MATERIAL DOURADO Material Dourado Material utilizado material dourado

  • Slides: 24
Download presentation
MATERIAL DOURADO

MATERIAL DOURADO

Material Dourado Material utilizado: material dourado (o material dourado faz parte de um conjunto

Material Dourado Material utilizado: material dourado (o material dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori, é confeccionado geralmente em madeira, contendo peças de quatro tipos: cubo, placas, barras e cubinhos). Temas explorados: No bloco de conteúdo “Números e Operações” serão abordados: Sistema de Numeração decimal (SND); as ideias de unidades, dezenas e centenas; agrupamentos e trocas; métodos para efetuar as operações aritméticas (os algoritmos).

Jogo Livre Atividade 1: solicitar aos grupos que observem as peça do material dourado

Jogo Livre Atividade 1: solicitar aos grupos que observem as peça do material dourado e as manipulem, fazendo construções livres e sem regras. Depois Fazer alguns questionamentos sobre as relações entre as peças do material dourado, tais como: Quantos cubinhos vão formar uma barra? E quantos formarão uma placa? Um cubo grande corresponde a quantas placas? E a quantas barras? E a quantos cubinhos?

Embalando Palitos Cada criança recebe uma quantidade de palitos (tipo palitos de sorvete, fósforo)

Embalando Palitos Cada criança recebe uma quantidade de palitos (tipo palitos de sorvete, fósforo) e combina-se, por exemplo, que cada 6 palitos serão colocados em uma caixa. A seguir, cada 6 caixas completas serão colocadas em um saquinho de plástico, ou seja, a cada grupo de 6 elementos de um tipo, fazemos a troca por 1 elemento do tipo seguinte. Dizemos, então, que essas trocas estão sendo feitas na base 6.

Jogo Amarra 5 Jogar em grupos de 3 ou 4. Joga o dado, e

Jogo Amarra 5 Jogar em grupos de 3 ou 4. Joga o dado, e ganha palitos. A cada 5 palitos ganha um elástico para amarrar. Professor mediador: "Quem está ganhando o jogo? " "Por que ele está ganhando? " "Como você sabe que ele tem mais? ”

Jogo do consórcio Jogar em grupos de no mínimo 3 pessoas. Dar 50 gravuras

Jogo do consórcio Jogar em grupos de no mínimo 3 pessoas. Dar 50 gravuras de carro, avião, bicicleta e guitarra. Pedir que coloquem em uma sequência (Qual vale mais) Regras: jogar o dado e ganhar figuras (que vale menos). A cada 10 troca por uma que vale mais, até chegar na mais valiosa.

Jogo do nunca dez Material: Dado, material dourado (cubinhos e barrinhas). Modo de jogar

Jogo do nunca dez Material: Dado, material dourado (cubinhos e barrinhas). Modo de jogar : O grupo decide quem inicia o jogo. Cada aluno, na sua vez de jogar, lança o(s) dado(s) e retira a quantidade de cubinhos conforme a quantidade que saiu no dado. Quando o jogador conseguir mais do que dez cubinhos, deve trocá-los por uma barra. Quando o jogador conseguir dez barras, deve trocá-las por uma placa. Vence o jogador que conseguir primeiro dez placas ou um número de placas, antecipadamente, combinado. Como variação, pode-se combinar um tempo determinado para jogar. Nesta variação ganha o jogador que tiver obtido maior número de barras e cubinhos.

Formando grupinhos de 10 Materiais: Cubinhos e barrinhas do material dourado, um dado para

Formando grupinhos de 10 Materiais: Cubinhos e barrinhas do material dourado, um dado para cada grupo, uma tabela para cada aluno. Modo de jogar : O jogo pode ser feito em grupos de 4 alunos ou menos. Cada aluno joga o dado na sua vez e utiliza os cubinhos para marcar seus pontos. O total de pontos deve ser marcado na tabela por todos os alunos do grupo. O registro na tabela deve ser feito por meio de desenho, ou seja, se o aluno retirou 6 cubinhos no dado, ele deve desenhar os seis cubinhos na tabela. O mesmo procedimento acontece até a 4ª rodada. Na última partida ou alunos deverão contar os pontos, formar grupos de 10 e trocar por uma barrinha. Na tabela, deverão registrar o total de pontos desenhando a barrinha e os cubinhos que ficaram “soltos”. Na última coluna deverão registrar o número formado. No caderno, o professor poderá sistematizar as adições utilizadas para somar os pontos.

Jogo “faça uma Centena” Objetivos: - Relacionar cada grupo de peças ao seu valor

Jogo “faça uma Centena” Objetivos: - Relacionar cada grupo de peças ao seu valor numérico; - Compreender as características do sistema decimal; - Fazer agrupamento de 10 em 10; - Fazer reagrupamento; - Fazer trocas; - Estimular o cálculo mental.

 Regra do jogo: utilizando cubinhos, barras, placas e fichas numeradas de 0 a

Regra do jogo: utilizando cubinhos, barras, placas e fichas numeradas de 0 a 9, colocadas em uma sacola opaca. Depois, distribuir com cada grupo (três alunos por grupo) o kit do material dourado e as sacolas. Na sua vez de participar, cada aluno retira uma das fichas, devolvendo-a depois à sacola, recebendo a quantia correspondente em cubinhos. Toda vez que completar uma dezena de cubinhos, o participante deve trocá-los por uma barra. Ganha quem primeiro conseguir reunir 10 barras e trocá -las por uma placa.

Representação de números Para esta atividade, apresentar aos grupos números escritos no quadro, que

Representação de números Para esta atividade, apresentar aos grupos números escritos no quadro, que os participantes representem com o material dourado. Depois, o processo é invertido: os números são apresentados com o material dourado, e eles os representam numericamente. Quantas unidades tem o número 28? Quantas dezenas tem o número 134?

Situações-problema Objetivos: - compreender e utilizar as técnicas operatórias para a adição e subtração

Situações-problema Objetivos: - compreender e utilizar as técnicas operatórias para a adição e subtração com trocas e reservas. a) Numa classe há 15 meninos e 16 meninas. Quantas crianças há ao todo? b) Ana tem 42 lápis. Hoje perdeu 18 deles. Quantos lápis restaram a Ana? c) Numa caixa onde cabem 30 figurinhas, tenho apenas 12. Quantas figurinhas ainda cabem na caixa? d) Carlos tem 37 anos, e Ana, 15. Quantos anos, Carlos tem a mais que Ana?

Multiplicações, formando retângulos ou quadrados Formalizar o registro matemático do algoritmo da multiplicação, compreensão

Multiplicações, formando retângulos ou quadrados Formalizar o registro matemático do algoritmo da multiplicação, compreensão dos processos envolvidos; Resolver problemas que envolvem as ideias de multiplicação. a) Na festa de aniversário de Carolina, cada criança levou 3 refrigerantes. Ao todo 8 crianças compareceram a festa. Quantos refrigerantes havia?

 Um salão tem 5 fileiras com 5 cadeiras em cada uma. Quantas cadeiras

Um salão tem 5 fileiras com 5 cadeiras em cada uma. Quantas cadeiras há nesse salão? c) Sandra tem 12 álbuns de selos. Todos estão completos. Em cada álbum cabem 13 selos. Quantos selos ela tem?

Situações-problema utilizando o material dourado Objetivos: - Formalizar o registro matemático do algoritmo da

Situações-problema utilizando o material dourado Objetivos: - Formalizar o registro matemático do algoritmo da divisão, compreensão; Resolver problemas que envolvem as ideias de divisão. a) Ana vai distribuir 100 reais igualmente entre seus quatro filhos. Quantos reais caberão a cada um deles?

 b) Marcelo comprou 120 laranjas na feira. Cada saquinho cabe 3 laranjas. Quantos

b) Marcelo comprou 120 laranjas na feira. Cada saquinho cabe 3 laranjas. Quantos saquinhos vão ser necessários?

Jogo da Trilha Material utilizado: tabuleiro enumerado até o número 225 (como o modelo

Jogo da Trilha Material utilizado: tabuleiro enumerado até o número 225 (como o modelo a seguir), dois dados convencionais, marcadores com cores diferentes. Temas explorados: as operações aritméticas; calculo mental; atenção; expressão numérica; agilidade de raciocínio; número par; número ímpar e outros. Como jogar: forme um grupo com mais dois ou três. Cada jogador lança dois dados. Para saber quantas casas avançar multiplique os números obtidos nos dados.

 O jogador marca uma ficha na casa em que chegar. Por exemplo, se

O jogador marca uma ficha na casa em que chegar. Por exemplo, se os dois números dados forem 4 e 2, o jogador vai colocar seu marcador na casa 8. Regra especial: quem cair numa casa ímpar avança 25 casas. Quem chegar em 225 primeiro é o vencedor. Resolução de Problemas: o trabalho com o “jogo da trilha” permite explorar em sala de aula a Resolução de Problemas:

 Eu estava na casa 52 e tirei 4 e 6. Em que casa

Eu estava na casa 52 e tirei 4 e 6. Em que casa fui parar? Ana tirou 5 e 6, foi parar na casa 84. Onde ela estava antes? Renato estava na casa 54 e foi parar na casa 66. Que pontos ele obteve nos dados? Há mais de uma possibilidade? É possível só com a primeira jogada ir parar na casa 50? Explique. Por que será que as casas com números ímpares são premiadas?

JOGO DAS BANDEJAS Materiais: 10 bandejas de isopor ou pratinhos descartáveis, material dourado, um

JOGO DAS BANDEJAS Materiais: 10 bandejas de isopor ou pratinhos descartáveis, material dourado, um dado comum ou com a numeração de 1 até 10, três dados de cores diferentes (determinar a cor das centenas, a das dezenas e a das unidades). Modo de jogar: Definir a ordem dos jogadores. Cada jogador, na sua vez, lança os dados coloridos e pega as peças do material dourado. Lança então o outro dado e conforme o número sorteado pega a quantidade de bandejas para distribuir o material dourado e realizar a divisão. A distribuição deve começar sempre pelas peças de maior valor e quando necessário, devem ser feitas trocas (centenas por dezenas e dezenas por unidades). O algoritmo da divisão pode ser representado no papel e o resultado conferido com o auxílio das peças utilizadas na distribuição.

JOGO DAS BANDEJAS (multiplicação) Materiais: 10 bandejas de isopor ou pratinhos descartáveis, material dourado,

JOGO DAS BANDEJAS (multiplicação) Materiais: 10 bandejas de isopor ou pratinhos descartáveis, material dourado, um dado comum ou com a numeração de 1 até 10, três dados de cores diferentes (determinar a cor das centenas, a das dezenas e a das unidades).

 Modo de jogar: Definir a ordem dos jogadores. Cada jogador, na sua vez,

Modo de jogar: Definir a ordem dos jogadores. Cada jogador, na sua vez, lança os dados coloridos e identifica a quantidade de peças do material dourado que deverá ser colocada em cada uma das bandejas. Lança então o dado e separa a quantidade de bandejas ou pratinhos de acordo com o número sorteado (multiplicador). Para encontrar o resultado da multiplicação, ou seja, qual é o valor equivalente à quantidade de peças de todas as bandejas juntas, o jogador vai distribuí-las sobre a folha que representa o quadro valor de lugar, começando pelas unidades. Quando necessário, devem ser feitas trocas (unidades por dezenas e dezenas por centenas). O algoritmo da multiplicação pode ser representado no papel e o resultado conferido com o auxílio das peças utilizadas na distribuição.

SOMANDO ATÉ O MILHAR Materiais: material dourado, três dados de cores diferentes (determinar a

SOMANDO ATÉ O MILHAR Materiais: material dourado, três dados de cores diferentes (determinar a cor das centenas, dezenas e das unidades), folhas com a representação do quadro valor de lugar. Modo de jogar: Definir a ordem dos jogadores. Cada um, na sua vez, lança os dados, pega as peças do material dourado que correspondem ao número sorteado (centena(s), dezena(s) e unidade(s)) e as distribui sobre os espaços determinados na folha. A cada rodada os jogadores pegam as respectivas peças, juntam com as que já possuem e fazem as devidas trocas (unidades por dezenas e dezenas por centenas), dispondo-as corretamente nos espaços da folha. O objetivo do jogo é chegar até o milhar, ou seja, conseguir juntar dez centenas (placas) e trocar por um milhar (cubo).

Obrigada!

Obrigada!