Museu do Chiado Escultura de Fernando Pessoa Casa

  • Slides: 9
Download presentation
Museu do Chiado Escultura de Fernando Pessoa Casa de Fernando Pessoa Tiago Guerra, nº

Museu do Chiado Escultura de Fernando Pessoa Casa de Fernando Pessoa Tiago Guerra, nº 10 Vanessa Sengo, nº 11 12º I

Museu do Chiado O Museu de Arte Contemporânea está instalado no Convento de São

Museu do Chiado O Museu de Arte Contemporânea está instalado no Convento de São Francisco desde 1911, expondo actualmente criações das escolas romântica, realista e naturalista do século XIX, bem como do surrealismo, do abstracto e do figurativo do século XX. A colecção inclui obras de pintura, desenho, gravura e escultura nacionais e estrangeiras, trabalhos de cerâmica e de tapeçaria, móveis e objectos de uso pessoal. O museu encontra-se dividido em salas, organizadas por secções: pintura portuguesa da primeira metade do século XX, sala Columbano, pintura da segunda metade do século XIX e arte moderna portuguesa, além da sala para exposições temporárias.

Escultura de Fernando Pessoa A estátua é feita de bronze e é obra de

Escultura de Fernando Pessoa A estátua é feita de bronze e é obra de Lagoa Henriques. Encontra-se no bairro lisboeta do Chiado, mais concretamente está na esplanada do famoso e emblemático café A Brasileira, fundado em 1905, que vendia café do Brasil já naquela época, já que o seu dono tinha vivido nesse país e importava diversos produtos que eram originários daí.

O café A Brasileira era famoso entre os artistas de Lisboa e era frequentado

O café A Brasileira era famoso entre os artistas de Lisboa e era frequentado pelo próprio Pessoa, Jorge Barradas ou mesmo Almada Negreiros. Além disso, tomar um café n'A Brasileira é um prazer, há muito ambiente turístico e podem escolher entre a esplanada e o interior.

Casa de Fernando Pessoa Inaugurada em Novembro de 1993, a Casa Fernando Pessoa foi

Casa de Fernando Pessoa Inaugurada em Novembro de 1993, a Casa Fernando Pessoa foi concebida pela Câmara Municipal de Lisboa como um centro cultural destinado a homenagear Fernando Pessoa e a sua memória na cidade onde viveu e no bairro onde passou os seus últimos quinze anos de vida, Campo de Ourique. Possuindo um auditório, jardim, salas de exposição, objectos de arte, uma biblioteca exclusivamente dedicada à poesia, além de uma parte do espólio do poeta, a Casa Fernando Pessoa é um pequeno universo polivalente onde, nos seus três pisos principais, se realizam desde colóquios a workshops numa programação muito diversificada.

A arquitectura da Casa Fernando Pessoa transporta-nos ao “labirinto pessoano” e à melancolia e

A arquitectura da Casa Fernando Pessoa transporta-nos ao “labirinto pessoano” e à melancolia e frieza da sua vida sentimental representada pela utilização do branco nas paredes. O último quarto de Fernando Pessoa está situado no 1º piso, e encontra-se reconstituído tal como era em vida do poeta, com alguns móveis que lhe pertenceram e que o acompanharam ao longo de uma vida de mudanças de habitação.

Neste quarto encontra-se a cómoda onde Fernando Pessoa terá escrito, na noite de 8

Neste quarto encontra-se a cómoda onde Fernando Pessoa terá escrito, na noite de 8 de Março de 1914, três dos seus poemas maiores: O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro, A Chuva Oblíqua, de Fernando Pessoa, e a Ode Triunfal, de Álvaro de Campos. Encontra-se aí ainda a máquina de escrever que pertenceu a um dos escritórios onde Pessoa trabalhou como tradutor. Foi nela que Fernando Pessoa escreveu grande parte dos poemas do seu heterónimo Álvaro de Campos.