O Alvorecer do Sculo XX Santos Dumont em

  • Slides: 45
Download presentation

O Alvorecer do Século XX Santos Dumont, em 1906 realiza o sonho de ìcaro:

O Alvorecer do Século XX Santos Dumont, em 1906 realiza o sonho de ìcaro: VOAR! Em 23 de outubro de 1906, Alberto Santos Dumont voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie' ("ave de rapina") no Campo de Bagatelle em Paris, com o seu 14 -Bis, provando que o voo do mais pesado que o ar aconteceria.

O ALVORECER DO SÉCULO XX NA EUROPA O poeta italiano Filippo Marinetti inicia Movimento

O ALVORECER DO SÉCULO XX NA EUROPA O poeta italiano Filippo Marinetti inicia Movimento artístico e literário 1909 com a publicação do Manifesto Futurista no jornal francês Le Figaro, rejeitando o moralismo e o passado. A música inovadora de Debussy agiu como um fenômeno catalisador de diversos movimentos musicais em outros países.

A MÚSICA MODERNISTA NA EUROPA BELA BARTOK ERIC SATIE MANUEL DE FALLA IGOR STRAVINSKY

A MÚSICA MODERNISTA NA EUROPA BELA BARTOK ERIC SATIE MANUEL DE FALLA IGOR STRAVINSKY MAURICE RAVEL

OS SELOS. . .

OS SELOS. . .

A PINTURA NA EUROPA NO INÍCIO DO SÉCULO XX Pablo Picasso, pintor, escultor e

A PINTURA NA EUROPA NO INÍCIO DO SÉCULO XX Pablo Picasso, pintor, escultor e desenhista espanhol, Criou milhares de pinturas, mas também esculturas e cerâmica, sendo também co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.

A PINTURA NA EUROPA NO INÍCIO DO SÉCULO XX

A PINTURA NA EUROPA NO INÍCIO DO SÉCULO XX

OS SELOS – PABLO PICASSO

OS SELOS – PABLO PICASSO

A FORÇA DA ARTE MODERNA INFLUENCIA OS ARTISTAS BRASILEIROS Lasar Segall vem ao Brasil

A FORÇA DA ARTE MODERNA INFLUENCIA OS ARTISTAS BRASILEIROS Lasar Segall vem ao Brasil em 1912, e realiza suas primeiras exposições individuais em São Paulo e em Campinas, em 1913. Pela primeira vez o Brasil vinha a conhecer a arte expressionista europeia. Em 1914 Monteiro Lobato publica no jornal O Estado de São Paulo, o artigo “Uma Velha Praga”, versando sobre o caboclo. A fama que adquire o leva a publicar outro artigo criticando, na “Belle Èpoque” a falta de uma arte genuinamente nacional.

A FORÇA DA ARTE MODERNA INFLUENCIA OS ARTISTAS BRASILEIROS Em março de 1915 surgia

A FORÇA DA ARTE MODERNA INFLUENCIA OS ARTISTAS BRASILEIROS Em março de 1915 surgia a Revista Orpheu destinada a Portugal e Brasil, com 83 páginas impressas, tendo como diretores Luiz de Montalvôr (para Portugal) e Ronald de Carvalho (para o Brasil), contando com a colaboração de Fernando Pessoa, Mário de SáCarneiro e Almada-Negreiros. A revista exerceu uma notável e duradoura influência: o seu vanguardismo inspirou movimentos literários subsequentes de renovação das literaturas brasileira e portuguesa.

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E AS MUDANÇAS NO MAPA SOCIAL, ECONÔMICO, CULTURAL E GEOGRÁFICO

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E AS MUDANÇAS NO MAPA SOCIAL, ECONÔMICO, CULTURAL E GEOGRÁFICO DO MUNDO A Primeira Guerra Mundial foi um conflito bélico ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918. A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotam a coligação formada pelas Potências Centrais (Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano), causando o colapso de quatro impérios e mudando de forma radical o mapa geo-político da Europa e do Oriente Médio.

KARL MAX E A DOUTRINA COMUNISTA Karl Heinrich Marx, intelectual e revolucionário alemão fundou

KARL MAX E A DOUTRINA COMUNISTA Karl Heinrich Marx, intelectual e revolucionário alemão fundou a doutrina comunista moderna. Escreveu, dentre vários livros, “O Capital” considerado a base da doutrina. Sua teoria obteve crescente influência intelectual e política sobre os movimentos operários do final do século XIX e início do século X, principalmente em países de regimes autoritários.

KARL MAX E A DOUTRINA COMUNISTA

KARL MAX E A DOUTRINA COMUNISTA

A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917 A Revolução Russa de 1917 foi uma série de

A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917 A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório (dos Mencheviques), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991.

A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917 Vladimir Ilitch Lenin foi um revolucionário e chefe de

A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917 Vladimir Ilitch Lenin foi um revolucionário e chefe de Estado russo responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917. Líder do Partido Comunista e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética, influenciou os partidos comunistas de todo o mundo.

OS ANTECEDENTES DA SEMANA DE 22 NO BRASIL NA MÚSICA Em 1917 Heitor Villa-Lobos

OS ANTECEDENTES DA SEMANA DE 22 NO BRASIL NA MÚSICA Em 1917 Heitor Villa-Lobos tem contato com Darius Milhaud, músico que trabalhou como voluntário no Brasil, durante o período em que o poeta Paul Claudel era embaixador no país. De 1917 a 1919 viveu no Rio de Janeiro como adido da Embaixada da França.

OS ANTECEDENTES DA SEMANA DE 22 NO BRASIL NA MÚSICA

OS ANTECEDENTES DA SEMANA DE 22 NO BRASIL NA MÚSICA

OS ANTECEDENTES DA SEMANA DE 22 NO BRASIL NA LITERATURA Mário de Andrade e

OS ANTECEDENTES DA SEMANA DE 22 NO BRASIL NA LITERATURA Mário de Andrade e Oswald de Andrade, os dois grandes líderes da primeira geração de nosso Modernismo, se tornam amigos. Mário de Andrade publica “Há uma gota de sangue em cada poema”, livro de poemas que utilizou o pseudônimo Mário Sobral para assinar essa obra pacifista, protestando contra a Primeira Guerra Mundial.

OS ANTECEDENTES DA SEMANA DE 22 NO BRASIL NA LITERATURA Menotti Del Picchia publica

OS ANTECEDENTES DA SEMANA DE 22 NO BRASIL NA LITERATURA Menotti Del Picchia publica “Moisés” e “Juca Mulato”, poemas regionalistas que conseguem sucesso junto ao público. Manuel Bandeira publica “A cinza das horas”, livro de poesias, e em 1919 “Carnaval”, outro livro de poesias, porém com versos livres.

O ESTOPIM DA SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO Anita Malfatti 1889– 1964) nasceu

O ESTOPIM DA SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO Anita Malfatti 1889– 1964) nasceu com atrofia no braço e na mão direita. Aprende pintura nas aulas da mãe. Em 1910 chega a Berlim, ano marcante na história da Arte Moderna alemã. Em 1917 promove sua segunda exposição individual. A princípio bem aceita, encontra a crítica e a reprovação de Monteiro Lobato, em artigo do jornal “O Estado de São Paulo” de 20 de dezembo de 1917: “Paranóia ou Mistificação? ”.

O ESTOPIM DA SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO FDC - CENTENÁRIO DE NASCIMENTO

O ESTOPIM DA SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO FDC - CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ANITA MALFATTI

O ESTOPIM DA SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO – MONTEIRO LOBATO “A exposição

O ESTOPIM DA SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO – MONTEIRO LOBATO “A exposição da senhorita Malfatti, toda ela de pintura moderna, apresenta um aspecto original e bizarro, desde a disposição dos quadros aos motivos tratados em cada um deles. Essencialmente moderna, a arte da senhorita Malfatti, se distancia consideravelmente dos métodos clássicos. "Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura… Se Anita retrata uma senhora com cabelos geometricamente verdes e amarelos, ela se deixou influenciar pela extravagância de Picasso e companhia - a tal chamada arte moderna. . ". Monteiro Lobato.

ÀS VESPERAS DA SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO: Em 1920 Washington Luiz é

ÀS VESPERAS DA SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO: Em 1920 Washington Luiz é eleito presidente do Estado de São Paulo, apoiando o movimento dos modernistas para a Semana de Arte Moderna de 1922, incentivado por Menotti del Picchia e o senador Freitas Valle. Sigismund Schlomo Freud, médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise. As suas teorias indiretamente irão influenciar toda a arte, pintura, escultura, música e a poesia na Europa.

ÀS VESPERAS DA SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO: Victor Brecheret, escultor ítalo-brasileiro e

ÀS VESPERAS DA SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO: Victor Brecheret, escultor ítalo-brasileiro e responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Em 1920 ganhou o concurso internacional de maquetes para a construção de uma grande escultura em São Paulo. Em 1923 o governo do Estado de São Paulo encomendou-lhe o Monumento às Bandeiras, sua maior obra que demorou 33 anos para ser construído (1920— 1953).

SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO: O objetivo do evento era renovar o ambiente

SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO: O objetivo do evento era renovar o ambiente artístico e cultural com maior liberdade de expressão para fugir dos padrões estéticos e tradicionais. A Semana de Arte Moderna ocorreu entre os dias 13 a 17 de fevereiro, quem foi o idealizador deste evento artístico e cultural foi o pintor Di Cavalcanti.

SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO, 13 DE FEVEREIRO 13 de fevereiro - Abertura

SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO, 13 DE FEVEREIRO 13 de fevereiro - Abertura oficial do evento. Espalhadas pelo saguão do Teatro Municipal, pinturas, notadamente de Anita Malfatti e Di Cavalcanti e esculturas provocam reações de espanto e repúdio por parte do público. O espetáculo tem início com a confusa conferência de Graça Aranha: "A emoção estética da Arte Moderna".

SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO, 13 DE FEVEREIRO FDC comemorando a X Bienal

SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO, 13 DE FEVEREIRO FDC comemorando a X Bienal de São Paulo homenageando Di Cvancanti e sua obra

SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO, 15 DE FEVEREIRO Guiomar Novais contra a vontade

SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO, 15 DE FEVEREIRO Guiomar Novais contra a vontade dos demais artistas modernistas, aproveitou um intervalo do espetáculo para tocar alguns clássicos consagrados, iniciativa aplaudida pelo público. Menotti del Picchia palestra sobre a arte estética, apresenta os novos escritores dos e surgem vaias e barulhos diversos (miados, latidos, grunhidos, relinchos…) que se alternam e confundem com aplausos. Quando Ronald de Carvalho lê o poema intitulado Os Sapos de Manuel Bandeira, (criticando abertamente o parnasianismo) o público faz coro atrapalhando a leitura do texto.

SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO, 17 DE FEVEREIRO O dia mais tranquilo da

SEMANA DE 22 EM SÃO PAULO, 17 DE FEVEREIRO O dia mais tranquilo da semana, apresentações musicais de Villa-Lobos, com participação de vários músicos. O público em número reduzido, portava-se com mais respeito, até que Villa. Lobos entra de casaca, mas com um pé calçado com um sapato, e outro com chinelo; o público interpreta a atitude como futurista e desrespeitosa e vaia o artista impiedosamente. Mais tarde, o maestro explicaria que não se tratava de modismo e, sim, de um calo inflamado…

CONSEQUENCIAS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 Oswald de Andrade publica em 1924

CONSEQUENCIAS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 Oswald de Andrade publica em 1924 o “Manifesto Pau Brasil”; em maio de 1928 o “Manifesto Antropofágico: ano 374 da degustação do Bispo Sardinha, em Piratininga”. A divulgação é feita pelas revistas Klaxon e Antropofagia.

CONSEQUENCIAS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de

CONSEQUENCIAS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973) foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.

CONSEQUENCIAS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 Cândido Torquato Portinari pintou quase cinco

CONSEQUENCIAS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 Cândido Torquato Portinari pintou quase cinco mil obras, de pequenos esboços e pinturas de proporções padrões como O Lavrador de Café a gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em 1956 Portinari hoje é considerado um dos artistas mais prestigiados do país e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

CONSEQUENCIAS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 Cândido Torquato Portinari – Obras desaparecidas

CONSEQUENCIAS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 Cândido Torquato Portinari – Obras desaparecidas

CONSEQUENCIAS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 Carlos Drummond de Andrade como os

CONSEQUENCIAS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 Carlos Drummond de Andrade como os modernistas, segue a libertação proposta por Mário e Oswald de Andrade com a instituição do verso livre. Se dividirmos o modernismo numa corrente mais lírica e subjetiva e outra mais objetiva e concreta, Drummond faria parte da segunda, ao lado do próprio Oswald de Andrade.

CONSEQUENCIAS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 Carlos Drummond de Andrade “Tinha uma

CONSEQUENCIAS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 Carlos Drummond de Andrade “Tinha uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma pedra”

TABLOIDE: O ANO DE 1922 JANEIRO Morre o Papa Bento XV. Seu substituto, o

TABLOIDE: O ANO DE 1922 JANEIRO Morre o Papa Bento XV. Seu substituto, o arcebispo de Milão é eleito com o nome de Pio XI. FEVEREIRO Marie Curie é eleita para a Academia de Medicina da França.

TABLOIDE: O ANO DE 1922 FEVEREIRO Humberto de Campos lança a revista erótica “A

TABLOIDE: O ANO DE 1922 FEVEREIRO Humberto de Campos lança a revista erótica “A Maçã”, com textos de Olavo Bilac, Menotti del Picchia, Artur Azevedo e ilustrações de J. Carlos e Di Cvalcanti entre outros.

TABLOIDE: O ANO DE 1922 MARÇO Artur Bernardes vence Nilo Peçanha nas eleições presidenciais.

TABLOIDE: O ANO DE 1922 MARÇO Artur Bernardes vence Nilo Peçanha nas eleições presidenciais. Mahatma Gandhi é condenado pelos ingleses a seis anos de prisão. Estreia em São Paulo o filme “O Guarani” com música de Carlos Gomes.

TABLOIDE: O ANO DE 1922 ABRIL Charles Chaplin estreia o filme “Dia de Pagamento”

TABLOIDE: O ANO DE 1922 ABRIL Charles Chaplin estreia o filme “Dia de Pagamento” em Nova York (02/04/1922). Estreia em São Paulo o filme “Do Rio a São Paulo para casar”, dirigido por José Medina (30/04/1922).

TABLOIDE: O ANO DE 1922 MAIO O Jazz faz furor em Nova Orleans, EUA,

TABLOIDE: O ANO DE 1922 MAIO O Jazz faz furor em Nova Orleans, EUA, enquanto que o Fox-trot faz sucesso em Paris. Entra em circulação a revista Klaxon, porta-voz dos modernistas, e nela colaboraram nomes como Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Sérgio Buarque de Holanda, Tarsila do Amaral e Graça Aranha, entre outros artistas e escritores (15/05/1922).

TABLOIDE: O ANO DE 1922 JUNHO Realizada a primeira travessia aérea Lisboa. Rio pelos

TABLOIDE: O ANO DE 1922 JUNHO Realizada a primeira travessia aérea Lisboa. Rio pelos aviadores portugeses Sacadura Cabral e Gago Coutinho. JULHO Epitácio Pessoa fecha o Clube Militar e prende seu presidente Marechal Hermes (02/07/1922) Marcha dos 18 do Forte no Rio, sublevação militar no Mato Grosso, estado de sítio no país (05/07/1922).

TABLOIDE: O ANO DE 1922 SETEMBRO Nas comemorações do Centenário da Independência é realizada

TABLOIDE: O ANO DE 1922 SETEMBRO Nas comemorações do Centenário da Independência é realizada a primeira transmissão radiofônica no Brasil (07/07/1922). OUTUBRO Nos EUA Rodolfo Valentino abandona a carrera de dançarino de cabaré e torna-se ator de cinema (12/10/1922).

TABLOIDE: O ANO DE 1922 OUTUBRO Marcha dos fascistas sobre Roma. Mussolini torna-se primeiro-ministro

TABLOIDE: O ANO DE 1922 OUTUBRO Marcha dos fascistas sobre Roma. Mussolini torna-se primeiro-ministro da Itália (30/10/1922). NOVEMBRO Morre o escritor Lima Barreto (01/11/1922). Morre o escritor francês Marcel Proust (18/11/2011).

TABLOIDE: O ANO DE 1922 NOVEMBRO Howard Carter descobre no Vale dos Reis, a

TABLOIDE: O ANO DE 1922 NOVEMBRO Howard Carter descobre no Vale dos Reis, a tumba do faraó Tutankamon (05/11/1922).

TABLOIDE: O ANO DE 1922 DEZEMBRO Albert Einstein recebe o Prêmio Nobel de Física

TABLOIDE: O ANO DE 1922 DEZEMBRO Albert Einstein recebe o Prêmio Nobel de Física (10/12/1922).