ORAES ADJETIVAS Prof Carol SUBORDINADAS AS ORAES SUBORDINADAS

ORAÇÕES ADJETIVAS Prof. ª Carol SUBORDINADAS

AS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS SÃO SEMPRE INTRODUZIDAS POR UM PRONOME RELATIVO ( QUE, QUAL, CUJO, QUEM, ONDE ETC) ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS CLASSIFICAM-SE EM: RETRITIVAS E EXPLICATIVAS. ATENÇÃO!

AS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS CLASSIFICAÇÃO: RESTRITIVAS E EXPLICATIVAS RESTRITIVAS: restringem ou especificam o sentido da palavra a que se referem. ORAÇÃO PRINCIPAL O público aplaudiu o cantor ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA DESENVOLVIDA que ganhou em 1º lugar. PRONOME RELATIVO A oração adjetiva restritiva, nesse exemplo, especifica o sentido do substantivo cantor, indicando que o público não aplaudiu qualquer cantor, mas sim aquele que ganhou em primeiro lugar. Por isso, na leitura, não há pausa entre as palavras cantor e que

EXPLICATIVAS: apenas acrescentam uma qualidade à palavra a que se referem, esclarecendo um pouco mais o sentido, mas sem restringi-lo ou especificá-lo. Na leitura, há uma pausa entre o pronome relativo e o seu antecedente. Essa pausa é representada, na escrita, por uma vírgula. EXEMPLO: Esse escritor , que mora na Bahia, lançou um novo livro. Esse escritor lançou um novo livro: oração principal que mora na Bahia: oração subordinada adjetiva explicativa.
- Slides: 4