Ningum caminha sem aprender a caminhar sem aprender

  • Slides: 22
Download presentation
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminhando, refazendo e

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar. ” PAULO FREIRE

PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 2015/2024 Departamento de Educação Prefeitura Municipal de Bueno Brandão

PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 2015/2024 Departamento de Educação Prefeitura Municipal de Bueno Brandão

PNE – PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO • O Plano Nacional de Educação (PNE) é

PNE – PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO • O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei ordinária ( Lei 13. 005, 26/06/2014), prevista na Constituição Federal ( Art 214), e valerá por 10 anos. Ela estabelece diretrizes, metas e estratégias de concretização no campo da educação. • A partir do momento em que o PNE começa a valer, todos os planos estaduais e municipais de Educação devem ser criados ou adaptados em consonância com as diretrizes e metas estabelecidas por ele.

Sobre as METAS: Divisão das metas por finalidade/ etapa de ensino EDUCAÇÃO BÁSICA 12

Sobre as METAS: Divisão das metas por finalidade/ etapa de ensino EDUCAÇÃO BÁSICA 12 metas (1, 2, 4, 5, 6, 7, 15, 16, 17, 18, 19, 20) QUALIDADE DA EDUCAÇÃO 9 metas (1, 2, 3, 5, 6, 7, 9, 10, 11) DESIGUALDADE SOCIAL 2 metas (8, 4) VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR 4 metas (15, 16, 17, 18) ENSINO SUPERIOR 3 metas (12, 13, 14) ENSINO MÉDIO / ENSINO PROFISSIONALIZANTE 3 metas (8, 10, 11) GESTÃO E PARTICIPAÇÃO 1 meta (19) FINANCIAMENTO 1 meta (20)

Meta 1: UNIVERSALIZAR, ATÉ 2016, A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA PARA AS CRIANÇAS DE

Meta 1: UNIVERSALIZAR, ATÉ 2016, A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA PARA AS CRIANÇAS DE 4 (QUATRO) A 5 (CINCO) ANOS DE IDADE E AMPLIAR A OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHES DE FORMA A ATENDER, NO MÍNIMO, 50% (CINQUENTA POR CENTO) DAS CRIANÇAS DE ATÉ 3 (TRÊS) ANOS ATÉ O ANO DE 2020 E 70% ATÉ O FINAL DA VIGÊNCIA DESTE PME.

Meta 2: UNIVERSALIZAR O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 (NOVE) ANOS PARA TODA A POPULAÇÃO

Meta 2: UNIVERSALIZAR O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 (NOVE) ANOS PARA TODA A POPULAÇÃO DE 6 (SEIS) A 14 (QUATORZE) ANOS E GARANTIR QUE PELO MENOS 95% (NOVENTA E CINCO POR CENTO) DOS ALUNOS CONCLUAM ESSA ETAPA NA IDADE RECOMENDADA, ATÉ O ÚLTIMO ANO DE VIGÊNCIA DESTE PME.

Meta 3: UNIVERSALIZAR, ATÉ 2016, O ATENDIMENTO ESCOLAR PARA TODA A POPULAÇÃO DE 15

Meta 3: UNIVERSALIZAR, ATÉ 2016, O ATENDIMENTO ESCOLAR PARA TODA A POPULAÇÃO DE 15 (QUINZE) A 17 (DEZESSETE) ANOS E ELEVAR, ATÉ O FINAL DO PERÍODO DE VIGÊNCIA DESTE PME, A TAXA LÍQUIDA DE MATRÍCULAS NO ENSINO MÉDIO PARA 85% (OITENTA E CINCO POR CENTO).

Meta 4: UNIVERSALIZAR, PARA A POPULAÇÃO DE 4 (QUATRO) A 17 (DEZESSETE) ANOS COM

Meta 4: UNIVERSALIZAR, PARA A POPULAÇÃO DE 4 (QUATRO) A 17 (DEZESSETE) ANOS COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO, O ACESSO À EDUCAÇÃO BÁSICA E AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, PREFERENCIALMENTE NA REDE REGULAR DE ENSINO, COM A GARANTIA DE SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO, DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, CLASSES, ESCOLAS OU SERVIÇOS ESPECIALIZADOS, PÚBLICOS OU CONVENIADOS.

Meta 5: ALFABETIZAR TODAS AS CRIANÇAS, NO MÁXIMO, ATÉ O FINAL DO 3 O

Meta 5: ALFABETIZAR TODAS AS CRIANÇAS, NO MÁXIMO, ATÉ O FINAL DO 3 O (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Meta 6: OFERECER EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM, NO MÍNIMO, 50% (CINQUENTA POR CENTO)

Meta 6: OFERECER EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM, NO MÍNIMO, 50% (CINQUENTA POR CENTO) DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORMA A ATENDER, PELO MENOS, 25% (VINTE E CINCO POR CENTO) DOS (AS) ALUNOS (AS) DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Meta 7: FOMENTAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TODAS AS ETAPAS E MODALIDADES,

Meta 7: FOMENTAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TODAS AS ETAPAS E MODALIDADES, COM MELHORIA DO FLUXO ESCOLAR E DA APRENDIZAGEM DE MODO A ATINGIR AS SEGUINTES MÉDIAS NACIONAIS PARA O IDEB: Nosso município atingiu em 2013 os seguintes resultados: Anos iniciais do E. F. 6. 8 Anos finais do E. F. 5. 5

Meta 8: ELEVAR A ESCOLARIDADE MÉDIA DA POPULAÇÃO DE 18 (DEZOITO) A 29 (VINTE

Meta 8: ELEVAR A ESCOLARIDADE MÉDIA DA POPULAÇÃO DE 18 (DEZOITO) A 29 (VINTE E NOVE) ANOS, DE MODO A ALCANÇAR, NO MÍNIMO, 12 (DOZE) ANOS DE ESTUDO NO ÚLTIMO ANO DE VIGÊNCIA DESTE PLANO.

Meta 9: ELEVAR A TAXA DE ALFABETIZAÇÃO DA POPULAÇÃO COM 15 (QUINZE) ANOS OU

Meta 9: ELEVAR A TAXA DE ALFABETIZAÇÃO DA POPULAÇÃO COM 15 (QUINZE) ANOS OU MAIS PARA 93, 5% (NOVENTA E TRÊS INTEIROS E CINCO DÉCIMOS POR CENTO) ATÉ 2020 E, ATÉ O FINAL DA VIGÊNCIA DESTE PME, ERRADICAR O ANALFABETISMO ABSOLUTO E REDUZIR EM 50% (CINQUENTA POR CENTO) A TAXA DE ANALFABETISMO FUNCIONAL.

Meta 10: OFERECER, NO MÍNIMO, 25% (VINTE E CINCO POR CENTO) DAS MATRÍCULAS DE

Meta 10: OFERECER, NO MÍNIMO, 25% (VINTE E CINCO POR CENTO) DAS MATRÍCULAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO, BUSCANDO INTEGRAR À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Meta 11: INCENTIVAR A CRIAÇÃO DE CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DO MUNICÍPIO.

Meta 12: MANTER PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA ELEVAR A TAXA BRUTA

Meta 12: MANTER PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA ELEVAR A TAXA BRUTA DE MATRÍCULA EM 50% (CINQUENTA POR CENTO) E A TAXA LÍQUIDA PARA 33% (TRINTA E TRÊS POR CENTO) DA POPULAÇÃO DE 18 (DEZOITO) A 24 (VINTE E QUATRO) ANOS. Meta 13: GARANTIR A CONTINUIDADE E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR OFERECIDA NO MUNICÍPIO EM REGIME DE COOPERAÇÃO OU OUTRO, VISANDO AMPLIAR A PROPORÇÃO DE MESTRES E DOUTORES DO CORPO DOCENTE EM EFETIVO EXERCÍCIO. Meta 14: INCENTIVAR O NÚMERO DE MATRÍCULAS E VALORIZAR A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, AUMENTANDO A PORCENTAGEM DE MESTRES E DOUTORES DO MUNICÍPIO.

Meta 15: GARANTIR, EM REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE A UNIÃO, O ESTADO E O

Meta 15: GARANTIR, EM REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE A UNIÃO, O ESTADO E O MUNICÍPIO, NO PRAZO DE 5 (CINCO) ANOS DE VIGÊNCIA DESTE PME, POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE QUE TRATAM OS INCISOS I, II E III DO CAPUT DO ART. 61 DA LEI NO 9. 394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, ASSEGURADO QUE TODOS OS PROFESSORES E AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUAM FORMAÇÃO ESPECÍFICA DE NÍVEL SUPERIOR, OBTIDA EM CURSO DE LICENCIATURA NA ÁREA DE CONHECIMENTO EM QUE ATUAM.

Meta 16: INCENTIVAR A EXPANSÃO, EM NÍVEL DE PÓSGRADUAÇÃO, 90% (NOVENTA POR CENTO) DOS

Meta 16: INCENTIVAR A EXPANSÃO, EM NÍVEL DE PÓSGRADUAÇÃO, 90% (NOVENTA POR CENTO) DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ATÉ O ÚLTIMO ANO DE VIGÊNCIA DESTE PME; E INCENTIVAR A TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO, CONSIDERANDO AS NECESSIDADES, DEMANDAS E CONTEXTUALIZAÇÕES DOS SISTEMAS DE ENSINO.

META 17: VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, DE

META 17: VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, DE FORMA A EQUIPARAR SEU RENDIMENTO MÉDIO AO DOS (AS) DEMAIS PROFISSIONAIS COM ESCOLARIDADE EQUIVALENTE, QUANDO REGULAMENTADO PELO PNE.

Meta 18: ASSEGURAR, NO PRAZO DE 1 (UM) ANO, A EXISTÊNCIA DE PLANO DE

Meta 18: ASSEGURAR, NO PRAZO DE 1 (UM) ANO, A EXISTÊNCIA DE PLANO DE CARREIRA PARA OS (AS) PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, TOMANDO COMO REFERÊNCIA O PISO SALARIAL NACIONAL PROFISSIONAL, DEFINIDO EM LEI FEDERAL, NOS TERMOS DO INCISO VIII DO ART. 206 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

Meta 19: ASSEGURAR CONDIÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO, PREVENDO E

Meta 19: ASSEGURAR CONDIÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO, PREVENDO E BUSCANDO, SE NECESSÁRIO, RECURSOS E APOIO TÉCNICO PARA TANTO.

Meta 20: AMPLIAR O INVESTIMENTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO PÚBLICA, CONFORME AUMENTO DE ARRECADAÇÃO MUNICIPAL,

Meta 20: AMPLIAR O INVESTIMENTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO PÚBLICA, CONFORME AUMENTO DE ARRECADAÇÃO MUNICIPAL, DURANTE A VIGÊNCIA DO PME.

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. ” CORALINA Bueno Brandão – Minas Gerais PME – 2015/2024