Na vila de pescadores foi se criando uma

  • Slides: 17
Download presentation

Na vila de pescadores, foi se criando uma nova tradição: reunirem se ao cair

Na vila de pescadores, foi se criando uma nova tradição: reunirem se ao cair da tarde para rezar o terço. Numa noite calma, muito serena, enquanto rezavam, apagaram se as duas velas de cera que ladeavam a Imagenzinha da Senhora, “Aparecida das Águas”. Todos se entreolharam, surpresos.

Silvana da Rocha, mãe do pescador João Alves, um dos três que “pescaram” a

Silvana da Rocha, mãe do pescador João Alves, um dos três que “pescaram” a Imagem, no Rio Paraíba do Sul, apressou se em acender novamente as duas velas. Antes que o fizesse, as velas se acenderam como que por encanto, sem que ninguém as tocasse! Iluminados pela fé, uma chama brilhou também no coração de cada um dos presentes, que se entreolhavam.

Começo minha novena de hoje Demos graças ao Pai que, em seu Filho Jesus,

Começo minha novena de hoje Demos graças ao Pai que, em seu Filho Jesus, nos ofereceu sua luz que dissipa as trevas e nos arranca da morte, que insiste em permanecer entre nós. Com Maria, cantemos a grandeza e a esperança de um novo dia, sem trevas e pleno de vida. Maria nos desperta para o amor a Jesus e nos chama para viver em sua luz! Como o vigia que espera pela aurora, como a mãe que aguarda o retorno do filho, como o justo que confia na justiça, nós esperamos o dia da paz renascer, sem amarguras, tristeza ou solidão. Esta é nossa esperança: a de ver um dia a vida triunfando jubilosa e um mundo sem vencedores e sem vencidos! Amém!

Súplicas à “Aparecida das Águas!” Ó Maria, naquele dia manifestastes a luz que vem

Súplicas à “Aparecida das Águas!” Ó Maria, naquele dia manifestastes a luz que vem do céu. Nada poderá apagar que Vosso Filho Jesus é nossa luz. Quem com ele caminha não experimentará jamais a amargura. Por isso, confiante, agora vos suplico: dai me a luz que vem do céu, a salvação de Jesus. Minha alma espera, como o vigia espera pela aurora, o auxílio de Nossa Senhora! Socorrei nos, ó Mãe generosa. Maria, clamamos a vós! Estendei sobre nós vossas mãos. Volvei sobre nós vosso olhar. Lá no céu, rogai a Deus por nós! Transformai nossos sentimentos. Maria, clamamos a vós! Que eles sejam iguais aos de Jesus, e entre nós acendei sua luz. Lá no céu, rogai a Deus por nós!

Súplicas à “Aparecida das Águas!” De vós nos veio a misericórdia, Maria, clamamos a

Súplicas à “Aparecida das Águas!” De vós nos veio a misericórdia, Maria, clamamos a vós! Jesus, nossa luz e Redentor, trouxe ao mundo a eterna salvação. Lá no céu, rogai a Deus por nós! Maria, vós, que sois nossa intercessora, suplicai ao Pai por vossa Igreja, para que seja anunciadora fiel do Evangelho e acolha, sem reservas os mais excluídos em nosso mundo. Vós, que sois a Mãe da Igreja, fazei com que ela seja, cada vez mais, a Igreja do lava pés e a mão do ‘samaritano’ que acolhe o sofredor. Pedi, ó Mãe, a vosso Filho, por nós.

Palavra de Deus Mt 5, 14 16 Vós sois a luz! Vós sois a

Palavra de Deus Mt 5, 14 16 Vós sois a luz! Vós sois a luz do mundo. Uma cidade construída no alto do monte não pode ficar escondida. E também não se acende uma luz para pô la debaixo de um móvel. Pelo contrário, é posta no candeeiro, de modo que brilhe para todos os que estão na casa. Assim deve brilhar vossa luz diante dos outros, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus”.

Deus me fala! Jesus compara seus discípulos à luz. Luz do mundo! Seus apóstolos

Deus me fala! Jesus compara seus discípulos à luz. Luz do mundo! Seus apóstolos e missionários devem iluminar o mundo com a doutrina que receberam de Jesus. Iluminar com uma vida exemplar e santa! Tenho consciência de que também eu tenho esta missão: Devo fazer o bem não por vaidade, para aparecer, mas sendo luz para meu próximo. Que minha luz ilumine o caminho a fim de que muitos outros caminhem em busca da verdadeira fé!

Compromisso Maria, ouvi a Palavra de vosso Filho que me chama para ser luz

Compromisso Maria, ouvi a Palavra de vosso Filho que me chama para ser luz que ilumina o coração humano, às vezes tão carregado de trevas e de maldade. Na força da verdade dessa mesma Palavra, manifesto meu compromisso com a vida, com Deus e com meus irmãos e irmãs. Senhor, meu coração há de guardar, com amor e ardor, vossa Palavra de vida e de redenção! Como a luz do sol radiante da manhã, a vida do cristão autêntico é marcada de boas obras que iluminam o mundo. Como a alma é para o corpo, os cristãos devem ser para o mundo: vida, esperança e luz. Que eu seja luz, Senhor! Longe de mim a fé acomodada, que não se compromete nem se preocupa em fazer do mundo um lugar de paz e de fraternidade!

Compromisso Jesus foi a luz da salvação na vida do pecador: de Lázaro ferido

Compromisso Jesus foi a luz da salvação na vida do pecador: de Lázaro ferido pela ganância, que não reparte nem se compadece; do leproso curado e do cego que pôde ver de novo. Ele é a redenção de toda a humanidade. É em Cristo, nele e por Ele, que unimos nossas mãos e nosso coração, para que o amor triunfe na vida do egoísta e do orgulhoso! Quem se deixa educar pelo Evangelho e se deixa guiar pela luz da Verdade, nada temer neste mundo, mesmo que as armas das trevas insistam em permanecer entre nós. Por isso minha vida vem matar sua sede, na fonte que é Jesus! Amém!

Por Maria, a Jesus Ó Mãe, vós nos destes tão grande dádiva: Vosso Jesus,

Por Maria, a Jesus Ó Mãe, vós nos destes tão grande dádiva: Vosso Jesus, o Filho de Deus! Vós fostes instrumento digno nas mãos do Pai, que vos escolheu para nos trazer a redenção. Posso contemplar, com os olhos e o coração, a luz que brilhou no meio de nós, pois dela nos veio a certeza da vida! “Ele estava junto do Pai. Tudo foi feito por meio dele. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, mas as trevas não a acolheram” (Jo 1, 1 5). O Filho de Deus se fez um de nós, para fazer de nós filhos e filhas de Deus! O Cordeiro pascal é nossa salvação. É o novo Moisés que libertou seu povo e plantou de novo a plenitude da vida, com a luz de sua ressurreição. Vinde, Pão da vida! Vinde, Pão dos Anjos! Vinde, Pão dos que praticam a justiça! Dai nos o alento de vossa presença e a força de vosso amor! Amém!

Recorrendo a Maria Senhora Aparecida, guiai meus passos no caminho da paz. Transportai me

Recorrendo a Maria Senhora Aparecida, guiai meus passos no caminho da paz. Transportai me para junto de vosso Filho, como as famílias dos pescadores que, reunidos na prece, puderam sentir a alegria da presença divina. Seja minha consagração um “sim” resoluto a Jesus, como vosso “sim” ao Anjo Gabriel! Na luz de Jesus, quero viver! Amém!

Meu ofertório a Maria “Vinde a mim, todos vós que estais cansados com vossos

Meu ofertório a Maria “Vinde a mim, todos vós que estais cansados com vossos pesados fardos” (Mt 11, 28). Há um gesto sublime, carregado de esperança e de simplicidade, que é oferecer flores! Nós seres humanos, com a Graça de Deus, somos as flores que enfeitam o mundo. O Senhor nos criou com uma dignidade humana e divina e nos fez seus filhos e filhas amados. Longe de mim a ignorância dos sábios do mundo e bem junto a mim a sabedoria dos humildes, que confunde as potências da morte e destrona os poderosos. Em minhas mãos carrego a certeza de que meu Deus é o Deus dos pobres, dos que nele depositam sua esperança, como Maria, que se fez a pobre do Reino! Amém! Que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre minha existência. . . A luz de Cristo brilhe suave em minha face. . . Que uma chuva de graças caia de mansinho em minha vida. Que Deus me guarde na palma de suas mãos e me abençoe rica e poderosamente, em tudo e sempre! E, assim, eu possa ser sempre um olhar que ajude a iluminar o coração daqueles que de mim se aproximarem! Amém.

1º dia: Pesca da imagem. Maria: Olhar que desperta! 2º dia: Velas que se

1º dia: Pesca da imagem. Maria: Olhar que desperta! 2º dia: Velas que se apagam e se acendem. Maria: Olhar que ilumina! 3º dia: Escravo liberto das correntes. Maria: Olhar que liberta! 4º dia: A cavalo, no Santuário! Maria: Olhar que transforma! 5º dia: Menino que cai no rio. Maria: Olhar que salva! 6º dia: A cura da menina cega. Maria: Olhar que cura! 7º dia: Coroação da Imagem de NS Aparecida. Maria: Olhar que intercede! 8º dia: Chegam os Missionários Redentoristas: Maria: Olhar que evangeliza! 9º dia: No Rio de Janeiro, declarada Padroeira do Brasil: Maria: Olhar que protege!

1º dia: Pesca da imagem. Maria: Olhar que desperta! 2º dia: Velas que se

1º dia: Pesca da imagem. Maria: Olhar que desperta! 2º dia: Velas que se apagam e se acendem. Maria: Olhar que ilumina! 3º dia: Escravo liberto das correntes. Maria: Olhar que liberta! 4º dia: A cavalo, no Santuário! Maria: Olhar que transforma! 5º dia: Menino que cai no rio. Maria: Olhar que salva! 6º dia: A cura da menina cega. Maria: Olhar que cura! 7º dia: Coroação da Imagem de NS Aparecida. Maria: Olhar que intercede! 8º dia: Chegam os Missionários Redentoristas: Maria: Olhar que evangeliza! 9º dia: No Rio de Janeiro, declarada Padroeira do Brasil: Maria: Olhar que protege!

Texto da Novena do Santuário Nacional 2010. Adaptação para Internet: P. José Geraldo Rodrigues

Texto da Novena do Santuário Nacional 2010. Adaptação para Internet: P. José Geraldo Rodrigues Ilustrações: da Internet www. aparecidadasaguas. com. br vivencias@aparecidadasaguas. com. br Edição e composição: xan © direitos reservados ©