O estudo dos perodos Componente Lngua Portuguesa Prof

  • Slides: 21
Download presentation

O estudo dos períodos Componente: Língua Portuguesa Prof. ª Andréa Paulon Prof. ª Danielly

O estudo dos períodos Componente: Língua Portuguesa Prof. ª Andréa Paulon Prof. ª Danielly de Souza Duarte Prof. ª Mônica Cardoso Pereira Equipe Curricular de Língua Portuguesa COPED/SEDUC-SP

Apresentação da aula TEMA DA AULA Uso da norma-padrão e tipos de período. ETAPAS

Apresentação da aula TEMA DA AULA Uso da norma-padrão e tipos de período. ETAPAS DE ENSINO 9º Ano HABILIDADES DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO EF 69 LP 56 Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto e a situação de produção.

Objetivos da aula • Reconhecer o uso da linguagem formal no seu contexto de

Objetivos da aula • Reconhecer o uso da linguagem formal no seu contexto de produção; • • • Identificar os verbos dentro de um período; Diferenciar Período Simples de Período Composto; Identificar o conector em um período composto.

ACOLHIDA – Interação nochat Se você ganhasse na megasena hoje, como gastaria o seu

ACOLHIDA – Interação nochat Se você ganhasse na megasena hoje, como gastaria o seu dinheiro? © Pixabay

Situação de aprendizagem 2 “Pai, me compra. . . ” Vai me dizer que

Situação de aprendizagem 2 “Pai, me compra. . . ” Vai me dizer que você nunca falou isto? Será? Pois é, o que está por trás dessa frase tão comum para você e para muitos outros adolescentes e crianças? Caderno do Aluno – Volume II – versão estendida.

Situação de aprendizagem 2 • A revista “Mudando Conceitos para Entender o Mundo” trouxe,

Situação de aprendizagem 2 • A revista “Mudando Conceitos para Entender o Mundo” trouxe, nesta edição mensal, uma entrevista com o psicólogo Joaquim Dias, que comenta sobre o polêmico assunto: o consumismo desenfreado dos adolescentes. • O que podemos considerar consumismo desenfreado ? Envie sua participação nochat da CMSP. como

Leia a entrevista Revista “Mudando Conceitos para Entender o Mundo”: Hoje vamos abordar o

Leia a entrevista Revista “Mudando Conceitos para Entender o Mundo”: Hoje vamos abordar o famoso tema “Pai, me compra”. Sabemos que os adolescentes são oradores prodigiosos e têm uma excepcional inteligência para a idade que possuem. Como podemos explicar tanto argumento para que suas vontades sejam atendidas? Joaquim Dias: Exato, os adolescentes sabem muito bem os produtos que estão na ordem dos seus desejos e usam os mais diversos argumentos para conseguirem o que desejam. Como por exemplo: um adolescente entra em casa, não cumprimenta ninguém, vai para o quarto. Tudo isso, porque o pai não tem dinheiro para comprar o tênis que ele quer.

Leia a entrevista Revista “Mudando Conceitos para Entender o Mundo”: Mantidos no mundo do

Leia a entrevista Revista “Mudando Conceitos para Entender o Mundo”: Mantidos no mundo do ter, esses argumentos, muitas vezes, vazios, giram em torno do consumismo desenfreado. Com eles, não há contra-argumentos, porque tudo gira em comprar. Qual a orientação que você dá aos pais em como proceder diante dos pedidos? Joaquim Dias: É necessário discutir com os filhos o que de fato é prioridade, o que é uma necessidade, e não apenas um desejo de consumo. Por exemplo, se o filho pede um tênis ou outro calçado qualquer, o importante é fazer questionamentos, se não existe outro que possa substituir, se a compra é mesmo a única solução. É necessário explicar que, muitas vezes, o mesmo produto pode ser substituído.

Leia a entrevista Revista “Mudando Conceitos para Entender o Mundo”: Como os valores ditados

Leia a entrevista Revista “Mudando Conceitos para Entender o Mundo”: Como os valores ditados em casa podem contribuir? Joaquim Dias: Sendo exemplo para os filhos. Muita conversa e proximidade explicam muito mais que uma lição de moral sobre ter ou não determinado produto. Estar próximo, significa debater constantemente este assunto. Ter diálogo constante pode ajudar no cotidiano familiar e contribuir para um melhor relacionamento com filhos.

Leia a entrevista Revista “Mudando Conceitos para Entender o Mundo ”: Os assuntos sobre

Leia a entrevista Revista “Mudando Conceitos para Entender o Mundo ”: Os assuntos sobre consumismo e ecossistema são constantemente debatido nos meios de comunicação de acesso aos jovens. Como os pais podem fazer uso disso? Joaquim Dias: Como eu já disse anteriormente, estar próximos dos filhos, saber o que fazem nas redes sociais, o que pensam sobre os assuntos do momento. Conversar sobre a importância de ser o valor na família, e não apenas em ter o valor na família, talvez ajude mais na famosa frase: “Pai, me compra. . . ”. Revista “Mudando Conceitos para Entender o Mundo”: Agradeço a entrevista. Com certeza, muitos pais entenderão como proceder melhor com os filhos nesta situação de consumo.

Após a leitura, responda nochat Revista “Mudando Conceitos para Entender o Mundo”: Agradeço a

Após a leitura, responda nochat Revista “Mudando Conceitos para Entender o Mundo”: Agradeço a entrevista. Com certeza, muitos pais entenderão como proceder melhor com os filhos nesta situação de consumo. Revista Mudando Conceitos para Entender o Mundo. Ano 2, n. º 22 / 1. ª edição. 1) No texto, notamos o uso da linguagem formal ou informal? 2) Por que esse nível de linguagem foi utilizado? Envie sua participação nochat da CMSP.

Um pouco de gramática. . . Como notamos, na entrevista, os envolvidos buscaram fugir

Um pouco de gramática. . . Como notamos, na entrevista, os envolvidos buscaram fugir do COLOQUIALISMO. Aproximaram suas falas em nível formal e imprimiram mais credibilidade à entrevista. A partir disto, vamos estudar um pouco sobre a sintaxe deste texto e analisar como se deu a construção dos períodos.

Responda no chat 1. Observe a oração: “Muita conversa e proximidade explica muito mais

Responda no chat 1. Observe a oração: “Muita conversa e proximidade explica muito mais que uma lição de moral. . . ”. a) Qual é o verbo da oração? Grife-o. b) Nessa oração, temos um período simples. Explique. Caderno do Aluno – Volume II – versão estendida.

Responda no chat 2. Leia a oração a seguir e observe o período: “Exato,

Responda no chat 2. Leia a oração a seguir e observe o período: “Exato, os adolescentes sabem muito bem os produtos que estão na ordem dos seus desejos. ” a) Nessa oração, temos os verbos: sabem e estão. Podemos afirmar que temos um período composto? Por quê? Caderno do Aluno – Volume II – versão estendida.

Estudo dos períodos • PERÍODO Composto de uma ou mais orações. • PERÍODO SIMPLES

Estudo dos períodos • PERÍODO Composto de uma ou mais orações. • PERÍODO SIMPLES Contém apenas uma oração constituída por um verbo ou uma locução verbal. • PERÍODO COMPOSTO Contém duas ou mais orações constituídas de dois ou mais verbos ou locuções verbais. Pode ser composto por coordenação ou por subordinação.

Copie este exercício no seu caderno 3. Analise a frase. “Os adolescentes são oradores

Copie este exercício no seu caderno 3. Analise a frase. “Os adolescentes são oradores prodigiosos e têm uma excepcional inteligência. ” a) Preencha o quadro com as informações presentes nela:

Confira as respostas 3. Analise a frase. “Os adolescentes são oradores prodigiosos e têm

Confira as respostas 3. Analise a frase. “Os adolescentes são oradores prodigiosos e têm uma excepcional inteligência. ” a) Preencha o quadro com as informações presentes nela: Mas ele é composto!

Uso dos conectivos Divida a frase abaixo em orações. • Os adolescentes são oradores

Uso dos conectivos Divida a frase abaixo em orações. • Os adolescentes são oradores prodígios e • têm uma excepcional inteligência. CONECTIVOS São palavras ou expressões que ligam frases e orações. Nesta, há um conectivo.

Uso dos conectivos d) O conectivo que você circulou é: ( ) preposição (

Uso dos conectivos d) O conectivo que você circulou é: ( ) preposição ( ) artigo ( x ) conjunção CONJUNÇÃO Palavra invariável cujo propósito é conectar orações ou termos com uma mesma função sintática, estabelecendo entre eles relação de subordinação ou coordenação.

O que aprendemos na aula de hoje? • Mesmo no gênero entrevista, podemos privilegiar

O que aprendemos na aula de hoje? • Mesmo no gênero entrevista, podemos privilegiar o uso da norma-padrão; • Oração é um enunciado caracterizado obrigatoriamente pela presença de um verbo; • Período é uma unidade sintática e pode ser simples (se contiver um verbo) ou composto (se apresentar dois ou mais verbos); • Períodos compostos podem ser unidos por conectivos. Bons estudos!