METODOLOGIA DA PESQUISA Prof Luciana Oliveira metodologia oliveiragmail

  • Slides: 22
Download presentation
METODOLOGIA DA PESQUISA Profª. Luciana Oliveira metodologia. oliveira@gmail. com Interesse pela pesquisa. Procedimentos Metodológicos.

METODOLOGIA DA PESQUISA Profª. Luciana Oliveira metodologia. oliveira@gmail. com Interesse pela pesquisa. Procedimentos Metodológicos. Projeto de Pesquisa. Colaboradores: Prof. Dr. José Roberto R. Pinto Leonardo Silva Oliveira

EMENTA DA DISCIPLINA INTERESSE PELA PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS. PROJETO DE PESQUISA.

EMENTA DA DISCIPLINA INTERESSE PELA PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS. PROJETO DE PESQUISA. DEFINIÇÃO DE TEMA/ASSUNTO. REDAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA. NORMAS TÉCNICAS DA ABNT.

OBJETIVOS Promover o estudo das etapas que o pesquisador deverá percorrer a fim de

OBJETIVOS Promover o estudo das etapas que o pesquisador deverá percorrer a fim de realizar sua pesquisa, com precisão e segurança; Oferecer subsídios necessários à compreensão do projeto de pesquisa como parte fundamental do processo de produção do conhecimento; Auxiliar o aluno na elaboração da redação técnica e científica; Auxiliar o aluno na definição do assunto a ser abordado; Demonstrar e ensinar os padrões e normas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

PLANO DE AULA A disciplina terá 20 horas/aula e será divida em 4 encontros:

PLANO DE AULA A disciplina terá 20 horas/aula e será divida em 4 encontros: 1º Encontro Interesse pela pesquisa. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Procedimentos metodológicos. Projeto de pesquisa. 2º Encontro Definição de tema/assunto. 3º Encontro Redação técnica e científica 4º Encontro Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

METODOLOGIA As aulas serão expositivas e teóricas; No primeiro encontro o aluno receberá instruções

METODOLOGIA As aulas serão expositivas e teóricas; No primeiro encontro o aluno receberá instruções para elaboração de um Plano de Trabalho a ser entregue na data do último encontro.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Ao final da disciplina Metodologia de Pesquisa, o aluno

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Ao final da disciplina Metodologia de Pesquisa, o aluno deverá estar apto para a elaboração de um artigo científico com no mínimo 15 e no máximo 35 páginas, versando sobre temas relacionados com Gestão Pública; O aluno ainda terá 30 horas/aula de orientações coletivas para o esclarecimento de dúvidas e auxílio na elaboração do artigo; Após o término do Curso de Especialização em Gestão Pública, o aluno terá 60 dias para entrega do artigo.

FUNDAMENTOS Metodologia da Pesquisa Ensina os caminhos a serem seguidos para realizar uma pesquisa

FUNDAMENTOS Metodologia da Pesquisa Ensina os caminhos a serem seguidos para realizar uma pesquisa científica. Ensina não apenas o que fazer e como fazer mas, também, porque fazer!

ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (surgiu déc. 60 e se consolidou na déc. 80)

ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (surgiu déc. 60 e se consolidou na déc. 80) a) Aperfeiçoamento: treinamento em uma área b) Especialização (lato sensu/em sentido geral): melhorar a formação do profissional – TCC c) MBA - Master in Business Administration, ou, em Português, Mestre em Administração de Negócios. Traduzindo, MBA é um curso de formação de executivos, nas diversas disciplinas da administração, onde são estudadas matérias de marketing, finanças, RH, contabilidade etc. (GOMES, 2000) – Monografia de especialização

ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (surgiu déc. 60 e se consolidou na déc. 80)

ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (surgiu déc. 60 e se consolidou na déc. 80) d) Mestrado (stricto sensu/em sentido estrito, exato): treinamento para fazer ciência – Dissertação e) Doutorado (stricto sensu): habilitá-lo como cientista/pesquisador(a) – Tese f) Pós-Doutorado: reciclagem do conhecimento

ALGUNS CONCEITOS Metodologia - Estudo do método. Método - Estratégia de ação: “o que

ALGUNS CONCEITOS Metodologia - Estudo do método. Método - Estratégia de ação: “o que e como fazer” (Grego: “caminho para chegar a um fim”). Pesquisa - atividade voltada para solucionar problemas (pode ser científica ou não científica). Ciência - aprender / conhecer (“tomar ciência”). Método Científico - estratégia de investigação (sistemático, crítico, rigoroso, objetivo e analítico). Técnica - maneira de agir “como fazer” (saber fazer sem se preocupar em explicar).

MÉTODO DEDUTIVO X MÉTODO INDUTIVO Método Dedutivo - parte do geral para o específico

MÉTODO DEDUTIVO X MÉTODO INDUTIVO Método Dedutivo - parte do geral para o específico e. g. Todo policial é autoritário (geral) Pedro é policial (específico) Logo, Pedro é autoritário (conclusão) Método Indutivo - parte do específico para o geral e. g. Policial A é autoritário (específico) Policial B é autoritário Policial C é autoritário Policial ‘n’ é autoritário Logo, todos os policiais são autoritários (geral)

CLASSIFICAÇÃO DA CIÊNCIA Quanto ao conteúdo: a) Formais - Usa o método dedutivo, seu

CLASSIFICAÇÃO DA CIÊNCIA Quanto ao conteúdo: a) Formais - Usa o método dedutivo, seu critério de verdade é a consistência do enunciado, presente apenas na mente (e. g. psicologia) b) Factuais ou Fáticas - são materiais, usa o método indutivo (observação e a experimentação), seu critério de verdade é a verificação (e. g. biologia). Quanto ao conhecimento gerado (produto): a) Básica - não vislumbrar aplicação prática imediata b) Aplicada - questões práticas imediatas e. g. Alimentação em peixe (Metabolismo x Ração)

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Quanto a Natureza da Pesquisa: a) Empírica – baseia-se na

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Quanto a Natureza da Pesquisa: a) Empírica – baseia-se na experiência do pesquisador b) Teórica - contribuição de caráter teórico c) Experimental - situações são criadas e observadas Quanto ao Tipo da Pesquisa: a) Bibliográfica - levantamento indireto bibliográfico b) Descritiva - não há manipulação dos fenômenos c) Experimental - manipula variáveis “causa/efeito” d) Qualitativa - questiona as generalizações (busca compreensão particular, e. g. ciúme, medo, depressão)

TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS a) Resenha - resumo crítico de um tema / assunto;

TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS a) Resenha - resumo crítico de um tema / assunto; b) Revisão Bibliográfica - apresenta e discute as contribuições de vários autores a um tema / assunto; c) Projeto de Pesquisa - planejamento apresentado como 1 a etapa de qualquer pesquisa científica; d) Monografia - relato de um tema ou assunto; e) Dissertação - relato de uma pesquisa científica realizada durante o mestrado; f) Tese - relato de uma pesquisa científica realizada durante o doutorado ou pós-doutorado. g) Artigo Científico - Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

CARACTERÍSTICAS ESSÊNCIAS DOS PESQUISADORES Entusiasmo / Ambição pelo conhecimento Independência intelectual / Autodidatismo Determinação

CARACTERÍSTICAS ESSÊNCIAS DOS PESQUISADORES Entusiasmo / Ambição pelo conhecimento Independência intelectual / Autodidatismo Determinação / Dedicação (realização profissional) Curiosidade intelectual (almeja a verdade) Criatividade Senso crítico e Humildade Capacidade de síntese Objetividade

POR QUE ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO? 1. Para obter o título de especialista! 2.

POR QUE ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO? 1. Para obter o título de especialista! 2. A produção e o acesso ao conhecimento científico e tecnológico são objetivos cada vez mais presentes no mundo contemporâneo; 3. Artigos científicos originais são o esteio da ciência; 4. Por sua importância, têm sido considerados os tijolos para a sustentação do edifício chamado Ciência; 5. Os artigos científicos sistematizam uma comunicação mais ágil entre os cientistas, acadêmicos e estudantes em geral;

POR QUE ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO? 6. Comunicar os resultados de pesquisa, idéias e

POR QUE ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO? 6. Comunicar os resultados de pesquisa, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna; 7. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das instituições a qual servem; 8. Servir de medida nas decisões referentes à contratação, promoção e estabilidade no emprego; 9. Refletir a análise de um dado assunto, num certo período de tempo.

FINALIDADE DO ARTIGO CIENTÍFICO Conhecimento científico não divulgado ou divulgado de modo inadequado não

FINALIDADE DO ARTIGO CIENTÍFICO Conhecimento científico não divulgado ou divulgado de modo inadequado não é conhecimento útil (sem valor científico) A FINALIDADE PRINCIPAL É A DIVULGAÇÃO = PUBLICAÇÃO

ONDE PUBLICAR? 1. Site do obcursos (artigos com nota a); 2. Revista concurso em

ONDE PUBLICAR? 1. Site do obcursos (artigos com nota a); 2. Revista concurso em foco (artigos com nota a); 3. Revistas da área de administraçao pública/direito avaliadas pelo Qualis; 4. Publicações internas (Sua Organização/Instituição)

QUALIDADE DOS ARTIGOS: QUALIS O que é? Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados

QUALIDADE DOS ARTIGOS: QUALIS O que é? Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

QUALIDADE DOS ARTIGOS: QUALIS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Critérios de avaliação:

QUALIDADE DOS ARTIGOS: QUALIS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Critérios de avaliação: Cada área tem critérios pré-definidos. Para as revistas das áreas de administração/direito, os critérios são: Normalização Publicação Circulação e visibilidade Autoria e conteúdo Gestão editorial Qualidade percebida nos artigos Facilidade de acesso ao site e mecanismos de busca

QUALIDADE DOS ARTIGOS: QUALIS Avaliação http: //qualis. capes. gov. br/webqualis/Consulta. Periodicos. face s Revista

QUALIDADE DOS ARTIGOS: QUALIS Avaliação http: //qualis. capes. gov. br/webqualis/Consulta. Periodicos. face s Revista de Administração Contemporânea = B 1