o comeo da histria da salvao Aula 1

  • Slides: 10
Download presentation
o começo da história da salvação Aula 1: Gn. 1. 24 -31, 3. 1

o começo da história da salvação Aula 1: Gn. 1. 24 -31, 3. 1 -15 A História da Salvação Revista Diálogo e Ação – 1 T 2019

Pra começar Nesta lição, estudaremos a história da salvação conforme apresentada no AT. Ela

Pra começar Nesta lição, estudaremos a história da salvação conforme apresentada no AT. Ela se inicia com o pecado de Adão e Eva e a promessa de que, da semente da mulher, nasceria o salvador.

No princípio Gênesis é o primeiro livro da Bíblia e significa “no princípio”. Seu

No princípio Gênesis é o primeiro livro da Bíblia e significa “no princípio”. Seu autor é Moisés e narra as origens do mundo e os fatos sobre os patriarcas.

No princípio Gn. 2 -3 mostra porque a salvação se tornou uma necessidade aos

No princípio Gn. 2 -3 mostra porque a salvação se tornou uma necessidade aos seres humanos. Primeiro, Adão e Eva tinham comunhão com Deus e podiam desfrutar de tudo no Éden, exceto a árvore do bem

No princípio Segundo, no cap. 3, o texto mostra Satanás, na forma de serpente,

No princípio Segundo, no cap. 3, o texto mostra Satanás, na forma de serpente, tentando Eva a comer o fruto e depois levar seu marido a fazer o mesmo. Ao pecar, desobedecendo a Deus, o ser humano rompe relações com Deus e o próximo.

No princípio Por fim, Adão e Eva foram infantis após pecarem contra Deus, escondendo-se

No princípio Por fim, Adão e Eva foram infantis após pecarem contra Deus, escondendo-se do Onisciente e Onipresente ao ouvirem Ele chamando-os para a conversa diária.

No princípio Diante do criador, Adão não assume a culpa, passando-a para Eva, que

No princípio Diante do criador, Adão não assume a culpa, passando-a para Eva, que a repassou à serpente. Desde então a humanidade vive mergulhada no pecado, tentando se esconder de Deus ou jogando a culpa em outras pessoas.

Salvação e sacrifício Se o pecado concebido no Éden escravizou os homens, a salvação

Salvação e sacrifício Se o pecado concebido no Éden escravizou os homens, a salvação começou a ser providenciada ali (Gn. 3. 15), com a promessa do nascimento de Jesus, cujo sacrifício seria capaz de vencer Satanás e providenciar a salvação aos pecadores.

Salvação e sacrifício Desde o Éden a oferta sacrificial era parte do culto e

Salvação e sacrifício Desde o Éden a oferta sacrificial era parte do culto e do plano de salvação, como vemos na história de Caim e Abel. Ambos ofertaram a Deus, porém só a oferta de Abel foi aceita. Por que? Hb. 11. 4 indica que a salvação é relacionada à fé do ofertante.

Salvação e sacrifício Deus conhece as intenções dos homens, sabendo se a oferta é

Salvação e sacrifício Deus conhece as intenções dos homens, sabendo se a oferta é verdadeira ou não. Como diz o Salmo 51. 17, o sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado, a quem Ele não despreza.