O CONTINENTE ASITICO ASPECTOS FSICOS l A sia

  • Slides: 30
Download presentation
O CONTINENTE ASIÁTICO ASPECTOS FÍSICOS

O CONTINENTE ASIÁTICO ASPECTOS FÍSICOS

l. A Ásia é o maior continente do mundo, corresponde a um terço das

l. A Ásia é o maior continente do mundo, corresponde a um terço das emersas, é banhado por três oceanos, Índico (ao sul), Pacífico (a leste) e o Antártico (ao norte). Ao norte os Montes URAIS ( cadeia de montanha) e CÁUCASO (Geórgia) separa o continente da Europa (fronteira natural).

A área do continente asiático é de 44. 482. 000 km². É o maior

A área do continente asiático é de 44. 482. 000 km². É o maior continente do mundo com 29, 4% das terras emersas. l É também o continente mais populoso do mundo com 3, 95 bilhões de habitantes (pouco mais de 60% da população mundial). l A população chinesa atingirá 1, 36 e 1, 45 bilhões respectivamente em 2010 e 2020, enquanto o ano 2033 será o ano pico da população chinesa que poderá chegar a 1, 5 bilhão.

l - Mediterrâneo (Ásia Menor): verões quentes e secos e invernos com muita chuva.

l - Mediterrâneo (Ásia Menor): verões quentes e secos e invernos com muita chuva.

l - Desértico (Síria, Arábia, Índia e Irã): regiões com temperaturas elevadas durante o

l - Desértico (Síria, Arábia, Índia e Irã): regiões com temperaturas elevadas durante o dia e frias à noite. Regiões áridas com baixo índice pluviométrico (chuvas)

l - Monções (Ásia Oriental e Meridional): inverno seco e verão extremamente chuvoso.

l - Monções (Ásia Oriental e Meridional): inverno seco e verão extremamente chuvoso.

l Monções Uma monção é um vento periódico, que ocorre especialmente no Oceano Índico

l Monções Uma monção é um vento periódico, que ocorre especialmente no Oceano Índico e no sudeste da Ásia. A expressão também é usada como nome da estação climática na qual os ventos na Índia e países vizinhos sopram a partir do sudoeste, e é caracterizada por intensa chuva.

MONÇÕES l Durante o verão a porção continental da Ásia meridional absorve muito calor,

MONÇÕES l Durante o verão a porção continental da Ásia meridional absorve muito calor, principalmente a Índia, tornando-se uma área de ZBP e o oceano índico uma ZAP. Em função disso os ventos sopram do mar para o continente, trazendo umidade e provocando chuvas. (Verões quentes e chuvosos) l Durante o inverno ocorre o processo inverso, as altas temperaturas concentram-se nos oceanos, transformando-os em ZBP e a porção sólida do continente em ZAP, por conseguinte os ventos sopram do continente para o oceano. (Invernos frios e secos)

l O maior continente do mundo possui uma divisão bem diferenciada. São seis regiões

l O maior continente do mundo possui uma divisão bem diferenciada. São seis regiões que compõem à Ásia, delimitando as áreas geoeconômicas do continente asiático: ÁSIA CENTRAL, EXTREMO ORIENTE, NORTE DA ÁSIA, ORIENTE MÉDIO, SUDESTE ASIÁTICO E SUL DA ÁSIA.

ÁSIA CENTRAL l Situada na região central da Ásia, esta área não possui ligação

ÁSIA CENTRAL l Situada na região central da Ásia, esta área não possui ligação com nenhum oceano, portando essa fator condiciona esses países a um grande limite exportador e menores chances de se classificarem como países exportadores da Ásia, até porque suas economias são instáveis e relativamente as mais fracas deste continente. O AFEGANISTÃO fez com que o mundo norteasse sua atenção para o território afegão, em virtude dos ATAQUES TERRORISTAS iniciados no dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. A partir deste momento o mundo quis saber que nações formavam esta região inóspita da Ásia e de que maneira poderia se chegar até o Afeganistão para contraatacar os terroristas que se escondem e dominavam o Afeganistão.

ORIENTE MÉDIO l Esta região é muito marcada pelos conflitos entre mulçumanos e judeus,

ORIENTE MÉDIO l Esta região é muito marcada pelos conflitos entre mulçumanos e judeus, principalmente em Israel, mas também possui conflitos entre os próprios mulçumanos (sunitas contra xiitas). Todos os países desta região são da cultura islâmica, com exceção de Israel (Estado judeu) e isso levou ao fato de ocorrer inúmeros conflitos e guerras.

SUL DA ÁSIA l Formada pela Índia, Paquistão, Maldivas, Nepal, Butão, Bangladesh e Sri

SUL DA ÁSIA l Formada pela Índia, Paquistão, Maldivas, Nepal, Butão, Bangladesh e Sri Lanka o Sul da Ásia é caracterizada por grandes problemas sociais, onde sua população sofre por diversas consequências da economia local e pela má distribuição de renda nestes países. Possui uma das maiores e mais impressionantes cordilheira do globo, o Himalaia. Nesta cadeia de montanhas localiza-se o pico Everest, com 8. 848 mil metros de altitude, o ponto mais alto do mundo.

HIMALAIA VISTO DO ESPAÇO

HIMALAIA VISTO DO ESPAÇO

Partículas de fuligem emitidas por carros e fábricas estão piorando mudança climática. Aquecimento na

Partículas de fuligem emitidas por carros e fábricas estão piorando mudança climática. Aquecimento na Ásia pode deixar Índia e China sem geleiras e água. A névoa de poluição que hoje cobre o Sudeste Asiático está acelerando a perda das geleiras do Himalaia, o que coloca o abastecimento de água dos países mais povoados e populosos do mundo -- a China e a Índia -- sob um risco incalculável, alerta um grupo de pesquisadores Fonte: http: //g 1. globo. com/Noticias/Ciencia/ 0, , MUL 81362 -5603, 00. html

SUDESTE DA ÁSIA l Localizado na península da Indochina e nas milhares de centenas

SUDESTE DA ÁSIA l Localizado na península da Indochina e nas milhares de centenas de ilhas que formam diversos arquipélagos, essa região é caracterizada por apresentar grandes diferenças sócio-econômicas ao longo de seu território. Muitas nações provêm de governos ditatoriais e por conseqüência disto estão atrasados em sua economia. Por outro lado, observar-se países em processo de desenvolvimento econômico, como é o caso da Cingapura, Malásia e Tailândia, sendo chamados de Tigres Asiáticos, mas ainda possuem inúmeros problemas sociais.

EXTREMO ORIENTE l Composto por países com grande semelhança cultural, China, Coréias (Coréia do

EXTREMO ORIENTE l Composto por países com grande semelhança cultural, China, Coréias (Coréia do Sul e Coréia do Norte) e Japão formam o Extremo Oriente asiático. Estabelecido como uma das regiões mais ricas do mundo, em função do Japão ser a segunda maior potência econômica mundial, esses países estão passando por profundas modificações.

Ásia Central Afeganistão, Casaquistão, Quirguízia, Tadjiquistão, Turcomênia e Usbequistão Extremo Oriente Norte da Ásia

Ásia Central Afeganistão, Casaquistão, Quirguízia, Tadjiquistão, Turcomênia e Usbequistão Extremo Oriente Norte da Ásia Oriente Médio China, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão Mongólia e Rússia Sudeste Asiático Sul da Ásia Arábia Saudita, Bahrain, Chipre, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Qatar, Síria e Turquia Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianma, Tailândia e Vietnã Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka

RELEVO l Grandes conjuntos de cordilheiras situam-se, ao sul, a PLANÍCIE DA MESOPOT MIA,

RELEVO l Grandes conjuntos de cordilheiras situam-se, ao sul, a PLANÍCIE DA MESOPOT MIA, O PLANALTO DA ARÁBIA (este levantado no rebordo sul-oriental), O Planalto do Irã, os VALES DO INDO, DO GANGES e o planalto do Decan na Índia, o planalto de Korat e o vale do Mekong na Indochina, e o planalto de Yunnan na China. Entre o Himalaia, no sul, e os montes Kunlun, no norte, localiza-se o grande PLANALTO DO TIBET. Na faixa central da Ásia se encontram a depressão turaniana, as estepes do Casaquistão, do Quirguistão e do Isin, a bacia do Tarim, a depressão da Dzungária, a PLANÍCIE DESÉRTICA DE GOBI, os planaltos da Mongólia e as planícies do norte da China. Por último, no norte do continente, estendem-se a grande planície da Sibéria ocidental, o planalto da Sibéria central e a planície de Kolima.

O PLANALTO DA ARÁBIA

O PLANALTO DA ARÁBIA

Enquanto estão convencidas que estão lavando os seus pecados e a purificar-se nas águas

Enquanto estão convencidas que estão lavando os seus pecados e a purificar-se nas águas sagradas do rio Ganges, o que é verdade é que todas estas pessoas, no pleno exercício da sua fé religiosa e da sua liberdade de culto, estão afinal não mais do que tomando banho em águas poluídas. As próprias autoridades indianas declararam que contêm mais coliformes fecais do que qualquer saída de esgoto de um simples prédio de apartamentos. . . Vale do Indo Vale do Ganges

O Deserto de Gobi é um extenso deserto situado ao norte da China e

O Deserto de Gobi é um extenso deserto situado ao norte da China e ao sul da Mongólia

TIBET

TIBET