Obsolescncia planejada e Obsolescncia perceptiva Comprar descartar comprar
Obsolescência planejada e Obsolescência perceptiva “Comprar, descartar, comprar: A história secreta da Obsolescência Programada”
Obsolescência planejada (ou programada) Profissionais de marketing introduzem a obsolescência em sua estratégia de produto, com o objetivo de gerar fazer as pessoas comprar mais, assim reduzindo o tempo entre as compras. Um exemplo poderia ser o de um fogão que é deliberadamente projetada para deixar de funcionar cinco anos após a compra, obrigando os consumidores a comprar outro fogão para os próximos cinco anos. Numa indústria altamente competitiva, esta estratégia costuma ser arriscada porque os consumidores podem comprar fogões dos fabricantes concorrentes. A prática de obsolescência planejada é também considerada por muitos consumidores como um sinal de comportamento antiético, ou seja, obter vantagens para si.
Exemplo: Fogão à lenha Pode-se perceber que é diferente dos modelos a gás atuais. Um dos primeiro modelo de Fogão a gás Muito famoso na época por suas cores chamativas como (azul e vermelho).
Fogão a gás (modelo seminovo) Muito parecido com os modelos mais novos e ainda muito utilizado entre as famílias. Modelo novo de fogão a gás Um dos mais novos modelos lançados, e já bastante popular entre os consumidores.
Obsolescência perceptiva (ou percebida) A obsolescência perceptiva é uma forma de reduzir a vida útil dos produtos que ainda são perfeitamente funcionais e úteis. Os fabricantes lançam produtos com aparência inovadora e mais agradável, além de pequenas mudanças funcionais, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados. Dessa forma, induzem o consumidor à troca. Um bom exemplo é a indústria tecnológica, que se modifica de forma a estimular a frequente aquisição de novos produtos, e um de muitos deles temos o telefone celular que vem se modificando cada vez mais, e induzindo o consumidor a comprar novos modelos.
Exemplo: Celular (telefone móvel) Modelo de celular antigo Celular bastante utilizado na época de lançamento. Modelo de celular seminovo Foi um modelo muito popular, sendo ainda muito utilizado.
Um dos modelos mais novos Um dos modelos lançados mais atuais, muito popular entre os jovens, por ser jovial, moderno e prático.
Conclusão. . . Como mostrado, a Indústria investe fortemente no marketing e este muitas vezes na Obsolescência, e principalmente de uma forma que atraia o público jovem, então usam da modernidade, facilidade e aparência.
GT 6 – Mahal Nomes: Brener - 04 Lucas Lima - 24 Marcos – 26 Monica – 29 Rafael Cortez – 33
- Slides: 9