O Teatro do Sculo XX Expressionismo Surge na

  • Slides: 38
Download presentation
O Teatro do Século XX

O Teatro do Século XX

Expressionismo • Surge na Alemanha, entre as 1ª e 2ª Guerras Mundiais. • Advoga

Expressionismo • Surge na Alemanha, entre as 1ª e 2ª Guerras Mundiais. • Advoga a explosão descontrolada da subjetividade • Explora estados psicológicos mórbidos, sugerindo-os através de cenários distorcidos.

Textos expressionistas • ‘’O despertar da primavera‘’ - Frank Wedekind • ''Os burgueses de

Textos expressionistas • ‘’O despertar da primavera‘’ - Frank Wedekind • ''Os burgueses de Calais‘’ - Georg Kaiser • ''Os destruidores de máquinas‘’ - Ernst Toller • Exibem preocupação social. • Mostra o homem em luta contra a mecanização desumanizadora da sociedade industrial. • Estudam os conflitos de geração. • Condenam o militarismo.

Já se falou em uma certa estética expressionista, acerca de Vestido de Noiva, um

Já se falou em uma certa estética expressionista, acerca de Vestido de Noiva, um certo gosto pelo sombrio, pelo exagero.

A Arte de Cuspir Cia. Piramundo

A Arte de Cuspir Cia. Piramundo

Futurismo • Na Itália glorifica a violência, a energia e a industrialização. • Na

Futurismo • Na Itália glorifica a violência, a energia e a industrialização. • Na antiga URSS propõe a destruição dos valores antigos. • Utilização do teatro como um meio de agitação e propaganda.

Autores futuristas • Os italianos, tendo à frente Marinetti ‘‘O monoplano do papa'', pregam

Autores futuristas • Os italianos, tendo à frente Marinetti ‘‘O monoplano do papa'', pregam o fascismo. • Os russos, tendo à frente Maiakovski ''O percevejo‘’ e ''Mistério bufo'', usam o teatro para difundir o comunismo.

Colóquio dentro de um ser

Colóquio dentro de um ser

Colóquio dentro de um ser

Colóquio dentro de um ser

Teatro estilizado • Busca colocar o irreal no palco • Abandona o apego excessivo

Teatro estilizado • Busca colocar o irreal no palco • Abandona o apego excessivo à psicologia e ao realismo. • Meyerhod é o encenador que leva mais longe essas propostas. • Meyerhod Lançando os fundamentos do que chama de "teatro estilizado".

Meyerhold (1874 -1940) Russo, dirige os teatros da Revolução, encenando várias peças de Maiakovski.

Meyerhold (1874 -1940) Russo, dirige os teatros da Revolução, encenando várias peças de Maiakovski. Utiliza o cinema como recurso teatral e em algumas de suas montagens o espectador pode ir ao palco, os atores circulam na platéia. Para Meyerhold o ator deve utilizar seu físico na interpretação, não ficando escravo do texto. Preso pela polícia stalinista após uma conferência teatral, em 1939, morre num campo de trabalhos forçados, provavelmente executado.

Meyerhold's production of The Bathhouse by Mayakovsky, 1930

Meyerhold's production of The Bathhouse by Mayakovsky, 1930

Anti-illusionist stage from Vsevolod Meyerhold’s production of Nikolay Gogol’s Revizor (The Government Inspector), Moscow,

Anti-illusionist stage from Vsevolod Meyerhold’s production of Nikolay Gogol’s Revizor (The Government Inspector), Moscow, 1926.

Teatro da Crueldade Na França, nos anos 20, dadaístas e surrealistas contestam os valores

Teatro da Crueldade Na França, nos anos 20, dadaístas e surrealistas contestam os valores estabelecidos. Apontam como seu precursor Alfred Jarry, que, no fim do século XIX, criou as farsas ligadas ao personagem absurdo do Pai Ubu. Antonin Artaud é o principal teórico desse movimento.

Saber que a paixão é matéria, que ela está sujeita às flutuações plásticas da

Saber que a paixão é matéria, que ela está sujeita às flutuações plásticas da matéria (. . . ) Alcançar as paixões através de suas forças ao invés de considerá-las como puras abstrações, confere ao ator um domínio que o iguala a um verdadeiro curandeiro. Saber que existe uma saída corporal para a alma permite alcançar essa alma num sentido inverso e reencontrar o seu ser através de uma espécie de analogia matemática. (Artaud: O Teatro e Seu Duplo; 1995, pg. 131)

A razão batia em retirada; não unicamente a sua mas a razão de toda

A razão batia em retirada; não unicamente a sua mas a razão de toda a assistência, de todos nós, espectadores desse drama atroz, reduzidos ao papel de comparsas malévolos, debochados e grosseiros. Oh! não, mais ninguém na platéia, tinha vontade de rir (…) Artaud nos havia atraído para seu jogo trágico de revolta contra tudo aquilo que, admitido por nós, para ele permanecia mais puro e inadmissível: “Nós ainda não nascemos. Ainda não estamos no mundo. Ainda não existe mundo. As coisas ainda não se fizeram. A razão de ser não foi achada…”

Antonin Artaud (1896 -1948) Nasce em Marselha, França. Ator, poeta e diretor teatral, Artaud

Antonin Artaud (1896 -1948) Nasce em Marselha, França. Ator, poeta e diretor teatral, Artaud formula o conceito de "teatro da crueldade" como aquele que procura liberar as forças inconscientes da platéia. Seu livro teórico, ''O teatro e seu duplo'', exerce enorme influência até os dias atuais. Passa os últimos dez anos de sua vida internado em diversos hospitais psiquiátricos e morre em Paris.

Teatro Épico Bertolt Brecht (1898 -1956) Tomando como ponto de partida o trabalho de

Teatro Épico Bertolt Brecht (1898 -1956) Tomando como ponto de partida o trabalho de Piscator, que lutava por um teatro educativo e de propaganda, o alemão Bertolt Brecht propõe um teatro politizado, com o objetivo de modificar a sociedade.

Autores épicos Os principais seguidores de Brecht são os suíços Friedrich Dürrenmatt ''A visita

Autores épicos Os principais seguidores de Brecht são os suíços Friedrich Dürrenmatt ''A visita da velha senhora'' e Max Frisch ''Andorra'', e os alemães Peter Weiss ''Marat/Sade'' e Rolf Hochhuth ''O vigário''. Na Itália, Luigi Pirandello ''Seis personagens à procura de um autor'' antecipa a angústia existencial de Jean-Paul Sartre ''Entre quatro paredes'' e Albert Camus ''Calígula''.

Bertolt Brecht (1898 -1956) Dramaturgo e poeta alemão, começa a carreira teatral em Munique,

Bertolt Brecht (1898 -1956) Dramaturgo e poeta alemão, começa a carreira teatral em Munique, mudando em seguida para Berlim. Durante a 2ª Guerra exila-se na Europa e nos EUA. Acusado de atividade antiamericana durante o macarthismo, volta à Alemanha e funda, em Berlim Oriental, o teatro Berliner Ensemble.

Com sua teoria, que propunha uma representação épica, Brecht pretendeu opor-se ao "teatro dramático",

Com sua teoria, que propunha uma representação épica, Brecht pretendeu opor-se ao "teatro dramático", que conduziria o espectador a uma ilusão da realidade, reduzindo-lhe a percepção crítica. O "efeito de distanciamento", sugerido por Brecht, visava estimular o senso crítico, tornando claros os artifícios da representação cênica e destacando conseqüentemente os valores ideológicos do texto.

Em ''O círculo de giz caucasiano'', ''Galileu Galilei'' ou ''Os fuzis da senhora Carrar'',

Em ''O círculo de giz caucasiano'', ''Galileu Galilei'' ou ''Os fuzis da senhora Carrar'', substitui o realismo psicológico por textos didáticos, comprometidos com uma ideologia de esquerda. Afirmando que, em vez de hipnotizar o espectador, o teatro deve despertá-lo para uma reflexão crítica, utiliza processos de "distanciamento", que rompem a ilusão, lembrando ao público que aquilo é apenas teatro e não a vida real.

Os Sertões II - O Homem, parte 1 Teatro Oficina Uzyna Uzona, 2003 A

Os Sertões II - O Homem, parte 1 Teatro Oficina Uzyna Uzona, 2003 A segunda parte da épica montagem do épico centenário de Euclides da Cunha sobre o Brasil

Teatro Americano Na década de 20 adquire pela primeira vez características próprias, marcado pela

Teatro Americano Na década de 20 adquire pela primeira vez características próprias, marcado pela reflexão social e psicológica, e começa a ser reconhecido em todo o mundo. Seu criador é Eugene O'Neill, influenciado por Pirandello.

Autores americanos Além de Eugene O'Neill, destacam-se Tennessee Williams, Clifford Oddets ''A vida impressa

Autores americanos Além de Eugene O'Neill, destacam-se Tennessee Williams, Clifford Oddets ''A vida impressa em dólar'', ''Que retrata a Depressão'' , Thornton Wilder ''Nossa cidade'' e Arthur Miller com textos de crítica social; e Edward Albee que, em ''Quem tem medo de Virginia Woolf? '', fala do relacionamento íntimo entre os indivíduos.

Eugene O'Neill (1888 -1953) Filho de um ator, nasce em Nova York e passa

Eugene O'Neill (1888 -1953) Filho de um ator, nasce em Nova York e passa a infância viajando. Durante a juventude percorre os países do Atlântico durante cinco anos, a maior parte do tempo como marinheiro, experiência que é utilizada na construção de seus personagens marginais. Em ''Estranho interlúdio'', ''O luto cai bem a Electra'' ou ''Longa jornada noite adentro'', confunde os planos da ficção e da realidade e mergulha nos mecanismos psicológicos de seus personagens. Extremamente pessimista, mostra o homem preso de um destino sem sentido - o que também o situa como um precursor do existencialismo.

Teatro do Absurdo A destruição de valores e crenças, após a 2ª Guerra Mundial,

Teatro do Absurdo A destruição de valores e crenças, após a 2ª Guerra Mundial, produz um teatro anti-realista, ilógico, que encara a linguagem como obstáculo entre os homens, condenados à solidão. Autores do teatro do absurdo - Destacam-se o irlandês Samuel Beckett; o romeno naturalizado francês, Eugène Ionesco ; o inglês, Harold Pinter. O francês Jean Genet ''O balcão'' escolhe assuntos "malditos", como o homossexualismo. ''Tango'', do polonês Slawomir Mrózek, e ''Cemitério de automóveis'' e ''O arquiteto'' e ''O imperador da Assíria'', do espanhol Fernando Arrabal, também marcam o período.

Samuel Beckett (1906 -1989) Dramaturgo, poeta e romancista irlandês. Depois de formado em Dublin,

Samuel Beckett (1906 -1989) Dramaturgo, poeta e romancista irlandês. Depois de formado em Dublin, mora em Paris por dois anos. Seu teatro, recheado de paradoxos e humor negro, rejeita a busca de explicação da existência através do racionalismo. Em ''Esperando Godot'', sua primeira peça, dois vagabundos conversam esperando um misterioso Godot que nunca aparece, numa parábola da condição humana.

Tendências Atuais Em anos recentes alguns dramaturgos ainda se destacam, mas o eixo criador

Tendências Atuais Em anos recentes alguns dramaturgos ainda se destacam, mas o eixo criador desloca-se para os grupos teatrais. As experiências dos grupos fundados nas décadas de 70 a 90 têm em comum a eliminação da divisão tradicional entre o palco e a platéia; além da substituição do texto de um autor único por uma criação coletiva e da participação do espectador na elaboração do espetáculo. A figura do diretor torna-se mais decisiva do que a do autor.

Jerzy Grotowski (1933 - ) Nasce em Rzeszów, Polônia. Seu trabalho como diretor, professor

Jerzy Grotowski (1933 - ) Nasce em Rzeszów, Polônia. Seu trabalho como diretor, professor e teórico de teatro tem grande impacto no teatro experimental a partir da década de 60. De 1965 a 1984 dirige o teatro-laboratório de Wróclaw, onde propõe a criação de um "teatro pobre", sem acessórios, baseado apenas na relação ator/espectador. Em 1982 passa a morar nos EUA e atualmente vive e trabalha no Centro de Pesquisa e Experimentação Teatral de Pontedera, na Itália.

Grupos teatrais Destacam-se o Living Theatre, de Julian Beck e Judith Malina; o Open

Grupos teatrais Destacam-se o Living Theatre, de Julian Beck e Judith Malina; o Open Theatre, de Joseph Chaikin; o Teatro Campesino, de Luís Miguel Valdez; o Bred and Puppet, de Peter Schumann; o Odin Teatret, de Eugenio Barba; o Centro Internacional de Pesquisa Teatral, de Peter Brook; o Théâtre du Soleil, de Ariane Mnouchkine; o Grand Magic Circus, de Jérôme Savary; o Squat, de Budapeste; o Mabou Mines e o Performance Group, dos EUA; e as companhias dos: americanos Bob Wilson, Richard Foreman, Richard Schechner e Meredith Monk; dos italianos Carmelo Bene, Giuliano Vassilicò e Memè Perlini; do falecido polonês Tadeusz Kantor e a do britânico Stuart Sherman.

Bob Wilson (1941 - ), Diretor americano nascido em Waco, Texas. Muda-se para Nova

Bob Wilson (1941 - ), Diretor americano nascido em Waco, Texas. Muda-se para Nova York aos 20 anos. Seus problemas de fala na infância contribuem para que se aprofunde na linguagem visual. Seu teatro busca a arte total com recursos de luz, gestos, cenários. As montagens são, muitas vezes, extremamente longas como ''A vida e a época de Josef Stalin'', que tinha 12 h de duração.

Peter Brook (1925 - ) Nasce em Londres e estuda em Westminster, Greshams e

Peter Brook (1925 - ) Nasce em Londres e estuda em Westminster, Greshams e Oxford. Como diretor teatral, nos anos 60, inova em montagens de Shakespeare como ''Rei Lear'', e em ''Marat/Sade''. Em 1970 transfere-se para Paris fundando o Centro Internacional de Pesquisa Teatral. Centra seu trabalho na valorização do ator. Trabalha com grupos de diversas nacionalidades para que as diferenças culturais e físicas enriqueçam o resultado final. Uma de suas montagens mais conhecidas, ''Mahabharata'', é adaptada de um clássico indiano. Mais tarde a transforma em filme.

Autores atuais Os autores mais representativos do final do século XX são os alemães

Autores atuais Os autores mais representativos do final do século XX são os alemães Peter Handke (Viagem pelo lago Constança), Rainer Werner Fassbinder (Lola), também diretor de cinema, Heiner Müller (Hamlet-Machine) e Botho Strauss (Grande e pequeno); o americano Sam Sheppard (Loucos de amor), o italiano Dario Fó (Morte acidental de um anarquista), ou o chileno Ariel Dorfman (A morte e a donzela).

Teatralismo Na década de 90, musicais como ''Les misérables'', dirigido por Trevor Nunn e

Teatralismo Na década de 90, musicais como ''Les misérables'', dirigido por Trevor Nunn e John Caird ou ''Miss Saigon'', dirigido por Nicholas Hytner, ilustram a tendência ao chamado "teatralismo", a volta à exploração dos recursos específicos da linguagem de palco encenações elaboradas, estilizadas, ricas em efeitos especiais e ilusões teatrais. Isso acarreta o declínio acelerado das montagens ditas "minimalistas", como algumas de Bob Wilson, que usavam cenários austeros, guarda-roupa simplificado, o mínimo de adereços de cena, gestos reduzidos.