTANDO O TEMPO LIVRE E O CONSUMO; O AUMENTO DE POTÊNCIA DA TECNOLOGIA É MUITO MAIS RÁPIDO DO QUE A CAPACIDADE DE INVENÇÃO DE NOVOS EMPREGOS. É PRECISO PORTANTO REFUNDAR OS MODELOS DE VIDA E PRODUÇÃO; NUMA ÓTICA PÓS-INDUSTRIAL, O MAIOR INVESTIMENTO CONSISTE NA FORMAÇÃO, NO CONHECIMENTO E NO SABER; É POSSÍVEL QUE EM 2015 CADA TRABALHADOR DISPONHA DE 30 MIL HORAS DE TRABALHO CONTRA AS ATUAIS 80 MIL. SERÁ MELHOR QUE TODOS TRABALHEM 15 HORAS POR SEMANA EM VEZ DE 40 HORAS ATUAIS PARA UNS E ZERO PARA OUTROS.

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: CRIATIVIDADE: SERÁ SEMPRE E CADA VEZ MAIS ÚTIL; E

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: CRIATIVIDADE: SERÁ SEMPRE E CADA VEZ MAIS ÚTIL; E COMO AS EMPRESAS, À MEDIDA QUE CRESCEM, TENDEM A SE BUROCRATIZAR, A LUTA ENTRE CRIATIVOS E BUROCRATAS SE TORNARÁ MAIS ACIRRADA; O MESMO ACONTECERÁ NO PLANO PSICOLÓGICO ENTRE A PARTE CRIATIVA E A BUROCRATICA QUE COEXISTEM DENTRO DE CADA UM DE NÓS; OS BUROCRATAS TEM MEDO DA INOVAÇÃO E OS CRIATIVOS DO IMOBILISMO. AS DUAS POSIÇÕES SERÃO CADA VEZ MAIS INCONCILIÁVEIS. VENCERÃO OS CRIATIVOS POIS A SOCIEDADE PÓS INDUSTRIAL SE ALIMENTA DE INVENÇÕES; OUTRA FORMA DE CONFLITO: NA SOCIEDADE INDUSTRIAL EXISTIA A DIVISÃO CLARA ENTRE O PROFISSIONALISMO DOS CHEFES E DOS SUBALTERNOS. HOJE, PELO CONTRÁRIO, GRAÇAS A ESCOLARIZAÇÃO O SUBALTERNO DE UM ENGENHEIRO É OUTRO ENGENHEIRO, ÀS VEZES MAIS ATUALIZADO E ÁGIL. O QUE CRIARÁ UM FORTE MICROCONFLITO O QUE LEVARÁ A UMA FORTE ROTAÇÃO DE LIDERANÇAS.

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: CORPO: A TECNOLOGIA E A VIRTUALIZAÇÃO FARÃO COM QUE

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: CORPO: A TECNOLOGIA E A VIRTUALIZAÇÃO FARÃO COM QUE NOS TORNEMOS CADA VEZ MAIS SEDENTÁRIOS, AUMENTANDO O RISCO DE NOS TORNARMOS OBESOS, DEVIDO A FALTA DE MOVIMENTO. ESTE EXCESSO DE SEDENTARISMO DURANTE O TRABALHO DEVERÁ SER COMPENSADO COM MAIOR MOVIMENTO DURANTE O TEMPO LIVRE; POR OUTRO LADO, GRAÇAS A CIRURGIA PLÁSTICA, O CORPO E O ROSTO SERÃO CADA VEZ MAIS MODELÁVEIS. A FARMACOLOGIA ATUARÁ, UMA VEZ VENCIDA A DOR FÍSICA, NA PESQUISA PARA ALIVIAR A DOR PSIQUICA, DIMINUINDO A ANGUSTIA, O MAL ESTAR ENTRE OUTRAS.

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: TEMPO LIVRE: OS JOVENS QUE TERÃO ENTRE 20 E

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: TEMPO LIVRE: OS JOVENS QUE TERÃO ENTRE 20 E 40 ANOS EM 20015 DISPORÃO DE APROXIMADAMENTE 300 MIL HORAS DE TEMPO LIVRE. A QUESTÃO É, COMO UTILIZAR ESTE TEMPO LIVRE: REFUGIAR-SE NAS DROGAS OU SE REALIZAREM ATRAVÉS DA VIOLÊNCIA? OU SEREM MOVIDOS PELA LIBERDADE E INVENTANDO NOVOS MUNDOS VITAIS? MATARÃO ESTE TEMPO OU O VALORIZARÃO?

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: ESTÉTICA: TODAS AS TECNOLOGIAS ESTÃO SE TORNANDO MAIS POTENTES,

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: ESTÉTICA: TODAS AS TECNOLOGIAS ESTÃO SE TORNANDO MAIS POTENTES, MAIS RÁPIDAS E MAIS PRECISAS DO QUE É NECESSÁRIO PARA O USUÁRIO MÉDIO. PORTANTO OS OBJETOS – TECNOLOGICAMENTE IMPECÁVEIS – SERÃO COBIÇADOS NÃO MAIS COM BASE NA SUA PERFEIÇÃO TÉCNICA, MAS SIM NO SEU NÍVEL DE BELEZA ESTÉTICA, ASSIM COMO OS SERVIÇOS SERÃO ESCOLHIDOS DE ACORDO COM O REFINAMENTO E CORTESIA QUE OFERECEREM; CONSEQUENTEMENTE, QUEM SE DEDICAR A PROFISSÕES LIGADAS À ESTÉTICA TALVEZ SERÁ MAIS APRECIADO E GRATIFICADO DO QUEM SE DEDICAR A ATIVIDADES LIGADAS À POLÍTICA, À ADMINISTRAÇÃO OU À CIÊNCIA.

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: SUBJETIVIDADE: A SOCIEDADE INDUSTRIAL FUNDOU O SEU SISTEMA EM

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: SUBJETIVIDADE: A SOCIEDADE INDUSTRIAL FUNDOU O SEU SISTEMA EM GRANDES ORGANIZAÇÕES COLETIVAS: NA FÁBRICA, NOS PARTIDOS, NOS SINDICATOS E NAS INSTITUIÇÕES. JÁ A PÓS-INDUSTRIAL REIVINDICA, DECISIVAMENTE, O PAPEL FUNDAMENTAL DO SUJEITO E LEVA AO FIM DOS MODISMOS, A UMA DESMASSIFICAÇÃO. COM ISSO, A MOTIVAÇÃO INDIVIDUAL E O CONSENSO DAS MASSAS SE TORNARÁ BEM MAIS ÚTIL DO QUE O CONTROLE TANTO DE UNS COMO DOS OUTROS.

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: ÉTICA: NUMA SOCIEDADE DE SERVIÇOS, A ÉTICA TEM CADA

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: ÉTICA: NUMA SOCIEDADE DE SERVIÇOS, A ÉTICA TEM CADA VEZ MAIS UM FUNDAMENTO PRÁTICO. OS SERVIÇOS SÃO CONSUMIDOS “QUENTES”. SE EU COMPRO UM CARRO, E DEPOIS DESCUBRO QUE É DEFEITUOSO, POSSO SUBSTITUIR AS PEÇAS OU ATÉ MESMO FAZER COM QUE TROQUEM O CARRO. MAS SE CHEGO NO AEROPORTO E DESCUBRO QUE OS CONTROLADORES DE VÔO ESTÃO EM GREVE E QUE NÃO POSSO VIAJAR E FALTO A UM COMPROMISSO DE NEGÓCIOS OU A UM ENCONTRO, PERCO UMA OCASIÃO QUE TALVEZ SEJA INSUBSTITUÍVEL; NA SOCIEDADE BASEADA EM SERVIÇOS PRECISA-SE DE MAIS GARANTIA E CONFIABILIDADE DO QUE NUMA SOCIEDADE BASEADA NOS PRODUTOS MATERIAIS; OS JOVENS QUE EM 2015 ESTARÃO EM BUSCA DE SUCESSO E PRESTÍGIO SOCIAL NÃO PODERÃO SE DAR AO LUXO DE SEREM DESONESTOS.

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: TREINAMENTO E FORMAÇÃO: AS MÁQUINAS CONTINUARÃO A EVOLUIR E

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: TREINAMENTO E FORMAÇÃO: AS MÁQUINAS CONTINUARÃO A EVOLUIR E NÓS DEVEREMOS NOS ATUALIZAR ININTERRUPTAMENTE, SEJA PARA USÁ-LAS NO TRABALHO, SEJA NO ESTUDO OU NO LAZER. DURANTE NOSSO CRESCIMENTO, ACUMULAMOS TRÊS TIPOS DE BAGAGEM CULTURAL: AS TÉCNICAS: QUE CONSTITUEM NOSSO GANHA-PÃO; AS NORMAS: PARA NOS REGULARMOS EM RELAÇÃO AOS OUTROS MEMBROS DA SOCIEDADE; OS COMPORTAMENTOS: COM OS QUAIS INTERAGIMOS COM O PRÓXIMO. O APRENDIZADO TÉCNICO E DE NORMAS SÃO ADQUIRIDOS COM TREINAMENTOS JÁ OS COMPORTAMENTOS REQUEREM FORMAÇÃO. SERÁ NECESSÁRIA UMA FORMAÇÃO FILOSÓFICA, ÉTICA, ESTÉTICA, PSICOLOGICA E SOCIOLÓGICA ALÉM DA ARÉA TÉCNICA E ECONÔMICA. ESTÁ SE TORNANDO CADA VEZ MAIS DIFÍCIL DISTINGUIR TREINAMENTO E FORMAÇÃO DE JOGO E TRABALHO.

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: OUTRAS PALAVRAS-CHAVE: SUBSTITUIÇÃO DE COMPETITIVIDADE E EXCLUS O POR

CENÁRIOS PARA 2015 QUANTO A: OUTRAS PALAVRAS-CHAVE: SUBSTITUIÇÃO DE COMPETITIVIDADE E EXCLUS O POR SOLIDARIEDADE E HOSPITALIDADE; EDUCAR-SE PARA A COMPLEXIDADE E PARA A DESCONTINUIDADE. QUANTO MAIS E MELHOR UMA PESSOA É CAPAZ DE ADMINISTRAR A COMPLEXIDADE E A DESCONTINUIDADE, MAIS MADURA ELA É. DESCONTINUIDADE EM FUNÇÃO DE INOVAÇÕES CONSTANTES; RACIOCICIO SIMPLES: SIGNIFICA SEPARAR ARTIFICILAMENTE, AS ESTRUTURAS DAS FUNÇÕES, SEM LEVAR EM CONTA A RECÍPROCA INTERFERÊNCIA ENTRE ELAS; A COMPLEXIDADE CONSISTE EM ACEITAR SEU CARÁTER MESCLADO E DESCONTÍNUO, VALORIZANDO TODOS ESSES ELEMENTOS E CONSIDERANDO-OS DE UM NÍVEL SUPERIOR AOS QUE ERAM UTILIZADOS DURANTE O PARADIGMA INDUSTRIAL. ALEM DE ENSINAR COMO SE USA O ÚLTIMO MODELO DE COMPUTADOR, É PRECISO DESENVOLVER A ATITUDE MENTAL QUE SERVE PARA ENTENDER A LÓGICA DO COMPUTADOR.