O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR 1

  • Slides: 9
Download presentation
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR? 1. 2. 3. 4. A Função Social

O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR? 1. 2. 3. 4. A Função Social de Escola Um olhar sobre o papel dos Conteúdos Competências e Habilidades no Contexto Curricular A Importância dos temas transversais

Princípios da organização curricular: Currículo é cultura. Currículo referido a competências. Currículo que tem

Princípios da organização curricular: Currículo é cultura. Currículo referido a competências. Currículo que tem como prioridade a competência leitora e escritora. Currículo que articula as competências para aprender. Currículo contextualizado no mundo do trabalho.

CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA • Respeito ao saber já construído. •

CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA • Respeito ao saber já construído. • Foco em: ü Orientações para gestão do currículo na escola. ü Orientações para gestão da aprendizagem na sala de aula.

Função Social da Escola l Apropria-se de uma postura transformadora que responda aos anseios

Função Social da Escola l Apropria-se de uma postura transformadora que responda aos anseios da sociedade por um ensino de qualidade para todos, pressupondo uma vivência democrática fundamentada no respeito à diversidade cultural e na convivência com o meio.

A IMPORT NCIA DE PROPOSTA CURRICULAR l Este documento deve constituir-se em subsídio à

A IMPORT NCIA DE PROPOSTA CURRICULAR l Este documento deve constituir-se em subsídio à elaboração de projetos e propostas curriculares a serem desenvolvidos por organizações governamentais e não-governamentais, adaptados às realidades locais e necessidades específicas.

Um Novo olhar sobre o papel dos conteúdos Que conteúdo são necessários para jovens

Um Novo olhar sobre o papel dos conteúdos Que conteúdo são necessários para jovens e adultos que buscam uma escolarização tardia? A resposta poderia ser a de que os conteúdos necessários são aqueles que podem ser utilizados na vida cotidiana como meio para a autonomia do sujeito. Baseado na Declaração de Jomtien (in Oliveira e Paiva/04) entende-se que “ a escola deverá incorporar efetivamente os conhecimentos-conteúdos e competências- necessários para que o indivíduo possa desenvolver-se física, afetiva, intelectual e moralmente, a fim de desempenhar-se com autonomia no âmbito político, econômico e social no seu contexto de vida. ”(p. 9).

Competências e Habilidades l Implica o conhecimento do contexto histórico social, considerando a importância

Competências e Habilidades l Implica o conhecimento do contexto histórico social, considerando a importância da interdisciplinaridade, a diversidade cultural presente nas relações educacionais de modo que os conhecimentos reorganizados, permitindo uma aprendizagem significativa, que favoreça ao indivíduo interagir e transformar a realidade.

A Importância dos Temas Transversais l l Não constitui em novas áreas de conhecimento;

A Importância dos Temas Transversais l l Não constitui em novas áreas de conhecimento; Perpassa todas as disciplinas; Atua nas diversas formas da vida cotidiana; São contextualizadas nas diferentes área.

 • l l l Avaliação da Aprendizagem Alfabetização Disciplinas Referências

• l l l Avaliação da Aprendizagem Alfabetização Disciplinas Referências