O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio

  • Slides: 20
Download presentation
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de

O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana Ramos Massensini Foz do Iguaçu – PR, setembro de 2017

Nosso propósito é inspirar vidas!

Nosso propósito é inspirar vidas!

Metodologia X Tecnologia

Metodologia X Tecnologia

A teoria da aprendizagem experiencial de Kolb é um modelo de representação de como

A teoria da aprendizagem experiencial de Kolb é um modelo de representação de como as pessoas aprendem. Este modelo atribui valor ao papel da experiência no processo de aprendizagem. Segundo Kolb (1984): “O processo por onde o conhecimento é criado acontece através da transformação da experiência. Esta definição enfatiza que o conhecimento é um processo de transformação, sendo continuamente criado e recriado. . . A aprendizagem transforma a experiência, tanto no seu caráter objetivo, quanto no subjetivo (1984, p. 38). ”

Nosso AVA, é o moodle

Nosso AVA, é o moodle

§ Conteúdos em HTML 5. § E-books. § Vídeos. § Atividades de diversos tipos:

§ Conteúdos em HTML 5. § E-books. § Vídeos. § Atividades de diversos tipos: cases, fóruns, ferramentas de assessment, questões de múltipla escolha, etc.

§ Curso de Graduação em Engenharia – disciplina semipresencial de Materiais de Construção Civil

§ Curso de Graduação em Engenharia – disciplina semipresencial de Materiais de Construção Civil II

§ Cursos de Pós Graduação

§ Cursos de Pós Graduação

§ Capacitação para operacionalização do moodle. § Capacitação para gravação de vídeo aulas. §

§ Capacitação para operacionalização do moodle. § Capacitação para gravação de vídeo aulas. § Capacitação para implementação do método educacional da instituição.

§ Assessoria aos professores quanto aos aspectos que envolvem o método educacional. § Acompanhamento

§ Assessoria aos professores quanto aos aspectos que envolvem o método educacional. § Acompanhamento diário das ações desenvolvidas no moodle. § Alinhamento das ações junto a coordenação do curso.

§ Melhor aproveitamento do momento presencial. § Mudança na postura do professor. § Mais

§ Melhor aproveitamento do momento presencial. § Mudança na postura do professor. § Mais engajamento dos alunos nas atividades propostas. § Possibilidade de avaliar o estágio em que a turma se encontra, por meio da atividade proposta pelo professor no início da aula e mensurar o progresso, ao final da aula.

§ Uma proposta educacional para ser bem sucedida, precisa ter como foco os alunos

§ Uma proposta educacional para ser bem sucedida, precisa ter como foco os alunos e educadores. § É preciso pensar estratégias diferentes para cada situação de aprendizagem. § Utilizar o AVA como ferramenta de apoio aos cursos, propicia momentos presenciais mais criativos e ativos. § É importante testar, inovar, experimentar. . . Só assim avançaremos no desenho de novos modelos de aprendizagem híbrida.

Ariana Ramos Massensini ariana. ramos@ipog. edu. br Gestora de Educação a Distância IPOG –

Ariana Ramos Massensini ariana. [email protected] edu. br Gestora de Educação a Distância IPOG – Instituto de Pós Graduação e Graduação www. ipog. edu. br