MINISTRIO DA EDUCAO SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E

  • Slides: 48
Download presentation
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO COORDENAÇÃO ACADÊMICA Eletronica Energia eólica Referência: Geração de energia elétrica. Lineu Belico dos Reis. Atlas potencial eólico Brasileiro, 2001. Prof. Luis S. B. Marques

Provoca diferença de temperatura

Provoca diferença de temperatura

Começava a competição Pelo mercado da energia eólica

Começava a competição Pelo mercado da energia eólica

Partes do Gerador eólico

Partes do Gerador eólico

A turbina possui dois sistemas auxiliares cuja função é aumentar a eficiência da máquina:

A turbina possui dois sistemas auxiliares cuja função é aumentar a eficiência da máquina: o hidráulico e o servoacionamento.

O Sistema hidráulico é capaz de alterar o ângulo das pás de acordo com

O Sistema hidráulico é capaz de alterar o ângulo das pás de acordo com a velocidade do vento, compensando essa variação e mantendo a velocidade de rotação constante.

Um freio hidráulico pode parar a turbina por completo quando houver a necessidade de

Um freio hidráulico pode parar a turbina por completo quando houver a necessidade de manutenção do sistema.

O Servoacionamento muda a direção da turbina em função da direção da massa de

O Servoacionamento muda a direção da turbina em função da direção da massa de ar, proporcionando máxima eficiência para o sistema.

Matriz energética Brasileira Atualmente a energia eólica é responsável Por mais de 10% da

Matriz energética Brasileira Atualmente a energia eólica é responsável Por mais de 10% da matriz energética Brasileira Para geração de energia elétrica.

No campo dos investimentos, o Brasil já é o 9º maior mercado para fonte

No campo dos investimentos, o Brasil já é o 9º maior mercado para fonte eólica e gera mais de 30 mil postos de trabalho em sua cadeira produtiva, cada vez mais nacionalizada. “O Brasil possui hoje cerca de 80% da cadeia produtiva nacionalizada. Temos seis fabricantes de aero geradores no Brasil, três fabricantes de pás eólicas, vários fabricantes de torres, e um dos fabricantes de aero geradores ainda é responsável pela produção da própria pá e da própria torre. Dentro da cadeia produtiva da energia eólica, para um parque eólico temos mais de mil fornecedores de peças e componentes. É uma cadeia produtiva que tem se nacionalizado cada vez mais”.

Nós temos alguns outros desafios. Um deles é o gargalo de transmissão. O Brasil

Nós temos alguns outros desafios. Um deles é o gargalo de transmissão. O Brasil tem uma grande infraestrutura de transmissão, que precisa de ampliação. Os projetos eólicos ficam em regiões distantes e precisam ser conectados nas linhas de transmissão. Em 2015 e 2016, tivemos grandes gargalos, mas a partir de 2016, com a realização de novos leilões, nós acreditamos que a médio prazo o problema de transmissão comece a ser resolvido.