MILLENNIALS Modulo Comunicao na organizao Helena Martins Cristina

  • Slides: 29
Download presentation
MILLENNIALS Modulo Comunicação na organização (Helena Martins Cristina Martins Liliana Santos

MILLENNIALS Modulo Comunicação na organização (Helena Martins Cristina Martins Liliana Santos

OBJETIVO GERAL DO TRABALHO Este trabalho pretende focar-se na chamada Geração Y ou Millennials,

OBJETIVO GERAL DO TRABALHO Este trabalho pretende focar-se na chamada Geração Y ou Millennials, designada deste modo por ser a geração da mudança do milénio. Esta é a geração de indivíduos nascidos e criados na era da tecnologia e das redes sociais onde o modo como se vê, vive e comunica o mundo é totalmente diferente das gerações anteriores.

GERAÇÃO: DEFINIÇÕES § O ato de gerar ou ser gerado; § Função pela qual

GERAÇÃO: DEFINIÇÕES § O ato de gerar ou ser gerado; § Função pela qual os seres organizados se reproduzem; § Espaço de tempo que separa cada grau de filiação; § Qualquer fase necessária para manter a sobrevivência de uma espécie. Considera-se como período de tempo de cada geração humana cerca de 25 anos.

GERGERAÇÃO: DEFINIÇÕES Em sociologia, e também no entendimento comum, o termo geração referese a

GERGERAÇÃO: DEFINIÇÕES Em sociologia, e também no entendimento comum, o termo geração referese a indivíduos que nasceram num mesmo período, que viveram experiências comuns e que, por conseguinte, encaram a vida de forma semelhante. Segundo a Wikipédia a noção de geração faz referência ao conjunto de pessoas que, por terem nascido no mesmo período histórico, receberam ensinamentos e estímulos culturais e sociais similares e, por conseguinte, têm gostos, comportamentos e interesses em comum.

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE A Geração Perdida, igualmente

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE A Geração Perdida, igualmente conhecida como a Geração de 1914 na Europa, é um termo atribuído àqueles que lutaram durante a adolescência na Primeira Guerra Mundial e depois viveram a vida adulta durante os Loucos Anos 20 até à Grande Depressão. Os membros da geração perdida nasceram por volta de 1883 e 1900.

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE A Geração Grandiosa, (1901

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE A Geração Grandiosa, (1901 – 1924) também conhecida como a Grande Geração ou dos Veteranos, é a geração das pessoas nascidas entre o final da Belle Époque (1901 - 1914) e o início do período entre guerras (1914 1924). Esta geração atingiu a maioridade durante a Grande Depressão e inclui os veteranos que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE Geração Silenciosa é um

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE Geração Silenciosa é um termo usado para se referir à população nascida entre 1925 e 1942, nomeadamente durante a Grande Depressão (19291939) e Segunda Guerra Mundial (1939 -1945).

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE Baby Boomers, (1945 -1964)

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE Baby Boomers, (1945 -1964) – Geração que nasceu após a Segunda Guerra e que viveu num período marcado por um aumento nas taxas de natalidade (o Baby Boom) e por um grande desenvolvimento tecnológico industrial. São viciados em trabalho e valorizam os títulos, o status e o conhecimento profissional. A busca por melhores condições de vida extrapolou o bem-estar oferecido por bens materiais.

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE Esta é a época

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE Esta é a época da globalização, da ida do homem à lua, do capitalismo e do consumismo mas também é aqui que nasce o movimento Hippie, a contestação política e social e os movimentos pela paz. Verificam-se grandes conquistas sociais. Esta geração viveu as revoluções, a luta pelos direitos civis e pelos direitos iguais entre géneros (Feminismo) e raças (pretos e brancos). Esta é uma geração contestatária, lutadora e justa.

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE Geração X, (1964 -1981)

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE Geração X, (1964 -1981) cresce num mundo em busca da estabilidade e da igualdade. Os adolescentes de então são considerados muito rebeldes para os padrões de então pois seus comportamentos tal como “não acreditar em Deus” ou fazer sexo antes do casamento não são usuais para a época. Esta geração caracteriza-se pela busca de individualidade sem a perda da convivência em grupo; pela rutura com as gerações anteriores; pela valorização do indivíduo do sexo oposto; pelo ceticismo em relação à política; pelo gosto por alguma informalidade no trabalho e, ao contrário da geração anterior, a dos seus pais, não ambicionam ficar toda a vida na mesma empresa.

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE A Geração Y, também

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE A Geração Y, também chamada de Geração da Internet ou Geração do Milénio ou Millennials, refere-se aos indivíduos nascidos entre os 80 e meados da década de 1990. § Os Millennials estão sempre conectados; § Procuram informação fácil e imediata; § São amantes da tecnologia e preferem computadores a livros;

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE § Digitam em vez

AS GERAÇÕES DO SÉC XX E XXI – BREVE ANÁLISE § Digitam em vez de escrever; § Vivem em redes de relacionamento fazendo milhares de amigos à volta do mundo, sem saírem da frente do computador; § Partilham tudo o que é seu: dados, fotos, hábitos, adoram feedback e estão sempre em busca de novas tecnologias. § Alteraram completamente as formas de comunicação tanto em casa como no trabalho ou com os amigos.

GERAÇÕES X E Y – PRINCIPAIS DIFERENÇAS GERAÇÃO X E Y – PRINCIPAIS DIFERENÇAS

GERAÇÕES X E Y – PRINCIPAIS DIFERENÇAS GERAÇÃO X E Y – PRINCIPAIS DIFERENÇAS → A Geração X Enquanto procura desenvolver-se profissionalmente e adaptar-se aos modelos sociais A Geração Y Descobre a internet e as novas tecnologias digitais. Teve uma quantidade muito menor de elementos lúdicos, brinquedos, artefactos e eletrodomésticos e, por isso, mais duradouros e predispostos à manutenção → Uma geração familiarizada com a baixa durabilidade e efemeridade dos produtos Processo parece ter sido facilitado pela Geração X talvez para compensar a lacuna material pela qual podem ter passado ou quiçá tentando viver um nível de materialismo económico através de seus filhos e netos ← Afastada de trabalhos que requerem maior esforço físico e sobrecarregada de "prémios" e facilidades materiais em troca de pouco ou nenhum esforço

EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL Portugal viveu, com os Baby Boomers, um período caracterizado por uma

EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL Portugal viveu, com os Baby Boomers, um período caracterizado por uma forte emigração, que aconteceu nos os 60 e inicio dos anos 70. Mudou o século e a emigração voltou em força ao nosso país. Apesar de que atualmente os Millennials não partem pelo mesmos motivos que os Baby boomers. Os “novos” emigrantes são hoje em dia mais “esclarecidos” relativamente aos seus direitos. Esta Geração conhece a realidade internacional, possuem conhecimento tecnológico e são empreendedores. A grande maioria é formada e tem menos de 30 anos.

OS BABY BOOMERS E A EMIGRAÇÃO Causas: § O atraso económico do nosso país;

OS BABY BOOMERS E A EMIGRAÇÃO Causas: § O atraso económico do nosso país; § Salários baixos; § A Guerra Colonial que levou muitos jovens a fugir ao serviço militar; § A Ditadura que perdurou em Portugal durante 48 anos; § As fracas condições de vida da maioria dos portugueses; § Os baixos recursos económicos e a falta de emprego; § As histórias de sucesso de familiares e amigos emigrantes

OS MILLENNIALS E A EMIGRAÇÃO Causas: § Crise económica; § Salários baixos; § Não

OS MILLENNIALS E A EMIGRAÇÃO Causas: § Crise económica; § Salários baixos; § Não vinculação contratual; § Instabilidade; § Pouca possibilidade de progressão na carreira;

OS MILLENNIALS E A EMIGRAÇÃO Os Millennials, que se caracterizam por quererem fazer parte

OS MILLENNIALS E A EMIGRAÇÃO Os Millennials, que se caracterizam por quererem fazer parte de grandes projetos, de grandes ideias e seguir os seus sonhos, sentem -se frustrados por não verem o seu valor reconhecido. Objetivos: § Reconhecimento profissional; § Possibilidade de progredir na carreira; § Flexibilidade; § Equilíbrio entre a carreira e a vida pessoal § Salários atrativos; § Conhecer novas culturas.

OS MILLENNIALS E AS REDES SOCIAIS Para estes jovens, mais que uma ferramenta a

OS MILLENNIALS E AS REDES SOCIAIS Para estes jovens, mais que uma ferramenta a tecnologia é um hábito. O facto de estarem ligados à internet em simultâneo com jovens de todo o mundo, potencia a adoção dos mesmos comportamentos entre eles o que leva à existência de mudanças nas sociedades nas mais diversas áreas um pouco por todo o mundo.

OS MILLENNIALS E AS REDES SOCIAIS A utilização da Internet mudou de paradigma. Apesar

OS MILLENNIALS E AS REDES SOCIAIS A utilização da Internet mudou de paradigma. Apesar de ainda ser usada como um motor de busca de informação, a ligação à internet serve sobretudo para recorrer às redes sociais. Nas redes sociais desenvolve-se o relacionamento interpessoal com amigos e conhecidos, criam-se grupos e capital social, geram-se debates, defendem-se causas, apoiam-se movimentos sociais e surgem grandes eventos que se tornam públicos e cheguem rapidamente a todo lado.

OS MILLENNIALS E AS REDES SOCIAIS Principais características dos jovens que se manifestam ativamente

OS MILLENNIALS E AS REDES SOCIAIS Principais características dos jovens que se manifestam ativamente nas redes sociais: § Liberdade de escolha e expressão; § Necessidade de customização e personalização; § Exigência de informação criteriosa; § Integridade; § Busca pelo entretenimento em todas as áreas; § Espirito de cooperação e colaboração; § Necessidade de rapidez; § Inovação.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Dentro de uma organização a comunicação é fundamental para que se possa

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Dentro de uma organização a comunicação é fundamental para que se possa estabelecer um relacionamento saudável entre empresa e funcionários. Quando utilizada adequadamente, essa ferramenta faz com que os colaboradores se sintam parte do processo e queiram "vestir a camisola".

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Importância de uma boa comunicação: § Evitar Rumores § Aumento do sentimento

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Importância de uma boa comunicação: § Evitar Rumores § Aumento do sentimento de pertença § Abrir porta para duvidas e sugestões § Melhorar a imagem da empresa § Aumentar a produtividade § Melhorar ambiente de trabalho

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Ferramentas de comunicação: § E-mail; § Quadro com avisos; § Reuniões §

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Ferramentas de comunicação: § E-mail; § Quadro com avisos; § Reuniões § Caixa de sugestões; § Jornal da empresa; § Relatório anual; § Vídeos institucionais.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Uma comunicação eficaz no mundo organizacional é aquela que transforma e muda

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Uma comunicação eficaz no mundo organizacional é aquela que transforma e muda a atitude das pessoas, tornando os colaboradores mais criativos, flexíveis e proactivos. Para isso, é importante desenvolver uma cultura baseada no diálogo e na troca de ideias, incentivando os colaboradores a ir mais além, alinhados quanto aos objetivos a serem alcançados e motivados e confiantes sobre a sua participação em cada conquista.

O QUE ESPERAR DE UM MILLENNIAL ENQUANTO PROFISSIONAL Principais características: § Confrontados com trabalhos

O QUE ESPERAR DE UM MILLENNIAL ENQUANTO PROFISSIONAL Principais características: § Confrontados com trabalhos precários, têm atitudes egocêntricas e sarcásticas; § Procuram desafios - Têm necessidade de aprender, evoluir e experimentar, não sendo o salário o elemento mais importante; § Desejam poder participar na tomada de decisões e na criação de objetivos;

O QUE ESPERAR DE UM MILLENNIAL ENQUANTO PROFISSIONAL § São criativos, desenrascados e críticos;

O QUE ESPERAR DE UM MILLENNIAL ENQUANTO PROFISSIONAL § São criativos, desenrascados e críticos; § Recusam a necessidade de pontualidade; § Procuram ter prazer no local de trabalho; § São críticos em relação às instituições e às outras gerações; § Colocam em causa a autoridade de uma única pessoa dentro das empresas mas respeitam a pessoa que veem como sendo um bom líder;

O QUE ESPERAR DE UM MILLENNIAL ENQUANTO PROFISSIONAL § Esperam gratificação imediata; § Almejam

O QUE ESPERAR DE UM MILLENNIAL ENQUANTO PROFISSIONAL § Esperam gratificação imediata; § Almejam o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional; § Querem a igualdade de direitos. § Desejam progredir na carreira muito rapidamente e serem valorizados.

CONCLUSÃO Independente da geração a que se pertence, o objetivo principal de uma empresa

CONCLUSÃO Independente da geração a que se pertence, o objetivo principal de uma empresa é sempre obter lucro. Para que tal aconteça, um dos requisitos básicos que se deve exigir aos colaboradores é a capacidade de trabalharem em equipa e isto pode ser tão difícil quanto as diferenças geracionais dos colaboradores. Todas as gerações têm algo a ensinar às outras e só se consegue quando possuímos a humildade para o entender e para o aproveitar. O conflito entre gerações sempre existiu e sempre existirá. Cabe às empresas aprender a gerir de forma eficiente esse problema.

BIBLIOGRAFIA § http: //bestfutur. com/generations-x-y-z/, baseado no livro de Douglas Coupland – “Generation x:

BIBLIOGRAFIA § http: //bestfutur. com/generations-x-y-z/, baseado no livro de Douglas Coupland – “Generation x: Tales for na accelerated culture. Site oficial da Sage: http: //www. sage. pt § Digitalinput. pt – Geração Y-Millennials § Wikipédia. pt § Focoemgeração. com, § http: //news. sap. com/brazil - Millennials: três pontos-chave para se conectar com os novos talentos). § http: //www. madmoizelle. com/millenials-monde-travail-simon-sinek - Les Millennials au travail, l’analyse de Simon Sinek. § https: //repositorio. iscte-iul. pt - Apropriação das Redes Sociais Online pela Geração Millennial em Portugal