Novos Mtodos Existem dois grandes perigos na evangelizao

  • Slides: 25
Download presentation
Novos Métodos

Novos Métodos

Existem dois grandes perigos na evangelização: Um é mudar a mensagem; o outro é

Existem dois grandes perigos na evangelização: Um é mudar a mensagem; o outro é recusar mudar os métodos.

No NT encontramos uma variedade de métodos: 1. Evangelismo público (João Batista, Pedro, Estêvão,

No NT encontramos uma variedade de métodos: 1. Evangelismo público (João Batista, Pedro, Estêvão, Jesus). 2. Evangelismo pessoal (35 entrevistas pessoais de Jesus estão registradas nos evangelhos). 3. Evangelismo circunstancial (Jesus junto ao poço de Jacó, Pedro e João na porta Formosa do templo). 4. Evangelização feita por duplas (os 70 discípulos enviados por Jesus, dois a dois - Lucas 10: 1). 5. Visitação domiciliar (Atos 5: 42). 6. Evangelismo através da literatura (João 20: 31 e Luc. 1: 1 -4).

Tenhamos sempre pronto algum método. George Sweazey diz com razão que a afirmação de

Tenhamos sempre pronto algum método. George Sweazey diz com razão que a afirmação de que "tudo que nós fazemos é evangelização", usualmente acoberta um testemunho tão vago que a frase deveria ser "nada que nós fazemos é realmente evangelização".

“Prefiro a minha maneira de fazê-lo, do que a sua de não fazê-lo!”

“Prefiro a minha maneira de fazê-lo, do que a sua de não fazê-lo!”

Evangelização, no NT, combina três aspectos: 1. Koinonia — o testemunho da comunidade. 2.

Evangelização, no NT, combina três aspectos: 1. Koinonia — o testemunho da comunidade. 2. Diakonia — o testemunho do serviço. 3. Kerygma — o testemunho da proclamação.

1. Koinonia (κοινωνία) significa “comunhão”. Este termo se tornou muito comum entre os cristãos,

1. Koinonia (κοινωνία) significa “comunhão”. Este termo se tornou muito comum entre os cristãos, sendo utilizado no sentido de companheirismo, participação, compartilhamento e contribuição com o próximo e com Deus.

2. Diakonia (διακονία). O grego apresenta diversos termos com o significado de servir: DOULEVO

2. Diakonia (διακονία). O grego apresenta diversos termos com o significado de servir: DOULEVO - servir como escravo. THERAPEUO - indica o voluntariado em algum serviço. LATREVO - quando a atividade é feita mediante pagamento. HIPERITEO - diz respeito à relação com o senhor, a quem é oferecido o serviço. DIAKONIA - serviço feito por e com amor.

3. Kerigma (κήρυγμα) é uma palavra usada no Novo Testamento com o significado de

3. Kerigma (κήρυγμα) é uma palavra usada no Novo Testamento com o significado de mensagem, pregação, anúncio ou proclamação.

Como Jesus evangelizava? 1. Evangelizava amando (Mar. 2: 16), pois era, antes de tudo,

Como Jesus evangelizava? 1. Evangelizava amando (Mar. 2: 16), pois era, antes de tudo, um amigo dos necessitados e pecadores. 2. Evangelizava servindo (Mar. 1: 34). Quando encontrava um doente, o curava; um homem faminto, o alimentava. 3. E evangelizava falando (Mar. 1: 14), pois era mestre e pregador por excelência.

Como os discípulos de Jesus evangelizavam? Evangelizavam à maneira do seu Mestre: 1. Davam

Como os discípulos de Jesus evangelizavam? Evangelizavam à maneira do seu Mestre: 1. Davam testemunho através do amor fraternal (Atos 2: 42 -47). 2. Do serviço compassivo (Atos 3: 6). 3. Através da fiel proclamação (Atos 5: 42).

Livro Evangelismo O que E. G. White diz sobre novos métodos?

Livro Evangelismo O que E. G. White diz sobre novos métodos?

Não travar as rodas “Há algumas mentes que não se desenvolvem com a obra,

Não travar as rodas “Há algumas mentes que não se desenvolvem com a obra, mas permitem a obra avançar bem à sua frente. . . Os que não discernem as crescentes exigências da obra nem se adaptam a elas, não devem estar a travar as rodas e assim impedir o desenvolvimento de outros. ” [104 e 105] — Carta 45, 1889.

Os métodos devem ser melhorados “Não deve haver regras fixas; nossa obra é progressiva,

Os métodos devem ser melhorados “Não deve haver regras fixas; nossa obra é progressiva, e deve haver oportunidade para os métodos serem melhorados. Sob a direção, porém, do Espírito Santo, a unidade deve ser preservada e sê-lo-á. ” [105] — The Review and Herald, 23 de Julho de 1895.

Métodos diferentes do passado “Descobrir-se-ão meios para alcançar os corações. Alguns dos métodos usados

Métodos diferentes do passado “Descobrir-se-ão meios para alcançar os corações. Alguns dos métodos usados nesta obra serão diferentes dos que foram usados na mesma no passado; mas não permitamos que alguém, por causa disto, ponha obstáculos no caminho mediante a crítica. ” [105] — The Review and Herald, 30 de Setembro de 1902.

Nova vida em métodos antigos “Há necessidade de homens que orem a Deus pedindo

Nova vida em métodos antigos “Há necessidade de homens que orem a Deus pedindo sabedoria e que, sob a orientação divina, possam pôr nova vida nos antigos métodos de trabalho e inventar novos planos e métodos modernos de despertar o interesse dos membros da igreja, alcançando os homens e as mulheres do mundo. ” [105] — Manuscrito 117, 1907.

Limitação do poder de Deus mediante planos só num mesmo sentido “A espécie de

Limitação do poder de Deus mediante planos só num mesmo sentido “A espécie de plano que faz de um só homem o centro e o modelo, não pode ser executada nem por ele próprio, nem pelos outros. Não é esta a maneira pela qual Deus opera. . . Quando um homem pensa que sua opinião deva prevalecer nos grandes movimentos da obra de Deus, que suas habilidades devem realizar a maior tarefa, então ele limita o poder de Deus no sentido de executar Seus desígnios na Terra. . .

. . . Deus precisa de homens e mulheres que trabalhem na simplicidade de

. . . Deus precisa de homens e mulheres que trabalhem na simplicidade de Cristo, a fim de levarem o conhecimento da verdade àqueles que necessitam de seu poder transformador. Mas quando um determinado plano é traçado, para que os evangelistas sejam obrigados a seguilo, em seus esforços no sentido de proclamar a mensagem, restringe-se assim a utilidade de grande número de obreiros. ” [105 -106]— Carta 404, 1907.

Evitar a rotina “Os obreiros de Deus devem esforçar-se por ser homens multilaterais; isto

Evitar a rotina “Os obreiros de Deus devem esforçar-se por ser homens multilaterais; isto é, devem ter amplitude de caráter. Não devem ser homens de visão acanhada, estereotipados com uma única maneira de trabalhar, presos aos mesmos costumes e incapazes de verem e perceberem que suas palavras e a defesa que fazem da verdade têm que variar com a classe de gente com que têm de lidar e com as circunstâncias que surgirem. ” [106] — Carta 12, 1887.

O método é determinado pela classe de pessoas “Não nos esqueçamos de que diferentes

O método é determinado pela classe de pessoas “Não nos esqueçamos de que diferentes métodos devem ser empregados para salvar diferentes pessoas. ” — The Review and Herald, 14 de Abril de 1903. “Tendes um campo difícil de ser trabalhado, mas o evangelho é o poder de Deus. As classes de pessoas com que lidais indicam a maneira pela qual a obra deva ser realizada. ” [106] — Carta 97 -A, 1901.

“Novos métodos devem ser introduzidos. O povo de Deus tem que despertar para as

“Novos métodos devem ser introduzidos. O povo de Deus tem que despertar para as necessidades da época em que vive. Deus tem homens que Ele chamará para o seu serviço homens que não farão o trabalho na maneira destituída de vida com que foi conduzido no passado. ” [70] – Review and Herald, 30 de setembro de 1902.

A proposta do escocês Robert Kalley, o primeiro missionário protestante a se fixar no

A proposta do escocês Robert Kalley, o primeiro missionário protestante a se fixar no país (de 1855 a 1876), fundador da Igreja Evangélica Fluminense (a mãe das igrejas congregacionais) era: 1) Publicar artigos na imprensa diária, para firmar certas doutrinas cristãs e expor os costumes da igreja primitiva, que são desconhecidos do povo. 2) Vender e distribuir livros e folhetos para instruir o povo no único caminho seguro da salvação. 3) Visitar casas, lojas e oficinas para conversar sobre o amor de Deus. 4) Instituir a prática diária do culto doméstico e ter reuniões familiares para leitura e estudo da Palavra e para louvar a Deus. 5) Socorrer os enfermos e aconselhá-los a confiar em Jesus somente, para o bem eterno de suas almas.

A proposta do americano Ashbel Green Simonton, o segundo missionário protestante a se fixar

A proposta do americano Ashbel Green Simonton, o segundo missionário protestante a se fixar no país (de 1859 a 1867), fundador da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeir 0 era: 1) A santidade da igreja deve ser mantida no testemunho de cada crente. 2) O uso abundante de literatura evangélica. A Bíblia, e também livros e folhetos religiosos devem inundar o Brasil. 3) O evangelismo pessoal é de suma importância. Cada crente deve comunicar o evangelho a outra pessoa. 4) A formação de um ministério nacional idôneo. Pastores brasileiros para brasileiros. 5) O estabelecimento de escolas paroquiais.

Conclusão 1. Não podemos esperar que todos os métodos sejam eficazes para todo mundo,

Conclusão 1. Não podemos esperar que todos os métodos sejam eficazes para todo mundo, mas certamente existe um meio adequado de nos aproximarmos de cada pessoa. 2. Deus pode usar uma combinação de métodos diferentes para ganhar um indivíduo. 3. Devemos procurar, na escolha dos nossos métodos, ser naturais, cheios de tato, pacientes, cheios de imaginação, sensíveis e confiantes.

4. Procuremos, por todos os meios, preservar o que é útil nas técnicas tradicionais,

4. Procuremos, por todos os meios, preservar o que é útil nas técnicas tradicionais, mas não fujamos à experiência criativa e imaginativa de novas formas de evangelização. O evangelista deve empregar meios antigos e novos, usar métodos provados pela experiência, mas também outros que precisam ser experimentados.