Monitoramento e Avalio Gesto Estrtegica de Dados Monitoramento

  • Slides: 7
Download presentation
Monitoramento e Avalição: Gestão Estrátegica de Dados

Monitoramento e Avalição: Gestão Estrátegica de Dados

Monitoramento e Avalição: Gestão Estrátegica de Dados Desafios e Vantagens do Monitoramento e da

Monitoramento e Avalição: Gestão Estrátegica de Dados Desafios e Vantagens do Monitoramento e da Avalição Desafios para Se. So -A formação profissional frequentemente, foca em processos de pesquisa à luz de necessidades e demandas da acadêmia. -Processos de monitoramento e avaliação são vistos como sobre trabalho eou burocracia e controle hierarquico. (demanda externa) -Monitoramento e avaliação são muitas vezes confundidos com: -a) Relato de processosAtividades (registro e processamento de informações diretas. -b) Manipulação de dados para identificação de perfis (marco zero do público atendido) ou de consolidação de produtos e serviços oferecidos.

Monitoramento e Avalição: Gestão Estrátegica de Dados Desafios e Vantagens do Monitoramento e da

Monitoramento e Avalição: Gestão Estrátegica de Dados Desafios e Vantagens do Monitoramento e da Avalição Desafios para Se. So -Em equipes e trabalhos interdisciplinar na área da assistência ou de políticas sociais afetas, assumir um papel protagonista na esfera de planejamento, monitoramento e gestão. -Mudanças no cenário de atuação do Assistente Social depois dos anos 90 com a “profissionalização” do chamado Terceiro Setor, aonde formações e experiências diversas começaram a dar legitimidade a entrada, atuações e reconhecimento, na área social.

Monitoramento e Avalição: Gestão Estrátegica de Dados Desafios e Vantagens do Monitoramento e da

Monitoramento e Avalição: Gestão Estrátegica de Dados Desafios e Vantagens do Monitoramento e da Avalição Considerando que: Monitoramento Acompanha a realização de ações e produção de resultados - Verificação constante e sistemática de indicadores de progresso. Vantagem: É o que permitirá que mudanças e alterações em tempo hábil sejam providenciadas para que as metas e objetivos sejam atingidos. Avaliação Mede e analisa os efeitos imediatos de açõesatendimentos (objetivos específicos) e o impacto (objetivo geral, em médio e longo prazo) do projetoprograma Indicadores de resultado e de impacto. Na maior parte dos casos, programas e instituições resumem todo o processo de avaliação e moritoramento a medir e analisar os efeitos imediatos de açõesatendimentos.

Monitoramento e Avalição: Gestão Estrátegica de Dados Componentes do Processo de Avaliação Plano de

Monitoramento e Avalição: Gestão Estrátegica de Dados Componentes do Processo de Avaliação Plano de Ação – Nível Tático e Operacional Impacto – Objetivo Geral – Objetivos Específicos – Metas (com definição de indicadores de processo) – Diagnóstico base para definicação de indicadores e marco zero Todo processo de planejamento, Monitoramento e Avaliação começa com as definições de “ pontos de chegadas”. Com a construção de cenários e mudanças desejadas provacadas pelas açõesatendimentos.

Monitoramento e Avalição: Gestão Estrátegica de Dados Mecanismos de Avaliação Indicadores Objetivo Geral Objetivos

Monitoramento e Avalição: Gestão Estrátegica de Dados Mecanismos de Avaliação Indicadores Objetivo Geral Objetivos Específicos Resultados Esperados (Metas) Ações (grupos de tarefas comuns) Impacto Resultado Processo Meios de Verificação Estudos técnicos depois de um ano ou mais de terminado o projeto. Nível de avaliação Efetividade Análise comparativa a partir de marco zero – cenário ou situação incial que se deseja mudar. (entrevistas, questionários, observação participante, diário de campo, registros oficiais); grupo controle e referência. Eficácia Análise da qualidade do serviço imediato Eficiência Geram resultados

Monitoramento e Avalição: Gestão Estrátegica de Dados • Espera-se como resultado para o Se.

Monitoramento e Avalição: Gestão Estrátegica de Dados • Espera-se como resultado para o Se. So a: • Capacidade de registrar de forma sistemática e organizada suas ações. Entendedo que sistematizar não é um registro descritivo – Relatório de Atividades. • Capacidade de planejar suas ações em função do estudo dos cenários interno e externo. • Capacidade de avaliar e medir resultados, tanto em seus processos internos, como externos. • Capacidade de utilizar os produtos destas avaliações para otimizar processos internos e externos. • Capacidade de relacionar recursos e ativos com ações e, por sua vez, com resultados, de forma racional e lógica. • Capacidade de comunicar-se com seus objetivos, resultados e impactos. • Capacidade para tranformar dados, sistematizações de processos e resultados em conhecimento.