O TEXTO POTICO O texto potico ou poema

  • Slides: 13
Download presentation
O TEXTO POÉTICO

O TEXTO POÉTICO

O texto poético, ou poema, expressa essencialmente emoções, pensamentos ou ideias de um locutor

O texto poético, ou poema, expressa essencialmente emoções, pensamentos ou ideias de um locutor ou enunciador.

O locutor comunica, através do poema, com os interlocutores, os leitores, transmitindo-lhes, muitas vezes,

O locutor comunica, através do poema, com os interlocutores, os leitores, transmitindo-lhes, muitas vezes, sensações, recordações, sonhos ou dúvidas. A leitura do texto poético pode levar a várias interpretações, pois trata-se de um texto muito rico em imagens e contrastes inesperados.

Os escritores de poemas, os poetas, sentem alguma liberdade na escrita de um texto

Os escritores de poemas, os poetas, sentem alguma liberdade na escrita de um texto poético, brincando com os sons, com as palavras e com as frases.

Nos seus poemas, usam bastantes recursos retóricos: Enumeração “É urgente destruir certas palavras Ódio,

Nos seus poemas, usam bastantes recursos retóricos: Enumeração “É urgente destruir certas palavras Ódio, solidão e crueldade. ” Personificação “As ondas beijando a areia E a lua beijando o mar!” “O mundo pula e avança Comparação Como bola colorida Nas mãos de uma criança. ” Metáfora “Amigo é um sorriso de boca em boca…” (Eugénio de Andrade, Casimiro de Abreu, António Gedeão, Alexandre O’Neill)

O poema é escrito em verso. O verso é cada linha de um poema.

O poema é escrito em verso. O verso é cada linha de um poema. Cada conjunto de versos, separado dos outros conjuntos de versos por um espaço em branco, chama-se estrofe. Brancas Azuis Amarelas E pretas verso Brincam na luz As belas borboletas Borboletas brancas São alegres e francas. estrofe Borboletas azuis Gostam muito de luz. As amarelinhas São tão bonitinhas! E as pretas, então. . . Oh, que escuridão! (As Borboletas, Vinicius de Moraes)

Por ser escrito em verso, o texto poético tem ritmo e musicalidade. A natureza

Por ser escrito em verso, o texto poético tem ritmo e musicalidade. A natureza musical do poema deve-se, em muitos casos, ao uso da rima.

A rima é a semelhança de sons, a partir da vogal da sílaba tónica

A rima é a semelhança de sons, a partir da vogal da sílaba tónica das palavras, sobretudo no final dos versos. - Versos que rimam: São noites e não dormi. . . As noites pensando em ti. Dias são dias, e noites São noites e não dormi. . . Os dias a não te ver As noites pensando em ti. - Sílaba tónica: -mi-ti- Vogal/ditongo da sílaba tónica: -i- Semelhança de sons a partir da vogal da sílaba tónica: dormi ti

Baila o trigo quando há vento Baila porque o vento o toca Também baila

Baila o trigo quando há vento Baila porque o vento o toca Também baila o pensamento Quando o coração provoca. - Versos que rimam: Baila porque o vento o toca Quando o coração provoca. - Sílaba tónica: -to-vo- Vogal/ditongo da sílaba tónica: -o- Semelhança de sons a partir da vogal da sílaba tónica: toca provoca (Quadras ao Gosto Popular, Fernando Pessoa)

No texto poético, é também comum surgirem vários elementos do mesmo campo lexical. Inverno

No texto poético, é também comum surgirem vários elementos do mesmo campo lexical. Inverno é… Neve a cair, Vento a soprar E chuva a pingar. Roupas quentinhas Noite de Natal Os Reis e o Carnaval. Campo lexical – Inverno: neve / vento / chuva / roupa quente / Natal / Dia de Reis

O texto poético resulta com frequência da reflexão sobre aspetos da vida e do

O texto poético resulta com frequência da reflexão sobre aspetos da vida e do mundo. É, sobretudo, uma visão especial daquilo que nos rodeia, dando atenção a pormenores simples, mas importantes para quem observa.

Quando escrevemos um poema, exprimimos os nossos sentimentos e podemos aprofundar aquilo que acontece

Quando escrevemos um poema, exprimimos os nossos sentimentos e podemos aprofundar aquilo que acontece no nosso mundo interior.

O poema é, então, um texto com bastante expressividade, concentrando sensações, ideias e emoções.

O poema é, então, um texto com bastante expressividade, concentrando sensações, ideias e emoções. Sei de um ninho. E o ninho tem um ovo. E o ovo tem lá dentro um passarinho Novo. Mas escusam de me atentar: Nem o tiro, nem o ensino. Quero ser um bom menino E guardar Este segredo comigo E ter depois um amigo Que faça o pino A voar. . . (Miguel Torga)