Organizao Textual FRASE ORAO PERODO Frase O Frase

  • Slides: 16
Download presentation
Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO

Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO

Frase O Frase é todo enunciado linguístico capaz de transmitir uma ideia. O A

Frase O Frase é todo enunciado linguístico capaz de transmitir uma ideia. O A frase é uma palavra ou conjunto de palavras que constitui um enunciado de sentido completo. O A frase não vem necessariamente acompanhada por um sujeito, verbo ou predicado. Por exemplo: «Cuidado!» é uma frase, pois transmite uma ideia - a ideia de ter cuidado ou ficar atento - mas não há verbo, sujeito ou predicado.

A frase se define pelo propósito de comunicação, e não pela sua extensão. O

A frase se define pelo propósito de comunicação, e não pela sua extensão. O conceito de frase, portanto, abrange desde estruturas linguísticas muito simples até enunciados bastante complexos.

Oração O Já a Oração é todo enunciado linguístico que tem o núcleo como

Oração O Já a Oração é todo enunciado linguístico que tem o núcleo como o verbo, apresentando, desta maneira e na maioria das vezes, "termos essenciais da oração, sujeito e predicado". O Ex. : «O menino sujou seu uniforme. » O O que caracteriza a oração é o verbo, não importando que a oração tenha sentido ou não sem ele.

Período O O Período é uma frase que possui uma ou O O O

Período O O Período é uma frase que possui uma ou O O O mais orações, podendo ser: Simples: Quando constituído de uma só oração. Ex. : João ofereceu um livro a Joana. Composto: Quando é constituído de duas ou mais orações. Ex. : O povo anseia que haja uma eleição justa, pois a última obviamente não o foi. Os períodos compostos são formados por coordenação, por subordinação ou por ambas as formas(coordenação-subordinação).

Tipos básicos de frases O Frases declarativas: após a constatação de um fato, o

Tipos básicos de frases O Frases declarativas: após a constatação de um fato, o emissor faz uma declaração; O Frases exclamativas: as que possuem exclamação; O Frases imperativas: as que expressam ordens; proibições; conselhos. O Frases interrogativas: as que transmitem perguntas; O E ainda há mais dois grupos secundários: O Frases optativas: o emissor expressa um desejo (Ex. : Quero comer picolé. ); O Frases imprecativas: o emissor expressa uma súplica através de maldição. (Ex. : Que um raio caia

Parágrafo O Esse último item é a fusão das informações contidas em frases (nominais

Parágrafo O Esse último item é a fusão das informações contidas em frases (nominais ou verbais), orações ou períodos. O A escolha das informações que formarão o parágrafo devem obedecer a uma sintonia, ou seja, o assunto precisa estar ligado dentro do parágrafo e entre parágrafos como se fossem elos de uma corrente. Caso quebre um dos “elos”, a informação se perde ou ficará confusa ao leitor. O Não se tem um número definido de linhas para parágrafo. Orienta-se que se tenha duas ou mais frases (orações ou períodos) em cada um.

INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO O É o início do texto, contendo o tema a ser desenvolvido, exposto

INTRODUÇÃO O É o início do texto, contendo o tema a ser desenvolvido, exposto com muita clareza. Envolve o problema a ser analisado. Geralmente pode ser exposto em apenas um parágrafo. O Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.

DEVE-SE EVITAR EM UMA INTRODUÇÃO - Iniciar uma idéia geral que não transpassa por

DEVE-SE EVITAR EM UMA INTRODUÇÃO - Iniciar uma idéia geral que não transpassa por todo o texto (o uso de idéias totalmente diferentes); - Usar chavões; - Iniciar a introdução com as mesmas palavras do título; - Frequente fazer desvios do assunto principal; - Escrever período longo; - Escrever de forma pessoal, ou seja, usar a 1ª pessoa.

DESENVOLVIMENTO É o corpo do texto, onde se organiza o pensamento. Compõem os argumentos

DESENVOLVIMENTO É o corpo do texto, onde se organiza o pensamento. Compõem os argumentos que no caso é o posicionamento adotado. Os argumentos podem se classificar em: argumento de autoridade, argumento por ilustração, argumento do pensamento lógico, argumentação de prova concreta e argumentação de competência linguística.

O Argumento por autoridade é a citação de frase ou pensamento de autor do

O Argumento por autoridade é a citação de frase ou pensamento de autor do tema em questão. Pode ser uma “faca de dois gumes”, de forma positiva fazendo uma intertextualidade ou negativa se for inadequado ao tema proposto. Argumento por ilustração é o uso de exemplos relativos à realidade. Argumento do pensamento lógico é uma idéia que parte do geral para o particular ou ao contrário do particular para o geral. Argumento de prova concreta é uma prova concreta seja de lei, dados estatísticos, fatos do conhecimento geral, como o reforço da idéia defendida. Argumento da competência linguística é o uso da incorreção gramatical que gera problemas na coerência do texto. O Em uma redação de trinta linhas, a redação deverá destinar de catorze (14) a dezoito (18) linhas para o corpo ou desenvolvimento da mesma.

DEVE-SE EVITAR EM UM DESENVOLVIMENTO - Repetições; - Escrever pormenorizando; - Exemplos extremamente excessivos;

DEVE-SE EVITAR EM UM DESENVOLVIMENTO - Repetições; - Escrever pormenorizando; - Exemplos extremamente excessivos; - Usar de exemplos fracos e fora do contexto.

CONCLUSÃO O É a síntese do problema tratado no decorrer do texto, fechamento da

CONCLUSÃO O É a síntese do problema tratado no decorrer do texto, fechamento da redação. Se a redação está planejada para trinta linhas, a parte da conclusão deve ter quatro a seis linhas. O Na conclusão, as idéias tratadas no texto propõem uma solução. O ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na conclusão.

DEVE-SE EVITAR EM UMA CONCLUSÃO - O principal defeito não conseguir finalizar; - Evitar

DEVE-SE EVITAR EM UMA CONCLUSÃO - O principal defeito não conseguir finalizar; - Evitar as expressões “em resumo”, “concluindo”, “terminando”.

Título O O título funciona como síntese, palavra- chave ou talvez, chamativo para o

Título O O título funciona como síntese, palavra- chave ou talvez, chamativo para o conteúdo textual. O Devemos deixar a escolha do título para o final, como se fosse a “cobertura do nosso bolo”. Pois se escolhermos no início, nossas ideias ficam restritas ao que existe nesta pequena informação. O Pontuar ou não o título. Este só admite pontuação caso tenha algum verbo na informação expressa no título.