Narrativas Artsticas Interativas Contempornea s Narrativas Digitais As

  • Slides: 26
Download presentation
Narrativas Artísticas Interativas Contemporânea s

Narrativas Artísticas Interativas Contemporânea s

Narrativas Digitais As Tecnologias Emergentes possibilitam interações e medições entre pessoas e máquinas em

Narrativas Digitais As Tecnologias Emergentes possibilitam interações e medições entre pessoas e máquinas em diferentes espaços físicos e virtuais, territórios, lugares e memórias que lidam com o tempo e sem o tempo, conectando narrativas digitais dinâmicas. Os nós (arestas, fixos), conexões (fluxos) são dimensões da rede.

Narrativas Digitais As Tecnologias Emergentes por meio do registro das memórias expandem, através das

Narrativas Digitais As Tecnologias Emergentes por meio do registro das memórias expandem, através das interfaces (sensores e atuadores), os campos do conhecimento criando novas possibilidades de interação e formas de significação.

Narrativas Digitais Os computadores e as mídias emergentes (celulares, tablets, mídias móveis. . .

Narrativas Digitais Os computadores e as mídias emergentes (celulares, tablets, mídias móveis. . . ) também são ferramentas para se contar história. Elas modificam as possibilidades de construção de narrativas digitais, particularmente as artísticas.

Narrativas Digitais – Método Cartográfico Com o Método Cartográfico pretende-se identificar aspectos emergentes e

Narrativas Digitais – Método Cartográfico Com o Método Cartográfico pretende-se identificar aspectos emergentes e colaborativos que se mostram como componentes dessas intervenções e que aponta para a necessidade de um método de abordagem. O Método Cartográfico (DELEUZE; GUATTARI, 1976, 1995, 1996, 1997)

Método Cartográfico 1 a. Pista indica que cartografar é acompanhar um processo, e não

Método Cartográfico 1 a. Pista indica que cartografar é acompanhar um processo, e não representar um objeto. Na 2 a. Pista verificamos que a cartografia é sempre um conjunto de forças. São pistas que indicam caminhos. Na 3 a. Pista cartografia é sempre de certo território existencial. Os limites de território não são espaciais, mas semióticos (tem signos). Na 4 a. Pista deve-se desenhar o campo problemático, composto pelos signos. Através dos signos se dá a transposição dos limites da configuração.

Método Cartográfico Na 5ª. Pista temos o desenho do campo problematizado que funciona como

Método Cartográfico Na 5ª. Pista temos o desenho do campo problematizado que funciona como um dispositivo, isto é, um vetor. A 6 a. Pista indica que a prática da cartografia requer a dissolução do ponto de vista do observador. A 7 a. Pista indica que a prática da cartografia requer um aprendizado gerando um conhecimento. A 8 a. Pista indica que a cartografia é um método que distingue, mas não separa pesquisa e intervenção. No encontro entre o campo pesquisado e o pesquisador, surge um movimento que modifica tanto um quanto como o outro.

Narrativas Expandidas Espaço, Lugar e Território Segundo Milton Santos, as questões estruturais podem ser

Narrativas Expandidas Espaço, Lugar e Território Segundo Milton Santos, as questões estruturais podem ser sintetizadas em modelos que privilegiam o caráter espacial elegendo três conceitos básicos: Espaço, Lugar e Território. Espaço: o espaço pode ser entendido como um conjunto de axiomas e relações. Os espaços são sistemas lógicos e suas verdades são associadas ao próprio sistema que, por sua vez, está associado a uma determinada lógica que melhor se adapta a ele. Lugar: o lugar é uma porção do espaço que possui significado, portanto , transforma-se em signo. O lugar é essencialmente cultural e como tal possui características e significados dados pelas relações que podem ser construídas nele. Território: o território, assim como o lugar, também é uma porção do espaço que possui significado e que reflete aspectos da cultura. Ele está carregado de intenções ideológicas e possui níveis simbólicos de leitura.

“O Caminho das Tropas e Os Sete Degraus” Paraty. io – RJ

“O Caminho das Tropas e Os Sete Degraus” Paraty. io – RJ

Paraty. io : Memórias Expandidas https: //maps. google. com/? q=https: //narua. googlecode. com/svn/trunk/content/trilha 7

Paraty. io : Memórias Expandidas https: //maps. google. com/? q=https: //narua. googlecode. com/svn/trunk/content/trilha 7 degraus. kml As produções midiáticas digitais e eletrônica tem contribuído para a construção de novas realidades à medida em que o espaço físico deixa de ser condição limite e passa a se hibridizar com outros espaços de produção de linguagens, potencializados pelas tecnologias digitais, e também à medida em que essas mesmas tecnologias estimulam a cognição e a participação da sociedade em ações coletivas, colaborativas, podendo utilizar mídias locativas e situando-se nos domínios do tangível e do intangível.

Paraty. io : Memórias Expandidas https: //maps. google. com/? q=https: //narua. googlecode. com/svn/trunk/content/trilha 7

Paraty. io : Memórias Expandidas https: //maps. google. com/? q=https: //narua. googlecode. com/svn/trunk/content/trilha 7 degraus. kml

Paraty: Memórias Expandidas

Paraty: Memórias Expandidas

Paraty: Memórias Expandidas

Paraty: Memórias Expandidas

Paraty: Memórias Expandidas https: //www. youtube. com/watch? v=B 3 h. Bw 7 LGs. WA

Paraty: Memórias Expandidas https: //www. youtube. com/watch? v=B 3 h. Bw 7 LGs. WA

Paraty. io: Memórias Expandidas As formas do sublime tecnológico são múltiplas, individuais e devem

Paraty. io: Memórias Expandidas As formas do sublime tecnológico são múltiplas, individuais e devem ser exploradas pelos artistas das comunicações, mas todas elas têm relações com as noções de abandono do sujeito como centro de nossas reflexões.

Paraty. io: Memórias Expandidas As formas do sublime tecnológico são múltiplas, individuais e devem

Paraty. io: Memórias Expandidas As formas do sublime tecnológico são múltiplas, individuais e devem ser exploradas pelos artistas das comunicações, mas todas elas têm relações com as noções de abandono do sujeito como centro de nossas reflexões. Esboço da Planta Baixa dos arredores da Casa do Quinto no Caminho do Ouro de Cunha - SP a Paraty – RJ. Realizado por Marcos Caetano Ribas.

Paraty. io: Memórias Expandidas As produções midiáticas digitais e eletrônica tem contribuído para a

Paraty. io: Memórias Expandidas As produções midiáticas digitais e eletrônica tem contribuído para a construção de novas realidades à medida em que o espaço físico deixa de ser condição limite e passa a se hibridizar com outros espaços de produção de linguagens, potencializados pelas tecnologias digitais.

Paraty. io: Memórias Expandidas Nessas realidades digitais, à medida em que as tecnologias estimulam

Paraty. io: Memórias Expandidas Nessas realidades digitais, à medida em que as tecnologias estimulam a cognição e a participação da sociedade em ações coletivas, colaborativas, utilizamos as mídias locativas e situando-se nos domínios do tangível e do intangível.

Paraty. io: Memórias Expandidas As produções midiáticas digitais e eletrônica tem contribuído para a

Paraty. io: Memórias Expandidas As produções midiáticas digitais e eletrônica tem contribuído para a construção de novas realidades à medida em que o espaço físico deixa de ser condição limite e passa a se hibridizar com outros espaços de produção de linguagens, potencializados pelas tecnologias digitais.

Paraty. io: Memórias Expandidas O resultado desta pesquisa, além das discussões teóricas a serem

Paraty. io: Memórias Expandidas O resultado desta pesquisa, além das discussões teóricas a serem realizadas, é a criação de uma multiplataforma virtual de realidade mista que servirá como ambiente de experimentação e desenvolvimento de simulações e narrativas da “Trilha dos Sete Degraus”

Interfaces em Narrativas Dinâmicas e Expandidas ZL Vórtice: Intervenção Urbana A pesquisa com intervenções

Interfaces em Narrativas Dinâmicas e Expandidas ZL Vórtice: Intervenção Urbana A pesquisa com intervenções artísticas envolve a utilização de espaço físico e virtuais, mídias móveis e locativas (smartphones, tablets, celulares. . . ) redes sem fio, mapeamento e som, todos articulados através de linguagens de programação (Pure. Data e Processing). As instalações são sistemas onde o público pode explorar diferentes imagens, vídeos, narrativas e sons na rede de Internet e em espaços expositivos. Elas criam conteúdos digitais com expansão dinâmica de memória.

Media City – id. Bairros – Bom Retiro Website Gratuito Historypin Catedral Metropolitana Ortodoxa

Media City – id. Bairros – Bom Retiro Website Gratuito Historypin Catedral Metropolitana Ortodoxa no Brasil. Projeto Media. City no Bairro do Bom Retiro. Coordenação de Lilian Amaral A Estética do Banco de Dados, apropria-se de mapas, diagramas e dados que serão organizados em narrativas que se utilizam de sistemas georeferenciados.

Narrativas Dinâmicas e Expandidas A revolução digital em camadas Vasto sistema de câmeras, dispositivos

Narrativas Dinâmicas e Expandidas A revolução digital em camadas Vasto sistema de câmeras, dispositivos de comunicação, microcontroladores e sensores no meio ambiente, permitindo novas formas de imaginar, monitorar e entender os locais e os territórios. Estes sistemas têm um valor que vai além de seu propósito original: a exaustão digital das redes celulares revela padrões sociais e econômicos.

Obrigado ! hrenatoh@gmail. com

Obrigado ! hrenatoh@gmail. com