Memrias Memria RAM a principal memria do computador

  • Slides: 35
Download presentation
Memórias Memória RAM É a principal memória do computador. Responsável por armazenar temporariamente todos

Memórias Memória RAM É a principal memória do computador. Responsável por armazenar temporariamente todos os dados interpretados pelo processador. A memória RAM é segunda pela mais importante do computador.

A memória RAM é a segunda peça mais importante do computador, já que dentro

A memória RAM é a segunda peça mais importante do computador, já que dentro dela são carregados todos os dados em utilização pelo usuário, estes dados podem Operacional, ser um Sistema programas, jogos, musicas, entre outros.

Fabricantes de Memória RAM Kingston A principal fabricante de memória RAM no mundo, a

Fabricantes de Memória RAM Kingston A principal fabricante de memória RAM no mundo, a Kingston ficou famosa na década de 80, por dar garantia vitalícia aos pentes de memória vendidos na época.

Patriot Atualmente empresa Patriot é a maior distribuidora de memória do mundo, muitas vezes

Patriot Atualmente empresa Patriot é a maior distribuidora de memória do mundo, muitas vezes criando chips que são usados inclusive por outras marcas. A Patriot cresceu no mercado das memórias RAM graças à altíssima qualidade oferecida.

OCZ Uma das mais antigas fabricantes é a OCZ, revolucionou o mundo da informática

OCZ Uma das mais antigas fabricantes é a OCZ, revolucionou o mundo da informática por trazer projetos considerados ousados para a época, por exemplo, o primeiro pente de memória RAM refrigerado à água.

G. Skill Foi considerado a melhor fabricante de memória RAM para jogos e programas

G. Skill Foi considerado a melhor fabricante de memória RAM para jogos e programas de computação gráfica.

Corsair Por muitos considerados a melhor fabricante de memórias RAM para servidores por elevar

Corsair Por muitos considerados a melhor fabricante de memórias RAM para servidores por elevar ao máximo o nível da freqüência entre a memória e processador tornando assim rápido a resposta do computador.

MEMÓRIA ROM Não é necessariamente um tipo de memória, e sim uma característica presente

MEMÓRIA ROM Não é necessariamente um tipo de memória, e sim uma característica presente em alguns tipos de memória. O conteúdo da memória ROM não pode ser apagada, apenas lido. Um CD-ROM contendo um programa, não pode ser excluído, mas pode ser executado.

PROM Pode ser gravada por um dispositivo especial, mas não podem mais ser apagadas

PROM Pode ser gravada por um dispositivo especial, mas não podem mais ser apagadas ou modificadas após a gravação. Exemplo: CD-RW, DVD-RW.

EPROM Pode ser alterada depois de gravada por dispositivos, através de luz Ultravioleta. Exemplo:

EPROM Pode ser alterada depois de gravada por dispositivos, através de luz Ultravioleta. Exemplo: CD-RW, DVD-RW.

EEPROM Exemplo: BIOS

EEPROM Exemplo: BIOS

MEMÓRIA CACHE É uma memória de acesso rápido, que tem por finalidade auxiliar o

MEMÓRIA CACHE É uma memória de acesso rápido, que tem por finalidade auxiliar o processador, efetuando buscas dentro da memória RAM e carregando parte dos processos a fim de tornar menor o trabalho do processador.

CACHE U Menor nível de cache tem entre 16 kb e 128 kb, é

CACHE U Menor nível de cache tem entre 16 kb e 128 kb, é dividida em duas partes, armazenamento de dados e instruções, que determina para que serve cada dado armazenado.

CACHE L 2 O segundo nível de cache do processador é relativamente maior que

CACHE L 2 O segundo nível de cache do processador é relativamente maior que o primeiro, criado justamente para suprir a falta de espaço no primeiro nível de cache, o L 2 tem uma desvantagem em relação ao LI por ser mais lento. Atualmente o tamanho Do L 2 é de 12 MB.

CACHE L 3 Foi usado durante a geração do K 6 -III de processadores

CACHE L 3 Foi usado durante a geração do K 6 -III de processadores da AMD, e inicialmente, era encontrado externo ao processador, em um slot na placa mãe, atualmente o cache L 3 tem o mesmo tamanho de cache L 2, porém em velocidade superior.

Memórias auxiliares São memórias de armazenamento. Levando em conta que a memória principal do

Memórias auxiliares São memórias de armazenamento. Levando em conta que a memória principal do computador é temporária, se o computador for desligado ou reiniciado, todas as informações dentro da memória RAM, são apagadas, por esse motivo existem as memórias auxiliares, ou memória de armazenamento.

Exemplos de memórias auxiliares Disco rígido (HD, HARD DISK) A principal auxiliar criada, o

Exemplos de memórias auxiliares Disco rígido (HD, HARD DISK) A principal auxiliar criada, o HD é indispensável para o bom funcionamento de um computador. O HD foi criado na década de 50 pela IBM, para substituir os antigos disquetes. O primeiro disco rígido foi o da IBM, tinha uma capacidade de armazenamento de 5 MB.

O FUNCIONAMENTO Os dados são gravados de forma magnética. Para isso, o HD usa

O FUNCIONAMENTO Os dados são gravados de forma magnética. Para isso, o HD usa discos de ferro, e volta dos discos de ferro, existe um fina camada de magnetismo, que é onde as informações ficam armazenadas, quanto mais fino for a camada magnética, maior o conteúdo de informações que o HD é capaz de armazenar.

É importante ressaltar que a capacidade de fábrica do HD, não é a sua

É importante ressaltar que a capacidade de fábrica do HD, não é a sua capacidade real de armazenamento. Em cada disco de ferro do HD são gravados as trilhas, os setores, as divisões de clusters e a MBR, a quantidade de espaço usado para criar essa estrutura, é automaticamente debitada da quantidade total da capacidade do HD.

Quantidade Total Quantidade disponivel para uso 40 GB 80 GB 120 GB 160 GB

Quantidade Total Quantidade disponivel para uso 40 GB 80 GB 120 GB 160 GB 200 GB 500 GB 1000 GB 37, 25 GB 74, 53 GB 111, 76 GB 149, 01 GB 186, 2 GB 465, 66 GB 931, 32 GB

CD/DVD Foi inicialmente desenvolvido para músicas, e o padrão era conhecido como CD-DA, o

CD/DVD Foi inicialmente desenvolvido para músicas, e o padrão era conhecido como CD-DA, o formato começou a ser utilizado para gravação também de programas a partir da década de 90, onde ganhou destaque como uma segunda memória auxiliar.

Tipo de CD Tempo de gravação Tamanho máximo de gravação Mni. CD 21 Minutos

Tipo de CD Tempo de gravação Tamanho máximo de gravação Mni. CD 21 Minutos 200 MB CD 89 minutos 700 MB CD-RW 89 minutos 650 MB DVD 74 minutos 4. 7 GB DVD-RW 120 minutos 4. 7 DVD-RW 120 minutos 4. 7

Blue-Ray É mais nova tecnologia criada pela Sony para substituir o CD e o

Blue-Ray É mais nova tecnologia criada pela Sony para substituir o CD e o DVD tem capacidade de 25 GB a 50 GB de armazenamento.

Memória Flash É uma memória de acesso rápido, e permanente. Atualmente a tecnologia da

Memória Flash É uma memória de acesso rápido, e permanente. Atualmente a tecnologia da memória flash e utilizada na produção de pendrivers, cartões de memória, câmeras digitais, celulares e dispositivos de reprodução de músicas. Capacidade 32 MB a 120 GB

interfaces Os HDs são conectados ao computador através de interfaces capazes de transmitir os

interfaces Os HDs são conectados ao computador através de interfaces capazes de transmitir os dados entre um e outro de maneira segura e eficiente. q IDE q SCSI q SATA

IDE Os primeiros HDs e interfaces IDE chegaram ao mercado em 1986, mas inicialmente

IDE Os primeiros HDs e interfaces IDE chegaram ao mercado em 1986, mas inicialmente não existia um padrão bem definido, o que fez com que os primeiros anos fossem marcados por problemas de compatibilidade entre os produtos diferentes fabricantes.

As interfaces IDE/ATA passaram por um longo caminho evolutivo. As interfaces antigas, usadas em

As interfaces IDE/ATA passaram por um longo caminho evolutivo. As interfaces antigas, usadas em micros 386/486 e nos primeiros micros Pentium, suportam (de acordo com seu nível de atualização), cinco modos de operação. Modo de Operação Taxa de transferência ATA-4 (Ultra ATA/33, UDMA 33 MB/s 33) ATA-5 (Ultra ATA/66, UDMA 66 MB/s 66) ATA-6 (Ultra ATA/100, UDMA 100 MB/s 100) ATA-7 (Ultra ATA/133, UDMA 133) 133 MB/s

SCSI São as tradicionais concorrentes das interfaces IDE. As vantagens dos Hds SCSI não

SCSI São as tradicionais concorrentes das interfaces IDE. As vantagens dos Hds SCSI não se resumem apenas à questão da velocidade, mas também das compatibilidades e estabilidade. É aplicado principalmente em servidores e em aplicações de missão crítica.

SATA A partir de um certo ponto, ficou claro que o padrão IDE/ATA estava

SATA A partir de um certo ponto, ficou claro que o padrão IDE/ATA estava chegando ao seu limite e que mudanças mais profundas só poderiam ser feitas com a introdução de um novo padrão. Surgiu então o SATA (Serial ATA). é um barramento serial, onde é transmitido um único bit por vez em cada sentido. Isso elimina os problemas de sincronização e interferência encontrados nas interfaces paralelas, permitindo que sejam usadas freqüências mais altas.

O HD SATA é uma tecnologia para discos rígidos, unidades ópticas e outros dispositivos

O HD SATA é uma tecnologia para discos rígidos, unidades ópticas e outros dispositivos de armazenamento de dados que surgiu no mercado no ano 2000 para substituir a tradicional interface PATA. (ATA, IDE)

1. Está substituindo o DVD. 2. Principal memória do computador 3. Classificação de uma

1. Está substituindo o DVD. 2. Principal memória do computador 3. Classificação de uma memória que guarda os dados mesmo sem energia elétrica. 4. Usado em câmeras digitais, celulares e vídeo-games 5. Tipo de conexão dos HDs atuais

6. CD em inglês 7. Classificação de uma memória que se apaga quando o

6. CD em inglês 7. Classificação de uma memória que se apaga quando o computador é desligado. 8. Dispositivo portátil para armazenamento de dados 9. Substituiu o CD. 10. Responsável por guardar dados quando o computador está desligado.

Atividades pág. 50 Atividades também do slide

Atividades pág. 50 Atividades também do slide