OS OLHOS DE JEOV A COSMOVISO BBLICA Lio
OS OLHOS DE JEOVÁ: A COSMOVISÃO BÍBLICA Lição 4 para 24 de outubro de 2020
Uma visão de mundo é uma visão global ou concepção do universo. Ou seja, a maneira como entendemos e explicamos o mundo ao nosso redor. Nossa visão de mundo depende da forma como agimos, das escolhas que fazemos e de como nos relacionamos com os outros. Para a visão de mundo bíblica, é essencial não apenas propor que Deus existe, mas também que ele seja um Deus pessoal que interage com Sua Criação. A existência de Deus. A Criação. A doutrina bíblica. O Plano da Redenção. A Lei de Deus.
A EXISTÊNCIA DE DEUS “Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. ” (Salmos 53: 1 a) Existem dois tipos principais de cosmovisão: COSMOVISÃO ATEIA • O Universo e tudo o que nele contém simplesmente existe. • Não há deuses ou entidades sobrenaturais. • Não há significado ou propósito para a vida, além da própria subsistência. COSMOVISIÓN TEÍSTA • O Universo e tudo o que nele contém foi criado por Deus. • Deus existe e se preocupa com Sua Criação. • Fomos criados com um único propósito: viver eternamente com nosso Deus. A Bíblia nos ensina que Deus é um Deus pessoal que nos ama e interage com Sua Criação. Ele não só é Onipotente, Onisciente e Onipresente, como se preocupa com cada um de nós individualmente e anseia por nossa companhia.
“Fui eu que fiz a terra e nela criei a humanidade. Minhas próprias mãos estenderam os céus; eu dispus o seu exército de estrelas. ” (Isaías 45: 12 NVI) A Bíblia começa assumindo dois fatos fundamentais: Deus existe e criou o Universo (Gênesis 1: 1). A partir dessas realidades emanam todos os outros ensinamentos bíblicos: a Lei, a Redenção, a Ressurreição, … Não aceitar a Criação de Deus em seis dias anula todas as outras doutrinas. Ou a Bíblia ensina a verdade em tudo, ou ela mente. Não é à toa que a Criação é um dos temas mais repetidos na Bíblia (Gen. 14: 9; Ex. 20: 8 -11; Ecl. 12: 1; Mal 2: 10; Jo. 1: 1 -4; Ro. 1: 25; Cor. 1: 6; 1 P. 4: 19; Ap. 5: 13; 14: 6 -7; . . . ). Aceitar uma evolução de milhões de anos, quer Deus tenha intervindo ou não nela, é negar a Bíblia como a Palavra inspirada de Deus.
A DOUTRINA BÍBLICA “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por Nuestra cosmovisión afecta a la manera en todo o vento de doutrina, pelo que vemos e interpretamos nuestro entorno. engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. ” (Efésios 4: 14) Por exemplo, ao observar um arco-íris, uma visão de mundo ateu verá apenas um belo fenômeno físico. No entanto, uma visão de mundo bíblica verá neste fenômeno físico um lembrete da promessa divina de não destruir a Terra novamente com uma inundação (Gn. 9: 917). A visão de mundo bíblica é baseada em um conjunto de doutrinas que nos ensinam: Como viver. Como tomar decisões morais. Como viver com nossos semelhantes. Como interpretar o mundo ao nosso redor. O que podemos esperar do futuro. Portanto, a educação cristã deve ser enraizada e fundamentada na Bíblia.
O PLANO DA REDENÇÃO “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. ” (Romanos 3: 24) Quando o homem pecou, Deus não rejeitou a sua Criação. Ele havia preparado um plano redentor: o próprio Criador morreria para salvar suas criaturas (João 1: 1 -14; Marcos 10: 45). Este é o "evangelho eterno" que somos chamados a proclamar ao mundo, e que está intimamente ligado à Criação (Apocalipse 14: 6 -7). O Plano de Redenção foi concebido por Deus antes da criação e inclui não apenas a morte e a ressurreição de Jesus, mas também a abençoada esperança de Sua Segunda Vinda (Pedro 1: 18 -20; Tito 2: 13).
A LEI DE DEUS “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. ” (Apocalipse 14: 12) Para a cosmologia ateia, o senso de moralidade é relativo. As decisões morais também são relativas. Isso permite que diferentes países emitam leis diferentes sobre o comportamento moral das pessoas. Na Bíblia, no entanto, encontramos um padrão absoluto, imutável, eterno e obrigatório para cada ser humano: A Lei de Deus (Êxodo 20: 3 -17; Salmo 119: 142). Sua violação é punível com a morte. (Romanos 3: 20). Daí a necessidade de um Plano de Redenção (Romanos 6: 23). Esta Lei é baseada no amor e respeito por Deus e nossos próximos (Marcos 12: 29 -31). É o código moral que nos mostra o que realmente é certo aos olhos de Deus.
“Só na Palavra de Deus encontramos um relato autêntico da criação… Na Palavra de Deus a mente encontra assunto para a mais profunda reflexão, a mais sublime aspiração… Ali contemplamos a majestade do Céu ao humilhar-Se para Se tornar nosso substituto e penhor, para sozinho enfrentar os poderes das trevas e alcançar a vitória em nosso favor. Uma reverente contemplação de temas como esses não pode deixar de sublimar, purificar e enobrecer o coração e, ao mesmo tempo, inspirar a mente com renovada força e vigor” E. G. W. (Testemunhos para a igreja, vol. 5, pg. 25)
- Slides: 8