NATURALISMO EXTENSO DO REALISMO Principais caractersticas do Naturalismo

  • Slides: 12
Download presentation
NATURALISMO - “EXTENSÃO” DO REALISMO

NATURALISMO - “EXTENSÃO” DO REALISMO

Principais características do Naturalismo O Naturalismo é considerado uma evolução do Realismo e apresentava

Principais características do Naturalismo O Naturalismo é considerado uma evolução do Realismo e apresentava as seguintes características: A ciência era usada como instrumento de análise e compreensão da sociedade. As personagens eram vítimas do determinismo: condicionadas por sua raça, meio e momento histórico em que viviam. A análise psicológica realista tornou-se menos importante, com prevalência das motivações biológicas romance de tese - análise do coletivo Com base na ideia de que o ser humano é um animal comandado por instintos, as personagens eram construídas nessa perspectiva. O instinto sexual sobressaiu-se a todos os outros, em oposição à capacidade racional das personagens. As classes mais pobres tornaram-se protagonistas, objeto de análise do escritor naturalista. Em condições subumanas de vida e de trabalho, as personagens perderam a humanidade e foram dominadas por seus instintos animais. As obras apresentaram uma sexualidade explícita, o que chocou o público romântico. A mulher foi tratada como histérica; a pessoa negra, como inferior; e o indivíduo homossexual, como doente. Zoomorfização: características de animais foram associadas a seres humanos.

Naturalismo - caracteriza a doutrina filosófica que admite apenas as leis sobre a natureza

Naturalismo - caracteriza a doutrina filosófica que admite apenas as leis sobre a natureza como válidas, descartando-se as concepções transcendentais e religiosas. Assim, a estética naturalista nada tem a ver com a descrição da natureza, muito menos a exaltação das paisagens naturais; trata-se de um retrato do homem e do mundo à luz das ciências naturais. O homem, na visão dos naturalistas, é um ser que se move muito mais pelos seus instintos e pelos estímulos do meio, do que pela razão, assim como os animais - zoomorfismo.

Origem do Naturalismo O Naturalismo foi um movimento artístico e cultural que surge em

Origem do Naturalismo O Naturalismo foi um movimento artístico e cultural que surge em meados do século XIX na França. Na literatura, seu precursor foi o escritor francês Émile Zola, a partir da publicação da obra “O Romance Experimental” em 1880. Ela foi considerada uma espécie de manifesto literário do movimento naturalista. Seu livro que merece destaque é “Germinal” publicado em 1885, no qual o escritor descreve as condições subumanas dos trabalhadores de uma mina de carvão na França. No geral, os principais temas abordados na literatura naturalista são: miséria, violência, crimes, patologias humanas, sexualidade, adultério, dentre outros. No Brasil, o naturalismo começa em fins do século XIX e tem como marco inicial a publicação do romance “O Mulato” (1881) de Aluísio de Azevedo. A obra tem como tema central o preconceito racial. Também merece destaque sua obra O Cortiço (1890). Nela, Aluísio apresenta um retrato da realidade brasileira do século XIX mediante as relações e o comportamento dos personagens. Da mesma maneira, os escritores naturalistas brasileiros estão preocupados em demostrar os problemas da realidade social, política e econômica. Por esse motivo, muitos deles focam nos temas relacionados com a abolição da escravatura. Já em Portugal, o naturalismo tem início com a publicação da obra “O Crime do Padre Amaro” (1875) de Eça de Queirós.

01. Examine as frases abaixo: I – Os representantes do Naturalismo fazem aparecer em

01. Examine as frases abaixo: I – Os representantes do Naturalismo fazem aparecer em suas obras, dimensões metafísicas do homem, passando a encará-lo como um complexo social examinado à luz da psicologia. II – No Naturalismo, as tentativas de submeter o homem a leis determinadas são consequências das ciências, na segunda metade do século XIX. III – Na seleção de “casos” a serem enfocados, os naturalistas demonstram especial aversão pelo anormal e pelo patológico. Pode-se dizer corretamente que: a) só a I está certa; b) só a II está certa; c) só a III está certa; d) existem duas certas; e) nenhuma está certa.

02. O mesmo da questão anterior: a) Viam-se deslizar pela praça os imponentes e

02. O mesmo da questão anterior: a) Viam-se deslizar pela praça os imponentes e monstruosos abdomes dos capitalistas. b). . . viam-se cabeças escarlates e descabeladas, gotejando suor por debaixo do chapéu de pelo. c) O quitandeiro, assentado sobre o balcão, cochilava a sua preguiça morrinhenta, acariciando o seu imenso e espalmado pé descalço. d) A Praia Grande, a Rua da Estrela contrastavam todavia com o resto da cidade, porque era aquela hora justamente a de maior movimento comercial. e). . . uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, chio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas. . .

03. (USF-SP) Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização do Realismo que: a) se

03. (USF-SP) Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização do Realismo que: a) se volta para a Natureza a fim de analisar-lhe os processos cíclicos de renovação. b) pretende expressar com naturalidade a vida simples dos homens rústicos nas comunidades primitivas. c) defende a arte pela arte, isto é, desvinculada de compromissos com a realidade social. d) analisa as perversões sexuais, condenando-as em nome da moral religiosa. e) estabelece um nexo de causa e efeito entre alguns fatores sociológicos e biológicos e a conduta das personagens.

04. (PUC-RS) "[. . . ] uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de

04. (PUC-RS) "[. . . ] uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, cheio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas, apregoava em tom arrastado e melancólico: 'Fígado, rins e coração'. Era uma vendedeira de fatos de boi. [. . . ] os cães, estendidos pelas calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos, movimentos irascíveis, mordiam o ar, querendo morder os mosquitos. " Nesse trecho naturalista, Aluísio Azevedo enfatiza a: a) patologia social. b) brutalidade do cotidiano. c) despreocupação ética. d) força da hereditariedade. e) ação do meio social.

5. Publicados quase simultaneamente, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "O Mulato", ambos os

5. Publicados quase simultaneamente, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "O Mulato", ambos os romances praticamente inauguram dois movimentos literários no Brasil. Num deles predomina a profundidade da análise psicológica e, no outro, a preocupação com as leis da hereditariedade e a influência do ambiente sobre o homem. Esses movimentos foram: a) O Modernismo e o Pós-modernismo. b) O Futurismo e o Surrealismo. c) O Barroco e o Trovadorismo. d) O Romantismo e o Ultrarromantismo. e) O Realismo e o Naturalismo.

Daí a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa

Daí a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. (. . . ) O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas da mão. (. . . ) O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto (. . . ). Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e resingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra. 6. Expressões tais como "machos e fêmeas", "cabelo para o alto do casco", "molhar o pelo" constroem imagens que remetem a uma ____ entre homens e animais, típica do ____, que se constitui num prolongamento do ____. a) dissociação - Realismo – Naturalismo b) contemporização - Modernismo – Realismo c) dissociação - Romantismo – Naturalismo d) associação - Naturalismo – Realismo e) contemporização - Realismo – Romantismo

7. "O. . . se tingirá de. . . , no romance e no

7. "O. . . se tingirá de. . . , no romance e no conto, sempre que fizer personagens e enredos se submeterem ao destino cego das 'leis naturais' que a ciência da época julgava ter codificado; ou se dirá. . . , na poesia, à medida que se esgotar no lavor do verso tecnicamente perfeito. " No texto acima, preenchem-se as lacunas, respectivamente, com: a. Realismo / Naturalismo / Parnasianismo b. Romantismo / Naturalismo / Parnasianismo c. Realismo / Naturalismo / Simbolismo d. Romantismo / Modernismo / Parnasianismo e. Romantismo / Modernismo / Simbolismo

GABARITO 1–B 2–D 3–E 4–B 5–E 6–D 7 - A

GABARITO 1–B 2–D 3–E 4–B 5–E 6–D 7 - A