MISSO CONTROLADORIA l Assegurar a eficcia da empresa

  • Slides: 27
Download presentation
MISSÃO CONTROLADORIA l Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados.

MISSÃO CONTROLADORIA l Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados.

Controller l Aplica-se a diversos cargos na área de contabilidade , cujo nível e

Controller l Aplica-se a diversos cargos na área de contabilidade , cujo nível e responsabilidades variam de uma empresa para outra. l Principal executivo da contabilidade administrativa área de

Funcões do controller l Planejamento e Controle; l Relatórios Internos; l Avaliação e Consultoria;

Funcões do controller l Planejamento e Controle; l Relatórios Internos; l Avaliação e Consultoria; l Relatórios externos; l Proteção dos Ativos; l Avaliação Econômica.

Controladoria É a grande responsável pela coordenação de esforços com vista à otimização da

Controladoria É a grande responsável pela coordenação de esforços com vista à otimização da gestão de negócios das empresas e pela criação, implantação, operação e manutenção de sistemas de informação que dêem suporte ao processo de planejamento e controle.

Controller lÉ uma posição de apoio incluído na alta administraçãoda empresa; l Responsável por

Controller lÉ uma posição de apoio incluído na alta administraçãoda empresa; l Responsável por todo o processamento da informação contábil da organização; l Deve responder ao diretor ou vicepresidente administrativo e financeiro, e tem suas funções diferenciadas do responsãvel pela aplicação e captação de recursos, que denomina de tesoureiro;

Controladoria e Tesouraria l. A posição do controller se encontra separada do responsável pela

Controladoria e Tesouraria l. A posição do controller se encontra separada do responsável pela tesouraria, pois esta é uma atividade de linha operacional, que basicamente tem como função o suprimento de recursos para as demais atividades desenvolvidas internamente na companhia, atividade essa que deve ser avaliada igualmente às demais pela Controladoria.

CONTROLADORIA E TESOURARIA FINANÇAS RECURSOS PARA AS ATIVIDADES PESQUISA E DESENVOLVIMENTO COMPRAS E ESTOCAGENS

CONTROLADORIA E TESOURARIA FINANÇAS RECURSOS PARA AS ATIVIDADES PESQUISA E DESENVOLVIMENTO COMPRAS E ESTOCAGENS VENDAS E PRODUÇÃO

Controladoria l Caracteriza-se como uma atividade operacional, e , portanto de linha, não sendo

Controladoria l Caracteriza-se como uma atividade operacional, e , portanto de linha, não sendo entendida como órgão de staff.

Organização linha-staff é, segundo Chiavenato (2004), o resultado da combinação dos tipos de organização

Organização linha-staff é, segundo Chiavenato (2004), o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, isto é, constituída pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, criada como intuito de unir as vantagens de dados estilos organizacionais. A busca por um novo estilo organizacional para atender as crescentes necessidades de eficiência das empresas, impulsionou a criação desse estilo que busca especializar as áreas da organização para que os esforços dos colaboradores tenham foco em tarefas específicas. Chiavenato afirma ainda que na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (execução) e de assessoria (consultoria) mantendo relações simultâneas entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados

MISSÃO CONTROLADORIA l Como asseguradora da eficácia empresarial, é uma atividade absolutamente comprometida com

MISSÃO CONTROLADORIA l Como asseguradora da eficácia empresarial, é uma atividade absolutamente comprometida com os resultados da entidade , e, portanto, sua atuação é operacional.

MISSÃO DA CONTROALDORIA l Missão-suportar todo o processo de gestão empresarial por intermédio de

MISSÃO DA CONTROALDORIA l Missão-suportar todo o processo de gestão empresarial por intermédio de seu sistema de informação, que é um sistema de apoio à gestão.

Sistema de Informação de Controladoria l É integrado com os sistemas operacionais e tem

Sistema de Informação de Controladoria l É integrado com os sistemas operacionais e tem como características essencial a mensuração econômica das operações para planejamento, controle e avaliação dos resultados e desempenho dos gestores das áreas de responsabilidade.

INFLUÊNCIA E PERSUASÃO O controle pode e deve exercer influência junto aos demais gestores,

INFLUÊNCIA E PERSUASÃO O controle pode e deve exercer influência junto aos demais gestores, e o faz pelo conhecimento da ciência da gestão econômica. l O conhecimento da empresa como um todo e o conjunto dos planos de ação, associados ao conhecimento científicoda administração econômica , permitem ao profissional da Controladoria exercer um papel influenciador. l

INFLÊNCIA E PERSUASÃO l. A persuasão é fundamental para a influência e é uma

INFLÊNCIA E PERSUASÃO l. A persuasão é fundamental para a influência e é uma característica pessoal que deve ser desenvolvida pelo controller.

Papel do controller l Monitoramento do plano de ação da empresa, fazendo a avaliação

Papel do controller l Monitoramento do plano de ação da empresa, fazendo a avaliação coordenada da atuação de todos os gestores, sempre com foco no desempenho e resultados, global e setorial. l OBS: O controller não é responsável pelo alcance dos resultados planejados. l Os gestores que são responsáveis pela geração de resultado de cada uma de suas áreas.

Pode-se resumir o papel do controller: l Monitoramento dos sistemas de informações gerenciais; l

Pode-se resumir o papel do controller: l Monitoramento dos sistemas de informações gerenciais; l Apoio aos demais gestores; l Influência; l Persuasão; l Não toma decisões operacionais, exceto as da sua área.

ESTRUTURA DA CONTROLADORIA l Área contábil e fiscal: responsável pelas informações societárias, fiscais e

ESTRUTURA DA CONTROLADORIA l Área contábil e fiscal: responsável pelas informações societárias, fiscais e funções de guarda de ativos, tais como: demonstrativos a serem publicados, controle patrimonial e seguros, gestão de impostos, controle de inventários etc.

ESTRUTURA DA CONTROLADORIA l Área de planejamento e controle: que incorpora a questão orçamentária,

ESTRUTURA DA CONTROLADORIA l Área de planejamento e controle: que incorpora a questão orçamentária, projeções e simulações, custos, e a contabilidade por responsabilidade.

QUESTÃO TRIBUTÁRIA l Além da apuração dos tributos e o monitoramento das relações com

QUESTÃO TRIBUTÁRIA l Além da apuração dos tributos e o monitoramento das relações com as autoridades tributárias, impõe-se também um modelo de gestão antecipatório, objetivando a otimização da carga tributária, de gestão e planejamento tributário. Assim, alocamos na área contábil e fiscal a apuração tributária e na área de planejamento e controle, a gestão tributária

CONTROLE INTERNO l É um conjunto de normas, procedimentos, instrumentos e ações adotados de

CONTROLE INTERNO l É um conjunto de normas, procedimentos, instrumentos e ações adotados de forma sistêmica pelas empresas que devem estar em constante evolução, assegurando o atingimento dos resultados conforme objetivos preestabelecidos, protegendo o patrimônio e garantindo transparência às operações.

OBJETIVOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO CONTROLE INTERNO Proteger o patrimônio empresarial; l Aumentar a exatidão,

OBJETIVOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO CONTROLE INTERNO Proteger o patrimônio empresarial; l Aumentar a exatidão, fidedignidade e tempestividade dos relatórios contábeis e gerenciais e outras informações de natureza operacional; l Auxiliar a administração na conduta eficiente e ordenada dos negócios; l Promover e avaliar a eficiência operacional de todos os aspectos das atividades empresariais. l

Importância do controle interno l Gerar relatórios e informações para o controle eficiente das

Importância do controle interno l Gerar relatórios e informações para o controle eficiente das operações e transações e que permitam refletir e analisar a complexidade do sistema empresa; l Procedimentos, critérios e ações que permitam a melhor proteção que a empresa possa ter contra as falhas humanas intencionais ou não.

Estrutura Administrativa l Gestão de Recursos Humanos; l Gestão da Tecnologia de Informação; l

Estrutura Administrativa l Gestão de Recursos Humanos; l Gestão da Tecnologia de Informação; l Gestão de Suprimentos ou Compras; l Gestão de Logísticas; l Administração Geral.

Gestão de Recursos Humanos l Atualmente com o conceito de Capital Intelectual, haverá uma

Gestão de Recursos Humanos l Atualmente com o conceito de Capital Intelectual, haverá uma integração ainda maior com a Controladoria, já que a inteligência da empresa, contida nos seus recursos humanos, é hoje considerada o maior dos ativos empresariais.

Gestão da Tecnologia da Informação l Os sistemas de informação são apenas uma parte

Gestão da Tecnologia da Informação l Os sistemas de informação são apenas uma parte de um conjunto maior de ferramentas tecnológicas, que é a tecnologia de informação. A associação de sistemas de informações com as novas tecnologias de transmissão de dados e novos conceitos de comunicação gerou a necessidade de um executivo responsável pela gestão dessa atividade , que chega a ser uma das mais relevantes dentro de algumas empresas.

Gestão de Suprimentos ou Compras lÉ comum que a atividade de compras esteja subordinada

Gestão de Suprimentos ou Compras lÉ comum que a atividade de compras esteja subordinada ao responsável geral pela área de produção. Algumas empresas , com uma participação de materiais comprados de muita relevância no produto final, têm posicionado esta área no mesmo nível das áreas de produção, comercialização e finanças, considerando-a estratégica.

QUESTÕES Alguns estudiosos entendem que a Controladoria é uma posição de staff na empresa

QUESTÕES Alguns estudiosos entendem que a Controladoria é uma posição de staff na empresa e outros defendem a sua situação como área operacional. Tendo como referência estes slides , faça sua análise e apresente argumentos que justifiquem sua posição sobre o assunto. l Discorra sobre as funções que existem e são necessárias dentro da empresa e a possibilidade do exercício dessas funções por uma ou mais pessoas ou diferentes pessoas. l Alguns estudiosos entendem que o setor de Controladoria deve situar-se hierarquicamente acima de todas as outras funções operacionais. Apresente argumentos a favor e contra esta colocação. l Dê alguns exemplos de como a Controladoria pode apoiar os gestores operacionais no processo de condução de suas atividades. l