NOTAO E REGISTRO MUSICAL 6 ANO PROFESSORA FERNANDA


























- Slides: 26


NOTAÇÃO E REGISTRO MUSICAL 6º ANO PROFESSORA: FERNANDA MARIA BORGES PROFESSORA: MARCIA JANINI

Habilidades do Currículo Paulista: (EF 06 AR 22) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.

Hora da interação pelo chat Você sabe como sua música preferida é escrita? Imagem: Exdez/Gettyimages

Música A música é uma das linguagens da arte. E por ser uma linguagem, possui um sistema simbólico de representação. Esse sistema é composto por elementos e regras que permitem infinitas combinações.

Música A Música é um conjunto de sons ordenados, constituída por três elementos básicos: Ritmo – ordenação de sons em determinado tempo. Melodia – combinação de sons sucessivos. Harmonia – combinação de sons simultâneos. Dessa forma, Música é a ordenação harmoniosa de sons sucessivos e simultâneos em determinado tempo.

NOTAÇÃO MUSICAL É um sistema de escrita que representa graficamente uma obra musical. A notação musical utiliza um conjunto de símbolos que representam sons, silêncios e regras de interpretação, escritos numa pauta com cinco linhas, também chamada de pentagrama.

NOTAÇÃO MUSICAL Escala de Dó maior na Clave do. Sol. Fonte: Notas musicais. Elisangela Vicente Prismit / CADERNO DO PROFESSOR CURRÍCULO PAULISTA ANOS FINAIS 6° ANO ARTE PÁG 24.

NOTAÇÃO MUSICAL Símbolos Musicais Notas musicais. Elisangela Vicente Prismit / CADERNO DO PROFESSOR CURRÍCULO PAULISTA ANOS FINAIS 6° ANO ARTE PAG 24.

Formas de registro musical O registro musical acontece por meio de sistemas de escrita baseada em sinais, símbolos e figuras. Essa escrita pode ser tradicional, utilizando um sistema de escrita convencional e padronizado, enquanto que a escrita não convencional pode utilizar qualquer elemento para representar as sonoridades, inclusive aqueles do registro convencional.

Quanto tempo dura cada um destes símbolos? Como você viu, todas as figuras de notas (valores positivos) e as figuras de pausas (valores negativos) possuem tempos diferentes de duração. Observe ainda que, de acordo com a tabela, após a semibreve (valor 1), todas as outras figuras de notas, com suas correspondentes figuras de pausas, são frações da primeira figura. Dessa forma, cada figura vale metade de sua figura anterior e o dobro da posterior. . . Acervo pessoal: tabela criada pela Professora Marcia Janini

Acervo pessoal: tabela criada pela Professora Marcia Janini

Partitura Convencional As notas musicais, numa partitura convencional, são distribuídas ocupando linhas e espaços. Muitas vezes, surge também na partitura a letra da canção. Pauta ou pentagrama: cinco linhas horizontais e paralelas, onde se grafam as notas e demais símbolos do sistema de notação musical.

Exemplo de pauta com símbolosconvencionais. Partitura Convencional da Canção “Cai Balão”, de domínio público / CADERNO DO PROFESSOR CURRÍCULO PAULISTA ANOS FINAIS 6° ANO ARTE PÁG 25.

Hora da interação pelo chat Como é possível registrar e/ou escrever um som? Quais elementos do sistema de registro você já aprendeu até agora? Imagem: Exdez/Gettyimages

Notação musical. Não Convencional É forma mais livre de notação musical, que utiliza símbolos de criação livre, não seguindo regras convencionais de notação, por isso, considerada não convencional. Por conta dessa característica, esse tipo de partitura pode ter diferentes interpretações. A função desse registro serve para orientar o intérprete na execução de uma composição musical.

As notações não convencionais apresentam variados formatos: de roteiros aleatórios a improvisações espontâneas. Considerando o tipo de registro musical, como a música com escrita precisa, em forma de roteiro, aleatória e a improvisação espontânea.

Escrita de música criativa O músico Jarbas Agnelli se deparou, pela manhã, com uma fotografia. A fotografia retrata pássaros sentados nos fios da rede elétrica. Agnelli imaginou aqueles fios como um pentagrama e os pássaros como notas musicais e tocou a canção proposta pela imagem. Nesse sentido, a fotografia inspirou a criação de uma partitura. Vemos aqui um procedimento de notação de música convencional baseada em um fato cotidiano, baseada em uma imagem.

© Pexels

Partitura Não Convencional elaborada por Marília Marcondes Torres, especialmente para o currículo Paulista / CADERNO DO PROFESSOR CURRÍCULO PAULISTA ANOS FINAIS 6° ANO ARTE PÁG 26

Partitura Não Convencional Vamos observar e identificar nesta partitura: A pauta (cinco linhas onde a música é escrita); Símbolos (estrelas, triângulos, círculo); A legenda (que informa o significado de cada símbolo).

Hora da interação pelo chat O som tem cor, forma? Pense em sua música preferida e responda: Quais seriam para você a cor e a forma que o som representa? Imagem: Exdez/Gettyimages

Desafio da partitura Para você, é possível desenhar uma música? Pensando em sua música preferida, como seria essa representação? Quais figuras representariam melhor essa música?

Desafio da partitura Que tal você criar uma partitura não convencional, utilizando formas geométricas, cores, desenhos, figuras ou qualquer símbolo para representar os sons e os silêncios? Escreva sua partitura em seu caderno e a interprete usando a percussão corporal ou outra fonte de emissão sonora que tiver em casa (instrumentos não convencionais, objetos, paredes, móveis etc. ).

Grave em um vídeo ou somente o áudio dessa composição sonora. Fotografe sua partitura e troque com algum colega de sua turma.

Vamos retomar o que aprendemos hoje: Identificamos e analisamos diferentes procedimentos e técnicas de registro em notação musical e partituras. Fizemos apreciações de partituras convencionais e não convencionais, conhecendo diferentes técnicas de registro. Sabemos que precisamos estudar, para nos apropriarmos do sistema de escrita que representa graficamente uma obra musical e regras de interpretação.