O CATECUMENATO Introduo O Catecismo da Igreja Catlica

  • Slides: 21
Download presentation
O CATECUMENATO Introdução O Catecismo da Igreja Católica lembra da necessidade de uma catequese

O CATECUMENATO Introdução O Catecismo da Igreja Católica lembra da necessidade de uma catequese adequada às crianças que já receberam o batismo, para despertar a graça batismal e para o crescimento pessoal. Em parte esta catequese acontece com a preparação da Primeira Eucaristia, mas deixa muito a desejar quando o catequizando celebra o crisma.

É aqui que entra o Catecumenato Crismal. Ele quer ser a resposta para uma

É aqui que entra o Catecumenato Crismal. Ele quer ser a resposta para uma antiga pergunta: “Onde estão os crismados? ”. Por meio de uma metodologia própria o catecumenato convida pais, catequizando e a comunidade a fazer uma caminhada que culminará com o avivamento da fé, alegria por pertencer à comunidade e com a firme e consciente decisão de assumir a missão de Jesus Cristo.

Por ser uma proposta nova desperta insegurança e temor. O importante é ter coragem

Por ser uma proposta nova desperta insegurança e temor. O importante é ter coragem de mudar e dispor-se a buscar o melhor. Precisamos avançar para águas mais profundas, acreditar na graça de Deus e na ação de Espírito Santo. Vamos confiar e agir.

O que é iniciação cristã? Para os cristãos iniciação significa um processo de formação

O que é iniciação cristã? Para os cristãos iniciação significa um processo de formação e amadurecimento em que a pessoa vai percorrendo um caminho, buscando um crescimento contínuo e decisivo na fé, no firme desejo de assumir o seguimento de Jesus Cristo, torna-se assim cristão. Terminado este processo a pessoa já não é mais a mesma, pois é uma pessoa marcada, selada pelo Espírito Santo.

O que é o catecumenato? O catecumenato é um modo de evangelização que tem

O que é o catecumenato? O catecumenato é um modo de evangelização que tem sua origem na experiência das primeiras comunidades cristãs. Inicialmente indicado para adultos que se preparavam para assumir o cristianismo como religião. Por meio do catecumenato os novos cristãos eram preparados para receber os três sacramentos da iniciação cristã: O Batismo, o Crisma e a Eucaristia.

Depois do século IV com o surgimento da cristandade, quando a única religião permitida

Depois do século IV com o surgimento da cristandade, quando a única religião permitida era o cristianismo, onde todos já nasciam “cristãos”, o catecumenato foi sendo deixado de lado. Foi o Concilio Vaticano II que resgatou e revalorizou o catecumenato. A apesar de se passarem 1600 anos o catecumenato continua sendo um dos melhores modelos de catequese, pois envolve catequizando, familiares e comunidade.

O catecumenato crismal é um tempo de catequese e celebração do mistério Pascal de

O catecumenato crismal é um tempo de catequese e celebração do mistério Pascal de Cristo. Tempo que o crismando recebe formação para resgatar o sentido da iniciação cristã do Batismo e de Eucaristia, tempo para aprofundar a palavra de Deus e as verdades de nossa fé expressas na oração do creio.

O catecumenato tem como objetivos: Adesão afetiva e efetiva a Cristo. Mudança de vida,

O catecumenato tem como objetivos: Adesão afetiva e efetiva a Cristo. Mudança de vida, conversão. Introdução na experiência cristã e pertença a comunidade Participação nos serviços de edificação da Igreja e com a causa de Jesus.

Por que o catecumenato? As estatísticas revelam que a grande parte dos crismados deixam

Por que o catecumenato? As estatísticas revelam que a grande parte dos crismados deixam de participar da comunidade. Isto certamente acontece porque muita gente não chega a ter uma experiência eclesial. Este é o desafio que nossa Igreja deve enfrentar sem rodeios, daí o catecumenato que visa proporcionar uma iniciação cristã fecunda que introduza o jovem na vida comunitária sustentado por uma espiritualidade autenticamente cristã.

Como acontece o catecumenato? O catecumenato se desenvolve em tempo e etapas. São quatro

Como acontece o catecumenato? O catecumenato se desenvolve em tempo e etapas. São quatro tempos e nove etapas Cada tempo e etapa têm sua especificidade (objetivo, celebração, símbolos, passos e conteúdos).

1º - O tempo de Divulgação e Evangelização (Pré-catecumenato) O próprio nome diz tudo,

1º - O tempo de Divulgação e Evangelização (Pré-catecumenato) O próprio nome diz tudo, é o tempo de divulgação de informação e amadurecimento da nova proposta de catequese. Está dividido em duas etapas: a da Divulgação e a da Evangelização. É o tempo da inscrição do/da catequizando/a. Cada catequizando/a escolhe um casal ou uma pessoa que será seu acompanhante, durante todo o período da catequese.

O acompanhante será uma presença amiga e solidária que por meio de seu testemunho,

O acompanhante será uma presença amiga e solidária que por meio de seu testemunho, ajudará o catequizando e sua família realizar a caminhada proposta pelo Catecumenato. Será muito mais do que um padrinho ou madrinha. No decorrer do catecumenato haverá encontros de formação e celebrações para os pais e acompanhantes. Neste tempo acontece também a formação dos catequistas e a formação de uma equipe de coordenação do catecumenato.

Neste tempo formar-se uma equipe de coordenação. Esta e equipe de coordenação, terá a

Neste tempo formar-se uma equipe de coordenação. Esta e equipe de coordenação, terá a missão de animar a caminhada do catecumenato. Ela deve ser formada por várias pastorais existente na paróquia e nas comunidades. Receberá formação e também vai dar formação aos acompanhantes, catequistas, familiares(pais) e comunidade.

Neste tempo o crismando, os familiares (pais) e o/a acompanhante são acolhidos pela comunidade.

Neste tempo o crismando, os familiares (pais) e o/a acompanhante são acolhidos pela comunidade. É o tempo que visa levar o/a crismando/a ao amadurecimento da fé e um sincero seguimento a Jesus. É o tempo de motivar a família e o/a acompanhante a participar da comunidade. Neste tempo o/a acompanhante visitará a família da catequizando para refletir sobre os conteúdos propostos. Neste tempo acontece o primeiro encontro com os crismandos para o conhecimento do grupo. Haverá uma celebração de acolhida dos novos crismandos. Continuam os encontros com os crismandos para aprofundamento dos conteúdos.

2º - O tempo de Aprofundamento (catecumenato) quatro etapas. Neste tempo acontece o aprofundamento

2º - O tempo de Aprofundamento (catecumenato) quatro etapas. Neste tempo acontece o aprofundamento dos sacramentos já recebidos e um aprofundamento da doutrina, da história da Igreja e da fé cristã. Este tempo se desenvolve em quatro etapas:

 • Além da celebração de abertura da etapa, haverá estudo da Bíblia envolvendo

• Além da celebração de abertura da etapa, haverá estudo da Bíblia envolvendo a família do crismando. • Encontros com os familiares e o crismando sobre as verdades de nossa fé: o creio. • Encontros com os familiares e o crismando sobre os sacramentos da iniciação cristã. Nesta etapa acontecem várias celebrações. • Encontros com os familiares e o crismando sobre os sacramentos do serviço, da comunhão (ordem e matrimônio) e da cura (unção).

3º - O tempo do Compromisso com a vida eclesial e social (iluminação) duas

3º - O tempo do Compromisso com a vida eclesial e social (iluminação) duas etapas. Neste tempo o catequizando ajudado pelos pais, acompanhantes, catequistas, ministros e lideranças da comunidade assume um compromisso com a defesa da vida na comunidade.

 • Na primeira etapa acontecem encontros de estudos e conscientização sobre problemas que

• Na primeira etapa acontecem encontros de estudos e conscientização sobre problemas que ameaçam e agridem a vida. Diante desta realidade todos (catequizandos pais acompanhantes e comunidade) são chamados à mobilização e a responder com gestos concretos. Nesta etapa acontece efetivamente o engajamento do crismando.

 • Na segunda etapa acontecem encontros com o crismando com os familiares e

• Na segunda etapa acontecem encontros com o crismando com os familiares e o casal acompanhante para estudo e aprofundamento sobre o sacramento do Crisma e os dons do Espírito Santo. Haverá celebração da reconciliação da eucaristia, vigília, recolhimento e retiro em preparação ao Crisma. Fechando esta etapa haverá a celebração do Crisma e uma confraternização com todos que fizeram esta caminhada.

4º - O tempo da Catequese Permanente (mistagogia)[1] uma única etapa. Terminado o tempo

4º - O tempo da Catequese Permanente (mistagogia)[1] uma única etapa. Terminado o tempo de preparação os crismados continuam a encontrar-se para celebrar e aprofundar a vivencia da fé em comunidade. Os crismados assumem serviços, dinamizam as pastorais ou fazem parte em alguma liderança na comunidade. Continua o tempo de formação específica às lideranças feita pela paróquia. [1]

Conclusão Todo esta caminhada deve levar o/a crismando/a, sua família, acompanhante e a comunidade

Conclusão Todo esta caminhada deve levar o/a crismando/a, sua família, acompanhante e a comunidade a uma fé mais madura. É uma formação adequada para a vida cristã integral, onde o/a crismando/a possa se sentir mais preparado para assumir compromisso com a vida e a comunidade. Isso é, através das celebrações, nas pastorais principalmente na pastoral da juventude e da vivencia comunitária.