O USO DA CALCULADORA EM AULAS DE MATEMTICA

  • Slides: 23
Download presentation
O USO DA CALCULADORA EM AULAS DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O USO DA CALCULADORA EM AULAS DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Uma revisão das quarto operações. Profa. Dra. Sandra Vilas Bôas

Prezado(a) Cursista, A calculadora deve ser usada em sala de aula? Para o consultor

Prezado(a) Cursista, A calculadora deve ser usada em sala de aula? Para o consultor Luiz Roberto Dante, livre-docente em Educação Matemática pela Unesp-Rio Claro, sim. Segundo ele os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) orientam que cabe ao educador a tarefa de iniciar o aluno na utilização de novas tecnologias e a calculadora está incluída nelas. Afirma que uma razão é social: a escola não pode se distanciar da realidade do aluno. Outra razão é pedagógica: a incorporação do instrumento pela escola permite explorar relações matemáticas e refletir sobre a grandeza numérica. Os estudantes devem aprender a dominar diferentes estratégias de cálculo, conhecer os limites de cada recurso e, por fim, decidir a quais usar calculadora é mais adequado. Continua dizendo que diante de um problema em que é necessário encontrar o resto de uma divisão inteira, por exemplo, o aluno precisa reconhecer que o instrumento não oferece essa informação diretamente no visor. De acordo com Dante estimar mentalmente os resultados antes de usar a calculadora é uma das estratégias possíveis, assim como usá-la como uma ferramenta de controle e verificação de resultados com técnicas de papel e lápis - o que permite aos alunos a autonomia na correção. Outro trabalho interessante, ressalta o consultor, consiste em empregar a calculadora para o estudo das representações decimais. Por meio de atividades de divisão de 1 por 2, 1 por 3, 1 por 4, 1 por 5 etc. , usando o instrumento, os alunos podem levantar hipóteses sobre as escritas que aparecem no visor da calculadora e interpretar o significado dessas representações. Neste power point estão 18 (dezoito) atividades que abordam o uso da calculadora nas aulas de Matemática. Individualmente ou em grupo, vocês deverão exercitar essas atividades e depois aplicar pelo menos 3 (três) em sala de aula, ou com criança/adolescente que está cursando do 6º ao 9º ano. Esta atividade faz parte da carga horária em serviço. Após aplicar as 3 atividades, gentileza redigir um relato sucinto com suas percepções sobre a aplicação das três atividades. Enviar o relato para sre. unai. simave@educacao. mg. gov. br, assunto: Uso da Calculadora – seu nome, até 08 de abril de 2018.

Possibilidades e o uso da calculadora ● ● Ação: Utilizando a calculadora descubra todas

Possibilidades e o uso da calculadora ● ● Ação: Utilizando a calculadora descubra todas as possibilidades de “juntar” dois números de um algarismo para formar o número 10. ● Reflexão na ação: ● Quantas são as possibilidades?

ESTIMANDO RESULTADOS COM AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO ● ● Ação: Utilizando a

ESTIMANDO RESULTADOS COM AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO ● ● Ação: Utilizando a calculadora investigue qual sinal adequado para que a sentença seja verdadeira. ● 271 (+) ou (-) 132 = 403 527 (+) ou (-) 193 = 334 671 (+) ou (-) 235 = 436 ● Reflexão na ação: ● Qual estratégia você utilizou? ● ●

INVESTIGANDO A CALCULADORA AÇÃO Tecle o número 1. Qual o número exibido? Tecle o

INVESTIGANDO A CALCULADORA AÇÃO Tecle o número 1. Qual o número exibido? Tecle o número 2 O que aconteceu com o 1? Qual o novo valor “ 1”? Que número está exibido no visor agora? Tecle o número 3 : O que aconteceu com o 1? E com o 2? Qual o novo valor do “ 1”? Qual o novo valor do “ 2”? Que número está exibido no visor agora? Tecle o número 4 O que aconteceu com o 1? E com o 2? E com o 3? Qual o novo valor do “ 1”? Qual o novo valor do “ 2”? Qual o novo valor do “ 3”? Que número está exibido no visor agora?

TIRANDO FORA O QUE SURGE? AÇÃO I: 1 - Digitar na calculadora o seguinte

TIRANDO FORA O QUE SURGE? AÇÃO I: 1 - Digitar na calculadora o seguinte número 5. 498 2 - Retirar fora o número 8 em uma única operação sem modificar nenhum outro dígito. 3 - Qual o número encontrado? 4 - Retirar fora o número 9 em uma única operação sem modificar nenhum outro dígito. 5 - Qual o número encontrado? 6 - Retirar fora o número 4 em uma única operação sem modificar nenhum outro dígito. . 7 - Qual o número encontrado? 8 - Efetue a seguinte expressão: 5498 - 8 – 90 – 400 9 - Qual o resultado? REFLEXÃO NA AÇÃO: Compare o resultado 9 com o resultado 7. O que você observa?

AÇÃO II : 1 - Digitar na calculadora o número 1. 353 2 -

AÇÃO II : 1 - Digitar na calculadora o número 1. 353 2 - Realizando operações, retire o algarismp 3 do número 1353 sem modificar nenhum outro dígito. 3 - Qual o resultado? 4 - Efetue a seguinte expressão: 1353 – 300 – 3 5 - Qual o resultado? REFLEXÃO NA AÇÃO: Compare o resultado do item 3 com o resultado do item 5. O que você observa?

Decomposição no Sistema de Numeração Decimal e a Calculadora AÇÃO: 1 - Decompor na

Decomposição no Sistema de Numeração Decimal e a Calculadora AÇÃO: 1 - Decompor na forma aditiva os seguintes números: 21; 345; 2. 123; 15. 265; 256. 163; 1. 380. 245 (fazer o registro escrito). 2 - Utilizando a calculadora efetue as operações de adição e anote em frente a decomposição o resultado encontrado. REFLEXÃO NA AÇÃO: O que você observa quando compara o número proposto para a decomposição com o resultado da operação feita no item 2?

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO OPERAÇÕES INVERSAS Ação: 1) Digite na calculadora a sequencia: 72

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO OPERAÇÕES INVERSAS Ação: 1) Digite na calculadora a sequencia: 72 + 89 = 2) A partir do resultado, que sequencia de teclas voce deve digitar para “desfazer” o cálculo e obter no visor da calculadora uma das parcelas da adição como resultado? Reflexão na ação: 1) Qual operação você usou para “desfazer” a adição do ítem 1?

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO OPERAÇÕES INVERSAS Ação: 1) Digite na calculadora a sequencia: 123

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO OPERAÇÕES INVERSAS Ação: 1) Digite na calculadora a sequencia: 123 - 56 = _____ 2) A partir do resultado, que sequencia de teclas voce deve digitar para “desfazer” o cálculo e obter no visor da calculadora a parcel minuendo como resultado? Reflexão na ação: Qual operação você usou para “desfazer” a subtração do ítem 1?

RELACIONANDO A ADIÇÃO E A MULTIPLICAÇÃO OBJETIVO: Auxiliar os alunos na observação das regularidades

RELACIONANDO A ADIÇÃO E A MULTIPLICAÇÃO OBJETIVO: Auxiliar os alunos na observação das regularidades e na descoberta de um padrão AÇÃO: 1) Digite a sequencia de teclas e complete com os números que aparecem no visor. 2 + = ____= ____ 2) Quantas vezes voce digitou a tecla =? 3) Complete para mostrar os cálculos que foram feitos pela calculadora quando a sequencia foi digitada ____+____= ____ 4) Represente a multiplicação que corresponde a essa adição: ____x____=____

RELACIONANDO A ADIÇÃO E A MULTIPLICAÇÃO REFLEXÃO NA AÇÃO: 1)Qual operação a calculadora realiza

RELACIONANDO A ADIÇÃO E A MULTIPLICAÇÃO REFLEXÃO NA AÇÃO: 1)Qual operação a calculadora realiza ao apertar a tecla =? 2) O que se observa quando comparamos os resultado da operação dos itens 3 e 4? Por que isto acontece?

Introduzindo a multiplicação com a calculadora ● Ação 1: Para calcular o dobro de

Introduzindo a multiplicação com a calculadora ● Ação 1: Para calcular o dobro de 9, aperte as seguintes teclas na calculadora: 9+9= Reflexão na ação: ● Qual o resultado encontrado? ● Quantas vezes você teclou o 9? ● ● Ação 2: Aperte a tecla referente ao número de vezes que você teclou o nove, a tecla com o símbolo X, a tecla nove e a tecla = Reflexão na ação: Comparando com o resultado da ação 1, o que voce observa? Qual o significado da tecla X?

INVESTIGANDO A DIVISÃO Ação: 1) Digite na calculadora o número 120 2) Subtrai 15

INVESTIGANDO A DIVISÃO Ação: 1) Digite na calculadora o número 120 2) Subtrai 15 de 120 3) Observe a diferença obtida e continue a subtrair 15 até obter zero no visor 4) Registre quantas vezes você subtraiu 15 de 120 até obter zero no visor 5) Calcule utilizando a calculadora 120: 15 REFLEXÃO NA AÇÃO: 1) Comparando a resposta do ítem 4 com 5 o que você observa? 2) Por que isto acontece?

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO COMO OPERAÇÕES INVERSAS Ação 1: 1) Digite na calculadora a sequencia:

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO COMO OPERAÇÕES INVERSAS Ação 1: 1) Digite na calculadora a sequencia: 7 X 25 = _____ 2) A partir do resultado, que sequencia de teclas voce deve digitar para “desfazer” o cálculo? Reflexão na ação: 1) Qual operação você usou para “desfazer” a multiplicação do ítem 1?

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO COMO OPERAÇÕES INVERSAS Ação 2: 1) Digite na calculadora a sequencia:

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO COMO OPERAÇÕES INVERSAS Ação 2: 1) Digite na calculadora a sequencia: 144 : 6 = _____ 2) A partir do resultado, que sequencia de teclas voce deve digitar para “desfazer” o cálculo? Reflexão na ação: Qual operação você usou para “desfazer” a divisão do ítem 1?

Possibilidades e o uso da calculadora ● Ação: Utilizando as teclas 2, 3, x,

Possibilidades e o uso da calculadora ● Ação: Utilizando as teclas 2, 3, x, - , + e = de uma calculadora descubra todas as possibilidades de surgir números de zero a 10. Registre as possibilidades ● Reflexão na ação: ● ● Quais operações voce mais utilizou? Por quê?

E A CALCULADORA ESTRAGOU - PRODUZINDO ESTRATÉGIAS OBJETIVO: Trabalhar as propriedades das quatro operações.

E A CALCULADORA ESTRAGOU - PRODUZINDO ESTRATÉGIAS OBJETIVO: Trabalhar as propriedades das quatro operações. AÇÃO: 1) Uma calculadora apresenta defeitos nas teclas 6 e 8. elabore uma estratégia para se obter o produto 6 x 48. NESTA CALCULADORA. 2) Multiplicar 4 por 67, supondo que a tecla 4 está defeituosa.

E A CALCULADORA ESTRAGOU - PRODUZINDO ESTRATÉGIAS AÇÃO: 3) Sem usar as teclas 9

E A CALCULADORA ESTRAGOU - PRODUZINDO ESTRATÉGIAS AÇÃO: 3) Sem usar as teclas 9 e +, de uma calculadora, crie uma estratégia para obter o produto 15 x 9 4) Faça aparecer no visor da calculadora 5 número 5030, usando apenas as teclas 1, 0, + e = 5) Efetuar a subtração 863 -123, usando uma calculadora. Mas a tecla 3 não funciona. Como obter esta diferença?

JOGO – ZERANDO O VISOR DA CALCULADORA OBJETIVO: Trabalhar as propriedades das quatro operações.

JOGO – ZERANDO O VISOR DA CALCULADORA OBJETIVO: Trabalhar as propriedades das quatro operações. DESENVOLVIMENTO: 1) Digitar um número com 4 algarismos diferentes; 2) Zerar o visor da calculadora com o menor número de operações possível. Para isso poderá utilizar as teclas (+, -, x, : ), digitando apenas números menores que 100. Obs. proibido multiplicar por zero. EXEMPLO: DIGITANDO 1362 1) 1362 - 2 2) 1360 : 2 3) 680: 20 4) 34 - 34

INVESTIGANDO O PRODUTO 56. 406 é o produto de dois números consecutivos. Quais são

INVESTIGANDO O PRODUTO 56. 406 é o produto de dois números consecutivos. Quais são esses dois números? 357. 627 é o produto de três números ímpares consecutivos. Descubra-os!

ATIVIDADE 7 – FAZENDO ESTIMATIVAS Arredonde os fatores para a centena ou dezena mais

ATIVIDADE 7 – FAZENDO ESTIMATIVAS Arredonde os fatores para a centena ou dezena mais próxima e assinale a melhor estimativa para os produtos: 98 x 21 = ( ) 1000 ( ) 200 105 x 48= ( ) 500 ( ) 10000( )5000 720 x 29= ( ) 21000 ( ) 2100 ( )24000 CONFIRME OS CÁLCULOS UTILIZANDO A CALCULADORA

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: CENTURION, Marília. Porta Aberta, v. 3. São Paulo: FTD, 2003 FERREIRA. Lucinaldo

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: CENTURION, Marília. Porta Aberta, v. 3. São Paulo: FTD, 2003 FERREIRA. Lucinaldo dos Santos. Utilizando a calculadora na compreensão do sistema de numeração decimal. Monografia apresentada no Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2006. LIMA, Maria Aparecida Barroso. Matemática nos tempos modernos V. 3. São Paulo: FTD, 2004