O Domnio Senhorial Poder Senhorial Numa poca em

  • Slides: 12
Download presentation
O Domínio Senhorial

O Domínio Senhorial

Poder Senhorial Numa época em que os reis tinham pouco poder, os grandes senhores

Poder Senhorial Numa época em que os reis tinham pouco poder, os grandes senhores da Nobreza e do Clero eram proprietários de grandes propriedades sobre as quais exerciam um duplo poder: • Exercem uma autoridade económica sobre os camponeses que vivem nas suas terras (recebem rendas); • Exercem uma autoridade política, militar e judicial pois recebem impostos, cunham a moeda, administram a justiça e possuem o seu próprio exército.

Encontrámos no domínio de Staffelsee […] uma casa senhorial. A reserva abrange 740 jeiras

Encontrámos no domínio de Staffelsee […] uma casa senhorial. A reserva abrange 740 jeiras de terra arável. No domínio há 23 mansos livres. […] Há 19 mansos servis. . J. Kremer, Livro dos Costumes (adaptado) Em quantas partes está dividido o domínio? Como se chamava cada uma das partes?

Domínio Senhorial O território sobre o qual os senhores (da nobreza e do clero)

Domínio Senhorial O território sobre o qual os senhores (da nobreza e do clero) exercem o poder senhorial era chamado de Senhorio ou Domínio Senhorial.

Domínio Senhorial Bosque do senhor Mansos Reserva • O senhorio estava dividido em 2

Domínio Senhorial Bosque do senhor Mansos Reserva • O senhorio estava dividido em 2 partes: • A Reserva • Os Mansos

Domínio Senhorial

Domínio Senhorial

Reserva Era a parte explorada diretamente pelo senhor e que era cultivada por servos,

Reserva Era a parte explorada diretamente pelo senhor e que era cultivada por servos, criados e camponeses obrigados às corveias. Na reserva existia o castelo (A) ou casa senhorial, a Igreja, o moinho (F), o lagar, o celeiro, o forno, os bosques (E) e os campos de cultivo (B).

Mansos Os mansos correspondiam a uma casa (C) e a uma parcela de terreno

Mansos Os mansos correspondiam a uma casa (C) e a uma parcela de terreno (D) suficiente para o sustento de uma família. Eram pequenas parcelas de terra que o senhor concedia em troca de pesadas obrigações (rendas, corveias e banalidades).

Domínio Senhorial (resumo) O território sobre o qual os senhores (da nobreza e do

Domínio Senhorial (resumo) O território sobre o qual os senhores (da nobreza e do clero) exercem o poder senhorial era chamado de Senhorio ou Domínio Senhorial. O senhorio estava dividido em 2 partes: • A Reserva (explorada diretamente pelo senhor e cultivada por servos, criados e camponeses) • Os Mansos (pequenas parcelas de terra que o senhor concedia em troca de obrigações )

Encontrámos no domínio de Staffelsee […] uma casa senhorial. A reserva abrange 740 jeiras

Encontrámos no domínio de Staffelsee […] uma casa senhorial. A reserva abrange 740 jeiras de terra arável. No domínio há 23 mansos livres. Em seis deles, os camponeses pagam por ano […] catorze moios de cereal, quatro leitões, uma peça de linho, um sesteiro de sementes de linho e um sesteiro de lentilhas. Dão ainda, por ano, cinco semanas de trabalho[…]. Há 19 mansos servis. Cada um deles rende por ano um leitão, cinco galinhas e dez ovos; alimenta 4 porcos do senhor, lavra meia charrua e trabalha três dias por semana na reserva. J. Kremer, Livro dos Costumes (adaptado) Quais são as obrigações dos camponeses? “Livres” e “Servis” quais serão as diferenças?

Exploração do Domínio Senhorial Os campos eram cultivados pelos camponeses que podiam ser de

Exploração do Domínio Senhorial Os campos eram cultivados pelos camponeses que podiam ser de 2 tipos: • Colonos ou vilãos – homens livres • Servos – homens não livres, ligados à terra e dependentes do senhor (não podiam abandonar a terra, casar ou tornarem-se religiosos sem a autorização do senhor).

Exploração do Domínio Senhorial Os camponeses que cultivavam os mansos tinham as seguintes obrigações:

Exploração do Domínio Senhorial Os camponeses que cultivavam os mansos tinham as seguintes obrigações: • Pagar pesadas rendas em dinheiro ou geralmente em produtos; • As Corveias, ou seja eram obrigados a trabalhar gratuitamente na reserva; • As Banalidades ou seja pagar pela utilização do moinho, do forno e do lagar.